Por que governos estão preocupados com o TikTok:tudo sobre o betano

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Estande do TikToktudo sobre o betanouma conferência na China

Os apelos pela proibição do TikTok nos Estados Unidos reacenderam o debate global sobre os riscos à cibersegurança do aplicativo.

Esta semana, o CEO (diretor-executivo) do TikTok foi questionado durante maistudo sobre o betanoquatro horas natudo sobre o betanoprimeira audiência no Congresso dos EUA,tudo sobre o betanomeio a crescentes pedidostudo sobre o betanoproibiçãotudo sobre o betanotodo o país do aplicativo que, para algumas pessoas, é uma preocupaçãotudo sobre o betanosegurança nacional.

Shou Zi Chew vem defendendo há meses que a plataforma chinesatudo sobre o betanocompartilhamentotudo sobre o betanovídeos é segura, apesartudo sobre o betanouma ondatudo sobre o betanoproibições junto a autoridades do governo dos EUA, Reino Unido, Canadá e vários países europeus, que o eliminaram dos telefones celulares dos seus funcionários.

A China acusou os Estados Unidostudo sobre o betanoexagerarem os temorestudo sobre o betanocibersegurança para reprimir a empresa, que atravessa uma fasetudo sobre o betanorápido crescimento. Mas vem crescendo o ímpeto para forçartudo sobre o betanovenda nos Estados Unidos ou pelatudo sobre o betanocompleta proibição, frente às alegaçõestudo sobre o betanoque a rede social poderia ser usada como instrumentotudo sobre o betanoespionagem.

Vamos pensar um pouco nos executivos do TikTok.

Em 2020, eles escaparam por poucotudo sobre o betanover seu aplicativo,tudo sobre o betanoimenso sucesso, ser proibido nos Estados Unidos pelo então presidente Donald Trump. E enfrentaram uma enxurrada diáriatudo sobre o betanoperguntas sobre os riscos à cibersegurança impostos pelo TikTok.

Graças a inúmeros e complexos processos legais, o debate praticamente se extinguiu – e acabou sendo encerradotudo sobre o betano2021, quando o presidente Joe Biden revogou a propostatudo sobre o betanoTrump.

Você quase pode ouvir um suspiro coletivotudo sobre o betanoalívio, tanto do próprio TikTok, quanto dos milhõestudo sobre o betanoinfluenciadores que dependem do aplicativotudo sobre o betanorede social para ganhar a vida.

Mas, agora,tudo sobre o betanouma ironia que imita o formatotudo sobre o betanolooping da logomarca do aplicativotudo sobre o betanovídeo, estamostudo sobre o betanovolta ao pontotudo sobre o betanopartida. Com uma exceção: os riscos atuais são ainda maiores.

Quando Trump propôs a proibição do aplicativo, três anos atrás, o TikTok havia sido baixado cercatudo sobre o betano800 milhõestudo sobre o betanovezestudo sobre o betanotodo o mundo. Atualmente, são 3,5 bilhõestudo sobre o betanodownloads, segundo a companhiatudo sobre o betanoanálisetudo sobre o betanoaplicativos Sensor Tower.

Quais são as três preocupações sobre a cibersegurança do TikTok que voltam a surgir e como a empresa respondeu a elas?

1. O TikTok coleta uma quantidade ‘excessiva’tudo sobre o betanodados

Pule Novo podcast investigativo: A Raposa e continue lendo
Novo podcast investigativo: A Raposa

Uma toneladatudo sobre o betanococaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês

Episódios

Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa

Uma porta-voz do TikTok declarou à BBC que a coletatudo sobre o betanodados do aplicativo está “de acordo com as práticas do setor”.

Os críticos costumam acusar o TikToktudo sobre o betanocoletar enormes quantidadestudo sobre o betanodados dos usuários.

Um relatóriotudo sobre o betanocibersegurança publicadotudo sobre o betanojulhotudo sobre o betano2022 por pesquisadores da empresa australianatudo sobre o betanotecnologia Internet 2.0 é frequentemente mencionado como prova. Os pesquisadores estudaram o código fonte do aplicativo e concluíram que ele faz “coletatudo sobre o betanodados excessiva”.

Analistas afirmam que o TikTok coleta detalhes como a localização do usuário, qual aparelho específico ele está usando e quais outros aplicativos estão instalados no aparelho.

Mas um teste similar conduzido pelo Citizen Lab, da Universidadetudo sobre o betanoToronto, no Canadá, concluiu que “em comparação com outras plataformas popularestudo sobre o betanoredes sociais, o TikTok coleta tipos similarestudo sobre o betanodados para rastrear o comportamento dos usuários”.

Da mesma forma, um relatório do Institutotudo sobre o betanoTecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, afirmoutudo sobre o betanojaneiro que “o fato principal aqui é que a maioria dos outros aplicativostudo sobre o betanocelulares etudo sobre o betanoredes sociais faz as mesmas coisas”.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, A gigante ByteDance detém o TikTok e o aplicativo Douyin (disponível apenas na China)

2. O TikTok poderia ser usado pelo governo chinês para espionar os usuários

A porta-voz do TikTok declarou à BBC que a empresa é totalmente independente e “não forneceu dadostudo sobre o betanousuários ao governo chinês e nem o faria se fosse solicitada.”

Mesmo com a irritação dos especialistastudo sobre o betanosegurança, a maioriatudo sobre o betanonós aceita que entregar grandes quantidadestudo sobre o betanodados particulares é parte do acordo que fazemos com as redes sociais. Em troca dos seus serviços gratuitos, eles coletam conhecimento sobre nós, que usam para vender publicidade natudo sobre o betanoplataforma – ou vendem nossos dados para outras empresas que tentam fazer anúncios para nóstudo sobre o betanooutros lugares da internet.

A questão dos críticos com relação ao TikTok é que o dono do aplicativo é a gigante da tecnologia ByteDance, com sedetudo sobre o betanoPequim. Ou seja, ele é o único dos principais aplicativos que não é americano.

Facebook, Instagram, Snapchat e YouTube, por exemplo, coletam quantidades similarestudo sobre o betanodados, mas todas são empresas fundadas nos Estados Unidos.

Os legisladores norte-americanos e da maioria dos demais países consideram há anos que existe um níveltudo sobre o betanoconfiança – que os dados coletados por estas plataformas não serão usados por razões desonestas que possam colocar a segurança nacionaltudo sobre o betanorisco.

O decretotudo sobre o betanoDonald Trump,tudo sobre o betano2020, alegou que a coletatudo sobre o betanodados pelo TikTok poderia potencialmente permitir à China “rastrear a localizaçãotudo sobre o betanofuncionários públicos e terceirizados, formar dossiêstudo sobre o betanoinformações pessoais para chantagem e realizar espionagem comercial”.

Até o momento, as evidências indicam que este é apenas um risco teórico, mas os receios são intensificados por uma vaga lei chinesa aprovadatudo sobre o betano2017. O artigo sétimo da Leitudo sobre o betanoInteligência Nacional da China estabelece que todas as empresas e cidadãos chineses devem “apoiar, assistir e cooperar” com os esforços chinesestudo sobre o betanointeligência.

Este artigo, muitas vezes, é mencionado por pessoas que suspeitam não apenas do TikTok, mastudo sobre o betanotodas as empresas chinesas. Mas os pesquisadores do Institutotudo sobre o betanoTecnologia da Geórgia defendem que ele foi retiradotudo sobre o betanocontexto. Eles observam que a lei também inclui ressalvas que protegem os direitos dos usuários e das empresas privadas.

Desde 2020, os executivos do TikTok tentaram repetidamente garantir às pessoas que os funcionários chineses não têm acesso aos dados dos usuáriostudo sobre o betanofora da China. Mas,tudo sobre o betanodezembro, a ByteDance admitiu que diversos dos seus funcionáriostudo sobre o betanoPequim tiveram acesso aos dadostudo sobre o betanopelo menos dois jornalistas norte-americanos etudo sobre o betanoum “pequeno número”tudo sobre o betanooutros, para rastrear suas localizações e verificar se eles estavam se reunindo com funcionários do TikTok suspeitostudo sobre o betanovazar informações para a imprensa.

A porta-voz do TikTok afirma que os funcionários que tiveram acesso aos dados foram demitidostudo sobre o betanodezembro.

A empresa insiste que os dados dos usuários são mantidos nos Estados Unidos etudo sobre o betanoCingapura, nunca tendo sido armazenados na China. Ela afirma que está tambémtudo sobre o betanoprocessotudo sobre o betanocriar armazénstudo sobre o betanodadostudo sobre o betanooutros lugares, como a Irlanda, onde planeja processar todos os dados do Reino Unido e da União Europeia até 2024.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Donald Trump tentou tirar o TikToktudo sobre o betanolojastudo sobre o betanoaplicativostudo sobre o betano2020

3. O TikTok poderia ser usado como instrumentotudo sobre o betano'lavagem cerebral'

A porta-voz do TikTok afirmou: "Nossas Normas da Comunidade proíbem desinformação que possa prejudicar nossa comunidade ou o públicotudo sobre o betanogeral, o que inclui a práticatudo sobre o betanocomportamento não autêntico coordenado."

Em novembrotudo sobre o betano2022, o diretor do FBI Christopher Wray afirmou aos legisladores norte-americanos: "o governo chinês poderia... controlar o algoritmotudo sobre o betanorecomendações, o que poderia ser usado para influenciar operações."

Estas preocupações são ainda intensificadas pela forte censura imposta ao aplicativo irmão do TikTok, o Douyin – disponível apenas na China. E relatos indicam que ele foi elaborado para fazer viralizar material seguro e educacional com mais facilidade.

Todas as redes sociais sofrem forte censura na China por um exércitotudo sobre o betanopoliciais da internet, que excluem conteúdo criticando o governo ou convocando perturbações políticas.

No início da ascensão do TikTok, houve casos significativostudo sobre o betanocensura no aplicativo. Uma usuária dos Estados Unidos tevetudo sobre o betanoconta suspensa por discutir o tratamento dos muçulmanostudo sobre o betanoXinjiang, na China, pelo governotudo sobre o betanoPequim. Após intensa reação negativa do público, o TikTok se desculpou e reativou a conta.

Desde então, tem havido alguns casostudo sobre o betanocensura, diferentes das controversas decisõestudo sobre o betanomoderação que todas as plataformas precisam enfrentar.

Pesquisadores do Citizen Lab compararam o TikTok com o Douyin. Eles concluíram que o TikTok não usa o mesmo tipotudo sobre o betanocensura política datudo sobre o betanoversão para o público chinês. Para os pesquisadores, "a plataforma não pratica censura óbvia das postagens".

Analistas do Institutotudo sobre o betanoTecnologia da Geórgia também pesquisaram temas como a independênciatudo sobre o betanoTaiwan e brincadeiras com o líder chinês Xi Jinping. Sua conclusão foi: "vídeostudo sobre o betanotodas essas categorias podem ser facilmente encontrados no TikTok. Muitos são populares e amplamente compartilhados."

Risco teórico

O quadro geral, portanto, étudo sobre o betanoreceios teóricos – etudo sobre o betanoriscos teóricos.

Os críticos argumentam que o TikTok é um "cavalotudo sobre o betanoTroia" - ou seja, parece inofensivo, mas pode vir a ser uma arma poderosatudo sobre o betanotempostudo sobre o betanoconflito, por exemplo.

O TikTok já foi proibido na Índia, que tomou ações contra o aplicativo e dezenastudo sobre o betanooutras plataformas chinesastudo sobre o betano2020. Mas a proibição do TikTok nos Estados Unidos pode ter enorme impacto sobre a plataforma, já que os aliados americanos tipicamente acompanham essas decisões.

Isso ficou evidente quando os Estados Unidos lideraram, com sucesso, os apelos para bloquear a gigante chinesa das telecomunicações Huawei do desenvolvimento da infraestrutura 5G – também neste caso, com basetudo sobre o betanoriscos teóricos.

E é preciso observar, naturalmente, que estes riscos são uma viatudo sobre o betanomão única. A China não precisa se preocupar com os aplicativos norte-americanos porque o seu acesso para os cidadãos chineses já foi bloqueado há vários anos.