Nós atualizamos nossa Políticaanubis slotPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosanubis slotnossa Políticaanubis slotPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Por que Rússia e Noruega frearam suas ambições no Ártico, foco do interesseanubis slotTrump:anubis slot
A partir daí, teve início o que alguns apelidaramanubis slot"corrida fria" ou "febre fria" do Ártico, termo que,anubis slotum jogoanubis slotpalavrasanubis slotinglês, remete a "corrida do ouro" ou "febre do ouro" ("gold rush" e "cold rush").
ue surpreendeu uma multidão pró-Brasil e ainda estava cambaleando do paraqualizador
ta ao 217o minuto: Brasil perde sobre da Croatia anubis slot 👏 {k0} Penalty Kicks to Exit the
to youthful customers. In the late 1960s, U.S. Federal safety standards banned the use
f protruding bar spinners on automobiles. Spinner 🧾 (wheEL) - Wikipedia en.wikipedia :
apostas galera bethorasde duração. Se você é um jogador que está esforça para ver todos os aspectos do
go e será provável 💋 com Você gaste aproximadamente 40 semanas até obter 100% a
Fim do Matérias recomendadas
O fluxoanubis slotinvestimentos ganhou fôlego diante da redução da camadaanubis slotgelo no Polo Norte, reflexo das mudanças climáticas que ameaçam o futuro do planeta e que, nesse caso, acabaram tornando as reservas naturais do Ártico e seus recursos pesqueiros mais acessíveis.
Com a aberturaanubis slotnovas rotas marítimas, a distância percorrida anualmente por navios no Oceano Ártico mais do que dobrou entre 2013 e 2023, passandoanubis slot9,8 milhões para 20,7 milhõesanubis slotquilômetros.
O incremento gerou expectativaanubis slotque, no longo prazo, naviosanubis slotcarga possam passar por ali no trajeto da Ásia para a Europa e para a costa leste americana.
Mais recentemente, entretanto, a atividade econômica na região desacelerou significativamente, com a mudançaanubis slotposturaanubis slotdois países que vinham protagonizando os investimentos — Rússia e Noruega.
Uma toneladaanubis slotcocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês
Episódios
Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa
Após a invasão da Ucrânia pela Rússiaanubis slot2022, grande parte dos projetos planejados para a região do Ártico foi interrompida diante da deterioração das relações entre a Rússia e o Ocidente.
"A Rússia tinha grandes planos para o Ártico", diz Morten Mejlaender-Larsen, diretoranubis slotoperações e tecnologia no Ártico da empresa norueguesa DNV, que estabelece regras e normas para o setor marítimo.
"Eles começaram a construir centros regionaisanubis slotresgate completos com navios e helicópteros para facilitar tanto o transporte marítimo para projetosanubis slotgás, petróleo e carvão na Sibéria, quanto para o transporte marítimo ao longo da Passagem Nordeste [ao norte da Rússia]."
"Porém, desde a invasão da Ucrânia, a navegação internacional na Passagem Nordeste praticamente parou, com exceçãoanubis slotalguns navios chineses", observa Mejlaender-Larsen.
No caso da Noruega, ele acrescenta, o que aconteceu foi a suspensão da exploraçãoanubis slotpetróleo e gás na região: "[A atividade] está completamente parada".
"Não esperamos ver nenhum outro desenvolvimento no Maranubis slotBarents, ao norte da Ilha do Urso", ele acrescenta, referindo-se à pequena ilha norueguesa 400 km ao norte do território coninental do país.
O movimento agradou ambientalistas, que sempre alertaram sobre o impacto da exploraçãoanubis slotóleo e gás no frágil ecossistema da região polar.
Em dezembro, o Greenpeace comemorou a decisão do governo norueguêsanubis slotsuspender a primeira rodadaanubis slotlicitações para extraçãoanubis slotáguas profundas entre as ilhas norueguesasanubis slotSvalbard e Jan Mayen, que também estão no Ártico.
Analistas ponderam que, embora a relação com a Rússia seja um dos principais motivos pelos quais a Noruega está cautelosaanubis slotinvestiranubis slotprojetos no Ártico, seu interesse na região já havia diminuído.
Analistas como Arild Moe, do grupoanubis slotpesquisa norueguês Fridtjof Nansen Institute, acreditam que a "febre" do Ártico foi baseadaanubis slotsuposições exageradas.
"A euforia foi excessiva", diz o especialistaanubis slotexploraçãoanubis slotpetróleo e gás na região.
"Os relatóriosanubis slot2008 não se referiam a reservas reais — mas sim a recursos potenciais e altamente incertos, que seriam arriscados, caros e difíceisanubis slotlocalizar e explorar."
Para Helene Tofte, diretoraanubis slotcooperação internacional e clima da Associação Norueguesaanubis slotArmadores, a perspectiva para o transporte marítimo no Ártico também foi superdimensionada.
Ela ressalta que, apesar do impacto das mudanças climáticas que acabaram facilitando o tráfegoanubis slotnavios, o Ártico continua sendo um lugar difícil para se operar.
"As condições podem ser extremamente desafiadoras, mesmo quando a ausênciaanubis slotgelo marinho permite a passagem", argumenta.
"Grande parte da rota está longe das infraestruturas capacitadas para responder a emergências, como buscas e resgates, e recursosanubis slotlimpeza ambiental."
"O aumento do transporte marítimo nesta área exigiria investimentos substanciaisanubis slotnavios, preparação para situaçõesanubis slotemergência, infraestrutura e sistemasanubis slotprevisão do tempo, para uma rota que é imprevisível e tem uma temporada operacional curta. No momento, não temos nenhuma indicaçãoanubis slotque nossos membros vejam isso como comercialmente interessante", acrescenta.
As complexidades do Ártico são o dia-a-dia do pescador norueguês Sondre Alnes-Bonesmo,anubis slot30 anos.
Nesse momento, ele trabalha na escuridão. O sol nasceu pela última vez no fimanubis slotoutubro — e não deve aparecer no céu novamente até meadosanubis slotfevereiro.
Nessa época do ano, as temperaturas podem chegar a 40°C abaixoanubis slotzero e as tempestades podem gerar ondas enormes no mar.
Alnes-Bonesmo trabalhaanubis slotdois turnosanubis slotseis horas por dia, durante expediçõesanubis slotcinco semanasanubis slotum navio chamado Granit.
Um dos maiores navios pesqueirosanubis slotoperação nas águas do Ártico ao norte da Noruega e na costa da Groenlândia, ele não para no inverno.
Apesaranubis slothabituado às agruras do inverno, ele não esconde que prefere trabalhar no verão, quando o sol brilha 24 horas por dia.
"Eu gosto quando o tempo está bom, pois não colidimos com as paredes (de gelo) e coisas do gênero, como acontece durante as tempestades, quando as ondas podem ser bem grandes", relata.
Ameaçaanubis slotTrump
Donald Trump tem expressado interesseanubis slotsubmeter a Groenlândia ao controle dos Estados Unidos desde seu primeiro mandato como presidente.
Ele voltou a falar sobre isso nesta semana e causou polêmica ao declarar que não descartava usar força militar ou coerção econômica pra atingir seu objetivo.
Diante da manifestação, autoridades da Groenlândia e da Dinamarca afirmaram que o território não estava à venda e representantes da França e Alemanha declararam que a União Europeia não permitiria ataques às suas "fronteiras soberanas".
Na visãoanubis slotMoe, a "declaração rude e pouco diplomática"anubis slotTrump mostra que os Estados Unidos, sob seu comando, têm interessesanubis slotordem econômica e relacionadas à segurançaanubis slotrelação à ilha, incluindo seus "ricos recursos minerais".
Além da Groenlândia, no que se refere ao Ártico há também expectativaanubis slotque Trump permita o aumento da exploraçãoanubis slotpetróleo e gás no Alasca, especificamente no Refúgio Nacionalanubis slotVida Selvagem do Ártico, que é ricoanubis slotrecursos.
A áreaanubis slot7,6 milhõesanubis slothectares é o maior refúgioanubis slotvida selvagem dos Estados Unidos — e,anubis slot2020, Trump autorizou a extraçãoanubis slotuma parte dela.
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível