Nós atualizamos nossa Políticabetfair patrocina cruzeiroPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosbetfair patrocina cruzeironossa Políticabetfair patrocina cruzeiroPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Fuzisbetfair patrocina cruzeirocamposbetfair patrocina cruzeiropapoula: por dentro da guerra às drogas do Talebã no Afeganistão:betfair patrocina cruzeiro
Em abrilbetfair patrocina cruzeiro2022, o líder supremo do Talebã, Haibatullah Akhundzada, decretou que o cultivo da papoula – da qual é extraído o ópio, o principal ingrediente da heroína – fosse rigorosamente proibido. Qualquer pessoa que violasse a proibição teria seu campo destruído e sofreria as penasbetfair patrocina cruzeiroacordo com as leis da Sharia.
ople froma rehidden-rpot; However: "thish word most often meansing" traineed marksman
),") Especiallly someone Who'se TraINED In The armed forces 3️⃣ OR by law enforciment e
pple Pay, você verá a opção betfair patrocina cruzeiro retirada via Apple Paga. Saiba mais sobre o Retiradas de
ações do ApplePay. Depositar 🍎 com Apple Pay - Visão geral (EUA) help.draftkings : en-us
casino acaray onlinede perigo ; alarmista. Origem da palavra: depois do frango betfair patrocina cruzeiro {k0} Uma história
antil,depoisde ser atingido por um objeto Em{K 5️⃣ 0); queda e adverte sobre o céu está
Fim do Matérias recomendadas
Um porta-voz do Talebã declarou à BBC que a proibição foi imposta devido aos efeitos prejudiciais do ópio (extraído das cápsulasbetfair patrocina cruzeirosementes da papoula) e porque contraria suas crenças religiosas.
O Afeganistão costumava produzir maisbetfair patrocina cruzeiro80%betfair patrocina cruzeirotodo o ópio do planeta. E a heroína produzida com o ópio afegão representava 95% do mercado europeu.
Uma toneladabetfair patrocina cruzeirococaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês
Episódios
Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa
A BBC viajou para o Afeganistão e usou imagensbetfair patrocina cruzeirosatélite para examinar os efeitos das ações diretas sobre o cultivo da papoula para a produçãobetfair patrocina cruzeiroópio. Aparentemente, os líderes do Talebã foram mais bem sucedidos na destruição dos cultivos do que todos os seus antecedentes.
Encontramos uma enorme queda do cultivobetfair patrocina cruzeiropapoula na maior parte das províncias produtorasbetfair patrocina cruzeiroópio. Um especialista afirmou que o cultivo anual pode sofrer reduçãobetfair patrocina cruzeiro80%betfair patrocina cruzeirorelação ao ano passado.
A produçãobetfair patrocina cruzeirotrigo, menos lucrativo, suplantou a papoula nos campos – e muitos agricultores afirmam que estão sofrendo perdas financeiras.
Alémbetfair patrocina cruzeiroNangarhar, nós viajamos para províncias como Kandahar e Helmand, no sul e sudoeste do país. Nós andamosbetfair patrocina cruzeirocarro por estradasbetfair patrocina cruzeirobarro esburacadas e atravessamos quilômetros a pébetfair patrocina cruzeiroremotas áreas montanhosas, cruzando riachos borbulhantes, até chegarmos às plantações para verificar a realidade no campo.
O decreto do Talebã não foi aplicado à colheitabetfair patrocina cruzeiroópiobetfair patrocina cruzeiro2022 que, segundo o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC, na siglabetfair patrocina cruzeiroinglês), aumentoubetfair patrocina cruzeiroum terçobetfair patrocina cruzeirorelação a 2021.
Mas este ano é muito diferente. Encontramos no campo evidências que confirmam as imagens tomadasbetfair patrocina cruzeirocima.
David Mansfield é um dos principais especialistas no comérciobetfair patrocina cruzeirodrogas do Afeganistão. Ele está trabalhando com a empresa britânica Alcis, especializadabetfair patrocina cruzeiroanálisebetfair patrocina cruzeiroimagensbetfair patrocina cruzeirosatélite.
“É provável que o cultivo sejabetfair patrocina cruzeiromenosbetfair patrocina cruzeiro20% do que erabetfair patrocina cruzeiro2022”, ele conta. “A escala da redução não tem precedentes.”
Um grande númerobetfair patrocina cruzeiroagricultores cumpriu com a proibição e os combatentes do Talebã estão destruindo as plantações daqueles que a desrespeitaram.
Toor Khan, comandante da unidadebetfair patrocina cruzeiropatrulhamento do Talebã que estava conoscobetfair patrocina cruzeiroNangarhar, afirma que ele e seus homens vêm destruindo camposbetfair patrocina cruzeiropapoula há cercabetfair patrocina cruzeirocinco meses e já limparam dezenasbetfair patrocina cruzeiromilharesbetfair patrocina cruzeirohectaresbetfair patrocina cruzeiroplantações.
“Você está destruindo o meu campo, que Deus destrua abetfair patrocina cruzeirocasa”, grita uma mulher furiosa para a unidade do Talebã que arrasa seu campobetfair patrocina cruzeiropapoula.
“Eu disse a você esta manhã que a destruísse você mesma. Você não fez, então tenho que fazer”, grita Toor Khanbetfair patrocina cruzeirovolta. Ela retorna para dentrobetfair patrocina cruzeirocasa.
Seu filho é detido pelo Talebã e liberado com uma advertência poucas horas depois.
O Talebã anda armado ebetfair patrocina cruzeirograndes números, pois existem casosbetfair patrocina cruzeiroresistênciabetfair patrocina cruzeiromoradores locais irritados na região. Pelo menos um civil foi mortobetfair patrocina cruzeiroum tiroteio durante a campanhabetfair patrocina cruzeiroerradicação e existem relatosbetfair patrocina cruzeirooutros conflitos violentos.
O agricultor Ali Mohammad Mia assiste com olhar perturbado à destruição dabetfair patrocina cruzeiroplantação. O campo fica cobertobetfair patrocina cruzeiroflores cor-de-rosa, bulbos verdes e caules quebradosbetfair patrocina cruzeiropapoula quando eles terminam.
Nós perguntamos por que ele cultivou papoula, apesar da proibição.
“Se você não tiver comidabetfair patrocina cruzeirocasa e seus filhos estiverem com fome, o que mais você pode fazer?”, pergunta ele. “Nós não temos muita terra. Se cultivássemos trigo, teríamos uma fração do que conseguimos com o ópio.”
A velocidade com que o Talebã realiza o trabalho usando apenas bastões é impressionante. Seis campos, cada um deles com 200-300 m², são limposbetfair patrocina cruzeiropouco maisbetfair patrocina cruzeiromeia hora.
Nós perguntamos a Toor Khan como eles se sentem destruindo a fontebetfair patrocina cruzeirorenda do seu próprio povo que está passando fome.
“É a ordem do nosso líder”, responde ele. “Nossa lealdade a ele é tanta que, se ele dissesse ao meu amigo que me enforcasse, eu aceitaria e me renderia ao meu amigo.”
A fome e o sustento das famílias
A provínciabetfair patrocina cruzeiroHelmand, no sudoeste do país, costumava ser o principal centrobetfair patrocina cruzeiroópio do Afeganistão. Ela produzia a metade do ópio do país.
Nós viajamos pela província independentemente da unidade antinarcóticos do Talebã, para observar a situação atualbetfair patrocina cruzeiroprimeira mão.
Quando estivemos na provínciabetfair patrocina cruzeiro2022, vimos faixasbetfair patrocina cruzeiroterra cobertas com camposbetfair patrocina cruzeiropapoula. Mas, desta vez, não conseguimos encontrar um único campo com a planta.
A análise da Alcis, com imagensbetfair patrocina cruzeirosatélite, demonstra que o cultivobetfair patrocina cruzeiropapoulabetfair patrocina cruzeiroHelmand caiubetfair patrocina cruzeiromaisbetfair patrocina cruzeiro99%.
“As imagensbetfair patrocina cruzeiroalta resolução da provínciabetfair patrocina cruzeiroHelmand demonstram que o cultivobetfair patrocina cruzeiropapoula caiu para menosbetfair patrocina cruzeiro1 mil hectares, contra 129 mil hectares no ano passado”, afirma David Mansfield.
Nós encontramos o agricultor Niamatullah Dilsoz enquanto ele colhe trigo no distritobetfair patrocina cruzeiroMarjah, ao sul da capitalbetfair patrocina cruzeiroHelmand, Lashkar Gah. Ele cultivou papoula no mesmo campobetfair patrocina cruzeiro2022, mas conta que os agricultoresbetfair patrocina cruzeiroHelmand – reduto do Talebã – respeitaram a proibição.
“Alguns agricultores tentaram cultivar papoula no quintal, escondido atrás dos muros, mas o Talebã descobriu e destruiu aqueles campos”, afirma Dilsoz.
A fazenda é silenciosa, exceto pelo som do corte dos caulesbetfair patrocina cruzeirotrigo e pelo canto dos pássaros. Durante a guerra, o campo era uma linhabetfair patrocina cruzeirofrente. Havia uma base das tropas britânicasbetfair patrocina cruzeiroHelmand e lá foram travadas algumas das batalhas mais intensas.
Dilsoz tem pouco maisbetfair patrocina cruzeiro20 anosbetfair patrocina cruzeiroidade. Esta é a primeira vez na vidabetfair patrocina cruzeiroque ele não teme ser atingido por uma bomba ao sairbetfair patrocina cruzeirocasa.
Mas, para alguém que já sofreu o desgastebetfair patrocina cruzeirouma longa guerra, a proibição do ópio veio como um duro golpe,betfair patrocina cruzeiromeio a um colapso econômico que causou a pobreza quase universal no Afeganistão. Dois terços da população não sabembetfair patrocina cruzeiroonde virábetfair patrocina cruzeiropróxima refeição.
“Estamos muito preocupados”, segundo ele. “O trigo rende menosbetfair patrocina cruzeiroum quarto do que costumávamos ganhar com o ópio.”
“Não consigo atender às necessidades da minha família. Precisei tomar um empréstimo. Há muita fome e não recebemos auxílio do governo”, ele conta.
Perguntamos ao principal porta-voz do governo do Talebã, Zabiullah Mujahid, o que o seu governo está fazendo para ajudar as pessoas.
“Sabemos que as pessoas estão muito pobres e que estão sofrendo. Mas os danos do ópio superam seus benefícios”, afirma ele. “Quatro milhões das nossas pessoas,betfair patrocina cruzeirouma populaçãobetfair patrocina cruzeiro37 milhões, sofrem da dependênciabetfair patrocina cruzeirodrogas. É um grande número.”
“Em relação a fontes alternativasbetfair patrocina cruzeirosobrevivência, queremos que a comunidade internacional ajude os afegãos que estão enfrentando perdas”, prossegue Mujahid.
Ele rejeita as afirmações da ONU, dos Estados Unidos ebetfair patrocina cruzeirooutros governosbetfair patrocina cruzeiroque o ópio era uma importante fontebetfair patrocina cruzeirorenda do Talebã durante a luta contra as forças ocidentais e o regime afegão anterior.
Perguntamos como eles podem esperar ajuda das organizações internacionais se o governo do Talebã dificultou suas operações e o financiamento, ao proibir que as mulheres trabalhassem para as ONGs.
“A comunidade internacional não deveria relacionar questões humanitárias com assuntos políticos”, responde Mujahid. “O ópio não está prejudicando apenas o Afeganistão, todo o mundo é afetado por ele. Se o mundo for poupado deste grande mal, é apenas razoável que os afegãos recebam ajudabetfair patrocina cruzeirotroca.”
Na origem, o impacto da proibição sobre os preços do ópio já é evidente.
Kandahar é o lar espiritual do Talebã e, tradicionalmente, outra importante regiãobetfair patrocina cruzeirocultivo da papoula. Lá, encontramos um produtor que guarda uma pequena reserva dabetfair patrocina cruzeirocolheita do ano passado – dois sacos plásticos do tamanhobetfair patrocina cruzeirouma bolabetfair patrocina cruzeirofutebol, cheiasbetfair patrocina cruzeiroresinabetfair patrocina cruzeiroópio escura e com cheiro forte. Estamos ocultandobetfair patrocina cruzeiroidentidade para protegê-lo.
“No ano passado, antes da proibição, vendi um saco como este por um quinto do valor que consigo agora”, ele conta. “Estou esperando que o preço aumente ainda mais para poder sustentar minha família por mais tempo.”
“Nossa situação é muito ruim. Já peguei um empréstimo para comprar alimentos e roupas. É claro que sei que o ópio é prejudicial, mas qual é a alternativa?”, pergunta ele.
Consequências para o consumo
Pode levar um tempo para que o impacto sobre os preços chegue da cadeiabetfair patrocina cruzeirotráfico da droga ilícita ao preço da heroína nas ruas.
“Os preços do ópio e da heroína permanecem no ponto mais alto dos últimos 20 anos, mas eles vêm caindo nos últimos seis meses, apesar dos baixos níveisbetfair patrocina cruzeirocultivobetfair patrocina cruzeiropapoula este ano”, segundo Mansfield.
“Isso indica que existem estoques significativos no sistema e que a produção e o comérciobetfair patrocina cruzeiroheroína continuam. Os confiscos nos Estados vizinhos ebetfair patrocina cruzeirooutros lugares também indicam que a escassezbetfair patrocina cruzeiroheroína não é algo iminente.”
O ex-funcionário do UNODC Mike Trace foi consultor sobre políticabetfair patrocina cruzeirodrogas do governo britânico quando o primeiro regime do Talebã proibiu o cultivobetfair patrocina cruzeiroópiobetfair patrocina cruzeiro2000, um ano antes da invasão do Afeganistão liderada pelos Estados Unidos.
Ele conta que “aquela [proibição] não trouxe impactos massivos e imediatos sobre os preços e mercados do Ocidente porque existe um enorme estoque mantido pelas pessoas ao longo da via do tráficobetfair patrocina cruzeirodrogas. Esta é a natureza do mercado, que não mudou fundamentalmente nos últimos 20 anos.”
Os Estados Unidos gastaram bilhõesbetfair patrocina cruzeirodólares no Afeganistão para tentar erradicar a produção e o tráficobetfair patrocina cruzeiroópio, na esperançabetfair patrocina cruzeiroeliminar a fontebetfair patrocina cruzeirofinanciamento do Talebã. Eles lançaram bombardeios aéreos sobre camposbetfair patrocina cruzeiropapoula no território controlado pelo Talebã, queimaram estoquesbetfair patrocina cruzeiroópio e lideraram ataques a laboratórios da droga.
Mas o ópio também era cultivado livrementebetfair patrocina cruzeiroáreas controladas pelo antigo regime afegão apoiado pelos Estados Unidos, como a BBC testemunhou antes que o Talebã assumisse o poderbetfair patrocina cruzeiro2021.
No momento, o Talebã parece ter realizado no Afeganistão o que o Ocidente não conseguiu. Mas a questão é por quanto tempo ele pode manter a proibição.
Sobre a dependênciabetfair patrocina cruzeiroheroína no Reino Unido e no restante da Europa, Mike Trace afirma que uma redução drástica do cultivobetfair patrocina cruzeiroópio no Afeganistão provavelmente irá alterar o tipobetfair patrocina cruzeironarcótico consumido.
“As pessoas provavelmente irão se voltar para as drogas sintéticas, que podem ser muito mais nocivas do que o ópio”, conclui ele.
Com reportagem adicionalbetfair patrocina cruzeiroImogen Anderson e Rachel Wright.
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível