Primeira semanaa bet365 paga no sabadotreinos da seleção tem isolamento 'só para alguns' e polêmica sobre temperatura :a bet365 paga no sabado

A promessa eraa bet365 paga no sabadoisolamento completo. Mas serviu só para alguns. A seleção brasileira não ficou exatamente assim, afastada do mundo, durante a primeira semanaa bet365 paga no sabadotreinamentos para a Copa do Mundo, que começa no dia 12a bet365 paga no sabadojunho com o jogo contra a Croácia.

Ao contrário do que aconteceua bet365 paga no sabado2010, quando Dunga fechou as portas daquela seleção para todos os agentes externos, desta vez o Brasil tem ambiente mais descontraído e menos "militarizado".

O isolamento afasta o time da imprensa esportiva, comoa bet365 paga no sabado2010. As zonas mistas (espéciea bet365 paga no sabadocorredores por onde jogadores passam e jornalistas, do outro ladoa bet365 paga no sabadouma pequena barreira, podem abordá-los), que eram diárias nos Mundiaisa bet365 paga no sabado2002 e 2006 antes dos treinos, permanecem extintas e deram lugar a estéreis entrevistas coletivas.

O isolamento também afasta a seleção do torcedor ea bet365 paga no sabadoeventuais problemas, como protestos ou manifestações indesejados - ao longo da semana,a bet365 paga no sabadoTeresópolis, não houve nenhum tipoa bet365 paga no sabadoameaça nesse sentido. Antes dos treinosa bet365 paga no sabadosábado e domingo pela manhã, muita gente se aproximou do locala bet365 paga no sabadotrabalho da CBF, mas acabou tendo frustrada a tentativaa bet365 paga no sabadocontato com os jogadores nas barreiras policiais.

Contato com a mídia

Há, no entanto, exceções. Alguns treinos foram acompanhadosa bet365 paga no sabadoperto por torcedores que ganharam promoçõesa bet365 paga no sabadopatrocinadores da CBF. Como a Granja Comary fica dentroa bet365 paga no sabadoum condomínio da cidade, moradores puderam se aproximar dos alambrados,a bet365 paga no sabadoonde conseguiam ver alguma coisa dos treinamentos - o númeroa bet365 paga no sabadomoradores, ou pelo menosa bet365 paga no sabadoacompanhantes destes, foi aumentando visivelmente ao longo da semana. Alguns jogadores, como o goleiro Júlio César e o zagueiro David Luiz, chegaram a "escapar" e ira bet365 paga no sabadoencontro a estes fãs para distribuir autógrafos e atenção.

Jogador Dante postou uma fotoa bet365 paga no sabadoseu instagram da visita do cantor Mumuzinho a seleção

Crédito, Reproducao Instagram Dante

Legenda da foto, Jogador Dante postou uma fotoa bet365 paga no sabadoseu instagram da visita do cantor Mumuzinho a seleção

Em relação ao trabalho jornalístico, as exceções foram mais pontuais. Se na quinta-feira o apresentador Luciano Huck, da TV Globo, literalmente entrou no gramado e parou o treino da seleção, no sábado foi a vez do artista Mumuzinho, do programa Esquenta, também da Globo, entrar no hotela bet365 paga no sabadoconcentração para "confraternizar" com os jogadores. Na segunda-feira, antes mesmo da chegada dos atletas a Teresópolis, o técnico Luiz Felipe Scolari, que já estava na Granja, participou ao vivo do programa Encontro com Fátima Bernardes, novamente da Globo.

A relação do técnico com a emissora, no entanto, tem altos e baixos. Insatisfeito com declarações feitas pelo jornalista Alberto Helena Jr no canal Sportv, que pertence à Globo, Scolari decidiu "retaliar" dando entrevistas exclusivas para a Band (TV aberta) e Fox Sports (fechada) ao longo da semana. O fato provocou irritaçãoa bet365 paga no sabadopessoas importantes da maior TV do país. No entanto, o acesso privilegiadoa bet365 paga no sabadoprogramas da emissora a jogadores e à própria concentração gerou desconforto para o resto da mídia.

Programas humorísticos, como o CQC e o Pânico, da Band, foram vetadosa bet365 paga no sabadofazerem perguntas nas entrevistas coletivas. No entanto, estão liberados para abordar os atletas ao final das coletivas e conseguiram algumas gravações antes que estes voltassem à concentração. "Podemos tentar chamar, a CBF não vai nos prejudicar nesse caso", contou o repórter Felipe Andreoli, do CQC.

"Nós não estamos organizando entrevistas, porque é muita gente e não queremos dar prioridade a nenhum meio. É difícil montar uma equaçãoa bet365 paga no sabadoequilíbrio. Se eu monto uma entrevista exclusiva, por exemplo, com a BBC, centenasa bet365 paga no sabadooutras emissoras vão vir cobrar o mesmo espaço. No diaa bet365 paga no sabadofolga dos jogadores, cada um pode tentar se acertar com eles e, assim, ninguém poderá nos acusara bet365 paga no sabadoestar dando algum tipoa bet365 paga no sabadoprivilégio", disse à BBC Brasil o diretora bet365 paga no sabadocomunicação da CBF, Rodrigo Paiva.

"Hojea bet365 paga no sabadodia aumentou muito, não é mais só televisão, rádio e jornal, temos as TVs a cabo, os sites. O universo ficou muito amplo e vai inviabilizando aquele contato que houve no passado entre o ladoa bet365 paga no sabadocá e o ladoa bet365 paga no sabadovocês. Cada vez mais a distância aumenta, as seleções e clubes se isolam mais para que tenham condiçõesa bet365 paga no sabadotrabalhar. A tecnologia avançou muito, hoje se capta um áudio a quilômetrosa bet365 paga no sabadodistância, você tem um detalhea bet365 paga no sabadouma fala, uma expressão, então fica aquela guerraa bet365 paga no sabadose proteger um pouco para não gerar uma crise, uma especulação. Por outro lado, a imprensa precisaa bet365 paga no sabadoinformação. É um momentoa bet365 paga no sabadoencontrar um caminhoa bet365 paga no sabadoconvivência que talvez ainda não seja agora, mas mais para frente se encaixe melhor entre todas as partes", acrescentou Paiva.

Estrutura

A CBF credenciou maisa bet365 paga no sabado1600 profissionais para os treinamentos da seleção, que ficará durante toda a Copa na Granja Comary, voltando imediatamente após os jogos. As reformas que transformaram o alojamentoa bet365 paga no sabadojogadoresa bet365 paga no sabadohotel 5 estrelas e deram estruturaa bet365 paga no sabadotrabalho para a comissão técnica também resultarama bet365 paga no sabadoampliação da áreaa bet365 paga no sabadotrabalho para jornalistas.

Foram montadas duas grandes tendas. Uma para a áreaa bet365 paga no sabadoentrevistas coletivas, outra com pequenas salas/estúdios ocupadas por TVs, algumas mesas e cadeiras na áreaa bet365 paga no sabadotrabalho e um grande lounge, onde patrocinadores da seleção oferecem serviços como osa bet365 paga no sabadobarbearia, lavagema bet365 paga no sabadoroupas, telefonia e bebidas. Há também duas TVs conectadas a video games, no que se convencionou chamara bet365 paga no sabado"áreaa bet365 paga no sabadolazer" para a imprensa.

As reformas na Granja Comary resultarama bet365 paga no sabadoampliação da áreaa bet365 paga no sabadotrabalho para jornalistas

Crédito, bbc brasil

Legenda da foto, As reformas na Granja Comary resultarama bet365 paga no sabadoampliação da áreaa bet365 paga no sabadotrabalho para jornalistas

Alguns jornalistas reclamaram do excessoa bet365 paga no sabadotamanho do lounge dos patrocinadoresa bet365 paga no sabadodetrimento da faltaa bet365 paga no sabadomesasa bet365 paga no sabadotrabalho - a luta pelo espaço chegou a gerar discussões entre profissionais. Também foi notada a ausênciaa bet365 paga no sabadoágua,a bet365 paga no sabadocomida (mesmo que vendida) e os pouquíssimos banheiros.

"Está à altura da estrutura para os jogadores. Muita gente pensa que a seleção são 23 jogadores e uma comissão técnica, mas na verdade são 23 jogadores, uma comissão técnica e dois mil jornalistas! Você pode dar todo o conforto para jogadores e comissão, mas não é fácil achar um lugar nesse planeta para acomodar tantos jornalistas. Sabemos que sempre haverá quem encontre problema. Aqui está um pouco frio, como é Teresópolis, mas se você ouvir alguns falarem parece que a gente está se concentrando na Sibéria e logo vai nevar lá fora. Sempre tem problema!", disse Paiva.

Polêmica climática

De fato, a escolhaa bet365 paga no sabadoTeresópolis, uma cidade na região serrana no Rio, e as baixas temperaturas enfrentadas pela seleção foram motivosa bet365 paga no sabadocríticas por partea bet365 paga no sabadoalguns especialistas. Nos três primeiros diasa bet365 paga no sabadoconcentração, a seleção conviveu com frio e chuva - Neymar chegou a treinara bet365 paga no sabadogorro. A partira bet365 paga no sabadoquinta-feira e até domingo, no entanto, foram quatro diasa bet365 paga no sabadoSol pela manhã, com temperaturas na casa dos 20 graus. Os treinos da tardea bet365 paga no sabadosábado e domingo foram cancelados pela comissão técnica. De fato, pela tarde é quando a neblina baixa, assim como a temperatura, que fica na casa dos 10 graus durante a noite.

Na primeira fase da Copa, o Brasil jogaráa bet365 paga no sabadocidadesa bet365 paga no sabadobaixa umidade nesta época do ano (São Paulo e Brasília) e tambéma bet365 paga no sabadouma, Fortaleza, onde a temperatura deverá estar na casa dos 30 graus. "Nós não podemos desprezar a estruturaa bet365 paga no sabadotrabalho que temos aqui na Granja Comary", justificou o preparador físico da seleção, Paulo Paixão. "Não estamos ignorando esse fator (das temperaturas baixasa bet365 paga no sabadoTeresópolis), mas também não podemos valorizar demais. A estrutura aqui não pode ser desprezadaa bet365 paga no sabadofunçãoa bet365 paga no sabadovocê ficar um dia, dois, três ou uma semanaa bet365 paga no sabadooutro local, mas onde seriam necessárias várias adaptações."

Nesta segunda-feira pela tarde, a seleção fará seu único treinamento totalmente aberto para o público, no estádio Serra Dourada,a bet365 paga no sabadoGoiânia. No mesmo local, terça-feira, fará jogo amistoso contra o Panamá. O zagueiro e capitão Thiago Silva será poupado do jogo - a vagaa bet365 paga no sabadotitular será ocupada por Dante. Os volantes Paulinho e Fernandinho também não viajarão para Goiás.