Primeira semanapoker tourtreinos da seleção tem isolamento 'só para alguns' e polêmica sobre temperatura :poker tour
A promessa erapoker tourisolamento completo. Mas serviu só para alguns. A seleção brasileira não ficou exatamente assim, afastada do mundo, durante a primeira semanapoker tourtreinamentos para a Copa do Mundo, que começa no dia 12poker tourjunho com o jogo contra a Croácia.
Ao contrário do que aconteceupoker tour2010, quando Dunga fechou as portas daquela seleção para todos os agentes externos, desta vez o Brasil tem ambiente mais descontraído e menos "militarizado".
O isolamento afasta o time da imprensa esportiva, comopoker tour2010. As zonas mistas (espéciepoker tourcorredores por onde jogadores passam e jornalistas, do outro ladopoker touruma pequena barreira, podem abordá-los), que eram diárias nos Mundiaispoker tour2002 e 2006 antes dos treinos, permanecem extintas e deram lugar a estéreis entrevistas coletivas.
O isolamento também afasta a seleção do torcedor epoker toureventuais problemas, como protestos ou manifestações indesejados - ao longo da semana,poker tourTeresópolis, não houve nenhum tipopoker tourameaça nesse sentido. Antes dos treinospoker toursábado e domingo pela manhã, muita gente se aproximou do localpoker tourtrabalho da CBF, mas acabou tendo frustrada a tentativapoker tourcontato com os jogadores nas barreiras policiais.
Contato com a mídia
Há, no entanto, exceções. Alguns treinos foram acompanhadospoker tourperto por torcedores que ganharam promoçõespoker tourpatrocinadores da CBF. Como a Granja Comary fica dentropoker tourum condomínio da cidade, moradores puderam se aproximar dos alambrados,poker touronde conseguiam ver alguma coisa dos treinamentos - o númeropoker tourmoradores, ou pelo menospoker touracompanhantes destes, foi aumentando visivelmente ao longo da semana. Alguns jogadores, como o goleiro Júlio César e o zagueiro David Luiz, chegaram a "escapar" e irpoker tourencontro a estes fãs para distribuir autógrafos e atenção.
Em relação ao trabalho jornalístico, as exceções foram mais pontuais. Se na quinta-feira o apresentador Luciano Huck, da TV Globo, literalmente entrou no gramado e parou o treino da seleção, no sábado foi a vez do artista Mumuzinho, do programa Esquenta, também da Globo, entrar no hotelpoker tourconcentração para "confraternizar" com os jogadores. Na segunda-feira, antes mesmo da chegada dos atletas a Teresópolis, o técnico Luiz Felipe Scolari, que já estava na Granja, participou ao vivo do programa Encontro com Fátima Bernardes, novamente da Globo.
A relação do técnico com a emissora, no entanto, tem altos e baixos. Insatisfeito com declarações feitas pelo jornalista Alberto Helena Jr no canal Sportv, que pertence à Globo, Scolari decidiu "retaliar" dando entrevistas exclusivas para a Band (TV aberta) e Fox Sports (fechada) ao longo da semana. O fato provocou irritaçãopoker tourpessoas importantes da maior TV do país. No entanto, o acesso privilegiadopoker tourprogramas da emissora a jogadores e à própria concentração gerou desconforto para o resto da mídia.
Programas humorísticos, como o CQC e o Pânico, da Band, foram vetadospoker tourfazerem perguntas nas entrevistas coletivas. No entanto, estão liberados para abordar os atletas ao final das coletivas e conseguiram algumas gravações antes que estes voltassem à concentração. "Podemos tentar chamar, a CBF não vai nos prejudicar nesse caso", contou o repórter Felipe Andreoli, do CQC.
"Nós não estamos organizando entrevistas, porque é muita gente e não queremos dar prioridade a nenhum meio. É difícil montar uma equaçãopoker tourequilíbrio. Se eu monto uma entrevista exclusiva, por exemplo, com a BBC, centenaspoker touroutras emissoras vão vir cobrar o mesmo espaço. No diapoker tourfolga dos jogadores, cada um pode tentar se acertar com eles e, assim, ninguém poderá nos acusarpoker tourestar dando algum tipopoker tourprivilégio", disse à BBC Brasil o diretorpoker tourcomunicação da CBF, Rodrigo Paiva.
"Hojepoker tourdia aumentou muito, não é mais só televisão, rádio e jornal, temos as TVs a cabo, os sites. O universo ficou muito amplo e vai inviabilizando aquele contato que houve no passado entre o ladopoker tourcá e o ladopoker tourvocês. Cada vez mais a distância aumenta, as seleções e clubes se isolam mais para que tenham condiçõespoker tourtrabalhar. A tecnologia avançou muito, hoje se capta um áudio a quilômetrospoker tourdistância, você tem um detalhepoker touruma fala, uma expressão, então fica aquela guerrapoker tourse proteger um pouco para não gerar uma crise, uma especulação. Por outro lado, a imprensa precisapoker tourinformação. É um momentopoker tourencontrar um caminhopoker tourconvivência que talvez ainda não seja agora, mas mais para frente se encaixe melhor entre todas as partes", acrescentou Paiva.
Estrutura
A CBF credenciou maispoker tour1600 profissionais para os treinamentos da seleção, que ficará durante toda a Copa na Granja Comary, voltando imediatamente após os jogos. As reformas que transformaram o alojamentopoker tourjogadorespoker tourhotel 5 estrelas e deram estruturapoker tourtrabalho para a comissão técnica também resultarampoker tourampliação da áreapoker tourtrabalho para jornalistas.
Foram montadas duas grandes tendas. Uma para a áreapoker tourentrevistas coletivas, outra com pequenas salas/estúdios ocupadas por TVs, algumas mesas e cadeiras na áreapoker tourtrabalho e um grande lounge, onde patrocinadores da seleção oferecem serviços como ospoker tourbarbearia, lavagempoker tourroupas, telefonia e bebidas. Há também duas TVs conectadas a video games, no que se convencionou chamarpoker tour"áreapoker tourlazer" para a imprensa.
Alguns jornalistas reclamaram do excessopoker tourtamanho do lounge dos patrocinadorespoker tourdetrimento da faltapoker tourmesaspoker tourtrabalho - a luta pelo espaço chegou a gerar discussões entre profissionais. Também foi notada a ausênciapoker tourágua,poker tourcomida (mesmo que vendida) e os pouquíssimos banheiros.
"Está à altura da estrutura para os jogadores. Muita gente pensa que a seleção são 23 jogadores e uma comissão técnica, mas na verdade são 23 jogadores, uma comissão técnica e dois mil jornalistas! Você pode dar todo o conforto para jogadores e comissão, mas não é fácil achar um lugar nesse planeta para acomodar tantos jornalistas. Sabemos que sempre haverá quem encontre problema. Aqui está um pouco frio, como é Teresópolis, mas se você ouvir alguns falarem parece que a gente está se concentrando na Sibéria e logo vai nevar lá fora. Sempre tem problema!", disse Paiva.
Polêmica climática
De fato, a escolhapoker tourTeresópolis, uma cidade na região serrana no Rio, e as baixas temperaturas enfrentadas pela seleção foram motivospoker tourcríticas por partepoker touralguns especialistas. Nos três primeiros diaspoker tourconcentração, a seleção conviveu com frio e chuva - Neymar chegou a treinarpoker tourgorro. A partirpoker tourquinta-feira e até domingo, no entanto, foram quatro diaspoker tourSol pela manhã, com temperaturas na casa dos 20 graus. Os treinos da tardepoker toursábado e domingo foram cancelados pela comissão técnica. De fato, pela tarde é quando a neblina baixa, assim como a temperatura, que fica na casa dos 10 graus durante a noite.
Na primeira fase da Copa, o Brasil jogarápoker tourcidadespoker tourbaixa umidade nesta época do ano (São Paulo e Brasília) e tambémpoker touruma, Fortaleza, onde a temperatura deverá estar na casa dos 30 graus. "Nós não podemos desprezar a estruturapoker tourtrabalho que temos aqui na Granja Comary", justificou o preparador físico da seleção, Paulo Paixão. "Não estamos ignorando esse fator (das temperaturas baixaspoker tourTeresópolis), mas também não podemos valorizar demais. A estrutura aqui não pode ser desprezadapoker tourfunçãopoker tourvocê ficar um dia, dois, três ou uma semanapoker touroutro local, mas onde seriam necessárias várias adaptações."
Nesta segunda-feira pela tarde, a seleção fará seu único treinamento totalmente aberto para o público, no estádio Serra Dourada,poker tourGoiânia. No mesmo local, terça-feira, fará jogo amistoso contra o Panamá. O zagueiro e capitão Thiago Silva será poupado do jogo - a vagapoker tourtitular será ocupada por Dante. Os volantes Paulinho e Fernandinho também não viajarão para Goiás.