Nós atualizamos nossa Políticadicas de aposta brasileiraoPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosdicas de aposta brasileiraonossa Políticadicas de aposta brasileiraoPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Por que a arrogância é um mal contagioso:dicas de aposta brasileirao
Dada a quantidadedicas de aposta brasileiraotempo que muitas pessoas passam ao volante, eradicas de aposta brasileiraose esperar que a maioria dos motoristas tivesse pelo menos alguma noçãodicas de aposta brasileiraosuas próprias habilidades. No entanto, Reason descobriu que isso não poderia estar mais longe da verdade.
Dos 520 motoristas, apenas cinco se consideraram piores do que a média — menosdicas de aposta brasileirao1%. O restante — inclusive aqueles que eram motoristas terríveis e cometiam erros constantemente — achava que era pelo menos tão bom quanto qualquer outro, e muitos acreditavam que eram muito melhores.
Foi, basicamente, uma ilusãodicas de aposta brasileiraomassa que os deixou completamente cegos para suas próprias falhas.
Três décadas depois, psicólogos documentaram níveisdicas de aposta brasileiraoconfiança igualmente ilusórios para vários atributos e habilidades diferentes. Temos a tendênciadicas de aposta brasileiraopensar que somos mais inteligentes, criativos, atléticos, confiáveis, atenciosos, honestos e amigáveis do que a maioria das pessoas — um fenômeno que costuma ser conhecido como "efeito melhor do que a média".
"As evidências são extremamente, até mesmo excepcionalmente, fortes", diz Ethan Zell, professor associadodicas de aposta brasileiraopsicologia da Universidade da Carolina do Nortedicas de aposta brasileiraoGreensboro, nos EUA, que conduziu recentemente um estudodicas de aposta brasileiraometa-análise das pesquisas realizadas até agora.
"Basicamente, nunca falha. Se você der às pessoas um questionáriodicas de aposta brasileiraoque elas devem se avaliardicas de aposta brasileiraorelação à média, quase todas pensam que estão acima da médiadicas de aposta brasileiraoquase tudo."
As consequências podem ser sérias. Como o professor Reason sugeriu, o excessodicas de aposta brasileiraoconfiançadicas de aposta brasileiraonossas próprias habilidades ao volante pode levar a uma direção perigosa e a acidentes graves.
Na medicina, isso pode levar a um erro fataldicas de aposta brasileiraodiagnóstico; no direito, pode provocar falsas acusações e erros judiciais; e nos negócios, a arrogância gerencial coloca as empresas diantedicas de aposta brasileiraoum risco maiordicas de aposta brasileiraocometer fraudes e declarar falência.
Não édicas de aposta brasileiraose admirar, portanto, que o excessodicas de aposta brasileiraoconfiança seja frequentemente conhecido como a "mãedicas de aposta brasileiraotodos os vieses".
O cientista Daniel Kahneman, ganhador do Prêmio Nobeldicas de aposta brasileiraoEconomiadicas de aposta brasileirao2002, afirmou que, se ele tivesse uma varinha mágica que pudesse mudar uma coisa na psicologia humana, ele eliminaria nosso complexodicas de aposta brasileiraosuperioridade.
Agora, uma nova pesquisa fascinantedicas de aposta brasileiraoJoey Cheng, professora assistentedicas de aposta brasileiraopsicologia na Universidadedicas de aposta brasileiraoYork, no Canadá, mostra que o excessodicas de aposta brasileiraoconfiança pode ser contagioso.
"Se você for exposto a uma pessoa com excessodicas de aposta brasileiraoconfiança você se torna mais suscetível a superestimardicas de aposta brasileiraoprópria posição relativa", diz ela. Uma tendência que pode fazer com que o pensamento perigosamente ilusório se espalhe por uma equipe.
Confiançadicas de aposta brasileiraocascata
Cheng diz que se inspiroudicas de aposta brasileiraorelatos sobre o comportamentodicas de aposta brasileiraoWall Street, onde a arrogância parece prevalecer.
"Quando você vai para outros setores como educação, não costuma ouvir professores se descreverem da mesma forma."
Essas diferenças a levaram a se perguntar se certos gruposdicas de aposta brasileiraopessoas poderiam realmente encorajar o desenvolvimentodicas de aposta brasileiraoum ego infladodicas de aposta brasileiraooutras.
Algumas pesquisas anteriores sugeriram essa possibilidade, mostrando que o excessodicas de aposta brasileiraoconfiança dos banqueiros tende a aumentar à medida que passam mais tempo na profissão, o que faria sentido, se eles estivessem "captando" o comportamentodicas de aposta brasileiraoseus colegas — mas Cheng queria testar essa ideiadicas de aposta brasileiraolaboratório.
Seu primeiro experimento teve duas etapas. Primeiramente, os participantes foram convidados individualmente a olhar retratosdicas de aposta brasileiraopessoas e tentar adivinhar várias personalidades com basedicas de aposta brasileiraosuas expressões — uma tarefa que alguns indivíduos são capazesdicas de aposta brasileiraodesempenhar com razoável precisão.
Para medirdicas de aposta brasileiraoconfiança, os participantes foram solicitados a avaliar a percepçãodicas de aposta brasileiraosuas habilidadesdicas de aposta brasileiraocomparação com o resto do grupo.
Em seguida, eles tiveram que fazer a mesma tarefadicas de aposta brasileiraopares e, na sequência, foram novamente convidados a avaliar suas próprias habilidades, permitindo a Cheng ver se a arrogânciadicas de aposta brasileiraouma pessoa contagiava a outra.
De fato, ela descobriu que os participantes mais humildes eram muito mais propensos a aumentar suas próprias avaliações, uma vez que eram colocados com um parceiro excessivamente confiante.
"Foi notável", diz Cheng.
Os resultados do segundo experimento foram ainda mais impressionantes. Mais uma vez, eles tiveram que trabalhardicas de aposta brasileiraouma tarefadicas de aposta brasileiraopercepção simples, que envolvia adivinhar o pesodicas de aposta brasileiraoalguém a partirdicas de aposta brasileiraosua foto.
Desta vez, porém, os participantes não trabalharamdicas de aposta brasileiraopares reais, mas foram apresentados a alguns exemplosdicas de aposta brasileiraorespostasdicas de aposta brasileiraooutro participante. Na realidade, as respostas eram falsas, o que permitiu a Cheng criar uma persona que estava claramente iludindo a si mesma.
Os participantes poderiam ter visto o excessodicas de aposta brasileiraoconfiança ostensivo do outro como um sinaldicas de aposta brasileiraoalerta; mas,dicas de aposta brasileiraovez disso, eles simplesmente imitaram o comportamento.
Ser exposto a alguém claramente excessivamente confiante inflou a própria percepção dos participantesdicas de aposta brasileiraocercadicas de aposta brasileirao17%. E aconteceu exatamente o oposto com aqueles que foram apresentados ao perfildicas de aposta brasileiraoum participante mais realista — eles tendiam a subestimardicas de aposta brasileiraoprópria avaliaçãodicas de aposta brasileiraocercadicas de aposta brasileirao11%.
Em experimentos posteriores, Cheng confirmou que a ilusãodicas de aposta brasileiraosuperioridade, captada a partirdicas de aposta brasileiraoum colega, pode ser transmitida a outra pessoa — provocando uma espéciedicas de aposta brasileirao"cascata" que pode permear um grupo a partirdicas de aposta brasileiraouma única fonte.
Ela também documentou um "efeitodicas de aposta brasileiraotransbordamento ",dicas de aposta brasileiraomodo que, quando você se torna excessivamente confiantedicas de aposta brasileiraouma área, pode se tornar mais arrogantedicas de aposta brasileiraooutra.
Para piorar a situação, as consequências podem durar muito tempo depois da interação — apenas alguns minutosdicas de aposta brasileiraoexposição a uma pessoa arrogante distorceu as avaliações dos próprios participantes dias depois.
Zell está impressionado com as descobertas.
"Acho que a pesquisa é muito interessante e bem conduzida e nos ajuda a entender as origens do excessodicas de aposta brasileiraoconfiança e por que é maiordicas de aposta brasileiraoalguns grupos do quedicas de aposta brasileiraooutros", diz ele.
O especialista suspeita que isso decorra da criaçãodicas de aposta brasileiraonormas sociais.
"Ver os outros exibindo um comportamento excessivamente confiante pode fazer com que pareça mais valorizado ou apropriado culturalmente."
Mecanismos misteriosos
Os resultadosdicas de aposta brasileiraoCheng se encaixamdicas de aposta brasileiraomuitos outros estudosdicas de aposta brasileiraoconformidade, incluindo nossas memóriasdicas de aposta brasileiraoum evento compartilhado, nossas percepçõesdicas de aposta brasileiraobeleza e nossas opiniões políticas.
"Apenas por ser exposto a alguém, você é mais propenso a adquirir seus modosdicas de aposta brasileiraose comportar e pensar", diz ela.
É fácil imaginar como isso pode acontecerdicas de aposta brasileiraoum ambientedicas de aposta brasileiraotrabalho, acrescenta.
"Digamos que você trabalhe na área financeira. Quando começou, você era bastante equilibrado, mas à medida que você penetra nesse ambiente, você vê que algumas pessoas tendem a fazer declarações arrogantes e aparentam ser incrivelmente confiantes na maneira como falam e se comunicam não verbalmente. E você, pordicas de aposta brasileiraovez, pode se tornar meio que um clone dessa pessoa."
Em seu artigo, Cheng cita a empresadicas de aposta brasileiraoenergia Enron como um exemplo potencialdicas de aposta brasileiraocomo essa dinâmica pode proliferar nas organizações.
A corporação já foi a sétima maior empresa dos Estados Unidos, mas declarou falênciadicas de aposta brasileirao2001 após denúnciasdicas de aposta brasileiraofraude e corrupção generalizadas.
A "cultura da arrogância" da Enron agora é bem conhecida e virou um caso exemplar. Um ex-funcionário afirmou que "não há dúvidadicas de aposta brasileiraoque o pessoal da Enron pensava arrogantemente que era mais inteligente do que todo mundo".
"Nossas descobertas sugerem que parte disso [excessodicas de aposta brasileiraoconfiança] pode ser devido a esse efeitodicas de aposta brasileiraocontágio social", diz Cheng.
"E que pode ter levado muitos indivíduos a adotar práticas questionáveis que contribuíram paradicas de aposta brasileiraoruína."
Diante desses resultados, Cheng sugere que as organizações repensem que tiposdicas de aposta brasileiraocomportamento dos funcionários recompensam.
"Líderes e gerentes precisam estar muito atentos aos efeitosdicas de aposta brasileiraocertos indivíduos sobre outros, porque seu excessodicas de aposta brasileiraoconfiança pode realmente se espalhar amplamente."
Essas descobertas também podem orientar as decisõesdicas de aposta brasileiraocontratação. Alémdicas de aposta brasileiraoserem mais realistas com eles próprios, os funcionários mais humildes também podem moderar o excessodicas de aposta brasileiraoconfiançadicas de aposta brasileiraotoda a equipe.
"Eles podem ajudar a trazer o grupodicas de aposta brasileiraovolta à realidade."
A nível pessoal, você pode pelo menos prestar um pouco maisdicas de aposta brasileiraoatenção às suas próprias atitudes — incluindodicas de aposta brasileiraopercepçãodicas de aposta brasileiraocomo está conduzindo seu vecíulo.
Sempre que se gabar infundadamentedicas de aposta brasileiraosuas habilidades, você pode estar enviando ondasdicas de aposta brasileiraoexcessodicas de aposta brasileiraoconfiança por toda adicas de aposta brasileiraorede social, sustentando sutilmente a ilusãodicas de aposta brasileiraomassa que James Reason ajudou a documentar anos atrás.
dicas de aposta brasileirao Leia a versão original dicas de aposta brasileirao desta reportagem (em inglês) no site BBC WorkLife dicas de aposta brasileirao .
dicas de aposta brasileirao Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube dicas de aposta brasileirao ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosdicas de aposta brasileiraoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticadicas de aposta brasileiraousodicas de aposta brasileiraocookies e os termosdicas de aposta brasileiraoprivacidade do Google YouTube antesdicas de aposta brasileiraoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquedicas de aposta brasileirao"aceitar e continuar".
Finaldicas de aposta brasileiraoYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosdicas de aposta brasileiraoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticadicas de aposta brasileiraousodicas de aposta brasileiraocookies e os termosdicas de aposta brasileiraoprivacidade do Google YouTube antesdicas de aposta brasileiraoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquedicas de aposta brasileirao"aceitar e continuar".
Finaldicas de aposta brasileiraoYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosdicas de aposta brasileiraoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticadicas de aposta brasileiraousodicas de aposta brasileiraocookies e os termosdicas de aposta brasileiraoprivacidade do Google YouTube antesdicas de aposta brasileiraoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquedicas de aposta brasileirao"aceitar e continuar".
Finaldicas de aposta brasileiraoYouTube post, 3
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível