Por que ser menos rígido com seus objetivos pode ajudar você a alcançá-los:

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Reconhecer que às vezes não conseguimos nos manter 100% focados pode ser um caminho para o sucesso

Como funciona

Uma abordagem "tudo ou nada" é completamente errada, sugere a pesquisaSharif.

Ela diz que,vez disso, devemos prever "reservasemergência" durante o processocriar metas.

Ou seja, uma flexibilidade estruturada, incluindo diasescapada, podem nos ajudar a manter a motivação.

É claro que aqueles que seguem programasemagrecimento ou poupança podem já estar acostumados com a estratégiacriar válvulasescape para diminuir a pressão e seguir adiante.

Legenda da foto, Uma 'trapaçabaixo custo' pode ajudar as pessoas a chegarem lá, dizem cientistas

Ainda assim, muitas pessoas são muito rígidas na horadeterminar objetivos. Ao sermos muito restritos, fazemos com que nossos objetivos sejam menos alcançáveis, diz Sharif.

Um exemplo vemum estudo. Nele, 273 pessoas usaram um aplicativosmartphone para contar seus passos durante um mês.

O primeiro grupo deveria atingir um número específico e individualpassos, como 7 e 10 mil por dia, sete dias por semana. Um segundo deveria atingircotapassoscinco dias ou mais. Um terceiro tinha sete dias para completar o número, mas com direito a dois dias por semana para não fazer nada. Por fim, um quarto grupo espalharia esses diastrapaça pelo mês.

As pessoas que tinham diasfuga alcançaram mais vezes seu objetivo diáriopassos do que as que não podiam trapacear. Elas também tinham uma média maiornúmeropassos.

Qual é o impacto

Sharif diz que esse tipoestratégia funcionaduas maneiras.

Primeiro, as pessoas tentam não usar suas reservas - querem guardar para o casoprecisarem delas mais tarde. Elas também se sentem malusá-las sem ter um motivo importante para isso. Em segundo lugar, se você precisar escapar, você se sente menos culpado por isso, e portanto menos propenso a abandonar o objetivo final, explica.

Essa tática ajuda as pessoas a manterem o focoseu objetivo a longo prazo, afirma Leena Rinne, especialistaprodutividade da consultoria americana FranklinCovey.

"Os objetivos são iniciados ao se fazer uma escolha para alcançar algo, mas são as escolhas feitas no momento que te levam lá. E uma dessas escolhas é permitir a si mesmo algumas 'reservasemergência'."

Mas há limitações quanto ao uso dessas técnicas. Se as pessoas têm muitas opções para escapar – por exemplo, um objetivoir à academia sete vezes por semana com quatro diasfalta emergencial –, elas podem tirar vantagem delas, o que pode prejudicar a performance, diz Sharif.

Ou as pessoas podem simplesmente se sentir desmotivadas se ultrapassarem o número"fugas" que estipularam.

Além disso, explica Rinne, as pessoas têm diferentes motivações para alcançar seus objetivos.

Assim, uma flexibilidade estruturada pode funcionar para alguns, mas pode ser desmotivadora para outros que prefiram não ter um botãoreserva.