Ministro do Meio Ambiente fala sobre indígenas, mineração e preservação da Amazônia; assista:
Ante o crescente desmatamento no país, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles (Novo-SP), diz que a Amazônia só será preservada se forem encontradas "soluções capitalistas" que deem dinamismo econômico para a floresta e gerem renda para os cerca20 milhõesbrasileiros que habitam a região.
Em entrevista à BBC News Brasil, Salles criticou o modo como foram criadas unidadesconservação e terras indígenas na Amazôniagovernos passados – estratégia que, segundo especialistas, teve grande impacto na redução dos índicesdesmatamento na floresta. Para o ministro, a criação dessas áreas acirrou conflitos fundiários e vedou o acessobrasileiros a uma grande porção do território nacional.
FormadoDireito pela Universidade Mackenzie,São Paulo, Salles assumiu o Ministério do Meio Ambiente após chefiar a Secretaria do Meio Ambiente do EstadoSão Paulo no governo Geraldo Alckmin (PSDB),quem havia sido secretário particular. Antes, foi um dos fundadores do movimento Endireita Brasil e diretor jurídico da Sociedade Rural Brasileira.