Nós atualizamos nossa Políticaaposta ganha logoPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosaposta ganha logonossa Políticaaposta ganha logoPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
A misteriosa retiradaaposta ganha logoex-presidente da Chinaaposta ganha logoreunião do Partido Comunista:aposta ganha logo
As duas razões mais prováveis paraaposta ganha logosaída são parte da política da Chinaaposta ganha logoplena exibição: um líder que representa o passado sendo simbolicamente removido. Outra opção seria problemasaposta ganha logosaúdeaposta ganha logoHu Jintao.
A retirada do ex-líder aconteceu no final do congressoaposta ganha logouma semana do Partido Comunista, que consolidou a posiçãoaposta ganha logoXi como o líder mais poderoso da China desde Mao Tsé-Tung.
No primeiro dia do congresso, Hu só pôde entrar com a ajudaaposta ganha logoum funcionário. Naquele dia, ele parecia muito frágil.
No entanto, se ele foi retirado no final por causaaposta ganha logoproblemasaposta ganha logosaúde, por que isso aconteceu tão repentinamente? Por que na frente das câmeras? Foi uma emergência médica?
Uma edição mais longa do vídeo, feita neste sábado, mostra Xi Jinping se voltando para o ex-presidente do partido.
À esquerdaaposta ganha logoHu estão figuras importantes, como Li Zhanshu e Wang Huning, e eles parecem preocupados. Li até se moveu para ajudar o ex-mandatário, mas foi puxado para trás por Wang, como se esse lhe dissesse: "Não se envolva nisso".
Depois que Hu Jintao se levantou, ele também estendeu a mão para pegar as anotaçõesaposta ganha logoXi por engano. Nesta fase, ele parecia confuso. O líder da China afastou a mãoaposta ganha logoHu e pegou as notasaposta ganha logovolta.
As reuniões do Partido Comunista normalmente são eventos altamente roteirizados, levando à especulaçãoaposta ganha logoque o momento da partidaaposta ganha logoHu Jintao pode não ter sido um acidente.
Ele participou da sessão anterior a portas fechadas no último dia do Congresso. Depois, as câmeras foram autorizadas a entrar na parte final do dia. Foi logo depois que as câmeras foram instaladas que as autoridades abordaram Hu e indicaram que ele deveria ir.
Dito isto, o partido normalmente não lava a roupa sujaaposta ganha logopúblico. Se este fosse um momento planejado, marcaria um afastamento do comportamento usual.
O que está impulsionando a cena é que Hu Jintao representa um modelo muito diferente para a China daquele defendido pelo atual presidente, Xi Jinping.
Ele liderou um governo muito mais coletivo e teve que equilibrar várias facções representadas no Comitê Permanente do Politburo.
Os anosaposta ganha logoHu - que ocupou a presidência entre 2003 e 2013 - foram vistos como um períodoaposta ganha logoabertura ao mundo exterior eaposta ganha logomaior tolerância a novas ideias.
Os Jogos Olímpicosaposta ganha logoPequim 2008 foram um picoaposta ganha logoexposição internacional para a China.
Empresas estrangeiras se instalaram no país, os turistas afluíam, a internet era mais livre, os meiosaposta ganha logocomunicação locais começaram a fazer jornalismo decente e a reputação global da China estava melhorando.
Enquanto alguns se referem ao período Hu como "perdido", o crescimento econômico figurou consistentementeaposta ganha logotaxasaposta ganha logodois dígitos e Pequim se preocupava comaposta ganha logoreputaçãoaposta ganha logooutros lugares.
Já Xi Jinping levou o país a uma direção muito diferente, com ele como figura central e incapazaposta ganha logoser desafiado.
O atual governo encorajou uma explosão do sentimento nacionalista, mostrando pouca preocupação com o que os outros pensam sobre como lidar com qualquer questão. Em vez disso, a mensagem para outros líderes foi que a hora da China chegou e não há muito o que fazeraposta ganha logorelação a isso.
A mensagem para o povo chinês pode ser vistaaposta ganha logoreformas na constituição do Partido, referindo-se às conquistas alcançadas através da "luta". Isso tem ecos do tempoaposta ganha logoMao no cargo.
Como secretário-geral, desde o início, Xi eliminou todos os oponentes por meioaposta ganha logouma repressão anticorrupção.
Agora ele usou o Congresso deste ano para tirar espaço daqueles que pensam que a China pode ter caminhos diferentes nas áreas econômica, social e política.
Uma das últimas coisas que Hu viu neste Congresso foi a composição do novo Comitê Centralaposta ganha logo205 pessoas. O grupo não inclui Li Keqiang ou Wang Yang, ambos vistos como liberais econômicos e ligados às ideias do antigo governo.
Isso aponta para um novo Comitê Permanente do Politburo, repletoaposta ganha logopartidáriosaposta ganha logoXi, garantindo a continuidadeaposta ganha logouma trajetória muito diferente da reforma e abertura da eraaposta ganha logoHu Jintao.
- Este texto foi publicado originalmenteaposta ganha logohttp://vesser.net/internacional-63360210
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível