San Miguelbetsul comAllende, a joia turística no Estado com mais assassinatos no México:betsul com

Crédito, Marcos González / BBC

Legenda da foto, A arquitetura local é um dos principais atrativos turísticosbetsul comSan Miguelbetsul comAllende, na região central do México

Como esse paraíso turístico consegue escapar da ondabetsul comviolência que assola as regiões vizinhas?

Estrangeiros e segurança

Sentadobetsul comum restaurante na praça centralbetsul comSan Miguelbetsul comAllende, o norte-americano Malcolm Halliday prova uma sopa asteca, tipicamente mexicana.

Em frente a ele, um grupobetsul comturistas fotografa a impressionante catedralbetsul comestilo neogótico que se tornou o símbolo da cidade. "Parece o castelo da Disney", diz um menino boquiaberto.

Crédito, Marcos González / BBC

Legenda da foto, A catedralbetsul comSan Miguelbetsul comAllende, símbolo da cidade

Halliday chegou a San Miguel quase cinco anos atrás, atraído pela vida cultural da cidade.

"A cidade e o ambiente me encantam", afirmou elebetsul combom espanhol à BBC News Mundo, o serviçobetsul comespanhol da BBC. "Nos Estados Unidos, também temos violênciabetsul comalgumas cidades, mas a verdade é que aqui não temos muitos problemas."

Louise Gilliam, também norte-americana e moradorabetsul comSan Miguel, concorda. "Em todo o tempobetsul comque estou aqui, nunca presenciei nenhum atobetsul comviolência. Moreibetsul comChicago,betsul comNova York,betsul comLos Angeles... e tomava o cuidadobetsul comnão ir até as zonas perigosas. Você encontrará crimebetsul comqualquer lugar aonde for, se não andar com cuidado", afirma elabetsul cominglês.

Eles reconhecem que seus familiares e amigos ficaram preocupados quando souberam dabetsul comintençãobetsul comestabelecer-se na região central do México.

"Muitos estrangeiros ficam surpresos. Eles acreditam que, depois do entardecer, aqui já não podem sair. Eles trazem esse paradigma e depois observam a realidade. É como dar-lhes a certezabetsul comque sim, somos parte do México, mas, ao mesmo tempo, também não", segundo Tania Castillo, secretáriabetsul comturismobetsul comSan Miguelbetsul comAllende.

Mas o município - que foi um dos principais cenários da Guerra da Independência do México no século 19 e acolheu algumas das reuniõesbetsul comconspiração na luta contra os espanhóis - nem sempre foi um atrativo turístico.

No início do século 20, por exemplo, o local esteve a pontobetsul comtornar-se uma cidade-fantasma, devido aos vários conflitos bélicos que flagelaram a região. Somente nos anos 1930 e 1940, começaram a chegar artistas e promotores que fundaram escolasbetsul comarte e galerias que foram atraindo estudantes e imigrantes norte-americanos.

Crédito, Marcos González / BBC

Legenda da foto, Moradores locais relatam casosbetsul comextorsão contra comerciantes; o prefeito da cidade nega

Segundo Castillo, o que torna hoje a cidade um dos melhores destinos do mundo é abetsul comarquitetura, grande quantidadebetsul comigrejas,betsul comrede gastronômica, artística,betsul comvinhedos e hotéisbetsul comluxo, aliados ao estilobetsul comvida que "combina o cosmopolita com a vida das pequenas cidades mexicanas".

'Ilha'betsul comGuanajuato

Em meio a uma patrulha realizada pelo município para conhecer a situaçãobetsul comsegurança, o policial local Esteban López conta que suas ações, embetsul commaioria, são "incidentes menores", para atender casosbetsul compessoas que discutem ou bebem nas ruas.

"Imagine que somos uma ilha. Tudo o que é ruim acontece ao redor dela", resume o policial.

Crédito, Marcos González / BBC

Legenda da foto, Esteban López, policialbetsul comSan Miguelbetsul comAllende, afirma que suas ações costumam envolver incidentes menores

De fato, a apenas 50 kmbetsul comdistânciabetsul comSan Miguel, encontram-se alguns dos municípios mais violentos do México, onde o governo desenvolveu uma estratégia para reduzir o númerobetsul comhomicídios - como é o casobetsul comCelaya ou León - e cujos númerosbetsul comassassinatos são até 20 vezes mais altos que osbetsul comSan Miguel.

Mas a principal razão que faz com que San Miguelbetsul comAllende fiquebetsul comfora do processobetsul comviolênciabetsul comGuanajuato é por não estar localizada no corredorbetsul comextraçãobetsul competróleo que atravessa parte do Estado.

"O fluxo desses oleodutos é o que gera a violência pelo controle desse mercado ilegal. San Miguel está próxima, mas não passa por ali", indica o especialistabetsul comsegurança Victor Sánchez.

Essa linhabetsul comdiagonal, também conhecida como "Triângulo das Bermudas", é formada por cercabetsul com15 municípios por onde passam os oleodutos da Petróleos Mexicanos (Pemex), que transportam o combustível ao longo do país.

Embora, no passado, a região fosse dominada principalmente pelo cartelbetsul comSanta Rosabetsul comLima, a prisão do seu líder, o "Marro",betsul com2020, fez com que a organização perdesse força na maioria dos municípios, que agora são disputados por células do cartelbetsul comSinaloa, Jalisco Nova Geração (CJNG) e Nueva Plaza.

E, além dabetsul comlocalização geográfica, existem algumas particularidades da infraestruturabetsul comSan Miguel que podem torná-la menos atraente para os grupos criminosos.

"Suas características arquitetônicas impedem que esta seja uma cidade com determinados planosbetsul comdesenvolvimento. Quando um município não tem vias expressas, não tem uma centralbetsul comabastecimento e não é um centrobetsul comcoletabetsul commateriais que precise receber caminhões, ele não tem a infraestrutura necessária para a distribuiçãobetsul comprodutos proibidos", explica o prefeitobetsul comSan Miguelbetsul comAllende, Mauricio Trejo.

"Somos uma bolha dentro do Estado", afirma ele, com orgulho.

Crédito, Marcos González / BBC

Legenda da foto, Grande quantidadebetsul comigrejas é outra marcabetsul comSan Miguel, que foi um dos principais cenários da Guerra da Independência do México

Sem disputas entre cartéis

Para Sánchez, outro fator importante para explicar a faltabetsul comviolência é o fatobetsul comque "não existe uma disputa declarada entre várias organizações criminosas, como vemosbetsul comoutros municípios. A região do centro até o norte [de Guanajuato], onde está San Miguel, é uma zona totalmente controlada pelo CJNG."

E, segundo o especialista, isso traz duas hipóteses. A primeira é que, como ocorrebetsul comtantos outros corredores turísticos, os grupos criminosos vendem produtos ilegais, como drogas,betsul compequena escala, aproveitando a presençabetsul comturistas e moradores estrangeiros.

"Para a organização criminosa, é interessante não afugentar esses compradores com alto poder aquisitivo. Se começar a haver violência na região, os turistas deixarãobetsul comvir", salienta ele.

A segunda hipótese, relacionada com a primeira, é que "como existe um fluxobetsul comdinheiro considerável, negócios como hotéis e restaurantes que operam com dinheiro vivo podem servirbetsul compontosbetsul comlavagembetsul comdinheiro para a organização que controlar o município - e ela, por fim, também quer manter a paz para não chamar a atenção das autoridades".

Crédito, Marcos González / BBC

Legenda da foto, Diversos fatores explicam a baixa criminalidadebetsul comSan Miguelbetsul comAllende, que atrai cada vez mais turistas e imigrantes do exterior

Mas o prefeito nega a presença do CJNG ebetsul comqualquer outra organizaçãobetsul comSan Miguelbetsul comAllende.

"Não detectamos a ingerênciabetsul comnenhum grupo criminoso. Não fomos pressionados nem ameaçados por nenhum grupo", afirma ele, taxativo.

"A questão do varejobetsul comdrogas que pode ocorrer no município é combatida pela Guarda Municipal e por programasbetsul comdenúncia e prevenção do usobetsul comdrogas", reconhece Trejo. "Mas o perfil dos turistas que temos por aqui é diferente, porque eles vêm procurando por cultura."

Alguns desses turistas, como Aarón González, da Cidade do México, acreditam que tudo se deve a "acordos entre as autoridades e os grupos, porque é claro que [os grupos] não podem ter todo o controle, nem o governo pode controlá-los. Ou talvez possa, mas não o faz porque há interesses e eles preferem manter seus acordos", opina ele, sentadobetsul comum banco do parque central combetsul comesposa, ouvindo a música dos mariachis enquanto a noite cai.

Crédito, Marcos González / BBC

Legenda da foto, As paredes coloridasbetsul comsuas casas e lojas marcam o centro da cidade

Diversos moradores que preferiram manter-se anônimos mencionaram para a BBC News Mundo a existênciabetsul compráticasbetsul comextorsão, pressões ou cobrançabetsul com"taxasbetsul comsegurança" junto aos comerciantes da cidade.

"Uma amiga minha tinha um pequeno comércio, até que ela teve a ideiabetsul comvender [drogas] ali. Agora, já não tem o negócio, nem está lá. Disseram que ou ela pagaria pelo local, ou [ficaria sem] nada. Eles dão o dinheiro para você entrar no negócio, mas depois você precisa pagarbetsul comvolta. Ela não pagou e assim fizeram", conta Paula Colunga, que vende raspadinhabetsul comfrente à catedral.

Mas o prefeito garante não ter recebido informaçãobetsul comnenhum comerciante que tenha sofrido extorsão recentemente. "Pode ser que ainda se sintam ofendidos pela épocabetsul comque eram cobrados, mas, quando entramos [no governo municipal], percebemos que a maioria não se devia a grupos criminosos, mas sim a autoridades corruptas, que já foram demitidas ou estão sob investigação", afirmou ele.

Estratégiabetsul comsegurança

Para o prefeito Trejo,betsul comestratégiabetsul comsegurança municipal é a responsável por San Miguelbetsul comAllende ter escapado da violência que domina boa parte do Estadobetsul comGuanajuato.

Entre outros fatores, o prefeito destaca o centro avançadobetsul comvigilância C4, além da capacitação e da remuneração da polícia local, que ele afirma ser "a mais bem paga do Estado e uma das mais bem remuneradasbetsul comtodo o país".

"Também mantemos ajuda com os municípios vizinhos, para evitar o 'efeito barata' - para que, toda vez que houver alguma operaçãobetsul comuma cidade próxima, os delinquentes não venham refugiar-sebetsul comSan Miguel", explica o prefeito.

Crédito, Marcos González / BBC

Legenda da foto, Com 180 mil habitantes e baixos índicesbetsul comcriminalidade, San Miguelbetsul comAllende é "uma bolha dentrobetsul comGuanajuato", segundo seu prefeito

Mas, para o analistabetsul comsegurança Victor Sánchez, "seria difícil atribuir o casobetsul comsucessobetsul comSan Miguel à ação das autoridades, pois, se dependesse disso, teriam sido procuradas formasbetsul comreproduzi-la nas cidades vizinhas, onde a segurança é um fracasso considerável".

Sánchez insiste que os verdadeiros motivos residembetsul comquestões alheias às funções do município, como a inexistênciabetsul comgrupos criminais rivais,betsul comprópria localização geográfica e a alta concentraçãobetsul comestrangeiros e turistas, que faz com que tudo "funcione melhor se estiver pacificado".

Mas a presençabetsul comestrangeirosbetsul commaisbetsul com60 nacionalidades (totalizando cercabetsul com10% dos seus 180 mil habitantes) também teve outro efeitobetsul comSan Miguelbetsul comAllende, como ocorrebetsul comtantas outras cidades com realidades similares: o aumento do custo dos aluguéis ebetsul commuitos serviços, como bares e restaurantes.

"Para muitas pessoas, não é um problema econômico, mas talvez seja um desafio para aqueles que viviam aqui originalmente, já que o preçobetsul comtudo está subindo. Vamos ver... eu não posso resolver todos os problemas, estou aproveitando a vida aqui", afirma, dandobetsul comombros, o norte-americano Malcolm Halliday.

Crédito, Marcos González / BBC

Legenda da foto, Malcolm Halliday, norte-americano, reconhece que a presençabetsul comestrangeiros encareceu o custobetsul comvida para a população local

Por outro lado, como ocorre habitualmente, essa chegadabetsul compessoas com maior poder aquisitivo também trouxe vantagens. Paula, a vendedorabetsul comraspadinha, reconhece que os mexicanos que trabalham para estrangeiros no município costumam receber melhores salários. "É ruim dizer isso, mas é assim. Já entre os mexicanos, quanto menos pagarmos as pessoas, melhor."

Outra San Miguel

Os milharesbetsul comestrangeiros que vivembetsul comSan Miguelbetsul comAllende também deixam outra pegada no município. Eles fundaram dezenasbetsul comONGs que cuidam da educação até a saúde dental dos moradores mais carentes.

Isso porque, por trás da bela arquitetura e dos hotéisbetsul comluxo frequentados pelos turistas, San Miguel esconde uma realidade muito diferente a poucos minutos do centro histórico, nos bairros da zona rural.

Crédito, Marcos González / BBC

Legenda da foto, San Miguel tornou-se um ponto importantebetsul comatração para os aposentados norte-americanos

Segundo dados do Ministério do Bem-Estar do México, maisbetsul com44% da populaçãobetsul comSan Miguel vivembetsul comcondiçõesbetsul com"pobreza moderada", enquanto outros 4% encontram-sebetsul compobreza extrema. Quase duas a cada dez moradias não têm acesso à redebetsul comesgoto.

Jazmín Yanet Ramírez mostra com orgulhobetsul comcasa, onde passou a morar no início deste ano, na comunidadebetsul comSan Miguel Viejo, uma regiãobetsul comruas sem asfalto que não é visitada pelos turistas.

"As pessoas que chegam ao centrobetsul comSan Miguel não percebem que, nas áreas próximas, estamos nós que, na verdade, há muito tempo não vamos àquela região porque há muitos turistas... É uma pena, porque nem todos podem desfrutar do centro turístico igualmente", lamenta ela.

Crédito, Marcos González / BBC

Legenda da foto, Existe uma outra San Miguel além da região central frequentada pelos estrangeiros

Ramírez conta que ela e seu marido agora não precisam dormir no mesmo quarto com seus três filhos, como faziam antes. Eles já não se molham dentrobetsul comcasa quando chove, nem temem que o telhado voe com o vento. E, sobre a faltabetsul comesgoto,betsul comnova casa conta com uma pequena fossa séptica e um sistemabetsul comrecolhimentobetsul comágua da chuva.

Sua casa foi construída pela ONG Casita Linda, financiada por norte-americanos residentesbetsul comSan Miguel e que ajudou 130 famílias da cidade nos últimos 20 anos.

Crédito, Marcos González / BBC

Legenda da foto, Louise Gilliam, da ONG Casita Linda,betsul comfrente à casa construída para Jazmín Yanet Ramírez ebetsul comfamília

"É um clichê dizer que você quer devolver alguma coisa para o município que o acolhe, mas é uma forma muito honestabetsul comdizê-lo. É uma formabetsul comajudar as pessoas", afirma Louise Gilliam, que é presidente da organização e mora há quase 20 anosbetsul comSan Miguel.

"A vida aqui é boa. "O clima é perfeito, é menos caro morar aqui... Eu digo aos meus filhos que estão no Texas que vendam suas casas e venham para cá", responde Gilliam, quando questionada sobre a influência da insegurança nabetsul comvida.

"Nunca mais voltarei para os Estados Unidos", conclui ela.

betsul com Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal betsul com .

betsul com Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube betsul com ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbetsul comautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabetsul comusobetsul comcookies e os termosbetsul comprivacidade do Google YouTube antesbetsul comconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebetsul com"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobetsul comterceiros pode conter publicidade

Finalbetsul comYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbetsul comautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabetsul comusobetsul comcookies e os termosbetsul comprivacidade do Google YouTube antesbetsul comconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebetsul com"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobetsul comterceiros pode conter publicidade

Finalbetsul comYouTube post, 2