O que acontece se Trump se recusar a sair da Casa Branca?:apostar vencedor da copa

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Trump se nega a aceitar derrota para Joe Biden

apostar vencedor da copa Nos 244 anosapostar vencedor da copahistória dos Estados Unidos, nunca houve um presidente que se recusasse a deixar a Casa Branca depoisapostar vencedor da copaperder uma eleição.

A transferênciaapostar vencedor da copapoder ordenada, legal e pacífica é uma das marcas da democracia americana.

Por isso, o anúncio do presidente Donald Trumpapostar vencedor da copase recusar a aceitarapostar vencedor da copaderrota contra Joe Biden, gera uma situação tão nova quanto desconcertante na vida do país.

E apresenta a analistas o desafioapostar vencedor da copaconsiderar cenários anteriormente impensáveis.

'Longeapostar vencedor da copater acabado'

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Trump estava jogando golfe quando a vitóriaapostar vencedor da copaJoe Biden foi conhecida

Trump estava jogando golfe foraapostar vencedor da copaWashington quando a vitória eleitoralapostar vencedor da copaBiden foi confirmadaapostar vencedor da copa7apostar vencedor da copanovembro.

Pouco depois, a campanha do candidato derrotado divulgou um comunicado garantindo que a "eleição está longe do fim".

"Todos nós sabemos por que Joe Biden está se apressandoapostar vencedor da copase apresentar falsamente como o vencedor e por que seus aliados da mídia estão fazendo o possível para tentar ajudá-lo: eles não querem que a verdade seja conhecida", disse o comunicado, indicando que Trump continuaria se opondo ao resultado anunciado por meioapostar vencedor da copaações judiciais, alegando a existênciaapostar vencedor da copasuposta fraude.

A Constituição dos Estados Unidos é clara, sem sombraapostar vencedor da copadúvida, ao estabelecer que o atual mandato presidencial termina "ao meio-diaapostar vencedor da copa20apostar vencedor da copajaneiro".

Joe Biden conseguiu vencerapostar vencedor da copavários Estados que lhe garantiram maisapostar vencedor da copa270 votos no Colégio Eleitoral. Portanto, ele tem o direitoapostar vencedor da copaocupar a presidência pelos próximos quatro anos.

Donald Trump tem recursos legais e legítimos que ainda pode usar para contestar o resultado da votação.

Mas a menos que haja uma reviravolta dramática nos tribunais daquiapostar vencedor da copadiante e ele possa provar na Justiça a existênciaapostar vencedor da copairregularidades na eleição que alega, embora não apresente provas, 20apostar vencedor da copajaneiro é a dataapostar vencedor da copaque o novo presidente é empossado — eapostar vencedor da copaque Trump deve renunciar.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, E se Trump se recusar a deixar a Casa Branca?

Posição anunciada

Trump foi claro ao longo da campanha atual ao advertir que não aceitaria a derrota.

Ele disse repetidamente que estava determinado a permanecer no comando, independentemente do que dissessem as autoridades eleitorais, indicando que a única hipóteseapostar vencedor da copaperder seria se as eleições fossem roubadas.

Portanto, o país começou a discutir o que aconteceria se Trump cumprisseapostar vencedor da copaameaça e tentasse se agarrar ao poder pela força.

Uma hipótese até comentada pelo próprio Joe Biden quando era candidato.

Em uma entrevista televisionadaapostar vencedor da copa11apostar vencedor da copajunho, o comediante Trevor Noah perguntou a Biden se ele havia pensado na possibilidadeapostar vencedor da copaum Trump perdedor se recusar a desocupar a residência presidencial.

"Sim, já pensei sobre isso", respondeu Biden, acrescentando que estava convencidoapostar vencedor da copaque,apostar vencedor da copatal situação, os militares estariam encarregadosapostar vencedor da copaimpedi-loapostar vencedor da copapermanecer no cargo e simplesmente o expulsariam da Casa Branca.

Também foi dito que o Serviço Secreto poderia cumprir a tarefaapostar vencedor da copaescoltar Trump para fora da residência presidencial.

Esse órgão civil, encarregado da segurança do presidente, também tem a obrigação legalapostar vencedor da copaproteger todos os ex-presidentes e continuará a acompanhá-lo a partirapostar vencedor da copa20apostar vencedor da copajaneiro.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Serviço Secreto é aquele que poderia cumprir a eventual tarefaapostar vencedor da copaescoltar Trump para fora da residência presidencial

Como a vantagem eleitoralapostar vencedor da copaBiden se tornou evidente e o anúncioapostar vencedor da copasua vitória parecia iminente, o Serviço Secreto aumentou as medidasapostar vencedor da copaproteção ao presidente eleito, efetivamente começando a dar-lhe um nívelapostar vencedor da copasegurança "presidencial", apesarapostar vencedor da copaTrump não reconhecer a derrota.

Cenário impensável?

Mas, nesse ponto, seria necessário avaliar a lealdade a esse presidente das forçasapostar vencedor da copasegurança, assim como fazem os analistas que buscam entender a situaçãoapostar vencedor da copaqualquer paísapostar vencedor da copaum momentoapostar vencedor da copainstabilidade institucional.

A BBC News Mundo, o serviçoapostar vencedor da copanotíciasapostar vencedor da copaespanhol da BBC, perguntou a especialistas se era viável para Trump tentar usar as forçasapostar vencedor da copasegurança do Estado para permanecer ilegalmente no poder.

"Para um presidente abusar dos poderes da presidência para permanecer no cargo depoisapostar vencedor da copaaparentemente perder a eleição, seria difícil e destruiria as normas vitais. Mas não é inconcebível", diz o professor Dakota Rudesill, especialistaapostar vencedor da copapolítica e legislaçãoapostar vencedor da copasegurança nacional da Ohio State University, nos Estados Unidos.

"Isso prejudicaria muito o país, os princípios importantes das relações civis-militares e as perspectivas globais da democracia", alerta.

No entanto, ele esclarece que, emapostar vencedor da copaopinião, o cenárioapostar vencedor da copaque Trump poderia se agarrar à presidência com o apoio das forçasapostar vencedor da copasegurança é difícilapostar vencedor da copaimaginar.

"Os militares juram fidelidade à Constituição, não ao político atualmente no cargo. E quem é o militarapostar vencedor da copamais alto escalão no país no momento, o general Mark Milley, chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, disse repetidamente que os militares não terão nenhum papel nesta eleição."

Rudesill não está sozinho ao fazer esses questionamentos. Keisha Blaine é professora da Universidadeapostar vencedor da copaPittsburgh e especialistaapostar vencedor da copamovimentosapostar vencedor da copaprotesto social.

"O simples fatoapostar vencedor da copatermos que nos perguntar se as Forças Armadas vão intervir nas eleições revela muito sobre o triste estadoapostar vencedor da copacoisasapostar vencedor da copanosso país", lamenta ela à BBC News Mundo.

Blaine acrescenta que "há quatro anos, a maioria dos americanos não estava se perguntando isso. Mas ter visto Trump enviar agentes federais (durante os recentes distúrbios) a Portland e Washington nos últimos meses, é uma preocupação séria. Não acho este é um cenário provável, mas não podemos descartá-lo como uma possibilidade séria, considerando tudo o que aconteceu este ano."

De fato, durante os protestos sociais que surgiram com o movimento antirracismoapostar vencedor da copameados do ano, Trump considerou mobilizar os militares para dispersar as manifestações.

Em 5apostar vencedor da copajunho, o jornal americano New York Times afirmou que o General Milley "convenceu Trump a não invocar o Insurrection Actapostar vencedor da copa1807 para mobilizar tropas regularesapostar vencedor da copatodo o país para suprimir os protestos, uma linha que vários oficiais do Exército dos EUA disseram que não vão cruzar, nem mesmo se o presidente ordenar que o façam."

No final, diante da recusa do Exército regularapostar vencedor da copase envolver, Trump enviou efetivos da Guarda Nacional, que dependem dos governadoresapostar vencedor da copacada Estado, para conter os protestos.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Em 1ºapostar vencedor da copajunho, general Mark Milley (à dir), chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, acompanhou Trump para tirar uma foto com uma bíblia a poucos metros da Casa Branca eapostar vencedor da copameio a protestos contra a morteapostar vencedor da copaGeorge Floyd. Depoisapostar vencedor da copaalguns dias, Milley se arrependeu.

Membros das forçasapostar vencedor da copasegurança não militares que se reportam ao Ministério da Segurança Interna também estiveram envolvidos na contenção dos protestosapostar vencedor da copaWashington, Portland e outras cidades.

Assim, alguns contemplam que,apostar vencedor da copauma crise decorrente das eleições, Trump poderia ordenar a mobilizaçãoapostar vencedor da copaum númeroapostar vencedor da copapessoal armado não militar.

No entanto, supondo que as Forças Armadas não se colocariam à disposição do presidente, é difícil imaginar uma ação bem-sucedidaapostar vencedor da copaTrump para permanecer no poder nessas condições.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Analistas dizem que indefinição pode levar à desordem civil

Violênciaapostar vencedor da copameio à espera?

Rudesill diz estar preocupado com cenários relacionados.

"Escrevi sobre a possibilidadeapostar vencedor da copaque o presidente Trump tente usar uma ordem executiva , ou que o Departamentoapostar vencedor da copaJustiça controlado por seus aliados políticos tente emitir uma 'diretriz' , indicando que o Poder Executivo deve considerar Trump como o vencedorapostar vencedor da copauma eleição disputada", diz o especialista à BBC News Mundo, mas alerta que seria "totalmente inapropriado e inadmissível".

"Ordenar ao Exército que continue saudando o presidente além do finalapostar vencedor da copaseu mandato ao meio-diaapostar vencedor da copa20apostar vencedor da copajaneiro colocaria os militaresapostar vencedor da copauma situação impossível", diz ele.

'Desordem civil'

Analistas dizem que uma situaçãoapostar vencedor da copaque o candidato derrotado na eleição presidencial se recuse a aceitar o resultado pode levar à "possibilidadeapostar vencedor da copagrave desordem civil".

"Metade do país e muitas pessoas ao redor do mundo pensariam que os militares dos EUA assumiram uma posição partidária. Os militares nunca, nunca deveriam receber essa ordem", diz Rudesill.

E sem chegar ao caso extremoapostar vencedor da copauma situaçãoapostar vencedor da copaque a autonomia das Forças Armadas seja postaapostar vencedor da copajogo diante das disputas partidárias, outros alertam que uma extensão da atual situação política pode gerar violênciaapostar vencedor da copaoutros campos.

Uma situaçãoapostar vencedor da copaque o candidato derrotado nas eleições presidenciais se recusa a aceitar o resultado certamente leva à "possibilidadeapostar vencedor da copagrave desordem civil", diz Keisha Blaine à BBC News Mundo.

A retórica presidencial "aumentou a possibilidadeapostar vencedor da copaprotestos e até violência", argumenta.

A situação testemunhadaapostar vencedor da copadiferentes cidades americanas nos últimos meses,apostar vencedor da copamanifestantes armados até os dentes expressando seu apoio ao presidente, bem como o aparecimento nas ruas dessas mesmas cidadesapostar vencedor da copagruposapostar vencedor da copaoposição radical, são um lembrete do potencialapostar vencedor da copaviolência que traz consigo a atual tensão política nos Estados Unidos.

  • apostar vencedor da copa Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube apostar vencedor da copa ? Inscreva-se no nosso canal!
Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosapostar vencedor da copaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaapostar vencedor da copausoapostar vencedor da copacookies e os termosapostar vencedor da copaprivacidade do Google YouTube antesapostar vencedor da copaconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueapostar vencedor da copa"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoapostar vencedor da copaterceiros pode conter publicidade

Finalapostar vencedor da copaYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosapostar vencedor da copaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaapostar vencedor da copausoapostar vencedor da copacookies e os termosapostar vencedor da copaprivacidade do Google YouTube antesapostar vencedor da copaconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueapostar vencedor da copa"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoapostar vencedor da copaterceiros pode conter publicidade

Finalapostar vencedor da copaYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosapostar vencedor da copaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaapostar vencedor da copausoapostar vencedor da copacookies e os termosapostar vencedor da copaprivacidade do Google YouTube antesapostar vencedor da copaconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueapostar vencedor da copa"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoapostar vencedor da copaterceiros pode conter publicidade

Finalapostar vencedor da copaYouTube post, 3