Nós atualizamos nossa Políticaaposta gratis cadastroPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosaposta gratis cadastronossa Políticaaposta gratis cadastroPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Morre Stephen Hawking, o físico britânico que revolucionou a Ciência e nossa maneiraaposta gratis cadastroentender o Universo:aposta gratis cadastro
aposta gratis cadastro O físico britânico Stephen Hawking morreu nesta quarta-feira, aos 76 anos, segundo informouaposta gratis cadastrofamília.
Comaposta gratis cadastromorte, desaparece um dos cientistas mais conhecidos do mundo e também um dos divulgadores da Ciência mais populares das últimas décadas.
"Estamos profundamente tristes pela morte do nosso pai hoje", disseram seus filhos Lucy, Robert e Tim.
"Era um grande cientista e um homem extraordinário, cujo trabalho e legado viverão por muitos anos", afirmaramaposta gratis cadastroum comunicado.
Nascidoaposta gratis cadastro8aposta gratis cadastrojaneiroaposta gratis cadastro1942aposta gratis cadastroOxford, no Reino Unido, Hawking era considerado um dos cientistas mais influentes do mundo desde Albert Einstein, não só por suas decisivas contribuições para o progresso da Ciência, como também poraposta gratis cadastroconstante preocupaçãoaposta gratis cadastroaproximá-la do público e poraposta gratis cadastrocoragemaposta gratis cadastroenfrentar a doença degenerativa da qual sofria e que o deixouaposta gratis cadastrouma cadeiraaposta gratis cadastrorodas e sem capacidade para falaraposta gratis cadastromaneira natural.
Hawking usava um sintetizador eletrônico para poder falar, mas a voz robótica produzida pelo aparelho para expressar suas ideias acabou se tornando não só umaaposta gratis cadastrosuas marcas registradas, como também constantemente ouvida e respeitada no mundo todo.
Para produziraposta gratis cadastro"fala", o físico usava formava as palavrasaposta gratis cadastrouma tela com leves movimentos da face, também usados para operaraposta gratis cadastrocadeiraaposta gratis cadastrorodas.
Casamento e diagnóstico
Filhoaposta gratis cadastroum biólogo que decidiu tiraraposta gratis cadastrofamíliaaposta gratis cadastroLondres para deixá-los a salvo dos bombardeios alemães durante a Segunda Guerra Mundial, Hawking cresceu na cidadeaposta gratis cadastroSt. Albans.
Como estudante, não tardouaposta gratis cadastrodemonstrar seu valor. Formou-se com honrasaposta gratis cadastroFísicaaposta gratis cadastroOxford, e mais tarde se pós-graduouaposta gratis cadastroAstronomia pela Universidadeaposta gratis cadastroCambridge.
O jovem Hawking gostavaaposta gratis cadastromontar a cavalo eaposta gratis cadastroremar.
Mas aos 21 anos tudo mudou. Ele começou a notar que seus movimentos eram cada vez mais desajeitados e foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença neuromotora.
Os médicos disseram que ele não viveria mais do que dois anos.
Quando foi diagnosticado, planejava seu casamento com Jane Wilde,aposta gratis cadastroprimeira mulher.
"O compromisso me salvou a vida, me deu uma razão para viver", contou o físico anos mais tarde.
O casal teve dois filhos.
Hawking desafiou todos os prognósticos - a doença avançou mais lentamente do que o previsto. Mas com os anos acabou o deixando com movimento somenteaposta gratis cadastrodois dedos eaposta gratis cadastroalguns músculos faciais.
Isso não impediu que seguisse trabalhandoaposta gratis cadastrosuas teorias, divulgadasaposta gratis cadastrolivros e eventos públicos.
Em 1988 ele havia completadoaposta gratis cadastroobra Breve História do Tempo, que se converteuaposta gratis cadastroum sucesso absoluto no mundo todo, com maisaposta gratis cadastro10 milhõesaposta gratis cadastrocópias vendidas.
Suas teorias
Hawking havia demonstrado que a paixão à qual dedicou todaaposta gratis cadastrovida, estudar as leis que governam o Universo, também poderia ser atraente para o grande público.
Ele conseguiu com queaposta gratis cadastrodeficiência se convertesseaposta gratis cadastrouma das chavesaposta gratis cadastrosua obra científica. Quando perdeu a mobilidade dos braços, se empenhouaposta gratis cadastroser capazaposta gratis cadastroresolver os cálculos científicos mais complexos somente com a mente, sem anotar equações.
Logo começou a propor teses revolucionárias que questionavam os cânones estabelecidos.
Umaaposta gratis cadastrosuas afirmações mais ousadas foi aaposta gratis cadastroconsiderar que a Teoria Geral da Relatividade formulada por Einstein implicava que o espaço e o tempo tivessem um princípio no Big Bang e um fim nos buracos negros.
Em 1976, seguindo os enunciados da física quântica, Hawking concluiu emaposta gratis cadastro"Teoria da Radiação" que os buracos negros - as regiões no espaço com tamanha forçaaposta gratis cadastrogravidade que nem a luz pode escapar delas - eram capazesaposta gratis cadastroemitir energia e perder matéria.
Em 2004 revisouaposta gratis cadastroprópria teoria e chegou à conclusãoaposta gratis cadastroque os buracos negros não absorvem tudo.
"O buraco negro só apareceaposta gratis cadastrouma silhueta e depois se abre e revela informações sobre tudo o que havia caído dentro dele. Isso nos permite verificarmos o passado e prever o futuro", disse o cientista.
Ainda mais breve...
Hawking teve um papel fundamental na difusão da Astronomiaaposta gratis cadastrotermos fáceisaposta gratis cadastrocompreender para o público geral.
Conscienteaposta gratis cadastroque seu livro havia vendido muito, mas lido inteiro por poucos devido àaposta gratis cadastrocomplexidade, Hawking publicou uma versão mais curta eaposta gratis cadastroleitura mais fácil da já Breve História do Tempo.
O físico tentou por todos os meios que as pessoas comuns se aproximassem dos mistérios do Universo, eaposta gratis cadastrobusca desse objetivo não duvidouaposta gratis cadastrorecorrer ao humor aposta gratis cadastro .
Em uma aparição que ficou famosa no desenhoaposta gratis cadastrotelevisão Os Simpsons, o cientista advertia Homeraposta gratis cadastroque roubariaaposta gratis cadastroideiaaposta gratis cadastroque o Universo tem formaaposta gratis cadastrorosca.
Outra mostraaposta gratis cadastrosua relação com a ironia está presente emaposta gratis cadastroprópria página na internet, com piadas contadas por ele mesmo.
"Quando tive que dar uma conferência no Japão, me pediram que não fizesse menção ao possível colapso do Universo, porque isso poderia afetar as bolsasaposta gratis cadastrovalores", escreveu.
"Porém, posso assegurar a qualquer um que esteja preocupado com seus investimentosaposta gratis cadastroque é um pouco cedo para vender. Ainda que o Universo acabe, isso não deve ocorrer dentroaposta gratis cadastroao menos 20 bilhõesaposta gratis cadastroanos", concluiu.
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível