Como médicos conseguiram 'reativar' consciênciamajo betpaciente após 15 anosmajo betestado vegetativo:majo bet

Legenda da foto, Um mês depoismajo betreceber um implante, paciente passou a responder a instruções simples | Foto: Corazzol et al

Desafio

Angela Sirigu, do Instituto das Ciências Cognitivas Marc Jeannerod, contou que, para testar a técnica, foi escolhido um paciente com um caso desafiador.

O nervo vago controla funções automáticas ou subconscientes, incluindo alerta e vigília. Após um mêsmajo betestímulos, a mãe do paciente relatou que ele apresentou melhor capacidademajo betficar acordado ao ouvir o terapeuta lendo um livro.

E as varreduras cerebrais indicaram essa melhora,majo betacordo com o relatório publicado na revista científica Current Biology.

O paciente também começou a responder a situaçõesmajo bet"ameaça". Por exemplo: quando o médico aproximava a cabeça subitamente, ele reagia com surpresa, abrindo os olhos.

"A plasticidade cerebral e o reparo do cérebro ainda são possíveis mesmo quando a esperança parece ter desaparecido", disse Sirigu, que é integrante da equipe responsável pelo estudo.

Legenda da foto, Tomografia que mostra a atividade cerebral do paciente antes (equerda) e depois (direita) do tratamento | Foto: Corazzol et al

"Após o relato desse caso, devemos considerar testesmajo betpopulações maioresmajo betpacientes", completou.

Segundo ela, o tratamento pode ser importante para pacientes que mantém minimamente um estadomajo betconsciência e pode oferecer mais caminhos para essas pessoas se comunicarem com o mundo exterior.

Vladimir Litvak, especialista do Institutomajo betNeurologia da University College London, pede cautela. "Pode ser uma frente interessante, mas eu sugiro ser cauteloso sobre esses resultados até eles serem reproduzidosmajo betmais pacientes", afirmou.

"É difícil saber, com basemajo betum único caso, como o tratamento vai funcionar na população geralmajo betpacientes."

Estado vegetativo

- É chamadomajo betestado vegetativo quando uma pessoa está acordada sem sinaismajo betconsciência; ela pode abrir os olhos, acordar e adormecermajo betintervalos regulares e ter reflexos básicos; também pode controlar batimentos cardíacos e respirar sem assistência.

- Uma pessoamajo betestado vegetativo não mostra respostas significativas, como seguir um objeto com os olhos ou responder a vozes; também não demonstra sinaismajo betexperimentar emoções.

- Um estado vegetativo é considerado contínuo ou persistente é quando ocorre por maismajo betquatro semanas.

- Um estado vegetativo permanente é definido com maismajo betseis meses se for causado por uma lesão cerebral não traumática ou com maismajo bet12 meses se for provocado por uma lesão cerebral traumática, como um golpe na cabeça.

- Se uma pessoa estámajo betestado vegetativo permanente, a recuperação é extremamente improvável, mas não é impossível.