Qual a capacidade militar da Coreia do Norte para além das armas nucleares, e que estragos causaria numa guerra?:melhor horário para jogar realsbet

Crédito, Korea News Service

Legenda da foto, Coreia do Norte investe pesadomelhor horário para jogar realsbetprograma nuclear emelhor horário para jogar realsbetmísseis como 'apólicemelhor horário para jogar realsbetseguro' para o regime

O Exército da Coreia do Norte tem vantagem numérica sobre as tropas do sul e está baseado perto da Zona Desmilitarizada (DMZ, na siglamelhor horário para jogar realsbetinglês), que marca a fronteira entre as duas Coreias. É sugerido com frequencia que as forçasmelhor horário para jogar realsbetartilharia e os mísseis (maior trunfo) da Coreia do Norte poderiam arrasar Seul, capital sul-coreana,melhor horário para jogar realsbetapenas algumas horas após o iníciomelhor horário para jogar realsbetum conflito.

Mas, na verdade, não é bem assim. Seul fica a cercamelhor horário para jogar realsbet40 quilômetros da DMZ e só pode ser atingida pelas peçasmelhor horário para jogar realsbetartilhariamelhor horário para jogar realsbetmaior alcance da Coreia do Norte. Um disparo revelaria a posição dos norte-coreanos - muitos não têm grande mobilidade -, deixando-os vulneráveis a ataques do sul.

Já a Coreia do Sul tem,melhor horário para jogar realsbetlonge, vantagem qualitativa e é respaldada pelo vasto podermelhor horário para jogar realsbetataque do Exército dos Estados Unidos. Qualquer reprise da Guerra da Coreia - conflito armado que começou quando a Coreia do Norte invade o Sulmelhor horário para jogar realsbet1950 - resultariamelhor horário para jogar realsbetum grande númeromelhor horário para jogar realsbetvítimas civis (certamente muitos estudantes e empresários chineses que morammelhor horário para jogar realsbetSeul), mas acabaria inevitavelmentemelhor horário para jogar realsbettragédia para o regime norte-coreano.

Por sorte, uma segunda edição desta guerra é pouco provável. Mas o perigo é que o Norte pretenda usar suas forças militares para provocações ou outras estratégias que possam precipitar um conflito mais generalizado.

Independentemente do alcancemelhor horário para jogar realsbetsuas forçasmelhor horário para jogar realsbetartilharia e mísseis, o Norte possui um vasto arsenal químico. Também pode ter armas biológicas. E tem um grande númeromelhor horário para jogar realsbetforças especiais altamente treinadas e unidades destinadas a se infiltrar no sul. Está desenvolvendo ainda capacidade para ataque cibernético.

Sendo assim, há muitos meios pelos quais o país pode lançar uma ofensiva militar. Mas qualquer ataque contra os EUA ou seus aliados no contexto atual põemelhor horário para jogar realsbetrisco uma guerra mais generalizada. E assumindo que o regimemelhor horário para jogar realsbetPyongyang não é suicida - apesarmelhor horário para jogar realsbetmuitos argumentarem o contrário, este não é um regime irracional -, os líderes norte-coreanos devem estar cientes dos riscos que correm.

Do pontomelhor horário para jogar realsbetvista da Coreia do Norte, ter uma arma nuclear e capacidade para lançar mísseis balísticos intercontinentais que mantenha sob ameaça o território continental dos Estados Unidos, é inteiramente racional. A queda das ditaduras no Iraque e na Líbia, argumentariam os norte-coreanos, foimelhor horário para jogar realsbetgrande parte porque os dois países não recorreram à arma derradeira.

Arriscar uma guerra total com os Estados Unidos, que só poderia terminar com o fim do regime, não faz sentido. Qualquer guerra na península coreana colocaria Washingtonmelhor horário para jogar realsbetvantagem. As forças norte-coreanas seriam canalizadas para o sul com avanço limitado, devido à topografia da região, e o Pentágono poderia empregar estratégias clássicasmelhor horário para jogar realsbetbatalha por ar e terra para derrotá-los.

Essa guerra é, no entanto, impensável. Não é do interessemelhor horário para jogar realsbetnenhum dos lados. O risco agora é inteiramentemelhor horário para jogar realsbetmal-entendidos, errosmelhor horário para jogar realsbetcálculo e ações tomadas com basemelhor horário para jogar realsbetsinais retóricos atrapalhados e confusos. Os norte-coreanos costumam se comunicarmelhor horário para jogar realsbetalto e bom som. Os EUA precisam agora ser cautelososmelhor horário para jogar realsbetrelação ao tommelhor horário para jogar realsbetsua própria mensagem.