Nós atualizamos nossa Políticasuper trunfoPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termossuper trunfonossa Políticasuper trunfoPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Ilegal há 16 anos, brasileira casada com americano é presasuper trunfoentrevista para 'green card':super trunfo
"Eles namoravam havia 8 anos e se casaram no ano passado", disse o advogado Brian Doyle, que estava presente no momento da prisão. "Ela tinha trabalho fixo e nenhum históricosuper trunfocriminalidade. Estamos tentando agora conseguir uma reabertura do processosuper trunfodeportação".
Em nota, a ICE informou que, no total, cinco pessoas foram presassuper trunfoLawrence, sem dar detalhes sobre a situaçãosuper trunfocada uma delas. Segundo a imprensa local, a brasileira já havia recebido uma ordemsuper trunfodeportação e não compareceu a juízo.
"Todos os indivíduos têm ordens definitivassuper trunforemoção emitidas por um juizsuper trunfoimigração federal. Os cinco serão mantidos sob custódia até que sejam removidos dos Estados Unidos."
Apesar das autoridades não considerarem como ato criminoso, o não comparecimento à audiência é uma irregularidade passívelsuper trunfoprisão
Aindasuper trunfoacordo com o órgão, dois dos presos não tinham passagens pela policia. Os demais, tinham "múltiplas infraçõessuper trunfotrânsito, incluindo direção com licenças suspensas".
Histórico
A brasileira entrou nos Estados Unidossuper trunfo2001, com vistosuper trunfoturista. Desde então, nunca mais voltou para o Brasil.
A lei americana permite que pessoassuper trunfosituação ilegal se regularizem dentro do território americano, especialmentesuper trunfocasos sem antecedentes criminais esuper trunfocasamento com cidadãos locais. Por outro lado, também permite que pessoassuper trunfosituação irregular sejam detidas por meiosuper trunfoordenssuper trunfodeportação expedidas por juízes, como foi o caso da brasileira.
O tema foi tratado com surpresa na imprensa local porque, historicamente, prisões como esta são pouco comuns no Estadosuper trunfoMassachusetts.
"Nunca vi algo parecido na minha carreira", disse à BBC Brasil Doyle, que se especializousuper trunfoquestões ligadas a imigrantes.
"Normalmente este dispositivo é usado contra pessoas que causam alguma ameaça à segurança nacional. Ela tem marido, três filhos e trabalho", diz. "Ao mesmo tempo, os oficiais estavam no direitosuper trunfoprendê-la e não podem ser acusadossuper trunfoabuso."
O governo Obama recomendava que as autoridadessuper trunfoimigração permitissem que pessoas nessa situação buscassem regularização.
Susan Church, diretora do escritório local da Associação Americanasuper trunfoAdvogadossuper trunfoImigração, disse à radio W-Bur FM que a prisão reforça a mudançasuper trunfopostura implementada por Donald Trump na relação do governo americano com imigrantes.
"A detençãosuper trunfoum indivíduo nestas circunstâncias é algo definitivamente novo. O governo Obama havia instruído oficiais da ICE a não prenderem indivíduos nestas circunstâncias (em processosuper trunfolegalização, sem antecedentes criminais)."
No entanto,super trunfotermos gerais, a deportaçãosuper trunfoimigrantes ilegais atingiu níveis recordes exatamente no governosuper trunfoBarack Obama. Entre 2009 e 2015, cercasuper trunfo2,5 millhõessuper trunfopessoas foram deportadas, número que não levasuper trunfoconta as pessoas retidas quanto tentavam entrar no país. A partirsuper trunfo2014, Obama instruiu os agentessuper trunfoimigração a dar prioridade a ilegais com antecedentes criminais. quesuper trunfo2015 corresponderam a 91% das remoções.
Trump prometeu ações bem mais amplas, apesarsuper trunfoprometer também concentrar as ações no que chamousuper trunfo"homens maus".
Segundo Church, a nova prática poderá estimular pessoas que buscam legalização a continuarem na ilegalidade.
"Pessoas que são elegíveis ao green card (o visto americanosuper trunforesidência e trabalho) e que estão fazendo o que o governo recomenda, vão ficar com medo e se manter na escuridão."
'Resignação'
Questionado sobre as condições da brasileira na cadeiasuper trunfoSuffolk County, para onde foi levada, o advogado afirmou que ela está "resignada".
"Ela é uma pessoa muito forte. É conhecida na comunidade local. Ela é bastante prática, entendesuper trunfosituação, mas sofre por estar longe dos filhos e do marido há tanto tempo."
Segundo o advogado, não há previsão para a deportação ou para um eventual cancelamento da prisão e reinício do processosuper trunfonaturalização da brasileira.
A operação da ICEsuper trunfoLawrence provocou debates entre parte do público americano. Opiniões distintas podem ser vistas na seçãosuper trunfocomentáriossuper trunfoveículos como a edição eletrônica do jornal Boston Globe,super trunfoque diversos internautas ressaltaram o fatosuper trunfoque os imigrantes detidos estavamsuper trunfosituação irregular.
"A deportação dessas pessoas foi feita a mandosuper trunfoum juiz. Elas conscientemente violaram as regras e agora estão sendo punidassuper trunfoacordo com a lei", escreveu um dos internautas.
Outro internauta disse estar satisfeito com a ação das autoridades imigratórias por defender que "empregos e benefíciossuper trunfobem-estar social têmsuper trunfoser distribuídos entre americanos e imigrantes legalmente no país".
Ao mesmo tempo, houve quem condenasse a ação e ressaltasse o fatosuper trunfoque a brasileira, por exemplo, pagava impostos e gerava empregossuper trunfoseu salãosuper trunfobeleza.
A notícia da prisão da brasileira recebeu cercasuper trunfoduzentos comentários no site da W-BUR FM. Muitos internautas expressaram opinião a favor da detenção e deportação da brasileira, enquanto outros saíram emsuper trunfodefesa dizendo que apesarsuper trunfoestar ilegal no país ela buscava a regularização.
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível