Nós atualizamos nossa Políticajogo do fogo e da aguaPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosjogo do fogo e da aguanossa Políticajogo do fogo e da aguaPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Por que há uma guerra na Síria: 10 perguntas para entender o conflito:jogo do fogo e da agua
jogo do fogo e da agua ATENÇÃO: Este texto foi publicadojogo do fogo e da aguaabriljogo do fogo e da agua2017. Para uma versão mais atualizada, clique abaixo jogo do fogo e da agua :
Pelo menos seis pessoas morreram após os EUA lançarem 59 mísseis Tomahawk na Síria na noitejogo do fogo e da aguaquinta-feira. Autoridades americanas dizem que o alvo foi a base responsável pelo ataque com armas químicas que matou dezenasjogo do fogo e da aguacivis na terça-feira.
O bombardeio, feito a partirjogo do fogo e da aguadois naviosjogo do fogo e da aguaguerra americanos estacionados no mar Mediterrâneo, dá novos contornos ao conflito, que já dura maisjogo do fogo e da aguaseis anos. A Rússia, aliada do presidente Bashar al-Assad, condenou a medida - ela nega que o governo sírio esteja usando armas químicas.
O ataque dos Estados Unidos foi ordenado por seu presidente, Donald Trump, que até pouco tempo atrás citava Assad como um aliado na guerra contra o terror. Mas tudo mudou após imagens do ataque da terça chocarem o mundo. "Quando você mata crianças inocentes, bebês inocentes, bebês pequenos (...) isso passa dos limites", reagiu o republicano, que classificou o ocorrido como uma "afronta à humanidade".
Entenda, a seguir, os últimos acontecimentos e a origemjogo do fogo e da aguaum conflito que já deixou maisjogo do fogo e da agua400 mil mortos e provocado um êxodojogo do fogo e da aguamaisjogo do fogo e da agua4,5 milhõesjogo do fogo e da aguapessoas do país, segundo a ONU - o maior da história recente.
1. O que foi o 'ataque químico' que motivou a reação dos EUA?
De acordo com o grupo britânicojogo do fogo e da aguamonitoramento do Observatório Sírio para os Direitos Humanos, 86 pessoas - 27 delas crianças - foram mortas no incidente químicojogo do fogo e da aguaKhan Sheikhoun, na provínciajogo do fogo e da aguaIdlib.
Tanto a Organização Mundial da Saúde quanto a instituiçãojogo do fogo e da aguacaridade médica Médicos Sem Fronteiras disseram que algumas das vítimas apresentavam sintomas consistentesjogo do fogo e da aguaexposição a agentes que afetam o sistema nervoso.
O ministro da Justiça da Turquia, Bekir Bozdag, disse que as necropsias realizadas nos corposjogo do fogo e da aguatrês vítimas confirmaram que armas químicas foram usadas e que as forçasjogo do fogo e da aguaAssad foram as responsáveis pelo ataque.
Trinta e duas pessoas foram levadas para a Turquia para tratamento - três delas morreram.
2. O que dizem os líderes americanos?
"Eu vou te dizer, aconteceu que minha visãojogo do fogo e da aguarelação à Síria e Assad mudou muito", afirmou Trump após o ataque. Antes, ele citava o presidente do paísjogo do fogo e da aguaguerra como um aliado na luta contra o grupo extremista autodenominado Estado Islâmico, que controla algumas regiões sírias.
Questionado durante uma reunião com o rei Abdullah da Jordânia na Casa Branca sobre estar formulando uma nova políticajogo do fogo e da aguarelação ao país do Oriente Médio, o americano disse a repórteres: "Vocês verão".
O que se seguiu foi o bombardeio realizado na noite da quinta-feira.
Ao falar da ofensiva, Trump chamou Assadjogo do fogo e da agua"ditador" por ter lançado um "ataque com armas químicas terríveis contra civis inocentes".
"É vital para os interessesjogo do fogo e da aguasegurança nacional dos Estados Unidos prevenir e dissuadir a propagação e o usojogo do fogo e da aguaarmas químicas", completou.
3. O que dizem os russos?
A Rússia reconheceu que os aviões sírios atacaram Khan Sheikhoun, mas diz que a aeronave atingiu um depósito que produzia armas químicas para serem usadas por militantes no Iraque.
A "aviação da Síria fez um ataque contra um grande depósitojogo do fogo e da aguamunição terrorista e uma concentraçãojogo do fogo e da aguaequipamento militar nos subúrbios a leste da cidadejogo do fogo e da aguaKhan Sheikhoun", disse o porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konoshenkov.
O governo russo condenou o ataque americano, classificando o bombardeio com uma "agressão contra uma nação soberana".
Dmitry Peskov, porta-voz do governo, disse que a ofensiva dos EUA "causa um dano significativo às relações entre Washington e Moscou". Segundo ele, o presidente Vladimir Putin vê o ataque como "uma intençãojogo do fogo e da aguadistrair o mundo pela mortejogo do fogo e da aguacivis provocadas pela intervenção militar no Iraque".
4. Assad já usou armas químicas antes?
O governo sírio foi acusado por potências ocidentaisjogo do fogo e da aguadisparar foguetesjogo do fogo e da aguasarin (composto químico que age no sistema nervoso)jogo do fogo e da aguaGhouta, Damasco, matando centenasjogo do fogo e da aguapessoasjogo do fogo e da aguaagostojogo do fogo e da agua2013.
O presidente Assad negou a acusação e culpou os rebeldes, mas concordoujogo do fogo e da aguadestruir o arsenal químico da Síria. Apesar disso, a Organização pela Proibiçãojogo do fogo e da aguaArmas Químicas continuou a reportar o usojogo do fogo e da aguaprodutos químicos tóxicosjogo do fogo e da aguaataques no país.
Nesta quinta-feira, o ministro das Relações Exteriores da Síria, Walid Muallem, voltou a negar esse tipojogo do fogo e da aguaação.
"Reforço mais uma vez que nosso Exército nunca usou e não usará armas químicas", disse ele. "Não apenas contra nossos civis, nosso povo, mas também não usará armas químicas contra os terroristas que estão atacando e matando nossos civis com seus morteiros."
A Síria classificou o ataque americano na quinta como uma ação "tola e irresponsável".
"O que a América fez não é nada menos que uma atitude tola e irresponsável, que só revelajogo do fogo e da aguavisão míope e cegueira política e militarjogo do fogo e da aguarelação à realidade", informou o gabinetejogo do fogo e da aguaBashar al-Assad.
5. Qual era a situação na Síria antes da guerra - e o que levou ao conflito?
Antes do início do conflito, muitos sírios se queixavamjogo do fogo e da aguaum alto níveljogo do fogo e da aguadesemprego, corrupçãojogo do fogo e da agualarga escala, faltajogo do fogo e da agualiberdade política e repressão pelo governo Bashar al-Assad - que havia sucedido seu pai, Hafez,jogo do fogo e da agua2000.
Em marçojogo do fogo e da agua2011, adolescentes que haviam pintado mensagens revolucionárias no murojogo do fogo e da aguauma escola na cidadejogo do fogo e da aguaDeraa, no sul do país, foram presos e torturados pelas forçasjogo do fogo e da aguasegurança.
O fato provocou protestos por mais liberdades no país, inspirados na Primavera Árabe - manifestações populares que naquele momento se estendiam pelos países árabes.
Quando as forçasjogo do fogo e da aguasegurança sírias abriram fogo contra os ativistas - matando vários deles -, as tensões se elevaram e mais gente saiu às ruas. Os manifestantes pediam a saídajogo do fogo e da aguaAssad.
A resposta do governo foi sufocar as divergências, o que reforçou a determinação dos manifestantes. No fimjogo do fogo e da aguajulhojogo do fogo e da agua2011, centenasjogo do fogo e da aguamilhares saíram às ruasjogo do fogo e da aguatodo o país exigindo a saídajogo do fogo e da aguaAssad.
6. Como começou a guerra civil?
À medida que os levantes da oposição aumentavam, a resposta violenta do regime se intensificava. Simpatizantes do grupo antigoverno começaram a pegarjogo do fogo e da aguaarmas - primeiro para se defender e depois para expulsar as forçasjogo do fogo e da aguasegurançajogo do fogo e da aguasuas regiões.
Assad prometeu "esmagar" o que chamoujogo do fogo e da agua"terrorismo apoiado por estrangeiros" e restaurar o controle do Estado.
A violência rapidamente aumentou no país: grupos rebeldes se reuniramjogo do fogo e da aguacentenasjogo do fogo e da aguabrigadas para combater as forças oficiais e retomar o controle das cidades e vilarejos.
Em 2012, os enfrentamentos chegaram à capital, Damasco, e à segunda cidade do país, Aleppo.
O conflito já havia, então, se transformadojogo do fogo e da aguamais que uma batalha entre aqueles que apoiavam Assad e os que se opunham a ele - adquiriu contornosjogo do fogo e da aguaguerra sectária entre a maioria sunita do país e xiitas alauítas, o braço do Islamismo a que pertence o presidente.
Isto arrastou as potências regionais e internacionais para o conflito, conferindo-lhe outra dimensão.
Em junhojogo do fogo e da agua2013, as Nações Unidas informaram que o saldojogo do fogo e da aguamortos já chegava a 90 mil pessoas.
7. Quem está lutando contra quem?
A rebelião armada da oposição evoluiu significativamente desde suas origens.
O númerojogo do fogo e da aguamembros da oposição moderada secular foi superado pelojogo do fogo e da aguaradicais e jihadistas - partidários da "guerra santa" islâmica. Entre eles estão o autointitulado Estado Islâmico e a Frente Nusra, afiliada à al-Qaeda.
Os combatentes do EI - cujas táticas brutais chocaram o mundo - criaram uma "guerra dentro da guerra", enfrentando tanto os rebeldes da oposição moderada síria quanto os jihadistas da Frente Nusra.
Também combatem o Exército curdo, um dos grupos que os Estados Unidos estão apoiando no norte da Síria.
Desde 2014, os EUA, junto com o Reino Unido e a França, realizam bombardeios aéreos no país, mas procuram evitar atacar as forças do governo sírio.
Já a Rússia lançoujogo do fogo e da agua2015 uma campanha aérea com o fimjogo do fogo e da agua"estabilizar" o governo após uma sériejogo do fogo e da aguaderrotas para a oposição.
A intervenção russa possibilitou vitórias significativas das forças sírias. A maior delas foi a retomada da cidadejogo do fogo e da aguaAleppo, um dos principais redutos dos gruposjogo do fogo e da aguaoposição,jogo do fogo e da aguadezembrojogo do fogo e da agua2016.
Os rebeldes moderados têm requisitado armas antiaéreas ao Ocidente para responder ao poderio do governo sírio. Mas Washington e seus aliados têm procurado controlar o fluxojogo do fogo e da aguaarmas por medojogo do fogo e da aguaque acabem indo parar nas mãosjogo do fogo e da aguagrupos jihadistas.
8. Qual é o envolvimento das potências internacionais?
Na era Obama, os Estados Unidos culpavam Assad pela maior parte das atrocidades cometidas no conflito e exigiam que ele deixasse o poder como pré-condição para a paz.
Trump, porjogo do fogo e da aguavez, dizia que derrubar o presidente sírio não era uma prioridade, mas sim derrotar o Estado Islâmico - e que Assad era um aliado nessa batalha. Após o aparente ataque químico ocorrido na última terça, porém, seu discurso mudou.
Já a Rússia apoia a permanênciajogo do fogo e da aguaAssad no poder, o que é crucial para defender os interessesjogo do fogo e da aguaMoscou no país.
O Irã,jogo do fogo e da aguamaioria xiita, é o aliado mais próximojogo do fogo e da aguaBashar al-Assad. A Síria é o principal pontojogo do fogo e da aguatrânsitojogo do fogo e da aguaarmamentos que Teerã envia para o movimento Hezbollah no Líbano - a milícia também enviou milharesjogo do fogo e da aguacombatentes para apoiar as forças sírias.
Estima-se que os iranianos já tenham desembolsado bilhõesjogo do fogo e da aguadólares para fortalecer as forças sírias, provendo assessores militares, armas, crédito e petróleo.
Contrapondo-se à influência do Irã, a Arábia Saudita, principal rivaljogo do fogo e da aguaTeerã na região, tem enviado importante ajuda militar para os rebeldes, inclusive para grupos radicais.
Outro aliado importante dos rebeldes sírios, a Turquia tem buscado limitar o apoio dos EUA às forças curdas, que acusamjogo do fogo e da aguaapoiar rebeldes do PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão).
Os rebeldes da oposição síria têm ainda atraído apoiojogo do fogo e da aguavárias medidasjogo do fogo e da aguaoutras potências regionais, como Catar e Jordânia.
9. Por que a guerra está durando tanto?
Um fator chave é a intervençãojogo do fogo e da aguapotências regionais e internacionais.
Seu apoio militar, financeiro e político tanto para o governo quanto para a oposição tem contribuído diretamente para a continuidade e intensificação dos enfrentamentos, e transformado a Síriajogo do fogo e da aguacampo para uma guerra indireta.
A intervenção externa também é responsabilizada por fomentar o sectarismo no que costumava ser um Estado até então secular (imparcialjogo do fogo e da aguarelação às questões religiosas).
As divisões entre a maioria sunita e a minoria alauita no poder alimentou atrocidadesjogo do fogo e da aguaambas as partes, não apenas causando a perdajogo do fogo e da aguavidas, mas a destruiçãojogo do fogo e da aguacomunidades, afastando a esperançajogo do fogo e da aguauma solução pacífica.
A escaladajogo do fogo e da aguaterror causada por grupos jihadistas como o EI - que aproveitou a fragilidade do país para tomar o controlejogo do fogo e da aguavastas partesjogo do fogo e da aguaterritório no norte e leste - acrescentou outra dimensão ao conflito.
10. Qual é o impacto da guerra?
O enviado da ONU para a Síria, Steffanjogo do fogo e da aguaMistura, estimou que a guerra já matou 400 mil pessoas.
Para a organização Observatório Síriojogo do fogo e da aguaDireitos Humanos, sediadajogo do fogo e da aguaLondres, até setembro a cifrajogo do fogo e da aguamortos passavajogo do fogo e da agua465 mil.
Já o Centro Sírio para Pesquisajogo do fogo e da aguaPolíticas, outro grupojogo do fogo e da aguaestudos, calcula que o conflito já tenha causado a mortejogo do fogo e da aguamaisjogo do fogo e da agua470 mil pessoas.
Segundo a ONU, até fevereirojogo do fogo e da agua2016 maisjogo do fogo e da agua5 milhõesjogo do fogo e da aguapessoas haviam fugido do país - a maioria mulheres e crianças.
O êxodojogo do fogo e da aguarefugiados, um dos maiores da história recente, colocou sob pressão os países vizinhos - Líbano, Jordânia e Turquia.
Cercajogo do fogo e da agua10% deles buscam asilo na Europa, provocando divisões entre os países do bloco europeu sobre como dividir essas responsabilidades.
E as estatísticas terríveis não param por aí.
A ONU disse que são necessários US$ 3,2 bilhões para prover ajuda humanitária a 13,5 milhõesjogo do fogo e da aguapessoas - incluindo seis milhõesjogo do fogo e da aguacrianças - no país.
Além disso, 70% da população não tem acesso a água potável, umajogo do fogo e da aguacada três pessoas não consegue suprir as necessidades alimentares básicas, maisjogo do fogo e da agua2 milhõesjogo do fogo e da aguacrianças não vão à escola e umajogo do fogo e da aguacada cinco indivíduos vive na pobreza.
As partesjogo do fogo e da aguaconflito têm complicado ainda mais a situação ao recusar o acesso das agências humanitárias aos necessitados.
jogo do fogo e da agua Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube jogo do fogo e da agua ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosjogo do fogo e da aguaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticajogo do fogo e da aguausojogo do fogo e da aguacookies e os termosjogo do fogo e da aguaprivacidade do Google YouTube antesjogo do fogo e da aguaconcordar. Para acessar o conteúdo cliquejogo do fogo e da agua"aceitar e continuar".
Finaljogo do fogo e da aguaYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosjogo do fogo e da aguaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticajogo do fogo e da aguausojogo do fogo e da aguacookies e os termosjogo do fogo e da aguaprivacidade do Google YouTube antesjogo do fogo e da aguaconcordar. Para acessar o conteúdo cliquejogo do fogo e da agua"aceitar e continuar".
Finaljogo do fogo e da aguaYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosjogo do fogo e da aguaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticajogo do fogo e da aguausojogo do fogo e da aguacookies e os termosjogo do fogo e da aguaprivacidade do Google YouTube antesjogo do fogo e da aguaconcordar. Para acessar o conteúdo cliquejogo do fogo e da agua"aceitar e continuar".
Finaljogo do fogo e da aguaYouTube post, 3
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível