Nós atualizamos nossa Políticakgsb bet sign upPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termoskgsb bet sign upnossa Políticakgsb bet sign upPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Por que a estabilidade da Turquia é importante para o mundo:kgsb bet sign up
Gulen vivekgsb bet sign upum autoexílio nos Estados Unidos. Ele já foi aliadokgsb bet sign upErdogan, e chegou a ser considerado o segundo homem mais poderoso da Turquia, depois do presidente.
kgsb bet sign up Erdogan fortalecido kgsb bet sign up ?
A Turquia é importante no Oriente Médio porkgsb bet sign uplocalização geográfica, com um pé na Europa e outro na Ásia. Também porque é um membrokgsb bet sign uppeso na Otan (aliança militar do Ocidente) e porque o presidente islamista Erdogan e seu partido AKP mantêm interesse especial pelos governos muçulmanos sunitas da região.
Em discurso que uma apresentadora turca disse ter sido obrigada a ler, os responsáveis pela tentativakgsb bet sign upgolpe disseram que estavam tentando restaurar a democracia secular do país.
O partido do governo AKP se tornou especialistakgsb bet sign upvencer eleições, mas sempre houve dúvidas sobre o comprometimentokgsb bet sign uplongo prazokgsb bet sign upErdogan com a democracia.
Ele uma vez comparou a democracia com um ônibus que você pega até seu destino e depois desce.
Erdogan é um político islamista que rejeitou a herança secular turca.
Ele se tornou autoritário gradativamente, prendendo jornalistas incômodos e outros cidadãos.
Agora que conseguiu evitar o golpe, ele poderia tentar impor um regime ainda mais duro ao país.
Erdogan foi primeiro-ministro por muitos anos,kgsb bet sign up2003 a 2014. Ele agora tenta alterar a Constituição do país para se transformarkgsb bet sign upum presidente com amplos poderes concentrados no Executivo.
Jogador chave
Erdogan e suas gestões se envolveram na guerra civil na Síria desde o início do conflito,kgsb bet sign up2011, apoiando milícias islâmicas que combatem o regime do presidente Bashar al-Assad.
A violência, contudo, ultrapassou as fronteiras da Síria. Acabou reacendendo o conflito do governo turco com os curdos do PKK e tornando o país um alvo para os militantes que se autodenominam Estado Islâmico.
O Ocidente vê a Turquia como parte da solução no Oriente Médio. Isso requer estabilidade, e sem ela pode-se fazer uma simples equação:
Turbulência no Oriente Médio + turbulência na Turquia = problemas para todos.
Mas é possível dizer que a Turquia também construiu os próprios problemas na região e está altamente presa aos conflitoskgsb bet sign upseus vizinhos.
As gestõeskgsb bet sign upErdogan mostraram um desejo muito maiorkgsb bet sign upse envolverkgsb bet sign upconflitos no Oriente Médio do que o povo turco.
Ele tem sido um apoiador chave das milícias majoritariamente islâmicas que vem lutando contra o presidente sírio desde 2011.
Erdogan melhorou recentemente as relações da Turquia com Israel, mas ele também tem afinidade natural com o grupo militante palestino Hamas, inimigokgsb bet sign upIsrael, com quem divide raízes na chamada Irmandade Muçulmana.
E a Turquia é vista pela União Europeia como parte vital dos esforços para controlar o fluxokgsb bet sign upmigrantes do Oriente Médio.
A Turquia está enfrentando cada vez mais turbulência, e a tentativakgsb bet sign upderrubar o presidente Erdogan não será a última.
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível