7jogos caça niqueis grátisSetembro: a elite que 'tupinizou' o próprio nome pela Independência:jogos caça niqueis grátis

Crédito, DOMÍNIO PÚBLICO/ACERVO DIGITAL/BIBLIOTECA BRASILIA

Legenda da foto, Viscondejogos caça niqueis grátisJequitinhonha foi precursor da OAB e um dos exemplos mais famososjogos caça niqueis grátis'tupinização' do nome pela Independência

Outra forma com que membros do alto escalão da sociedade da época empregaram o índio para avançar o interesse pela Independência foi através da onomástica, ao alterar os próprios nomes. É um processo que ficou conhecido como "tupinização" ou,jogos caça niqueis grátisforma mais abrangente, "indianização" dos sobrenomes, já que não apenas termos do tupi eram usados.

A lógica por trás do fenômeno é simples.

Como havia disputa entre os que queriam a volta à subordinação a Portugal e os independentistas, somente se dizer na vanguarda da Independência do que era então parte do Reino Unidojogos caça niqueis grátisPortugal, Brasil e Algarves parecia insuficiente. Precisava-se, além do mais, compor o próprio nome com algo ligado à terra brasileira.

Crédito, Domínio público/Wikimedia Commons

Legenda da foto, Quadro Iracema (1881),jogos caça niqueis grátisJosé Mariajogos caça niqueis grátisMedeiros, retratando a heroína do romancejogos caça niqueis grátisJoséjogos caça niqueis grátisAlencar

"A valorização do elemento indígena durante a Independência foi sobretudo simbólica", explica João Paulo Pimenta, professor do Departamentojogos caça niqueis grátisHistória da Universidadejogos caça niqueis grátisSão Paulo (USP). "Simbólica porque o processojogos caça niqueis grátisIndependência foi,jogos caça niqueis grátisparte, o processojogos caça niqueis grátiscriaçãojogos caça niqueis grátisantagonismos, entre Brasil e Portugal, que não existiam antes e geraram identidades diferentes, separando os portugueses do Brasil e os portuguesesjogos caça niqueis grátisPortugal."

Uma parte fundamental da criação desses antagonismos consistiujogos caça niqueis grátisuma "referência intermediária" pela identificação dos grupos favoráveis à Independência como parte da América, diz Pimenta. "A valorização permitiu criar a imagemjogos caça niqueis grátisque havia pautas e histórias diferentes entre Brasil e Portugal, entre América e Europa. Por isso, há também uma posturajogos caça niqueis grátiscolocar nos nomes referências ao continente americanojogos caça niqueis grátisgeral."

O 'manifesto nativista' do Viscondejogos caça niqueis grátisJequitinhonha

"Estamos falando, a partir desse período,jogos caça niqueis grátiscomo uma determinada elite se apropria do que é ser índio e dos valores indígenas", aponta Vania Moreira, professora titular e do programajogos caça niqueis grátisPós-Graduaçãojogos caça niqueis grátisHistória pela Universidade Federal Rural do Riojogos caça niqueis grátisJaneiro (UFRRJ). "Foi um primeiro momentojogos caça niqueis grátisutilização do imaginário acerca do indígena, que se desdobra na literatura com o Romantismo e o desejo da criaçãojogos caça niqueis grátisuma cultura eminente brasileira."

O professor emérito pela Universidadejogos caça niqueis grátisSorbonne e da Fundação Getulio Vargas, Luiz Felipejogos caça niqueis grátisAlencastro, aborda o movimentojogos caça niqueis grátistrocajogos caça niqueis grátisnomes ocorrido durante a Independência no texto "Vida privada e ordem privada no império", que consta da coletânea História da vida privada no Brasil (1997). Já que não havia regulação jurídica da matéria até a publicação do Código Civiljogos caça niqueis grátis1916, as alteraçõesjogos caça niqueis grátisnome podiam ser promovidas com relativa facilidade. Além disso, o númerojogos caça niqueis grátisprenomes tradicionais portugueses parecia reduzido, aponta Alencastro.

Dentre tantos, o caso "mais célebre, se não o mais radical", escreve o estudioso, é provavelmente o do viscondejogos caça niqueis grátisJequitinhonha — denominação geográfica tambémjogos caça niqueis grátisraiz indígena, que tem o significadojogos caça niqueis grátis"rio largo".

O baiano, nascidojogos caça niqueis grátis1794, chamava-se Francisco Gomes Brandão e era filhojogos caça niqueis grátisum traficantejogos caça niqueis grátisescravos. Formou-sejogos caça niqueis grátisPortugal, na Universidadejogos caça niqueis grátisCoimbra, obtendo os diplomasjogos caça niqueis grátisfilosofia e direito, sendo inclusive um dos precursores da OAB, ao presidir instituto que à época se prestava a representar a classe dos advogados.

Ao retornar a Salvador, entrou a militar pela Independência. No anojogos caça niqueis grátis1824, esforçando-se para mostrar a determinação pela causa, trocou seus nomes portugueses por "um verdadeiro manifesto nativista", afirma o historiador, passando a se chamar Francisco Gê Acaiabajogos caça niqueis grátisMontezuma.

"Gê", ou "jê", é um termo que faz menção aos tapuias, expressão genérica para designar grupos indígenas que não falavam tupi-guarani, enquanto Acaiaba é um vocábulo tupi, referente à cajazeira. Já Montezuma é uma referência ao imperador do povo pré-colombiano mexica (ou asteca) à época da invasão das tropas espanholas, no início do século 16. "Colocar um termo asteca nome também era uma formajogos caça niqueis grátisse dizer americano e alinhado a um certo povo considerado civilizado", afirma Pimenta, da USP.

Dom Pedro 1º também está no balaio. Ao passar a frequentar a loja maçônica do Grande Oriente, fundadajogos caça niqueis grátisjunhojogos caça niqueis grátis1822 no Riojogos caça niqueis grátisJaneiro, o primeiro imperador do Brasil recebeu, como era costumeiro, um nomejogos caça niqueis grátisbatismo: tornou Pedro Guatimozín, referência a outro imperador mexica.

Um exemplojogos caça niqueis grátisindianização com elementos indígenas puramente locais ocorreu com um ramo da famíliajogos caça niqueis grátissenhoresjogos caça niqueis grátisengenhos Fonseca Galvão,jogos caça niqueis grátisPernambuco, "que mudou o nome legitimamente português", como escreve Gilberto Freyrejogos caça niqueis grátisCasa Grande e Senzala (1933), para Carapeba, termo tupi que faz referência a um peixe da família dos guerrídeos. Clérigos e militares também acharam espaço na tendência.

Crédito, Domínio público/Wikimedia Commons

Legenda da foto, O quadro Primeira Missa no Brasil (1861),jogos caça niqueis grátisVictor Meirelles, mostra os nativos acompanhando passivamente o ato litúrgico representado como o inaugural na então colônia portuguesa

O número 5 da Gazeta Pernambucana, publicadojogos caça niqueis grátisnovembrojogos caça niqueis grátis1822 e disponível no arquivo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, chama atenção para um ataque sofrido por um padre e deputado pró-Independência da província — algo que na opinião do periódico seria injustificado por se tratarjogos caça niqueis grátisalguém favorável à causa do Brasil. A Gazeta, então, listou diversos nomes "tupinizados",jogos caça niqueis grátisindivíduos que estariam, assim, automaticamente identificados com a separação política, merecendo proteção.

Entre eles, estavam o padre Martinho Caetano Pegado, do Bispadojogos caça niqueis grátisPernambuco, que adicionou um "Jacarandá" a seu nome e acabava por expressar seu apoio a Dom Pedro 1º, recém-feito imperador. Outro destaque tinha o padre Bento Januáriojogos caça niqueis grátisLima, tambémjogos caça niqueis grátisPernambuco, que para se diferenciar justapunha um "Camará", termo referente a uma plantajogos caça niqueis grátistupi. Manuel Alexandre Taveira, segundo tenentejogos caça niqueis grátisartilharia ligeira da província, "preferindo morte à escravidão e ao despotismo", rogou aos "verdadeiros patriotas" do Império o seu reconhecimento pelo nome modificado pela palavra "Canetudo".

O lugar dos indígenas no pós-Independência

Outro tipojogos caça niqueis grátismenção expressa dos pró-Independência aos indígenas ocorria na formajogos caça niqueis grátiscriaçãojogos caça niqueis grátismeiosjogos caça niqueis grátisimprensa, diz Moreira. Este é o casojogos caça niqueis grátisJosé Bonifáciojogos caça niqueis grátisAndrada e Silva, considerado o "Patriarca da Independência" e encabeçador do primeiro ministério formado por brasileiros.

Após o seu pedidojogos caça niqueis grátisdemissão do gabinetejogos caça niqueis grátisDom Pedro 1º, fundoujogos caça niqueis grátis1823 um jornaljogos caça niqueis grátistendência antilusitana e nativista com nome "O Tamoyo". O título da publicação era uma referência ao grupo indígena que combateu os portugueses no período colonial.

"Era necessário fincar o péjogos caça niqueis grátisalgo genuinamente brasileiro nessa época para construir a identidade do Estado que estava se erguendo. Mas não percamosjogos caça niqueis grátisvista que o que se tem a partir do Marquêsjogos caça niqueis grátisPombal e que também é o objetivojogos caça niqueis grátisBonifácio é um projetojogos caça niqueis grátisassimilação do indígena,jogos caça niqueis grátismiscigenação dele com outras raças, até que ajogos caça niqueis grátisidentidade desapareça", afirma Fernanda Sposito, historiadora e professora da Universidade Federal do Paraná.

Ela se refere ao Diretório dos Índios, iniciativa legislativajogos caça niqueis grátis1757jogos caça niqueis grátisPombal, primeiro-ministro português. Trata-sejogos caça niqueis grátisuma lei assimilacionista que colocava os aldeamentos indígenas sob administraçãojogos caça niqueis grátisum diretor e intencionava transformar os índiosjogos caça niqueis grátisvassalos do reijogos caça niqueis grátisPortugal.

Autora da dissertação "Nem cidadãos, nem brasileiros", defendida na USPjogos caça niqueis grátis2006, Sposito afirma que o processojogos caça niqueis grátisformaçãojogos caça niqueis grátisEstado brasileiro não incluiu os indígenasjogos caça niqueis grátisnenhuma dessas duas categorias. Ela também lembra que o indígena não é sequer mencionado na Constituiçãojogos caça niqueis grátis1824 outorgada por Dom Pedro 1º.

"Na Assembleia Constituintejogos caça niqueis grátis1823, houve a discussão sobre quem era o brasileiro e, também, quem era o cidadão brasileiro. Vai se dizer que o indígena não é nenhum dos dois, porque vivejogos caça niqueis grátisguerra com a sociedade e é um selvagem", aponta.

"O brasileiro era quem aderia à Constituição, então não importava se você não nascia aqui. O português podia ser considerado brasileiro, desde que residisse aqui à época e declarasse apoio à Carta", explica ela, citando o caso do próprio Dom Pedro 1º, portuguêsjogos caça niqueis grátisorigem.

Crédito, Domínio público/Wikimedia Commons

Legenda da foto, Quadro o último Tamoio (1883),jogos caça niqueis grátisRodolfo Amoedo, retrata indígenajogos caça niqueis grátisetnia que combateu portugueses e deu nome a jornaljogos caça niqueis grátisJosé Bonifácio

O próprio Montezuma, que, como vimos acima, indianizou o próprio nome, sendo deputado da Constituinte, defendia a posiçãojogos caça niqueis grátisque os índios estavam "fora do do grêmio da nossa Sociedade".

"Não são súditos do Império, não o reconhecem, nem por consequência suas autoridades, da primeira até a última, vivemjogos caça niqueis grátisguerra aberta conosco; não podemjogos caça niqueis grátisforma alguma ter direitos, porque não têm nem reconhecem deveres os mais simples", afirmou o deputado, segundo o Diário da Assembléia Geral, Constituinte e Legislativa do Império do Brasil, disponível pelo Senado Federal.

Sujeitos da história

A professora da Universidade Federal Ruraljogos caça niqueis grátisPernambuco (UFRPE), Mariana Dantas, chama a atenção para o fatojogos caça niqueis grátisque a apropriaçãojogos caça niqueis grátisnomes indígenas e seus retratos na pintura e na literatura pela elite serviram para moldar a ideiajogos caça niqueis grátisque a população indígena "está no passado, e não no presentejogos caça niqueis grátisconstrução do país".

"A referência aos tamoios como um grupo heroico, no caso do periódicojogos caça niqueis grátisBonifácio, se localiza no tempo longínquo. É o mesmo casojogos caça niqueis grátisIracema: ela morre, desaparece e só serve para deixar um legado", diz Dantas. "A ideia, não muito óbvia, mas que se insinua nas entrelinhas, é que o indígena está sumindo e, aos poucos, vai sendo esquecido da história".

"É uma ideia que,jogos caça niqueis grátisalguma forma, perdura até hoje: ajogos caça niqueis grátisque o índio bom, para a nossa sociedade, é o índio morto", sentencia Pimenta, da USP.

Dantas ressalta que é preciso levarjogos caça niqueis grátisconsideração o indígena como um sujeito político, que, diferentementejogos caça niqueis grátisum espectador, é agente da história. "Não é como no quadro do Victor Meirelles", diz ela,jogos caça niqueis grátisreferência à pintura A primeira missa no Brasil,jogos caça niqueis grátis1861.

A própria experiência dos indígenas contemporâneos da Independência mostra o graujogos caça niqueis grátissua participação política. Pesquisadora do papel dos índios nas revoltas liberaisjogos caça niqueis grátisAlagoas e Pernambuco emjogos caça niqueis grátistesejogos caça niqueis grátisdoutorado, que lhe valeu o Prêmio Arquivo Nacionaljogos caça niqueis grátisPesquisajogos caça niqueis grátis2015, a historiadora avalia que os nativos se organizavam a favor ou contra os processos políticos estudados com base nos próprios interesses, como a defesa e o acesso à terra.

"Há uma multiplicidadejogos caça niqueis grátisformasjogos caça niqueis grátisluta indígena, mas o nexo comum entre várias participações políticas do índio no século 19jogos caça niqueis grátisPernambuco, Ceará, Espírito Santo ou Rio Grande do Sul, é a inserção deles nas redesjogos caça niqueis grátisrelação local procurando principalmente defender o acesso coletivo à terra coletiva", diz ela, citando ainda que a luta pela negociação do uso da mãojogos caça niqueis grátisobra compulsória do indígena era outro guia para a posição deles.

Crédito, Acervo Museu Paulista (USP)/Wikimedia Commons

Legenda da foto, O quadro a Fundaçãojogos caça niqueis grátisSão Vicente (1900),jogos caça niqueis grátisBenedito Calixto, registrajogos caça niqueis grátisforma romântica a vinda dos portugueses para São Vicente

Deste modo, índios se associavam a um político local porque este contribuíra,jogos caça niqueis grátisalguma maneira, para prevenir a invasãojogos caça niqueis grátisseu território — o aldeamento próximo ao povoamento colonialjogos caça niqueis grátisque viviam, elucida Dantas.

Havia gruposjogos caça niqueis grátisíndios, inclusive, que chegaram a defender a restauraçãojogos caça niqueis grátisDom João 6º, durante a Guerra dos Cabanos, já que associavam o regime monárquico à concessãojogos caça niqueis grátisterras que tinham a seu dispor, explica.

"Tematizar a história indígena não é só citar que os índios estão ali, mas colocá-losjogos caça niqueis grátisposiçãojogos caça niqueis grátisprotagonismo. Nós nos esquecemos dajogos caça niqueis grátispresença porque nos acostumamos com o índio mítico do passado fundador", diz Moreira, docente da UFRRJ.

"O fatojogos caça niqueis grátiseles terem acampado na Praça dos Três Poderes é um indicador do engajamento político que têm", afirma,jogos caça niqueis grátisreferência às manifestaçõesjogos caça niqueis grátisgrupos indígenasjogos caça niqueis grátisBrasília na última semana,jogos caça niqueis grátismeio ao julgamento do Supremo Tribunal Federal sobre o marco temporal da demarcaçãojogos caça niqueis grátisterras.

jogos caça niqueis grátis Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube jogos caça niqueis grátis ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosjogos caça niqueis grátisautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticajogos caça niqueis grátisusojogos caça niqueis grátiscookies e os termosjogos caça niqueis grátisprivacidade do Google YouTube antesjogos caça niqueis grátisconcordar. Para acessar o conteúdo cliquejogos caça niqueis grátis"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdojogos caça niqueis grátisterceiros pode conter publicidade

Finaljogos caça niqueis grátisYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosjogos caça niqueis grátisautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticajogos caça niqueis grátisusojogos caça niqueis grátiscookies e os termosjogos caça niqueis grátisprivacidade do Google YouTube antesjogos caça niqueis grátisconcordar. Para acessar o conteúdo cliquejogos caça niqueis grátis"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdojogos caça niqueis grátisterceiros pode conter publicidade

Finaljogos caça niqueis grátisYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosjogos caça niqueis grátisautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticajogos caça niqueis grátisusojogos caça niqueis grátiscookies e os termosjogos caça niqueis grátisprivacidade do Google YouTube antesjogos caça niqueis grátisconcordar. Para acessar o conteúdo cliquejogos caça niqueis grátis"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdojogos caça niqueis grátisterceiros pode conter publicidade

Finaljogos caça niqueis grátisYouTube post, 3