Por que as pessoas retiram as garras dos gatos, prática que começa a ser proibida nos EUA:jogo da roleta e verdade

Crédito, Getty Images

A retirada das garras já é ilegaljogo da roleta e verdademuitos países da Europa, incluindo o Reino Unido, assim como Israel, Austrália e Nova Zelândia. No Brasil, a prática é proibida pelo Conselho Federaljogo da roleta e verdadeMedicina Veterinária.

Por que as pessoas fazem isso com seus gatos?

O tipo mais frequentejogo da roleta e verdadeprocedimento é chamadojogo da roleta e verdadeonicectomia - envolve cortar com um bisturi ou laser os ossos a partir dos quais as garras crescem.

Críticos comparam isso a cortar os dedos das mãos ou dos pésjogo da roleta e verdadealguém e dizem que o equilíbrio do gato pode ser seriamente afetado.

Existem alguns casosjogo da roleta e verdadeque a cirurgia é clinicamente necessária, por exemplo "se houver uma infecção no leito ungueal, ou um tumor", diz Sarah Endersby, coordenadora veterinária da International Cat Care, uma instituiçãojogo da roleta e verdadecaridade.

No entanto, ela acrescenta, muitas pessoas fazem o declawing para impedir os animaisjogo da roleta e verdadearranhar a mobília - o que ela caracteriza como "essencialmente um atojogo da roleta e verdademutilação feito para mudar o gatojogo da roleta e verdadenosso benefício".

Atitudes diferem amplamente dos dois lados do Atlântico. Enquanto muitos países europeus assinaram um tratado proibindo a prática no início dos anos 1990, uma pesquisa da APjogo da roleta e verdade2011 constatou que 55% dos donosjogo da roleta e verdadegatos americanos disseram não ver problemasjogo da roleta e verdaderetirar as garrasjogo da roleta e verdadeseus bichinhos.

Alguns estudos sugerem que entre 20% e 25% dos gatosjogo da roleta e verdadeestimação nos EUA passaram pelo procedimento.

Em contrapartida, "declawing sempre foi raro" no Reino Unido, mesmo antesjogo da roleta e verdadeser proibidojogo da roleta e verdade2006, diz a professora Danielle Gunn-Moore, veterinária e coordenadorajogo da roleta e verdademedicina felina da Universidadejogo da roleta e verdadeEdimburgo.

"Era algo não ensinado na universidade. Tornou-se banido à medida que mais americanos chegaram ao Reino Unido com gatos sem as garras".

Por que o Reino Unido e os EUA têm culturas tão diferentesjogo da roleta e verdaderelação aos gatos?

Legenda da foto, Larry, o gato mais famoso do Reino Unido - ele é o mascotejogo da roleta e verdadeDowning Street, residência oficial do Reino Unido

"A grande diferença é que muitos gatos nos Estados Unidos são mantidos exclusivamentejogo da roleta e verdadeambientes fechados", diz Sarah Ellis, especialistajogo da roleta e verdadecomportamento felino da International Cat Care.

No Reino Unido, apenas cercajogo da roleta e verdade20% dos gatosjogo da roleta e verdadeestimação vivem totalmentejogo da roleta e verdadeambientes fechados segundo algumas pesquisas; outras já mostraram também que a maioria dos proprietários na Europa também permite que seus gatos passeiem ao ar livre. No entanto, a proporçãojogo da roleta e verdadegatosjogo da roleta e verdadeambientes fechados é considerada muito maior nos EUA.

É algo que Judd Birdsall, um amantejogo da roleta e verdadegatos e ex-diplomata dos EUA que agora vive no Reino Unido, percebeu.

"Quando você passa por um vilarejo no Reino Unido, vê muitos gatos do ladojogo da roleta e verdadefora. Não consigo me lembrarjogo da roleta e verdadeter visto um gato fora nos EUA", disse à BBC.

Especialistas afirmam que os americanos urbanos são mais propensos a manter os gatos dentrojogo da roleta e verdadecasa porque muitos moramjogo da roleta e verdadeprédios altos. Enquanto isso,jogo da roleta e verdadelugares rurais nos EUA, é mais provável que existam predadores como coiotes e lobos.

Os gatos ao ar livre podem encontrar materialjogo da roleta e verdadearranhar mais adequado, como árvores. Também é perigoso retirar as garrasjogo da roleta e verdadegatos que saem, pois eles podem precisar delas para se proteger forajogo da roleta e verdadecasa.

No entanto, há também uma diferença cultural, diz Birdsall.

"Para os americanos, é uma questãojogo da roleta e verdadeliberdade e conveniência - o direito à liberdadejogo da roleta e verdadetomar decisõesjogo da roleta e verdadetermosjogo da roleta e verdadecomo você cria seu gato; e conveniência, porque uma vez que você remove as garras, você não precisa se preocupar mais com você ou com a mobília arranhada".

"Por outro lado, no Reino Unido, qualquer preocupação com a liberdade e a conveniência é imensamente diminuída pela consideração do bem-estar do gato - é impensável tirar suas garras na Europa".

Fora ou dentrojogo da roleta e verdadecasa, os prós e contras

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Gatos dentrojogo da roleta e verdadecasa tendem a ter mais anosjogo da roleta e verdadevida - mas precisamjogo da roleta e verdadeum ambiente adequado
  • Gatosjogo da roleta e verdadeambientes fechados tendem a ter uma maior longevidade, porque são menos propensos a serem atropelados por carros ou a serem contaminados por vírus.
  • No entanto, gatos vivendo no interior precisamjogo da roleta e verdadeum bom e rico ambiente - caso contrário, são muito mais propensos a desenvolver problemas psicológicos.
  • Gatosjogo da roleta e verdadeambientes fechados com vários outros gatos são mais propensos a sofrerjogo da roleta e verdadedistúrbios relacionados ao estresse se não se dão bem, porque estes animais são naturalmente solitários.
  • Gatos ao ar livre podem expressar seu comportamento inerente mais facilmente, como caçar e brincar com insetos.
  • Os veterinários dizem que os gatos ao ar livre podem parecer mais corajosos e mais psicologicamente equilibrados, pois são desafiados várias vezes ao dia.
  • No entanto,jogo da roleta e verdadepartes rurais dos EUA, gatos ao ar livre são muito mais propensos a encontrar predadores.

Fontes: Professora Gunn-Moore, Steve Dale, International Cat Care

O que diz a ciência sobre o procedimento?

Muitos especialistas mencionam estudos segundo os quais gatos cujas garras foram retiradas são mais propensos a ter problemasjogo da roleta e verdadesaúde, como dores nas costas, ou comportamentais, como agressão.

"Alguns estudos sugerem que os gatos que passaram pela onicectomia têm uma maior porcentagemjogo da roleta e verdadecortisol [hormônio associado ao estresse], frequentemente associado com a dor", diz Steve Dale, consultorjogo da roleta e verdadecomportamento animal e jornalista sobre animaisjogo da roleta e verdadeestimaçãojogo da roleta e verdadeChicago.

Enquanto isso, um estudo que examinou gatos que passaram pela retirada mostrou que "pouquíssimas pessoas realmente fazem isso corretamente - o procedimento tende a deixar fragmentos ósseos", diz Gunn-Moore, acrescentando que isso poderia fazer os gatos pisaremjogo da roleta e verdademinúsculos fragmentos ósseos quando caminham.

Endersby, coordenadora veterinária da International Cat Care, diz que os gatos podem continuar a sentir dor após a cirurgia. "Partejogo da roleta e verdadeseu peso é suportada pelos dedos - assim, após o declawing, a marcha muda à medida que o peso é colocado nas patas".

No entanto, Drew Weigner, veterináriojogo da roleta e verdadeAtlanta que trabalhajogo da roleta e verdadeuma fundação que financia a pesquisa médica felina, adverte que "estudos comportamentais são notoriamente difíceisjogo da roleta e verdadeterem sucesso".

Muitos veterinários simplesmente consideram o procedimento antiético porque ele é desnecessário.

Existem situaçõesjogo da roleta e verdadeque o 'declawing' deveria ser permitido?

Muitas sociedades veterinárias dos EUA se opõem a uma proibição porque dizem que a retirada das garras deve ser permitida como último recurso, caso a seguinte seja abandonar o bicho.

No Reino Unido, Gunn-Moore diz que só fez o procedimentojogo da roleta e verdadedois gatos, quando uma cliente idosa precisou ir para um asilo que não permitia a entrada dos animais caso não pudesse ser assegurado que não arranhariam a mobília.

Como o larjogo da roleta e verdadeidosos não aceitava nenhuma outra opção, e os gatos eram acanhados demais para serem realojados, Gunn-Moore contatou o Royal College of Veterinary Surgeons (órgão que representa os veterinários no Reino Unido), que lhe deu permissão para realizar o procedimento neste caso.

"Fiz com o argumentojogo da roleta e verdadeimpedir os dois gatosjogo da roleta e verdadeserem sacrificados, e que a mulher perdesse seus gatos, mas isso (seguir com a retirada) me deixou incomodado o tempo todo".

O declawing "tem que ser um último recurso absoluto", diz ela, acrescentando que a maioria das pessoas recorrem a ele por por razões mais frívolas.

"Muitas pessoas não podem se dar ao trabalhojogo da roleta e verdadetreinar seus gatos - ou não querem torresjogo da roleta e verdadearranhar no apartamento".

Enquanto isso, alguns veterinários argumentam que o procedimento pode ser necessário quando os donosjogo da roleta e verdadeanimais têm alguns problemasjogo da roleta e verdadesaúde.

Um veterinário disse ao jornal Denver Postjogo da roleta e verdade2013: "Quando meu marido estavajogo da roleta e verdadequimioterapia e seu sistema imunológico estava comprometido, eu fiz o declawing na minha gata. Eu a amo muito, mas eu não ia arriscar que ele pegasse uma infecção caso fosse arranhado".

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Gatos precisamjogo da roleta e verdadelongos e amadeirados objetos para arranhar

As coisas estão mudando nos EUA?

Certamente parece que sim. Além da legislação propostajogo da roleta e verdadeNova York, cidades como Los Angeles e Denver também proibiram a retirada das garras.

"Vinte anos atrás, era algo esperadojogo da roleta e verdadese fazer: você pega um gato, você faz o declawing", diz Weigner.

No entanto, ele diz que nos últimos anos o procedimento se tornou "cada vez mais controverso".

Dale diz que, com base emjogo da roleta e verdadeexperiência pessoal, os veterinários mais jovens parecem ser mais favoráveis ​​à proibição, especialmente porque pesquisas mais recentes parecem fornecer evidências contra a prática.

Birdsall cresceu nos EUA com gatosjogo da roleta e verdadeestimação sem garras - mas diz que, depoisjogo da roleta e verdadeter se mudado para o Reino Unido, descobriu alternativas como aparar as garras: "Agora estou muito mais desconfortável com o procedimento e não vejo necessidade dele".

Nos EUA, "as coisas geralmente tendem a uma direção contrária ao declawing... Embora não seja uma surpresa que o único estado que está se movendo para proibir a prática seja um estado liberal, e as cidades que fazem o mesmo costumam ser vistas como esquerdistas", ele acrescenta.

"Como muitas outras questões, garrasjogo da roleta e verdadegatos podem se tornar uma questão cultural politizada nos EUA".

Como posso treinar meu gato para que ele não arranhe a mobília?

É normal que os gatos arranhem, pois é assim que eles marcam seu território com seu cheiro e marcasjogo da roleta e verdadegarras, diz Ellis.

Isto também os ajuda a manter as unhas afiadas e alonga os músculos das costas.

No entanto, ela diz que os donos podem treinar seus animais a usar arranhadores - destacando que o ideal seja que estas torres tenham pelo menos a altura do gato, para que ele possa se esticar contra a peça e arrastar suas garras até abaixo.

Gatos diferentes têm preferências também distintas pelo tipojogo da roleta e verdadematerial, ou se a torre é horizontal ou vertical, acrescenta.

"Precisamos também pensar sobre a localização: gatos precisam das torresjogo da roleta e verdadecertos lugares, muitas vezes proeminentes, porque é onde eles marcam seu território".

Certos produtos incluem feromônios que atraem os bichos, acrescenta o Gunn-Moore - ela costuma usá-los, por exemplo, para introduzir os gatos às torresjogo da roleta e verdadearranhar.

jogo da roleta e verdade Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube jogo da roleta e verdade ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosjogo da roleta e verdadeautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticajogo da roleta e verdadeusojogo da roleta e verdadecookies e os termosjogo da roleta e verdadeprivacidade do Google YouTube antesjogo da roleta e verdadeconcordar. Para acessar o conteúdo cliquejogo da roleta e verdade"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdojogo da roleta e verdadeterceiros pode conter publicidade

Finaljogo da roleta e verdadeYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosjogo da roleta e verdadeautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticajogo da roleta e verdadeusojogo da roleta e verdadecookies e os termosjogo da roleta e verdadeprivacidade do Google YouTube antesjogo da roleta e verdadeconcordar. Para acessar o conteúdo cliquejogo da roleta e verdade"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdojogo da roleta e verdadeterceiros pode conter publicidade

Finaljogo da roleta e verdadeYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosjogo da roleta e verdadeautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticajogo da roleta e verdadeusojogo da roleta e verdadecookies e os termosjogo da roleta e verdadeprivacidade do Google YouTube antesjogo da roleta e verdadeconcordar. Para acessar o conteúdo cliquejogo da roleta e verdade"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdojogo da roleta e verdadeterceiros pode conter publicidade

Finaljogo da roleta e verdadeYouTube post, 3