Quem é o guerrilheiro brasileiro capturado na Ucrânia:pin-up bet brasil

Crédito, AFP

Legenda da foto, Lusvarghi no momento da capturapin-up bet brasilKiev, nesta sexta-feira

No momento da captura, Lusvarghi estava abrigadopin-up bet brasilum monastério nos arredores da capital Kiev porque não podia deixar o país. Ele fora condenado a 13 anos por terrorismo e recrutamentopin-up bet brasilmercenários e ainda tinha pendências judiciais.

Após invadir o monastério e deter Lusvarghi, os membros dos movimentospin-up bet brasildireita o levaram à cidade e o arrastaram pelas ruas até entregá-lo às forçaspin-up bet brasilsegurança do país. O serviçopin-up bet brasilsegurança ucraniano elogiou a "postura ativa" dos captores e prometeu lidar com o caso "dentro do domínio da lei".

Conforme apurou o serviço ucraniano da BBC, Lusvarghi deverá ter uma audiência com um juiz na próxima segunda-feira, dia 7, às 15 horas do horário local (à meia-noite deste domingo no horáriopin-up bet brasilBrasília).

Em um dos vídeo da captura, é possível ver os nacionalistas exaltados, gritando com Lusvaghi, dando tapas no seu rosto e exigindo que ele se arrependesse por ter se envolvido no conflito.

Em um outro trecho, Rafael é questionado: "Diga-me quais são os seus pecados e o que você não vai mais fazer". "Lutar é errado", responde Lusvarghi. "O que você veio fazer aqui?" indaga o nacionalista. "Eu vim aqui para ajudar, maspin-up bet brasilfato não ajudou. Deixou as coisas piores", parece reconhecer o guerrilheiro latino-americano. O ucraniano então exige que o brasileiro se retrate e peça desculpas, ao que Lusvarghi responde: "me perdoem pelo meu mau comportamento contra o povopin-up bet brasilvocês", lamentapin-up bet brasilrusso fluente.

Apesar da violência demonstrada nas imagens, o Itamaraty informou à BBC Brasil que o ex-guerrilheiro passa bem. Ele "estápin-up bet brasilsegurança", depoispin-up bet brasilter sido muito hostilizado durantepin-up bet brasilcaptura. As autoridades brasileiras dizem que estão acompanhando os últimos desdobramentos da situação do brasileiro e "prestando toda a assistência cabível ao nacional", informaram diplomatas próximos do caso.

Crédito, Forças Armadas da Novarrúsia

Legenda da foto, No Brasil, o ex-professorpin-up bet brasilinglês chegou a ser preso ao participarpin-up bet brasilprotestos contra a Copa do Mundopin-up bet brasil2014

Membros do Batalhão Azov e do grupo ultra-nacionalistapin-up bet brasildireita C14 são considerados brutos na forma como exercem poder. "Muitos os veem por agressivos e extremos", explica a chefe do escritório da BBCpin-up bet brasilKiev, Nina Kuryata.

Figura polêmica

Rafael Lusvarghi é uma figura polêmica, que já se envolveupin-up bet brasilsituaçõespin-up bet brasilconfronto e foi detido anteriormente no Brasil e Ucrânia. Na Copapin-up bet brasil2014, ele participoupin-up bet brasilprotestos contra o evento esportivo, entroupin-up bet brasilconfronto com a polícia maispin-up bet brasiluma vez e ficou preso por maispin-up bet brasil40 dias. Em uma manifestação na avenida Paulista, ele se destacava entre os manifestantes por vestir um kilt - saia escocesa. Naquela época, ele se declarava simpatizante do PMDB e aparecia ao lado do político Paulo Skaf empin-up bet brasilpágina do Facebook.

Ex-policial militar que serviupin-up bet brasilSão Paulo, ele se autointitula ex-guerrilheiro das Farc e da Legião Estrangeira (força armada francesa) - grupo notório por ser uma tropapin-up bet brasilelite que se mobiliza e participapin-up bet brasilconflitospin-up bet brasilvárias partes do mundo. A força abriga soldados mercenáriospin-up bet brasildiversas naçõespin-up bet brasilseus batalhões e é conhecida por ser misteriosa e violenta.

Crédito, Forças Armadas da Novarrúsia

Legenda da foto, O brasileiro era usado como uma espéciepin-up bet brasil'garoto-propaganda' dos rebeldes

Não está claro quais foram as motivaçõespin-up bet brasilLusvarghi para se engajar nesses grupos. Não há confirmação sobre se ele foi à Colômbia apoiar os revolucionários por ideologia, ou também se alistou-se à legião francesa por interesses puramente mercenários. Antes da mudança à Ucrânia, ele afirmava querer apoiar a causa separatista porque desejava sentir-se "útil". No Brasil ele atuava como professorpin-up bet brasilinglês e prometeu se engajar no conflito para combater o "fascismo" dos nacionalistas.

Foi por voltapin-up bet brasilsetembropin-up bet brasil2014 que Lusvarghi chegou à Ucrânia para atuar junto às forças separatistas russas, que lutam nas regiõespin-up bet brasilDonetsk e Luhansk, leste do país. As forças atuam pela conquistapin-up bet brasilautonomia à região e almejam estabelecer repúblicas populares que sejam internacionalmente reconhecidas.

Logo ele se tornou garoto propaganda do movimento separatista aparecendopin-up bet brasilvídeos montando e disparando armamentos pesados. Alémpin-up bet brasilfalar português e inglês, Lusvarghi é fluentepin-up bet brasilrusso, o que auxiliou na assimilação cultural e lhe rendeu fama e popularidade entre os militantes.

"Ele disse que usaram ele como garoto propaganda, para dar uma imagempin-up bet brasillegitimidade ao movimento", explica Roman Lebed, correspondente da BBC baseadopin-up bet brasilKiev. "É semelhante ao que fazem os ativistas do Estado Islâmico, que colocam os estrangeiros para defender o prestígio da causa". Junto ao brasileiro, guerreiros belgas, holandeses e escandinavos também se envolveram no conflito.

Entrevistaspin-up bet brasilLusvarghi ainda podem sem encontradaspin-up bet brasilsites europeus que propagandeiam o movimento separatista. Em um texto divulgadopin-up bet brasiljaneiropin-up bet brasil2015 no blog sueco "Operação Novorossiya", ele declara ter um "grande amor" pela mãe Rússia e diz que se não fosse pela "ajuda humanitária" russa a população do leste da Ucrânia estaria "morrendopin-up bet brasilfome e sem medicamentos".

O guerrilheiro dissepin-up bet brasilentrevistas anteriores quepin-up bet brasilfamília descendepin-up bet brasilBelarus (ex-república socialista da Bielorrússia) e que há muito tempo seus antepassados emigraram ao Brasil. "Essa guerra também é pela minha pátria mãe", argumentou.

Crédito, AFP

Legenda da foto, O brasileiro (centro) se diz ex-integrante das FARC e da Legião Estrangeira Francesa

No verão europeupin-up bet brasil2015 o brasileiro abandonou o front após ser ferido, retornando à América Latinapin-up bet brasilseguida. Para captura-lo da primeira vez, as forçaspin-up bet brasilsegurança ucranianas montaram uma armadilha, atraindo-o novamente a Kiev com uma falsa ofertapin-up bet brasilemprego. Quando ele aterrissoupin-up bet brasiloutubropin-up bet brasil2016 na capital, imediatamente foi detido pelas autoridades. "Eu não era uma figura veterana na regiãopin-up bet brasilDonbas", se defendeu Lusvarghipin-up bet brasilentrevista à RFE, Radio Free Europe. "Eu era buchapin-up bet brasilcanhão", lamentou por ter sido pego.

Lusvarghi foi condenado por criar uma organização terrorista e recrutar mercenários. Ele chegou a ficar 14 meses na cadeia, até ser inesperadamente liberadopin-up bet brasildezembro, segundo informações da RFE. Sua condenação foi derrubada por um segundo tribunal, que invalidou o primeiro processo por erros técnicos, mas a recomendação erapin-up bet brasilque ele deveria ter permanecido detido, aguardando por novo julgamento.

Apesarpin-up bet brasilter lutado com os separatistas, ele disse ter mudadopin-up bet brasilopiniãopin-up bet brasilentrevista concedida à RFEpin-up bet brasildentro da prisãopin-up bet brasilmarçopin-up bet brasil2017. "Havia pessoas realmente máspin-up bet brasilDonbas. Não posso minimizar isso... elas estavam muito orgulhosas do que fizeram no aeroportopin-up bet brasilLuhansk". A batalha no aeroporto internacional se arrastou por várias semanaspin-up bet brasil2014 e foi vencida pelos separatistas. Diversos civis e militantes morreram e o prédio ficou completamentepin-up bet brasilruínas. "Foi uma barbárie", disse Rafael no vídeo.

Ele também contou se incomodar com os comentários racistas dos separatistas, que chamavam sul-americanospin-up bet brasil"macacos", disse. Nas imagens filmadas na cadeia ele aparece com arpin-up bet brasilmenino, já sem a barba e o cabelo longo que marcavam apin-up bet brasilfisionomia nos tempospin-up bet brasilação.

Depoispin-up bet brasilsolto, buscou abrigo no monastério, deixou o cabelo crescer novamente e começou a estudar o cristianismo ortodoxo. O brasileiro parecia estar bem, vivendo uma rotina discreta e simples. Certamente mais confortável que na prisão. Diariamente ele lia a Bíblia e ajudava na cozinha com os afazeres da comunidade cristã, até a última quinta-feira.

O refúgio do brasileiropin-up bet brasil33 anos veio à tona na semana passada quando o site da RFE publicou uma matéria indicando o paradeiro dele. No dia seguinte, ativistaspin-up bet brasildireita foram ao local para fazer justiça com as próprias mãos e o detiveram. A BBC Brasil tentou sem sucesso contatar o famíliapin-up bet brasilLusvarghipin-up bet brasilSão Paulo.

Conflito

De acordo com a Organização das Nações Unidas, o conflito que já se arrasta há maispin-up bet brasilquatro anos causou a mortepin-up bet brasilpelo menos dez mil pessoas e deixou 200 mil feridos. Atualmente, 3,4 milhõespin-up bet brasilucranianos necessitampin-up bet brasilajuda humanitária, sendo que maispin-up bet brasil1,4 milhão tiverampin-up bet brasilabandonar suas casas por causa da violência.

O complexo problema resume-se a uma disputapin-up bet brasilinfluência entre o ocidente e a Rússia, por meiopin-up bet brasilapoio a atores e movimentos locais. Embora manifestações e confrontos tenham ocorridopin-up bet brasildiversas partes do território ao longo dos anos, o front separatista se concentra na regiãopin-up bet brasilDonbas, no leste do país, que engloba Donetsk e Lugansk.

O movimento separatista que atua nessa região recebe apoio logístico russo, enquanto forças nacionalistas do governo contam com o suporte dos países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Crédito, Forças Armadas da Novarrúsia

Legenda da foto, Lusvarghi (esq.) posa com a bandeira brasileira ao ladopin-up bet brasilrebeldes pró-Rússia,pin-up bet brasil2014

Em marçopin-up bet brasil2014, a Rússia anexou a Crimeia após um referendo vencido por separatistas, visto como uma farsa pelo Ocidente. Em 2014 e 2015, acordospin-up bet brasilpaz foram assinadospin-up bet brasilMinsk, mas o cumprimento tem sido problemático.

No finalpin-up bet brasil2017, ocorreu uma grande trocapin-up bet brasilprisioneiros entre Kiev e Moscou. Rafael Lusvarghi esperava ter sido incluído na troca, mas acabou ficandopin-up bet brasilfora.

Em janeiro passado, o parlamento ucraniano aprovou lei que classifica as regiões rebeldes como ocupações temporárias da Rússia e classifica o paíspin-up bet brasilVladimir Putin como "estado agressor". A Rússia tenta mascarar seu envolvimento atribuindo intenção humanitária às incursões que faz no território ucraniano. Embora o combate esteja suspenso, ataques, agressões e mortes fazem parte da rotinapin-up bet brasilDonbas.

"Às vésperas da possepin-up bet brasilVladimir Putin para mais um mandado como presidente russo, o conflito parece longepin-up bet brasilter um fim", resume Lebed.