Nós atualizamos nossa Políticajogo de moto grátisPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosjogo de moto grátisnossa Políticajogo de moto grátisPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
A lutajogo de moto grátistrês irmãs que tentam manter vivo idioma que só elas sabem falar:jogo de moto grátis
Por séculos, os San circularam livremente pela região vivendo da caça e da coletajogo de moto grátisvegetais. Hoje, porém, as práticas desapareceram. Seus descendentes dizem que a língua é uma das últimas ligações entre eles e a históriajogo de moto grátisseu povo.
Em uma pequena casajogo de moto grátismadeira, Esau dá aulasjogo de moto grátisN|uu. Ensina para crianças da comunidade os 112 sons da língua, incluindo os 45 "estalos" (cliques).
"Não quero que o idioma desapareça quando eu morrer", diz a idosa, que começou a dar aulasjogo de moto grátisN|uu há 10 anos.
"Quero passar o máximo que puder, mas tenho plena noçãojogo de moto grátisque não há muito tempo".
Em Upington, as pessoas hojejogo de moto grátisdia falam principalmente o afrikaans, o idioma que evoluiu do holandês levado à África do Sul pelos colonizadores do país europeu, no século 17.
"O homem branco nos batia se nos visse falando nossa língua. Abandonamos o N|uu e aprendemos a falar afrikaans, embora não sejamos brancos. Isso afetou nossa identidade", diz Esau.
As outras únicas pessoas que falam o idioma são as irmãsjogo de moto grátisEsau, Hanna Koper e Griet Seekoei, ambas com maisjogo de moto grátis90 anos.
Apelida pelos alunosjogo de moto grátis"Vovó Pintinho", a idosa diz ter esperançasjogo de moto grátisvencer a resistência da comunidade a falar o N|uu.
Assim como muitas línguas africanas, o N|uu foi transmitidojogo de moto grátisforma oral, mas essa tradição ameaçajogo de moto grátissobrevivência.
Até bem recentemente, não havia forma escrita da língua.
Isso fez com que Esau precisasse da ajudajogo de moto grátislinguistas. Sheena Shah, da Escolajogo de moto grátisEstudos Orientais e Africanos (Soas),jogo de moto grátisLondres, e Matthias Brezinger, do Centro para a Diversidade Linguística Africana,jogo de moto grátisCidade do Cabo (África do Sul), a ajudaram a criar um alfabeto e regras básicasjogo de moto grátisgramática para fins didáticos.
"Essas comunidades veem a língua como uma importante marcajogo de moto grátissua identidade", diz Shah.
"Quando analisamos línguas africanas, aprendemos que elas comunicam diferentes perspectivasjogo de moto grátisvida, relacionamentos, espiritualidade e humanidade", acrescenta Brezinger.
"Há uma riquezajogo de moto grátisconhecimento passadojogo de moto grátisgeração para geraçãojogo de moto grátiscomunidades indígenas e sobre a qual o Ocidente sabe muito pouco. Quando essas línguas morrem, esse conhecimento único se perde".
Na salajogo de moto grátisaulajogo de moto grátisEsau estão cercajogo de moto grátis20 crianças, a maior parte delas menoresjogo de moto grátis10 anos, e alguns adolescentes. Mary-Ann Prins,jogo de moto grátisanos 16, é a melhor aluna e espera um dia assumir o lugar da idosa.
"Adoro aprender essa língua. Isso faz com que eu me sinta partejogo de moto grátisalguma coisa, como se estivesse conectada a meus bisavôs. Eles falavam N|uu e hoje posso também ser parte disso", diz a menina, com um sorriso.
Desaparecimento
O N|uu não é a única língua sob o riscojogo de moto grátisdesparecer na África do Sul. Na cidadejogo de moto grátisSpringbok, também na provínciajogo de moto grátisNorthern Cape, falantes do Nama fazem lobby junto ao governo para que a língua ganhe status oficial no país.
Apesarjogo de moto grátisamplamente falado na África do Sul ao longo da história, o Nama não é reconhecido como uma das 11 línguas oficiais da chamada "Nação do Arco-Íris".
"É muito triste que nossas crianças não possam aprender Nama e que jamais poderão se comunicar com os mais velhos emjogo de moto grátisprópria língua", diz Maria Damara,jogo de moto grátis95 anos, uma das poucas pessoas que falam Nama na cidade.
"Qual será o futurojogo de moto grátisnossa cultura?"
jogo de moto grátis As línguas mais faladas da África do Sul (em percentual da população)
- Zulu: jogo de moto grátis 22.7%, Xhosa: jogo de moto grátis 16%, Afrikaans: jogo de moto grátis 13.5%, Inglês, jogo de moto grátis 9.6%, Setswana, jogo de moto grátis 8%, Sesotho: jogo de moto grátis 7.6%
- O país tem jogo de moto grátis ONZE línguas oficiais.
- O inglês é a linguagem comum mais falada e é usada oficialmente e nos negócios
Fonte: SA.info/Censojogo de moto grátis2011
O líder comunitário Wiela Beker,jogo de moto grátis56 anos, concorda:
"Se você não tem uma língua, você não tem coisa alguma. Estou conversandojogo de moto grátisinglês com você, mas não sou inglês. Quero falar Nama porque isso é o que sou."
"A não ser que façamos alguma coisa, nossa cultura vai morrer. Lutamos por nossa cultura quando lutamos por nossa língua", diz ele.
Beker diz que, sem a ajuda do governo, não vai demorar muito para que o Nama se encontre na mesma situação do N|uu - à beira da extinção.
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível