A história por trás da icônica fotobetesporte esporteAlbert Einstein com a línguabetesporte esportefora:betesporte esporte

Crédito, Arthur Sasse/Nate D Sanders Auctions

Legenda da foto, A foto foi tiradabetesporte esporte1951, depois das celebraçõesbetesporte esporteseu aniversáriobetesporte esporte72 anos

betesporte esporte Com o cabelo bagunçado, o bigode grosso e olhos bem abertos olhando diretamente para a câmera, Albert Einstein põe a língua para fora sentado no banco traseirobetesporte esporteum carro. Trata-sebetesporte esporteuma das imagens mais famosas e irreverentes do físico alemão, leiloada na última semana por US$ 125 mil (cercabetesporte esporteR$ 393 mil),betesporte esporteLos Angeles, nos Estados Unidos.

A fotografia que revela o lado bem-humorado do criador da Teoria da Relatividade foi tiradabetesporte esporte1951 por Arthur Sasse, fotógrafo da agênciabetesporte esportenotícias United Press International (UPI).

O cientista acabavabetesporte esportesair do Princeton Club, espaço social da universidade americanabetesporte esportemesmo nome, onde havia celebrado seu aniversáriobetesporte esporte72 anos. Estava acompanhado por Frank Aydelotte, diretor do Institutobetesporte esporteEstudos Avançados dos Estados Unidos, onde Einstein trabalhava, e pela esposa do diretor, Marie Jeanette.

O escritor francês Fred Jerome contabetesporte esporteseu livro The Einstein Files: J. Edgard Hoover's Secret War Against the World's Most Famous Scientist (Os Arquivosbetesporte esporteEinstein. A Guerra Secretabetesporte esporteJ. Edgard Hoover contra o Cientista mais Famoso do Mundo,betesporte esportetradução livre) que o cientista posou pacientemente para os fotógrafos àbetesporte esporteespera na porta do clube.

Crédito, AFP

Legenda da foto, Esta é outra entre as imagens mais conhecidas do cientista alemão

Após a sessão, quando o prêmio Nobelbetesporte esporteFísicabetesporte esporte1921 se preparava para partir, Sasse se aproximou dele e pediu um sorriso para tirar a fotografia. Seja por cansaço ou farto da perseguição dos repórteres, conta Jerome, Einstein colocou a língua para fora, e Sasse foi suficientemente rápido para capturar o gesto.

Os editores da agência chegaram a hesitarbetesporte esportepublicar a imagem, por receiobetesporte esporteofender o cientista, mas ela acabou sendo veiculada. Einstein não se importou e, na verdade, gostou tanto dela que produziu cópias - cortada para excluir seus acompanhantes - para dá-las autografadas a amigos.

A foto leiloada traz a assinatura do físico na margem esquerda: "A. Einstein. 51", o que indica que ela foi assinada pouco depoisbetesporte esporteter sido registrada.

Segundo a casabetesporte esporteleilões Nate D. Sanders, a imagem estábetesporte esporteboas condições. A diferença desta imagem para a maioria daquelas que Einstein deu a amigos - e por isso é tão valiosa - é que não foi cortada e mostra o contexto e os integrantes da foto original.