Texto que veta uso pelo Facebookgm_valter pokerstarsconteúdo publicado na rede social 'não serve para nada':gm_valter pokerstars

Crédito, Reprodução

Legenda da foto, Declaração circula desde 2012 no Facebook, mas não tem qualquer efeito prático

O problema é que, ao se cadastrar no site e aceitar seus termosgm_valter pokerstarsuso, o usuário deu uma autorização explícita para o Facebook usar comercialmente os dadosgm_valter pokerstarsseu usuário. E a publicaçãogm_valter pokerstarsuma declaração como esta não invalida a aceitação dessas condições.

"Não existe issogm_valter pokerstarsconsentimento tácito neste caso. Todo ambiente digital tem suas próprias regras, normas que governam seu uso. Todo usuário aceitou esses termosgm_valter pokerstarsuso. Declarações pessoais feitas pelos usuários não se sobrepõem aos termosgm_valter pokerstarsuso da plataforma", afirma Carlos Affonso Souza, diretor do Institutogm_valter pokerstarsTecnologia e Sociedade do Riogm_valter pokerstarsJaneiro e professorgm_valter pokerstarsDireito da Universidade Estadual do Riogm_valter pokerstarsJaneiro.

"Por isso, não publicar o textão tem o mesmo efeitogm_valter pokerstarspublicá-lo: nenhum. Salvo o aborrecimento dos amigos que precisam ficar lendo essas declaraçõesgm_valter pokerstarsindependência autoral sem qualquer base."

No campo "Direitos e Responsabilidades"gm_valter pokerstarsseus termos, a rede social diz que o usuário retém os direitosgm_valter pokerstarspropriedade intelectual dos conteúdos que posta, mas, ao publicá-losgm_valter pokerstarsseu perfil, dá ao Facebook uma licença para usá-los e mostrá-los dentrogm_valter pokerstarsseu sistema.

À BBC Brasil, a rede social disse que "sempre circulam rumoresgm_valter pokerstarsque o Facebook está fazendo mudanças relacionadas à propriedade da informação e do conteúdo que as pessoas postam na plataforma. Isso é falso."

"Qualquer um que utilize o Facebook é donogm_valter pokerstarsseu conteúdo e controla a informação que posta, como deixamos clarogm_valter pokerstarsnossos termosgm_valter pokerstarsserviço. Toda pessoa na plataforma controla como seu conteúdo egm_valter pokerstarsinformação são compartilhados. Essa é e sempre foi a nossa política."

Autorização

O fatogm_valter pokerstarssuas ações serem negociadasgm_valter pokerstarsbolsa não afeta esse contrato aceito pelos usuários ao abrirem suas contas. "O Facebook ter virado empresagm_valter pokerstarscapital aberto não mudagm_valter pokerstarsnada no que diz respeito aos termosgm_valter pokerstarsuso aceitos pelos seus usuários", diz Souza.

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Publicar texto no perfil não invalida os termosgm_valter pokerstarsuso aceitos pelo usuário

Ele explica que,gm_valter pokerstarsrelação a direitos autorais, é comum haver uma cláusula determinando que o que for postado pode vir a ser usado pela empresa que explora a rede social.

Geralmente, trata-segm_valter pokerstarsuma licença global, não remunerada e não exclusiva que permite que a companhia possa usar as fotos esse conteúdo publicado online.

"Por (essa licença) ser não exclusiva, o usuário permanece como titular dos direitos sobre suas criações, mas, ao aceitar os termosgm_valter pokerstarsuso, autoriza que a empresa também use aquilo que ele coloca na plataforma", diz o especialista.

"Então não adianta postar declarações unilaterais, que não estãogm_valter pokerstarsacordo com os termosgm_valter pokerstarsuso nem amparadas por qualquer previsão legal que daria a elas o podergm_valter pokerstarsrevogar os termos que foram previamente acordados pelo usuário ao entrar na rede social."

Identificando um boato

Crédito, iStock

Legenda da foto, Publicar esta mensagem não impede o Facebookgm_valter pokerstarsusar suas selfies

Mas esse não se trata do único boato que circula no site. Outro recorrente afirma que a rede social passaria a cobrar para manter um perfil como uma página privada, caso a mensagem não seja publicada nele. E também já foi negado pela empresa.

Mas como, então, identificar estes boatos e não ser enganado? Thiago Tavares, especialistagm_valter pokerstarsDireito da Informática e presidente da ONG Safernet, dá algumas dicas:

  • gm_valter pokerstars Pergunte gm_valter pokerstars -se gm_valter pokerstars gm_valter pokerstarsonde veio a informação: muitos textos não costumam citar fontes, dificultando saber se é confiável. Não cliquegm_valter pokerstarseventuais links e busquegm_valter pokerstarssites oficiais egm_valter pokerstarsnotícias para checar detalhes, como as leis mencionadas na mensagem sobre privacidadegm_valter pokerstarsdados: a "UCC 1 1-308-308 1-103" não existe, por exemplo, e o Estatutogm_valter pokerstarsRoma existe, mas não tratagm_valter pokerstarsredes sociais.
  • gm_valter pokerstars Leia os termosgm_valter pokerstarscompromisso: é trabalhoso, mas essencial ao se cadastrargm_valter pokerstarsum site. Se já os aceitou, leia novamente para relembrar. No caso do Facebook, é informado que seus dados podem ser usados comercialmente e compartilhados com serviços atrelados à rede, como jogos e sitesgm_valter pokerstarscompras. Nenhum texto publicado no perfil anula esta autorização. Foi uma condição aceita para participar da rede.
  • gm_valter pokerstars Visite a seçãogm_valter pokerstars"configurações": no seu perfil, você pode mudar as configuraçõesgm_valter pokerstarsprivacidade e decidir quem, dagm_valter pokerstarsredegm_valter pokerstarsamigos e do públicogm_valter pokerstarsgeral, consegue ver seus dados e postagens e escolher que tipogm_valter pokerstarsanúncios você não deseja receber, ainda que a empresa mantenha com ela os dados usados para saber quem você é e do que você gosta.
  • gm_valter pokerstars Baixe seus próprios dados: por meio da seção "Geral" das configurações do Facebook, você pode obter uma cópia dos dados que a rede possui sobre você. É uma maneira práticagm_valter pokerstarsentender o que exatamente o site sabe sobre você e ter uma noçãogm_valter pokerstarso quão exposto está.