Nós atualizamos nossa Políticapixbet e confiavelPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termospixbet e confiavelnossa Políticapixbet e confiavelPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Tratamento precoce: 3 antivirais aprovados no exterior contra covid:pixbet e confiavel
"Já temos esses fármacospixbet e confiaveluso na União Europeia, no Reino Unido, nos Estados Unidos, no Canadá… Outro dia eu comentei que o brasileiro não tem acesso a nenhum dos tratamentos e um colega no Japão ficou chocado e disse que nem conseguia imaginar como isso era possível", completa.
Veja a seguir que tratamentos são esses, como eles funcionam e porque ainda não estão disponíveis no país.
Antivirais: o verdadeiro tratamento precoce contra a covid
Em linhas gerais, esses remédios impedem a replicação do coronavírus no organismo. Com isso, o patógeno deixapixbet e confiavelinvadir as células e há menos probabilidadepixbet e confiavelo quadro infeccioso se agravar e necessitarpixbet e confiavelsuporte hospitalar.
Até o momento, três medicações desse grupo já foram testadas e aprovadaspixbet e confiavelvários países: o remdesivir (da farmacêutica Gilead Sciences), o paxlovid (Pfizer) e o molnupiravir (MSD).
Por ora, o único deles que está liberado no Brasil pela Agência Nacionalpixbet e confiavelVigilância Sanitária (Anvisa) é o remdesivir.
Esse fármaco é administrado por 5 a 10 dias, atravéspixbet e confiaveluma infusão intravenosa (na veia)
Até o final do ano passado, o remédio da Gilead era oferecido aos pacientes numa fase mais avançada da doença. Mas os resultados obtidos eram questionáveis — e existia até uma discordância sobre a indicação dele, com os Institutos Nacionaispixbet e confiavelSaúde dos Estados Unidos sugerindo o uso do remdesivir, enquanto a OMS não fazia essa mesma recomendação.
Mas um estudo publicadopixbet e confiavel22pixbet e confiaveldezembro no periódico The New England Journal of Medicine revelou que a aplicação precoce desse antiviral, logo nos primeiros diaspixbet e confiavelcovid, resultou num risco 87% menorpixbet e confiavelhospitalização ou morte entre pacientespixbet e confiavelalto risco, como idosos, obesos ou portadorespixbet e confiaveldoenças cardíacas e renais,pixbet e confiavelcomparação com quem tomou placebo (substância sem nenhum efeito terapêutico).
Apesarpixbet e confiavelestar aprovado no país, o uso do remdesivir, na prática, é bem restrito:pixbet e confiavel2021, o tratamento foi avaliado pela Comissão Nacionalpixbet e confiavelIncorporaçãopixbet e confiavelTecnologias no Sistema Únicopixbet e confiavelSaúde (Conitec), órgão do Ministério da Saúde que define quais novidades (remédios, exames, aparelhos…) serão comprados e distribuídos na rede pública do Brasil.
À época, a decisão foi apixbet e confiavelnão incorporar esse medicamento no SUS. Na rede privada, o acesso a esse medicamento é um pouco mais fácil.
Como já citado acima, a classe dos antivirais é compostapixbet e confiaveloutras duas opções além do rendesivir: o paxlovid e o molnupiravir.
Uma grande vantagem deles é o fatopixbet e confiavelserem comprimidos, que podem ser tomadospixbet e confiavelcasa, sem necessidadepixbet e confiavelir até uma clínicapixbet e confiavelinfusão ou um hospital.
"Nos estudos, o paxlovid chegou a reduzirpixbet e confiavelmaispixbet e confiavel70% as hospitalizações e os óbitos nas populações vulneráveis à covid", calcula o médico José David Urbaez Brito, presidente da Sociedade Brasileirapixbet e confiavelInfectologia do Distrito Federal.
Há três detalhes importantes no uso desses antivirais. O primeiro é que eles devem ser prescritos logo no início da infecção,pixbet e confiavelpreferência nos primeiros cinco dias.
Segundo, só faz sentido dar essas medicações para aqueles pacientes com maior riscopixbet e confiaveldesenvolver as complicações da doença, como idosos, obesos e portadorespixbet e confiaveldoenças pulmonares, cardíacas e renais.
Nos demais indivíduos, a tendência da covid-19 é evoluir sem a necessidadepixbet e confiavelgrandes intervenções farmacológicas.
Terceiro, os dois tratamentos precisam ser disponibilizados por um preço razoável —pixbet e confiavelnada adianta eles serem aprovados e custarem milharespixbet e confiavelreais, o que impede o acesso à maioria das pessoas.
"Esses antivirais reduzem o tempopixbet e confiavelhospitalização e a necessidade da UTI, o que significa uma economia importante para todo o sistemapixbet e confiavelsaúde", analisa o médico e pesquisador Luciano Cesar Azevedo, professorpixbet e confiavelemergências da Faculdadepixbet e confiavelMedicina da Universidadepixbet e confiavelSão Paulo (USP).
"Mas, para que sejam incorporados no SUS, a relação custo-benefício precisa ser favorável. Ou seja, eles não podem chegar no Brasil com um preço exorbitante, porque isso pode anular o benefíciopixbet e confiavelevitar internações e todos os custos humanos e financeiros disso", completa o especialista, que também atua no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista.
Embora já sejam aprovados e utilizados na práticapixbet e confiavellocais como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália, não existem perspectivas claraspixbet e confiavelquando o paxlovid ou o molnupiravir chegarão ao Brasil.
A Anvisa recebeu um pedido para liberação emergencial do molnupiravir, da MSD,pixbet e confiavel26pixbet e confiavelnovembro e recentemente realizou reuniões com a Pfizer para colher informações sobre o paxlovid.
Procurada pela BBC News Brasil, a agência encaminhou um linkpixbet e confiavelseu site oficial com informações dos tratamentos já aprovados contra a covid. Não há, porém, nenhuma menção aos dois antivirais ou quando eles podem ficar disponíveis no país na lista "medicamentospixbet e confiavelanálise" disponibilizada na página.
Anticorpos monoclonais: uso é precoce, mas preço dificulta acesso
"Esses medicamentos costumam agir contra a proteína spike, estrutura que fica na superfície do coronavírus e se liga aos receptorespixbet e confiavelnossas células para dar início à infecção", explica Azevedo.
"Os anticorpos monoclonais 'grudam' nessa proteína e ativam a resposta imune para remover o vírus do organismo", completa o médico.
Até o momento, quatro fármacos dessa classe foram aprovados pela Anvisa: regdanvimabe (da farmacêutica Celltrion Healthcare), casirivimabe/imbevimabe (Regeneron/Roche), sotrovimabe (GSK) e banlanivimabe/etesevimabe (Eli Lilly).
O tempo é um fator chave para o sucesso dessas terapias. "Falamospixbet e confiavelmedicamentos indicados para pacientespixbet e confiavelalto risco, mas que ainda estão numa fase precoce e sem complicações da covid, e não foram hospitalizados", pontua Azevedo.
Esses remédios são aplicadospixbet e confiavelambiente hospitalar, por meiopixbet e confiavelinfusões venosas.
O problema, mais uma vez, está no acesso. Azevedo, que trabalhapixbet e confiaveldois dos maiores hospitais da América Latina, diz que nunca conseguiu prescrever esses fármacos para pacientes com covid.
"A disponibilidade é muito baixa e limitada. É raro ver essas drogas sendo usadas na prática", aponta.
O preço é uma das principais barreiras à disponibilidade delas por aqui: o tratamento chega a custar entre 10 e 20 mil reais por paciente.
Para piorar, nenhuma dessas drogas foi incorporada no SUS.
Na avaliaçãopixbet e confiavelDourado, a ausência dos anticorpos monoclonais na rede públicapixbet e confiavelsaúde fez com que o acesso a eles se tornasse praticamente nulo por aqui.
"Muitas farmacêuticas decidiram que só iriam negociar com os governos nacionais. No Brasil, portanto, quase ninguém consegue fazer esse tratamento, nem com planopixbet e confiavelsaúde", conta.
"Mesmo que alguma pessoa ou operadorapixbet e confiavelsaúde faça a importação dessas medicações diretamente, o valor vai ser absurdamente mais alto e há o riscopixbet e confiavelatrasos por questões burocráticas que podem inviabilizar o uso do tratamento nos primeiros dias da doença", acrescenta a médica.
A Conitec avaliou, por exemplo, o uso do remédio banlanivimabe/etesevimabe no SUS, mas,pixbet e confiavelagosto, decidiu não fazer a incorporação.
Essa avaliação levapixbet e confiavelconta as evidências científicas disponíveis e o custo-benefíciopixbet e confiavelincluir a terapia no sistema público, entre outros quesitos.
A comissão afirmou que não existiam "dados sobre segurança e eficáciapixbet e confiavelpessoas previamente vacinadas", não foram encontrados "dadospixbet e confiavelsegurança para utilização dos medicamentospixbet e confiavelpacientes mais instáveis" e que "os dados sobre o uso do medicamento são preliminares".
Dourado lamenta a decisão e o tempo para que ela fosse tomada — a Anvisa aprovou esse tratamentopixbet e confiavelmaio e a Conitec só bateu o martelo quase quatro meses depois. "O Brasil perdeu a oportunidadepixbet e confiavelsalvar vidas usando esse medicamento".
"E pior que, se você demorar muito, perde-se o tempopixbet e confiavelque o tratamento pode ser utilizado. O banlanivimabe/etesevimabe, por exemplo, parece perder eficácia agora contra a variante ômicron."
"Tivemos uma janelapixbet e confiaveloportunidade para baixar o riscopixbet e confiavelhospitalizaçãopixbet e confiavelpacientes que foi desperdiçada", completa.
Anti-inflamatórios: restritos aos casos mais graves, estão amplamente disponíveis
Quando a infecção pelo coronavírus evolui e fica mais séria, a resposta do sistema imunológico deixa o corpo num estado inflamatório.
O problema é que essa inflamação pode sair do controle e acabar prejudicando o funcionamentopixbet e confiavelórgãos vitais, como o coração e os pulmões.
É justamente para regular essa resposta imune exagerada que os médicos lançam mão dos anti-inflamatórios.
Em pacientes com quadros mais gravespixbet e confiavelcovid, o remédio mais utilizado dessa classe é a dexametasona.
"Esse é um corticoide antigo, barato e totalmente disponível", entende Azevedo.
Mais recentemente, surgiram outras duas opções que também atuam sobre a inflamação nos quadros mais gravespixbet e confiavelcovid: os inibidores do receptor da interleucina-6, como o tocilizumabe (Roche), e os inibidores da janus quinase, caso do baracitinibe (Eli Lilly).
Em linhas gerais, a recomendação é que os médicos usem a dexametasona e eventualmente adicionem mais um outro desses medicamentos, a dependerpixbet e confiaveldeterminados critérios técnicos.
Alguns desses tratamentos, inclusive, já eram usados para outras doenças com fundo inflamatório, como a artrite reumatoide.
De acordo com o site da Anvisa, o baracitinibe está aprovado para o tratamento da covid no Brasil — já no caso do tocilizumabe, que está recomendado pela OMS, os médicos costumam fazer o uso off-label (fora da bula) no país para os pacientes com quadros mais severospixbet e confiavelcovid.
Segundo os especialistas, a disponibilidade desses fármacos no país não é tão preocupante, uma vez que eles já eram prescritos por aqui antes mesmopixbet e confiavela pandemia começar.
"Em alguns lugares, essas medicações acabaram faltando no momento mais grave, durante o primeiro semestrepixbet e confiavel2021. Mas, com a diminuição dos casos no segundo semestre, o acesso voltou a se normalizar", relata Azevedo.
"Mas, na prática, temos usado pouco esses outros remédios [inibidores e interleucina-6 e inibidorespixbet e confiaveljanus quinase]pixbet e confiavelcomparação com a dexametasona", conclui.
É possível melhorar o acesso aos tratamentos contra a covid-19?
Na avaliaçãopixbet e confiavelUrbaez Brito, o Brasil poderia usar toda apixbet e confiaveltradiçãopixbet e confiavelcombater doenças infecciosas para negociar com as farmacêuticas.
"O Ministério da Saúde sempre foi brilhante e tem uma enorme experiênciapixbet e confiavelcomprar grandes quantidadespixbet e confiaveltratamentos modernos indicados para outras enfermidades, como as infecções pelo HIV ou pela hepatite C", conta.
"E isso sem contar que, quando consideramos o tamanho do país e da população, falamospixbet e confiavelgrandes volumes. Isso é muito atrativo para as farmacêuticas e facilita a compra por um preço menor", aposta o infectologista.
Já Dourado acredita que o governo deveria ser mais ágil nos processospixbet e confiavelaprovação, compra e distribuição dos remédios.
"As agências regulatórias dos Estados Unidos, da União Europeia epixbet e confiaveloutras partes do mundo conseguem acesso antecipado aos dados dos testes clínicos dos medicamentos. Assim, elas já fazem a análisepixbet e confiaveltempo real e aceleram a aprovação", compara.
"Me parece que o Brasil está atrasadopixbet e confiaveltodas as etapas. É necessário fazer um monitoramento dos estudos que estãopixbet e confiavelcurso, entrarpixbet e confiavelcontato com as farmacêuticas, ter acesso às informações antecipadamente, fazer avaliações e recomendações, já negociar contratos…", lista.
"Daí, assim que a Anvisa aprovar o tratamento, ele já ficaria disponível para os pacientes com rapidez", conclui a pneumologista.
A BBC News Brasil entroupixbet e confiavelcontato com o Ministério da Saúde para obter um posicionamento oficial a respeito da disponibilidade dos tratamentos contra a covid-19 no país, especialmente na rede pública, porém não foi enviada nenhuma resposta até a publicação desta reportagem.
Já a Agência Nacionalpixbet e confiavelSaúde Suplementar (ANS), órgão que é responsável por regulamentar os planospixbet e confiavelsaúde e define quais tratamentos sãopixbet e confiavelcobertura obrigatória ou não pelas operadoras, enviou uma notapixbet e confiavelesclarecimentos por e-mail.
No texto, a agência afirma que "os medicamentos para o tratamento da covid-19 (rendesivir, casirivimabe/imdevimabe, banlanivimabe/etesevimabe, regdanvimabe, sotrovimabe e baricitinibe) não possuem cobertura para a utilização ambulatorial e/ou domiciliar".
"Todavia, se prescritos pelo médico assistente para administração durante a internação (internação hospitalar ou internação domiciliar substitutiva à internação hospitalar), quando respeitadas as indicaçõespixbet e confiavelsuas bulas, os referidos medicamentos terão cobertura obrigatória", finaliza a nota.
No entanto, apesar da cobertura obrigatória garantida pela ANS, o acesso a esses medicamentos na rede privada esbarra nas dificuldadespixbet e confiavelimportação e na curta janelapixbet e confiaveloportunidade para o uso, que geralmente fica restrito aos primeiros dias da doença.
Além disso, quatro desses tratamentos (os anticorpos monoclonais casirivimabe/imdevimabe, banlanivimabe/etesevimabe, regdanvimabe, sotrovimabe) só são indicados para pacientes não hospitalizados, o que inviabilizapixbet e confiavelcobertura pelos planospixbet e confiavelsaúde segundo as regras atuais da ANS.
pixbet e confiavel Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal pixbet e confiavel .
pixbet e confiavel Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube pixbet e confiavel ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospixbet e confiavelautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapixbet e confiavelusopixbet e confiavelcookies e os termospixbet e confiavelprivacidade do Google YouTube antespixbet e confiavelconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepixbet e confiavel"aceitar e continuar".
Finalpixbet e confiavelYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospixbet e confiavelautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapixbet e confiavelusopixbet e confiavelcookies e os termospixbet e confiavelprivacidade do Google YouTube antespixbet e confiavelconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepixbet e confiavel"aceitar e continuar".
Finalpixbet e confiavelYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospixbet e confiavelautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapixbet e confiavelusopixbet e confiavelcookies e os termospixbet e confiavelprivacidade do Google YouTube antespixbet e confiavelconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepixbet e confiavel"aceitar e continuar".
Finalpixbet e confiavelYouTube post, 3
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível