O que pode estar por trás da indicação do ex-prefeito Crivella para embaixada na África do Sul:bet sports net

Crédito, Mauro Pimentel/Getty Images

Legenda da foto, Marcelo Crivella, que morou na África do Sul com a família nos anos 1990, foi fundamental para a ampliação da Universal no país e nos países vizinhos

A tensão da Universal nos últimos meses se deubet sports netAngola. Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR) e o Serviçobet sports netInvestigação Criminal do país disseram à BBC News Brasil, há provas fartas e contundentes contra quatro integrantes da igreja, denunciados sob acusaçãobet sports netcrimes como lavagembet sports netdinheiro, evasãobet sports netdivisas e associação criminosa.

A igreja refutou todas as acusações, as classificoubet sports net"fake news" e disse que os quatro membros acusados ainda não conseguiram acesso à investigação formal. "Nem a Universal, nem seus bispos e pastores praticaram crimesbet sports netAngola", disse à BBC News Brasil.

Crivella, que morou na África do Sul com a família nos anos 1990, foi fundamental para a ampliação da Universal, ou IURD (Igreja Universal do Reinobet sports netDeus), no país e nos países vizinhos.

Na opinião especialistas entrevistados pela BBC News Brasil, o movimentobet sports netBolsonaro visa a controlar duas crises: a da Universal no continente africano e, especialmente, a do presidente com a Universal.

A indicação do governo tem uma "dupla função", diz a antropóloga Jacqueline Moraes Teixeira, professora no Programabet sports netPós Graduaçãobet sports netEducação da USP e pesquisadora do Cebrap. A primeira, é ter Crivella para "tentarbet sports netalguma maneira apaziguar possíveis levantesbet sports netoutros países no continente africano" no contexto da Universal.

A segunda está relacionada à aliança do próprio governo com a Universal. "Mantê-la como apoio é fundamental para o governo Bolsonaro batalhar abet sports netestabilização e seu crescimento na disputa pelo voto evangélico nas eleiçõesbet sports net2022", afirma Teixeira.

Crédito, Buda Mendes/Getty Images

Legenda da foto, O enviobet sports netCrivella para a África do Sul também cai como uma luva para Bolsonaro, que foi cobrado por lideranças da Universal pela omissão do Itamaraty diante da crisebet sports netAngola

Crise 1

Alguns anos depois da fundação da Universalbet sports net1977, o bispo Edir Macedo começou um projetobet sports netexpansão internacional da igreja. No continente africano, essa ampliação começoubet sports netAngola, por voltabet sports net1991. Na África do Sul, por voltabet sports net1993.

Crivella, sobrinhobet sports netMacedo, foi enviado ao país como missionário para tocar a expansão, que se dava por meio da comprabet sports netespaçosbet sports netlugares onde há maior movimentaçãobet sports netpessoas, aberturabet sports nettemplos e investimentobet sports netmídia.

"Era super importante ter alguémbet sports netconfiança que realmente investisse nesse projetobet sports nettransnacionalização. Foi Crivella quem produziu esse primeiro processobet sports netorganização, elaboração e gestão do crescimento institucional da IURD pelos outros países da África e dentro da África do Sul", diz Teixeira.

"Em 1994, cheguei com minha esposa e três filhos na cidadebet sports netDurban. Saíamos pelas ruas dando folhetos, convidando as pessoas para a reunião na igreja", diz Crivellabet sports netum vídeo publicadobet sports netseu canal do YouTubebet sports net2009. Ele está ao lado da esposa, mostrando o templo da Universal na cidade que fica no leste da África do Sul. "E logo ela [a igreja] começou a encher. Era uma lojinha pequena dentro do mercado indiano. Deus abençoou e se transformou numa grande catedral."

A databet sports netchegadabet sports netCrivella no país coincide com o fim do Apartheid, o regimebet sports netsegregação racial na África do Sul. A ideia inicial da Universal, diz lana van Wyk, professorabet sports netantropologia da Universidadebet sports netStellenbosch, na África do Sul, era atingir os falantesbet sports netportuguês, pessoas vindasbet sports netpaíses lusófonos vizinhos - tanto que os primeiros cultosbet sports netJoanesburgo, maior cidade do país, eram nessa língua. Wyk é autora do livro The Universal Church of the Kingdom of God in South Africa (A Igreja Universal do Reinobet sports netDeus na África do Sul).

"Mas,bet sports netforma inesperada, atraiu um grupo grandebet sports netpessoas negras. A igreja saiu, então,bet sports netum bairro predominantemente branco e se imiscuiubet sports netregiões com população negra", afirma Wyk.

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Com a nomeação, o ex-prefeito do Rio passa a ter foro privilegiado, e o processo a que responde é transferido para o Supremo Tribunal Federal

Ela lembra da presençabet sports netCrivella no país. "Grandes multidõesbet sports netpessoas compareciam a seus sermões. Ele tinha uma reputaçãobet sports nethomem fortebet sports netDeus, com históricobet sports netmilagres."

Para ela, a Universal se aproveitou do momento pós-Apartheid,bet sports netque havia sentimentobet sports netesperança no país, para angariar membros. Com seu discursobet sports netprosperidade, deslumbrou os sul africanos desejososbet sports netmobilidade social e integração racial. "O momentobet sports netque a igreja entrou na África do Sul foi bem escolhido. Foi num tempobet sports netmuita esperançabet sports netmudança política e econômica", diz Wyk.

"Quando a Universal chegou, as pessoas pensavam que finalmente poderiam 'usar' o poderbet sports netDeus para mudar suas vidasbet sports netmaneira prática. O Deus da igreja poderia os tornar ricos e saudáveis."

Hoje, segundo o site da Universal da África do Sul, há 309 igrejas no país - menos que as 320 contabilizadas por Wyk na épocabet sports netque publicou seu livro,bet sports net2014. Segundo ela, a igreja vem perdendo força na região, com membros migrando para outras denominações pentecostais ligadas à figurabet sports netprofetas.

Ao lado das movimentaçõesbet sports netAngola, essa hemorragiabet sports netmembros forma um cenário preocupante para a Universal no continente. Bispos e pastores angolanos divulgaram há dois anos um manifesto com acusações públicas contra os brasileiros da igreja, iniciando um processobet sports net"reforma"bet sports netAngola.

Para Teixeira, a presençabet sports netCrivella, "como toda a experiência que teve na África do Sul, seria uma formabet sports netajudar na mediação dos conflitos e pensar na contençãobet sports netdanos dessa crise gravíssima" no continente.

Voltar à África também deve cumprir um desejo antigobet sports netCrivella, segundo ele próprio já expressou. Em junhobet sports net2014,bet sports netentrevista ao jornal da Universal, a Folha Universal (n° 1.160, ano 22), Crivella disse não ter sido "fácil viver na Áfricabet sports netum tempobet sports netguerra política no fim do apartheid". "Mas agradeço muito a Deus por ter me dado a honrabet sports netter passado por aquelas dificuldades, que apenas nos fizeram mais fortes."

Quando questionado se tinha vontadebet sports netse tornar político, Crivella responde: "Confesso que não queria. Não queria mesmo. O que eu sonhava era voltar para a África ou qualquer que fosse o país."

O sonho virou também conveniência: com a nomeação, o ex-prefeito do Rio passa a ter foro privilegiado, e o processo a que responde é transferido para o Supremo Tribunal Federal.

Crise 2

O enviobet sports netCrivella para a África do Sul também cai como uma luva para Bolsonaro, que foi cobrado por lideranças da Universal pela omissão do Itamaraty diante da crisebet sports netAngola.

Para o teólogo evangélico Fábio Py, professor do programabet sports netpós-graduaçãobet sports netpolíticas sociais da Universidade Estadual do Norte Fluminense, a "jogada"bet sports netBolsonaro é uma maneirabet sports netafagar a crise entre ele e a igreja, que já cobrou diversas vezes posicionamento do presidentebet sports netrelação às tensões no continente africano.

Crédito, Divulgação/IURD

Legenda da foto, Igreja Universal do Reinobet sports netDeus iniciou suas operaçõesbet sports netAngolabet sports net1992 e tem maisbet sports net300 templos no país

"Bolsonaro percebe que não consegue resolver a questãobet sports netAngola porque entrabet sports netquestão nacional do país. Para dar outro caminho, ele abre possibilidadebet sports netCrivella assumir a relação Brasil-África do Sul", afirma. "É uma jogada para não perder o apoio do Macedo."

Para ele, com a indicação, Bolsonaro age para não "desamarrar a igreja Universal"bet sports netsi. "Até porque está começando a pintar 2022. Bolsonaro começa a se armar por contabet sports netLula", diz. O presidente não quer "perder a Universal,bet sports netestrutura e o processobet sports netpropaganda da Universal" visando às eleições.

A igreja é representada no Congresso pelo partido Republicanos, aliado do governo.

Além disso, o eleitorado evangélico tem um peso significativo para o presidente - e uma pesquisa Datafolha divulgada no dia 12bet sports netmaio apontou o ex-presidente Lula (PT) e Bolsonaro empatados no primeiro e segundo turnos entre o eleitorado evangélico. Indica que o atual presidente precisa se mexer para não perder votos com essa parcelabet sports neteleitores.

Para Teixeira, o discurso ostensivo por partebet sports netlideranças da Universal sobre a falta "de apoio e resguardo" do Itamaraty é o que fez o governo se mexer. "É como se o governo Bolsonaro não estivesse correspondendo ao apoio da igreja, o que pode fazer com que ela repense o apoio eleitoral", diz. "A aliança estariabet sports netrisco."

bet sports net Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube bet sports net ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbet sports netautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabet sports netusobet sports netcookies e os termosbet sports netprivacidade do Google YouTube antesbet sports netconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebet sports net"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobet sports netterceiros pode conter publicidade

Finalbet sports netYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbet sports netautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabet sports netusobet sports netcookies e os termosbet sports netprivacidade do Google YouTube antesbet sports netconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebet sports net"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobet sports netterceiros pode conter publicidade

Finalbet sports netYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbet sports netautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabet sports netusobet sports netcookies e os termosbet sports netprivacidade do Google YouTube antesbet sports netconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebet sports net"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobet sports netterceiros pode conter publicidade

Finalbet sports netYouTube post, 3