Nós atualizamos nossa Políticasistemas betanoPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termossistemas betanonossa Políticasistemas betanoPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Mortes, testes e contágio: como o Brasil se compara a outros países na pandemiasistemas betanocoronavírus:sistemas betano
Feitas as ressalvas, as comparações formam um retrato a partir dos dados mais recentes do país. Esse cenário muda todos os dias.
sistemas betano 1. Taxasistemas betanocontágio da doença
Um estudo divulgado pelo Imperial Collegesistemas betanoLondres apontou nesta semana que o Brasil está com uma taxasistemas betanocontágio da doençasistemas betano2,81, a mais alta entre 48 países analisados.
Isso significa que uma pessoa infectada transmite a covid-19 para cercasistemas betanotrês pessoas.
O indicador, conhecido como R0 (“r zero” ou “r naught”), mede aqui o número médiosistemas betanoinfecções geradas por alguém que contraiu o novo vírus (Sars-CoV-2).
Assim, se esse R0 é menor do que 1, o númerosistemas betanocasos cairá gradualmente até zero, já que haverá cada vez menos gente infectada. Se é maior do que 1, o vírus se espalhasistemas betanomodo exponencial.
No Brasil, 10 pessoas infectam hoje outras 28, e estas infectam mais 78. Quanto mais alto for o R0, maior a bolasistemas betanoneve. Nos primeiros quatro mesessistemas betano2020, o Ministério da Saúde brasileiro registrou 85.380 casossistemas betanocoronavírus e 5.901 mortes da doença no Brasil.
Essa taxasistemas betanoreprodução básica do vírus pode ser calculada a partir do modelo epidemiológico SIR, que se baseiasistemas betanodados como o númerosistemas betanopessoas Suscetíveis, Infectadas e Removidas (recuperadas ou mortas, por exemplo). A qualidade das estatísticas oficiais influencia diretamente a precisão das estimativas.
Hoje, a estratégia mais eficiente ao redor do mundo para diminuir essa taxa, contendo a pandemia, tem sido o isolamento social.
No Reino Unido, por exemplo, esse indicador beirava 4sistemas betano12sistemas betanomarço, quando a única recomendação do governo era o autoisolamento apenassistemas betanoquem apresentasse sintomas. Ou seja, à época, 10 pessoas infectadas transmitiam o vírus para outras 40. Duas semanas mais tarde, após o iníciosistemas betanouma quarentena não obrigatória, o R0 despencou para 0,72. Ou seja, 10 pessoas infectadas espalham o vírus para outras 7.
Segundo o Imperial Collegesistemas betanoLondres, a Itália está atualmente com uma taxasistemas betano0,67, com queda gradual do númerosistemas betanonovos infectados e mortos.
sistemas betano 2. Velocidade na qual os casos dobram
Os dados indicam forte aceleração da pandemia no país. "Eu odeio dizer, mas o Brasil está muito alto, o gráfico está muito, muito alto. Lásistemas betanocima, quase vertical", afirmou o presidente americano Donald Trump nesta quinta-feira (30).
Trump se refere à linha que conecta os pontossistemas betanoum gráfico com o númerosistemas betanocasos (eixo Y) ao longo do tempo (eixo X). À medida que a pandemia acelera, a linha se torna uma curva cada vez mais inclinada para cima.
Mas a qual velocidade?
Um monitoramento feito pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) aponta que o númerosistemas betanopessoas infectadas e mortas no Brasil dobra a cada 5,1 dias. Apenas dois países aparecem acima do Brasil: Rússia e Sudão.
“Esse indicador ajuda a entender a velocidadesistemas betanodisseminação da epidemia. Quanto menor o númerosistemas betanodias para que ocorra a duplicaçãosistemas betanocasos e óbitos, maior a velocidadesistemas betanocontágio ou maior o númerosistemas betanoexames realizados. Em ambos os casos, o indicador expressa a magnitudesistemas betanoavanço da doençasistemas betanotermos dinâmicos”, explica a Fiocruz.
sistemas betano 3. Númerosistemas betanomortes por 1 milhãosistemas betanohabitantes
Os Estados Unidos são o país com maior número absolutosistemas betanomortes na atual pandemia: 63 mil. O Brasil aparecesistemas betanodécimo nessa comparação, com 5.901 mortes.
Mas especialistas afirmam que uma comparação mais precisa dessa variável deve levarsistemas betanoconta o tamanho da populaçãosistemas betanocada país.
Segundo dados do Centro Europeu para Prevenção e Controlesistemas betanoDoenças (ECDC), a pequena San Marino lidera esse ranking, com 41 mortes numa populaçãosistemas betanoquase 34 mil habitantes (taxasistemas betano1.208 por 1 milhãosistemas betanohabitantes).
Mas se formos levarsistemas betanoconta apenas países com maissistemas betano50 milhõessistemas betanohabitantes, a Itália lidera o ranking, com 463 mortes por cada 1 milhãosistemas betanohabitantes. Em seguida, surgem Reino Unido (394), França (373), EUA (190) e Alemanha (75).
O Brasil aparecesistemas betanooitavo, com uma taxasistemas betano27 mortes por cada 1 milhãosistemas betanohabitantes.
Vale lembrar que cada país adota metodologia própria. O Ministério da Saúde da Espanha, por exemplo, contasistemas betanomaneira regular apenas as mortes por coronavírus ocorridassistemas betanohospitais. A Itália conta aqueles que testaram positivo para o vírus, independentementesistemas betanoa causa principal do óbito ter sido coronavírus ou outra condição.
É importante tersistemas betanoconta também que cada país estásistemas betanoum momento distinto da pandemia. O governo brasileiro estima que o pico da pandemia ocorrerá entre maio e junho, o que deve aumentar bastante o númerosistemas betanomortes.
Se o Brasil atingir a taxa italiana, por exemplo, isso representaria 100 mil mortos.
Estima-se que a covid-19 leve ao óbito 2 a cada 100 pessoas infectadas.
sistemas betano 4. Taxasistemas betanotestes realizados a cada mil habitantes
Em geral, a qualidade dos dados usados (quantidade e nívelsistemas betanodetalhamento, por exemplo) para uma projeção é mais importante para a acurácia dela do que o modelo matemático adotado.
Na pandemia atual, isso está ligado diretamente ao númerosistemas betanotestes realizados para identificar se alguém contraiu o coronavírus ou não. Quanto mais exames, mais perto a estatística oficial estará da realidade. Quanto menos, maior a subnotificação.
Uma ampla realizaçãosistemas betanotestes tem um papel importante nas estratégias elaboradas e adotadas por autoridades, especialistas e governantes para conter o avanço da doença.
"Não tem fórmula mágica, não tem testesistemas betanomassa. O que você tem que fazer é usar os testes para mapear a populaçãosistemas betanoforma quesistemas betanoamostra reflita o todo. Ter o dado, interpretar o dado e tomar iniciativas a partir disso é o que vai fazer toda a diferença", afirmou o novo ministro da Saúde, Nelson Teich, a jornalistassistemas betanoBrasília.
"Sem saber a real dimensão da epidemia, um governo pode agir atrasado ou adiantar medidas drásticas sem que sejas necessárias", explicou o virologista Anderson Brito, do departamentosistemas betanoepidemiologia da Escolasistemas betanoSaúde Pública da Universidadesistemas betanoYale, nos Estados Unidos,sistemas betanoentrevista recente à BBC News Brasil.
Na prática, o governo brasileiro não sabe dizer quantos testes são realizados por dia no país. Os números do Ministério da Saúde não incluem testes realizadossistemas betanohospitais e clínicas particulares, somente na rede públicasistemas betanosaúde.
Até 20sistemas betanoabril, segundo a pasta, a rede pública realizou 132 mil testes específicos para covid-19. Isso é quase o mesmo númerosistemas betanotestes realizados pelo Reino Unidosistemas betanoum só dia: 120 milsistemas betano30sistemas betanoabril.
Considerando apenas essa quantidadesistemas betanotestes, o Brasil estaria na 65ª posição do rankingsistemas betano82 nações, segundo comparação feita pela BBC News Brasil a partir da plataformasistemas betanodados Our World in Data, da Universidadesistemas betanoOxford — o Brasil não aparece nessa comparação por faltasistemas betanodados atualizados.
Em 20sistemas betanoabril, o país apresentava uma taxasistemas betano0,63 teste a cada mil habitantes. O ranking era liderado pela Islândia (128), país nórdico com 365 mil habitantes. A Itália apresentava taxasistemas betano23,1 e os EUA registrava 12,2.
O Brasil tem enfrentado uma sériesistemas betanodificuldades para ampliarsistemas betanocapacidadesistemas betanorealizaçãosistemas betanotestes, como a concorrência internacional para comprar insumos, altasistemas betanopreços e demanda maior que a capacidadesistemas betanoanálise dos laboratórios.
Ante a subnotificação, especialistas tentam calcular qual é o número realsistemas betanoinfectados do país. Para se ter uma ideia, um estudo coordenado pela Universidade Federalsistemas betanoPelotas (UFPel) apontou que para cada pessoa contaminada por covid-19 no Rio Grande do Sul, há 12 casos não notificados.
sistemas betano 5. Previsãosistemas betanoqueda e recuperação do PIB
A economia brasileira terá uma queda cinco vezes maior que a média dos países emergentes neste ano,sistemas betanoacordo com previsão do Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgadasistemas betanomeadossistemas betanoabril.
A previsão da entidade é que o PIB brasileiro vai cair 5,3% neste ano, enquanto os países com economiassistemas betanodesenvolvimento vão registrar,sistemas betanomédia, uma quedasistemas betano1%. A zona do euro deve despencar 7,5%.
A retração prevista pelo FMI significa uma diminuiçãosistemas betanoquase R$ 400 bilhões na economia brasileira neste ano. Se a retraçãosistemas betano5,3% for confirmada, será a maior queda anual que o Brasil já viu pelo menos desde 1901.
Pesa aqui o fatosistemas betanoque o Brasil já vinha apresentando taxas mais baixassistemas betanocrescimento econômico que outros paísessistemas betanodesenvolvimento.
Na mesma categoria, dos países emergentes, também está o México — que, no entanto, vai apresentar uma retração ainda maior que a do Brasil,sistemas betano6,6%. A economia da Rússia, segundo o FMI, deve cairsistemas betanoproporção semelhante à do Brasil: 5,5%.
China e a Índia devem apresentar crescimento neste ano, mesmo com a crise do coronavírus, segundo o FMI: 1,2% e 1,9%, respectivamente.
Segundo o FMI,sistemas betano2021, o Brasil deve ter a segunda menor taxasistemas betanocrescimento entre os emergentes analisados (2,9% do PIB), perdendo apenas para a Nigéria (2,4%).
*Colaboraram Luis Barrucho e Laís Alegretti, da BBC News Brasilsistemas betanoLondres.
- COMO SE PROTEGER: O que realmente funciona
- COMO LAVAR AS MÃOS: Vídeo com o passo a passo
- SINTOMAS E RISCOS: Características da doença
- 25 PERGUNTAS E RESPOSTAS: Tudo que importa sobre o vírus
- MAPA DA DOENÇA: O alcance global do novo coronavírus
sistemas betano Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube sistemas betano ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimossistemas betanoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticasistemas betanousosistemas betanocookies e os termossistemas betanoprivacidade do Google YouTube antessistemas betanoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquesistemas betano"aceitar e continuar".
Finalsistemas betanoYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimossistemas betanoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticasistemas betanousosistemas betanocookies e os termossistemas betanoprivacidade do Google YouTube antessistemas betanoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquesistemas betano"aceitar e continuar".
Finalsistemas betanoYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimossistemas betanoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticasistemas betanousosistemas betanocookies e os termossistemas betanoprivacidade do Google YouTube antessistemas betanoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquesistemas betano"aceitar e continuar".
Finalsistemas betanoYouTube post, 3
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível