Nós atualizamos nossa PolíticabetanonacionalPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosbetanonacionalnossa PolíticabetanonacionalPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Eleições 2018: Como Bolsonaro superou a bolha radical na internet e terminou o 1º turno na liderança:betanonacional
O favorito para ser ministro da Fazendabetanonacionalum eventual futuro governo do ex-capitão, Paulo Guedes, se apresenta há meses como fiador do candidato no mercado financeiro.
Guerrilha digital
A faltabetanonacionalestrutura partidária, o improviso e as brigasbetanonacionalpoder que marcaram a condução da campanhabetanonacionalmomentos-chave,betanonacionalespecial após o grave atentado contra Bolsonaro no mês passado, parecem não ter impactado o braço digital bolsonarista.
Para especialistas, o candidato e seu entorno acertaram ao passar os últimos três anos ampliando e fortalecendo uma comunidadebetanonacionalsimpatizantes inicialmente restrita - embetanonacionalmaioria, a defensoresbetanonacionalbandeiras como uma intervenção militar que impusesse ordem e uma Operação Lava Jato forte contra políticos corruptos.
Surfar com capilaridade e baixo custo na onda conservadora que ganhou força no fim do governo Dilma demandou investimentobetanonacionalcomunicação via gruposbetanonacionalWhatsApp com apoiobetanonacionalmilitantes. Estima-se que a produçãobetanonacionalconteúdo da campanha, fortalecida por essa redebetanonacionalapoio espontâneo, alcance diretamente ao menos 30 mil grupos na rede social.
André Miceli, professor e coordenador do MBAbetanonacionalMarketing Digital da Fundação Getúlio Vargas (FGV), afirma que a importância desses influenciadores, contratados ou voluntários, cresceubetanonacionalmodo acentuadobetanonacional2018, ante a queda do peso da comunicação diretabetanonacionalpolíticos com o eleitorado via horário eleitoral e campanha nas ruas.
"É a pessoa comum que acredita nas ideiasbetanonacionalum candidato ebetanonacionalseu próprio poderbetanonacionalconvencimento, e passa a compartilhar informações com rapidez e capilaridade via redes sociais."
O baixo desempenho nas pesquisas do candidato à Presidência pelo MDB, Henrique Meirelles, mostra, segundo Miceli, que não basta atingir o público-alvo correto por meiobetanonacionalposts pagosbetanonacionalredes sociais se o discurso não tem aderência com o eleitorado.
Efeito manada
A estratégia no WhatsApp (aplicativo usado por 120 milhõesbetanonacionalbrasileiros), capitaneada por um dos filhos do candidato, o vereador Carlos Bolsonaro (PSL-RJ), buscou criar uma ondabetanonacionalapoio ao candidato e, por consequência, atrair o eleitor que tradicionalmente votabetanonacionalquem está na frente - o tal efeito manada.
"Existe uma relação entre características dos lugares e o apoio eleitoral dos habitantes. Quando mais uma pessoa vivencia aquele 'lugar', pertencente a uma redebetanonacionalinformações locais, maior é a probabilidadebetanonacionalela se comportar como o eleitor médio daquele lugar", explica pesquisador Aleksei Zolnerkevic, doutorbetanonacionalGeografia na USP.
Sem o financiamentobetanonacionalempresas privadas e com baixa influência do horário eleitoral na disputa majoritária, redes sociais como Facebook e principalmente o WhatsApp foram o principal meio para a trocabetanonacionalinformações sobre o voto.
"Antes da eleição, 75% das pessoas entrevistadas recebiam informações políticas via WhatsApp; hoje, o número chega a 100%, principalmente por meiobetanonacionalvídeos e memes", afirma Maurício Moura, pesquisador da Universidade George Washington, nos Estados Unidos, e fundador da Ideia Big Data, que realiza pesquisasbetanonacionalopinião via celular. Segundo o Datafolha, 7betanonacional10 eleitores usaram o WhatsApp para se informar sobre candidatos.
Para Moura, a inexistênciabetanonacionalum algoritmo no WhatsApp, que cria bolhas informacionais a partir das preferências do usuário, facilita a troca democráticabetanonacionalinformações e opiniões e eleva a credibilidade mesmo das notícias falsas porque "as mensagens vêm do círculobetanonacionalpessoas mais próximas".
Há ainda o viésbetanonacionalconfirmação, ou seja, uma tendênciabetanonacionalrejeitar informaçõesbetanonacionalfontes oubetanonacionalpontosbetanonacionalvista dos quais discorda. Para Miceli, o WhatsApp não se mostrou neste ano tão efetivo na atração do eleitor historicamente volátil, que se define às vésperas da votação, e na conversãobetanonacionalsimpatizantes do campo político oposto.
O usobetanonacionalrobôs e perfis falsos, sem elos públicos com as campanhas oficiais, são importantes instrumentos para pautar debates e questionar reportagens críticas da grande mídia, à exceção das produzidas por grupos aliados como a TV Record, comandada pela Igreja Universal.
Discurso menos militar e mais moral
O discurso é peça fundamental na busca por engajamentobetanonacionalmeio à torrentebetanonacionalinformações que circula pelas redes sociais. Surfando na onda conservadora, Bolsonaro modulou suas falas gradativamente ao longo dos 27 anos na Câmara dos Deputados e conseguiu ampliar seu eleitorado sem desagradar aos mais fiéis.
A estratégia surtiu efeito e, segundo as pesquisas, ele conseguiu atrair nesta eleição metade dos evangélicos, por exemplo.
Em dezembro, a BBC News Brasil analisou 1.540 discursosbetanonacionalBolsonaro no plenário da Casa.
Com o passar do tempo e o aumentobetanonacionalprojeção nacional e da mídia espontânea, os assuntos corporativosbetanonacionalmilitares deram espaço aosbetanonacionalcunho moralista ebetanonacionalsegurança pública. As acusaçõesbetanonacionalautoritarismo, machismo e racismo ganharam força contra ele. Palavras como "direitos humanos", "PT", "tortura", "Cuba", "esquerda" e "gays" tiveram, por exemplo, um pico no mandato passado (2011 a 2014).
O grupobetanonacionalanálisebetanonacionaldiscurso da UFRRJ (Universidade Federal Rural do RiobetanonacionalJaneiro) se debruçou sobre falas e performancesbetanonacionalBolsonaro nos últimos dois anos, principalmente publicadasbetanonacionalredes sociais.
Quatro aspectos se destacam: a difusão repetidabetanonacionalimagens do apoio que recebiabetanonacionalaeroportos do país a fimbetanonacionalforjar um "mito", o tom emocional e direto sobre qualidades (não ser investigado) e fraquezas (não ter experiência), um descrédito nas instituições a fimbetanonacionaldefender a volta da ordem e as críticas ao sistema partidário, centradas num discurso antipetista.
"O discurso político, a partirbetanonacionalum diagnóstico dos problemas do país, tem a virtude, e o poder,betanonacionalarticular essas demandas e identidades múltiplas e contingentes dos sujeitos num único 'nós', o do 'povo', 'cidadãosbetanonacionalbem', os 'defensores da família', dos valores cristãos conservadores", explica o professor Jorge O. Romano, coordenador do grupobetanonacionalpesquisa.
Em oposição, segundo essa análise dos discursos bolsonaristas, estão "eles",betanonacionalreferência a esquerdistas, "o inimigo que articula o negativo e desprezível na sociedade é associado a bandidagem, imoralidade e corrupção, e a grupos sociais específicos, como homossexuais, mulheres e ativistasbetanonacionaldireitos humanos".
O consultor político André Torretta ressalta também o tom das mensagens da rede bolsonarista. "A grande sacada da campanha dele é ter um material leve e engraçado,betanonacionaltão maluco que é. O humor é muito mais efetivo e compartilhável na internet. O PT não é leve, não conta piada."
Lulismo sem Lula
Bolsonaro também se beneficia do desarranjo eleitoral nas basesbetanonacionalapoio dos dois partidos que dominam a disputa presidencial desde 1994. A polarização eleitoral do país se consolidou a partirbetanonacional2006, com a reeleição do então presidente Lula a partir do forte apoio das fatias mais pobres, menos escolarizadas e do Nordeste do país.
O realinhamento eleitoral do lulismo consolidou, desde então, a basebetanonacionalapoio do partido nessas parcelas da população, que antes costumavam votarbetanonacionalcandidatosbetanonacionaldireita ou centro-direita - há divergências sobre o peso do caráter ideológico nesse comportamento eleitoral.
Opositores e parte da academia passaram a identificar relação entre a nova basebetanonacionalapoio político e o programabetanonacionaltransferênciabetanonacionalrenda Bolsa Família. Para o cientista político André Singer, a hipótese só se mostra válida entre os miseráveis que ascenderam à situaçãobetanonacionalpobreza, mas não no segmento dos ingressantesbetanonacionaluma nova classe trabalhadora.
Na opinião dele, o lulismo e seus dirigentes erraram ao não consolidar à época a percepção, para essas dezenasbetanonacionalmilhõesbetanonacionalpessoas,betanonacionalque a ascensão deles se deu mais por causabetanonacionalpolíticas públicas do que por mérito próprio individual.
Os movimentosbetanonacionalruabetanonacionaldireita - que ganharam projeção e adesão na esteira das manifestaçõesbetanonacionaljunhobetanonacional2013 - defendendo discurso anticorrupção e supressãobetanonacionaldireitosbetanonacionalminorias, a contestação do resultado das urnas pelo PSDBbetanonacional2014 e o impeachmentbetanonacionalDilma ampliaram e acirraram o antipetismo, que chega ao ápice no pleito deste ano.
Há uma resistência crescente à estratégiabetanonacionaltransferênciabetanonacionalvotos do ex-presidente Lula, preso e impedidobetanonacionalconcorrer por causa da condenação por corrupção no caso do tríplex no Guarujá. A recessão, que resultoubetanonacionaldesemprego e aumento da violência, e a prisãobetanonacionaldiversos dirigentes petistas abalou a confiançabetanonacionalparte dos eleitores tradicionais do partido.
Por outro lado, uma contrarreação no campo da esquerda à onda conservadora ajudou o PT a se reorganizar parcialmente do impeachment e da perdabetanonacional60% das prefeiturasbetanonacional2016. Segundo as pesquisasbetanonacionalopinião, Haddad lidera entre as mesmas parcelas identificadas com o partido, mas com uma rejeiçãobetanonacionaltornobetanonacional40% do eleitorado.
Declínio do PSDB
Especialistas não veem um realinhamento significativo do eleitoradobetanonacional2018 como ocorreubetanonacional2006, fenômeno eleitoralbetanonacionalque grupos sociais mudambetanonacionalcampo ideológico (ou se consolidambetanonacionalum deles) a partirbetanonacionalgrandes transformações sociais - como recessões, ampla ascensão social e impeachment.
Bolsonaro conseguiu somar o eleitorado historicamente mais identificado com os tucanos abetanonacionalforça política no RiobetanonacionalJaneiro, base eleitoral e segundo colégio do país, com 8% do total (12,4 milhões).
"Acredito que, como na eleiçãobetanonacional2016 ocorreu um desalinhamento parcial do eleitorado mais ligado à esquerda, agora fenômeno semelhante deve atingir o PSDB, que pode ter um padrãobetanonacionalvotação muito próximo aobetanonacionalMário Covasbetanonacional1989, concentrada no EstadobetanonacionalSão Paulo", diz o pesquisador Aleksei Zolnerkevic.
Historicamente, o PSDB reúne eleitores mais ricos, escolarizados e do Sul e Sudeste. Segundo Maria do Socorro Sousa Braga, coordenadora do NúcleobetanonacionalEstudo dos Partidos Políticos Latino-americanos da UFSCar (Universidade FederalbetanonacionalSão Carlos), Bolsonaro conseguiu atrair essas parcelas a partirbetanonacionaluma conjunção rarabetanonacionalfatores como a "desestruturação intrapartidária do PSDB, as denúncias graves na Lava Jato contra as principais lideranças do partido, inclusive o candidato Geraldo Alckmin, o apoio público ao governo Michel Temer (MDB) e da descrença no sistema representativo,betanonacionalalta desde 2013."
- betanonacional Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube betanonacional ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbetanonacionalautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabetanonacionalusobetanonacionalcookies e os termosbetanonacionalprivacidade do Google YouTube antesbetanonacionalconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebetanonacional"aceitar e continuar".
FinalbetanonacionalYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbetanonacionalautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabetanonacionalusobetanonacionalcookies e os termosbetanonacionalprivacidade do Google YouTube antesbetanonacionalconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebetanonacional"aceitar e continuar".
FinalbetanonacionalYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbetanonacionalautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabetanonacionalusobetanonacionalcookies e os termosbetanonacionalprivacidade do Google YouTube antesbetanonacionalconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebetanonacional"aceitar e continuar".
FinalbetanonacionalYouTube post, 3
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível