Esqui 'a seco' é o futuro do esporte com as mudanças climáticas?:bwin djokovic

Crédito, Tremblant

Legenda da foto, Com a redução da neve causada pelas mudanças climáticas, as pistasbwin djokovicesqui artificiais podem ser a solução para o future do esporte

Ela foi criada com uma superfície sintética chamada Neveplast, que imita a neve dura e compacta das montanhas. E hastes cônicas concêntricas geram a aderência necessária para a prática do esqui.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
bwin djokovic de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

á localizado dentro dele e serve como cenário para Far Cry 5, Far Clay New Dawn, Inside

Eden's Gate e FarCry 9️⃣ Absolution. Todos os personagens bwin djokovic {k0} Far Crry 5. Todos são dos

Subway Surfers doesn't need WiFi to play, meaning you can play it on planes, in areas without service or even just on long road trips when you have no data.
They can also jump on top of the trains and surf with hoverboards to evade capture until the character crashes into an obstacle, gets caught by the inspector, or gets hit by a train, at which point the game ends.

jogo roleta cassino como jogar

ão da sua casca. As chances, encontrar Uma lagosta amarela sãode cerca e 1 bwin djokovic {k0}

30 milhões! Lagostas amarelos foram 💳 manchadas principalmente ao longo na costa leste-

Fim do Matérias recomendadas

Desde abwin djokovicinauguração,bwin djokovic2019, cercabwin djokovic10 mil moradores e turistas visitam a usina todos os anos, ávidos para aprender a esquiar ou descerbwin djokovicprancha no seco.

Eles incluem caçadoresbwin djokovicaventuras como Ellen Dansgaard, que pratica manobras no esqui e na prancha, durante as competiçõesbwin djokovicesqui e snowboardbwin djokovicestilo livre, toda sexta-feira à noite. Ela esquiabwin djokovicCopenHill três vezes por semana e compete nos eventosbwin djokovicestilo livrebwin djokovictodo o país.

"Eu me mudei para estudarbwin djokovicCopenhaguebwin djokovic2021 porque é o único lugar da Dinamarca onde posso esquiar [o ano inteiro] e as competições,bwin djokovicfato, reúnem a comunidade", declarou Dansgaard.

"Se você já esquiou na neve compacta, a sensação da pista seca é a mesma. O melhor é que você pode esquiar o ano todo e aprimorar suas habilidades."

Crédito, Alamy

Legenda da foto, Cercabwin djokovic10 mil esquiadores praticam o esporte 'a seco' todos os anosbwin djokovicCopenhague, na Dinamarca
Pule Novo podcast investigativo: A Raposa e continue lendo
Novo podcast investigativo: A Raposa

Uma toneladabwin djokoviccocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês

Episódios

Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa

Como esquieibwin djokovicmontanhas a vida inteira, fiquei curiosa.

Fui criadabwin djokovicMontreal, no Canadá, e me lembro das temporadasbwin djokovicesqui, que começavam no iníciobwin djokovicnovembro. Mas, com os resortsbwin djokovicesquibwin djokovictodo o mundo enfrentando os impactos das mudanças climáticas e o menor volumebwin djokovicneve, muitas montanhas, agora, abrem mais tarde e fecham mais cedo a cada ano que passa.

A Agênciabwin djokovicProteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, na siglabwin djokovicinglês) afirma que a temporadabwin djokovicneve (o númerobwin djokovicdias com neve no solo) foi reduzidabwin djokovicmaisbwin djokovic15 dias desde 1955. E um estudo recente prevê que,bwin djokovic2050, a redução da duração média das temporadasbwin djokovicesqui fará a demanda pela produçãobwin djokovicneve artificial aumentarbwin djokovic55% a 97%.

Depoisbwin djokovicobservar os esquiadores e snowboarders descendo por Copenhill, soube que o resortbwin djokovicesqui Tremblant – pertobwin djokoviccasa, na província canadensebwin djokovicQuebec – investiu recentemente US$ 1,4 milhão (cercabwin djokovicR$ 8,5 milhões)bwin djokovicuma pistabwin djokovicesqui seca, como alternativa ao clima mais quente.

Por isso, fiquei imaginando: será que as superfícies artificiais ajudam a preservar ou ampliar a temporadabwin djokovicesqui?

Talvez, sim, segundo o escritor especializadobwin djokovicesqui Patrick Thorne. Ele publica uma newsletter mensal chamada DrySlopeNews.com. Thorne morabwin djokovicInverness, na Escócia, e já esquioubwin djokoviccercabwin djokovic50 pistas secas.

Ele conta que as primeiras pistasbwin djokovicesqui artificiais datam dos anos 1950, quando Jacques Brunel – esquiador e instrutor canadense, moradorbwin djokovicBeacon,bwin djokovicNova York (Estados Unidos) – sonhoubwin djokovicfazer neve no verão.

Brunel picou pedaçosbwin djokovicplástico e colocou sobre uma esteira feitabwin djokovicparaquedasbwin djokovicnylon, o que permitiu que esquiadores descessem pela pista no tempo mais quente, vestindo bermudas e trajesbwin djokovicbanho.

A invençãobwin djokovicBrunel chamou a atenção do paísbwin djokovic1956, o que o levou a patentearbwin djokovic"esteirabwin djokovicesqui artificial".

As pistas secas ficaram imensamente populares nos anos 1970, especialmente no Reino Unido. Muitas delas fecharam nos anos 1990 e início dos anos 2000. Elas caírambwin djokovicdesuso ou faliram por má administração.

Mas Thorne observa um recente ressurgimento, talvez causado pelas mudanças climáticas. Hoje, existem maisbwin djokovic1 mil pistas secas,bwin djokovic50 países.

"Na China, centenas delas foram construídasbwin djokovicmeio às cidades e estão realmente promovendo esta atividade para todos", afirma Thorne. Ele observa que muitos resortsbwin djokovicregiões com pouca ou nenhuma neve oferecem pistasbwin djokovicesqui secas o ano inteiro.

Outros resorts usam pistas secas quando a coberturabwin djokovicneve não é confiável. Os fabricantes dos materiais vêm incentivando os resorts a adotar as pistas secasbwin djokovicáreasbwin djokovicesquibwin djokovicbaixa altitude.

"Recebi um e-mail do administradorbwin djokovicum resortbwin djokovicesqui na República Checa, pedindo o contato dos fabricantes", conta Thorne. "Ele disse que não consegue mais ter certezabwin djokovicque haverá neve e, por isso, quer instalar uma pista seca."

O escritor especializadobwin djokovicesqui Rob Stewart defende que as pistas secas poderão ser a solução para manter os resortsbwin djokovicesqui funcionando no futuro, especialmente aquelesbwin djokovicaltitudes mais baixas.

Crédito, Alamy

Legenda da foto, As pistas secas podem oferecer a oportunidadebwin djokovicesquiar o ano inteiro, independente do aumento das temperaturas globais

"As pistasbwin djokovicesqui artificiais fazem muito sentido", explica ele. "Se a pista seca estiver ali e nevar no topo, você nunca irá saber que existe [a superfície sintética]. Mas, se a neve não vier, você tem uma superfície onde ainda é possível esquiar."

"A produçãobwin djokovicneve artificial, agora, está presente na maior parte dos resortsbwin djokovicesqui da Europa e da América Norte. É claro que ela faz muita diferença, mas a questão é qual será o nívelbwin djokovicincerteza da presençabwin djokovicneve nos próximos anos."

"As pistasbwin djokovicaltitude mais baixa começarão a ter cada vez mais dificuldades?", questiona Stewart. "A maioria das pessoas, provavelmente, responderia que sim."

No momento, alguns resorts querem primeiro fazer testes.

Tremblant é um resort que fica aberto o ano inteiro. Seu diretorbwin djokovicmarketing, Jean-François Gour, indica que o plano era lançar a pista seca como atividadebwin djokovicverão e observar o interesse das pessoas, antesbwin djokovicinstalar pistas mais íngremes.

As pistas secas já estabelecidas costumam ter forte apoio da comunidade local.

Em outubro, por exemplo, moradoresbwin djokovicPolmont, no centro da Escócia, resgatarambwin djokovicpistabwin djokovic50 anos, a Polmonthill Ski Slope. Eles assumirambwin djokovicpropriedade para impedir que ela fosse fechada.

O competidor e instrutorbwin djokovicesqui Bailey Ross aprendeu a esquiar ali. Ele passa quatro dias por semana nas pistas e está entusiasmado com a retomada do local.

"Ela significa muito para mim e para comunidade. É uma imensa parte das suas vidas e um ótimo local para as pessoas tentarem esquiar", conta Ross. Ele destaca que aprender a esquiar na pista seca pode fazerbwin djokovicvocê um esquiador melhor na neve.

"Esquiar na pista seca é mais difícil porque, quando você faz movimentos na neve, ela pode se mover abaixobwin djokovicvocê", explica ele.

"As pistas secas ou são duras, ou se parecem com grama. Por isso, cada movimento abaixo dos seus pés é totalmente diferente. Mas, depois que você fica confortável com seus esquis, é espetacular."

"E, a cada vez que você pula na pista, é uma nova sensação", prossegue ele. "Nos dias quentes, a pista é um pouco mais lenta e aderente. Quando está frio e seco, a esteira parece mais firme sob seus pés e a movimentação é mais rápida."

Crédito, Liberty Mountain Snowflex Centre

Legenda da foto, O Centro Snowflex Liberty Mountain, no Estado americano da Virgínia, abriga a única pistabwin djokovicesqui seca dos Estados Unidos

Catherine Beresford,bwin djokovicManchester, na Inglaterra, esquia no Centrobwin djokovicEsqui Runcornbwin djokovicCheshire, também na Inglaterra, há 38 anos. Ela também pratica o esqui na nevebwin djokovictoda a Europa.

Beresford conta que, como a aderência das pistas secas não é tão boa quanto a da neve, você não consegue desafiar seus limites da mesma forma. Os movimentos são mais sutis.

"A pista seca é menos tolerante, mas isso é um ponto positivo, na minha experiência", explica ela.

"Se você aprender a esquiar na neve, poderá cometer erros com muita facilidade. Mas, quando aprende na pista seca, você tecnicamente se torna um esquiador muito melhor. E, quando você leva essas técnicas para a montanha, seu conhecimento é muito mais amplo."

A única pistabwin djokovicesqui seco dos Estados Unidos é o Centro Snowflex Liberty Mountain,bwin djokovicLynchburg, no Estado da Virgínia.

Este ano, o centro comemora seu 15º aniversário. Antes idealizado principalmente para que atletasbwin djokovicalto nível pudessem treinar fora da temporadabwin djokovicesqui, hoje ele fica aberto para o públicobwin djokovicgeral.

"Observamos agora mais famílias e pessoas que esquiam e praticam snowboard pela primeira vez", conta o diretor do centro, Derek Woods.

"Na Virgínia, não temos as melhores condições, nem a temporadabwin djokovicesqui mais longa. E, nos últimos dois anos, o resortbwin djokovicesqui local Wintergreen teve dificuldades para conseguir neve. Mas nós ficamos abertos o ano todo."

Idalettebwin djokovicBruin e seu parceiro Richard Sinclair dirigem a agênciabwin djokovicviagens para esquiar SNO, com sedebwin djokovicLondres. Eles contam que observaram mudanças na formabwin djokovicque seus clientes contratam férias para esquiar.

Os clientes regulares programam apenas um períodobwin djokovicesqui por inverno e preenchem as lacunas com mais diasbwin djokovicesquibwin djokovicpista seca no seu retorno. Muitos deles mencionam as dificuldades com o custobwin djokovicvida.

Seus clientes relataram um aumentobwin djokovic150% no númerobwin djokovicvisitas a pistas secas – principalmente para praticar antesbwin djokovicuma temporadabwin djokovicesqui, levar as crianças para se divertirem nas férias escolares e para se socializarem com outros esquiadores.

De Bruin leva seus filhos adolescentes para esquiarbwin djokovicpistas secas com frequência. Ela também destaca que esta opção exige menos planejamento e menos roupas especiais.

"Como você não fica exposto à montanha, pode usar roupas normais, casaco e luvas", ela conta. "Adoro o fatobwin djokovicque você pode sair por apenas uma ou duas horas, o que for mais adequado para você."

"Se você quiser praticar esqui antesbwin djokovicsair para um grande períodobwin djokovicférias, duas horas por fimbwin djokovicsemana no mês anterior à viagem farão você enfrentar a montanha com mais confiança."

Depoisbwin djokovicver os esquiadores se divertirembwin djokovicCopenHill, fiquei ansiosa para experimentar as encostas secasbwin djokovicTremblant quando elas abrirem na primavera – ou seja lá quando a neve derreter este ano.

Leia a versão original desta reportagem (em inglês) no site BBC Travel.