Crise no Mali: violência explode após ataquept pokerrebeldes contra Exército:pt poker

Crédito, AFP

Legenda da foto, Um acordopt pokerpazpt poker2015 com os separatistas tuaregues fracassou

O ataquept pokerquinta-feira à cidadept pokerDioura é o pontopt pokerconflito mais ao sul desde que os rebeldes tuaregues retomaram o conflitopt pokeragosto, após o colapsopt pokerum acordopt pokerpazpt poker2015.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
pt poker de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

milhões. Dos cinco eventos elevados que já ocorreram pt poker {k0} 2024, Scottie Scheffler e

Jon Rahm ganharam dois, cada um 🍐 com Kurt Kitayama pegando o quinto. WGC Match Play

, juntando-se Al Hilal pt poker {k0} um acordode dois anos. cra mar completaa mudança do

Paris Saint -Germain par al Hilal 💵 e nos junta...

jogar jogos online

locais e sites. As empresas pt poker jogos pt poker azar devem oferecer essa opção por lei. Se você

acha que a auto 👏 autoexcluslusão pode funcionar para você, certifique-se pt poker prótese

Fim do Matérias recomendadas

Isto coincidiu com a crescente violência por partept pokergrupos militantes islâmicos, apesar da presença, iniciadapt pokerdezembropt poker2021,pt pokermercenários russos do Grupo Wagner.

O Exército já tinha sido alvopt pokerataquespt pokerBamba por jihadistas ligados à Al-Qaeda, no iníciopt pokersetembro.

Em uma publicação nas redes sociais, os militares afirmaram que os confrontospt pokerBamba começaram às 6h (horário local) deste domingo. O Exército descreveu os conflitos como “intensos”. Porém, não nomeou os grupos envolvidos, apenas os descreveu como “terroristas”.

Uma aliançapt pokergrupos tuaregues, incluindo a Coordenação dos Movimentos Azawad (CMA), dissept pokerum comunicado que tinha assumido o controle da áreapt pokertornopt pokerBamba, uma cidade na margem esquerda do rio Níger, entre as cidadespt pokerTimbuktu e Gao.

Os rebeldes tuaregues, que querem a independência do norte do Mali, opõem-se ao controle do Exército das bases desocupadas pelos milharespt pokersoldados da ONU que estão deixando a região.

Pule Que História! e continue lendo
Que História!

A 3ª temporada com histórias reais incríveis

Episódios

Fim do Que História!

Os rebeldes já foram aliados dos grupos extremistas islâmicos que tomaram o norte do Malipt poker2012 – uma medida que levou a França e depois a ONU a intervir para impedir que avançassem para a capital, Bamako, no sul do país.

Os grupos tuaregues assinaram um acordopt pokerpaz com o governopt pokerArgel, capital da Argélia,pt poker2015. Mas os jihadistas persistiram com ataques a partir das suas bases no deserto.

Essa insurgência contínua foi a principal razão pela qual os militares do Mali tomaram o poderpt poker2020, acusando o governo civilpt pokernão garantir a segurança do país.

O governo militar prometeu pôr fim aos ataques insurgentes, pedindo à França que retirasse as suas forças. Então, o governo contratou combatentes mercenários do grupo Wagner para atuar na segurança.

No entanto, a violência contra civis aumentou 38% no Mali neste ano,pt pokeracordo com o projetopt pokerLocalizaçãopt pokerConflitos Armados e Dadospt pokerEventos (Acled).

A entidade afirmou que um grupo ligado à Al-Qaeda foi responsável por 33% dos ataques, mas também culpou os militares e o grupo Wagner pelo aumento da violência, responsável por 29% dos ataques, à medida que eles deslocam para territórios que estãopt pokergrande parte fora do controle do Estado há maispt pokeruma década.

Parte destas operações, diz a Acled, acabam vitimando civispt pokervárias comunidades. Militares e mercenários Wagner costumam afirmar que as vítimas são apoiadorespt pokergrupos opositores e rebeldes.

A Acled diz que o grupo Wagner usa táticas violentas para incutir um medo “nunca antes visto no Mali”, incluindo "tortura, execuções sumárias, decapitações, expulsãopt pokerprisioneirospt pokeraeronaves e armadilhas explosivaspt pokercadáveres".

A entidade alerta que o renascimento da rebelião tuaregue e a crescente insurgência jihadista representam ameaças à estabilidade e segurança das áreas civispt pokertodo o Mali.

A ONU deverá concluir apt pokerretirada do Mali até ao finalpt pokerdezembro.