Rap ganha popularidade entre índios ao denunciar violência:como aposta em jogos de futebol
Dados da Secretaria Especialcomo apostacomo aposta em jogos de futeboljogos de futebolSaúde Indígena (Sesai) obtidos pela BBC Brasil com base na Leicomo apostacomo aposta em jogos de futeboljogos de futebolAcesso à Informação revelam quecomo aposta em jogos de futebolnenhum outro lugar do país tantos índios morrem por causas externas como no Mato Grosso do Sul.
Entre 2007 e 2013, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do estado registrou 487 mortes violentascomo apostacomo aposta em jogos de futeboljogos de futebolíndios, das quais 137 por homicídio. O dado confere à área o índice aproximadocomo apostacomo aposta em jogos de futeboljogos de futebol100 mortes por 100 mil habitantes, maior que a taxacomo apostacomo aposta em jogos de futeboljogos de futebolhomicídios no Brasil (25,8) e até que a da capital mais violenta do país, Maceió (79,8).
A insegurança vivida pelos índioscomo apostacomo aposta em jogos de futeboljogos de futebolMato Grosso do Sul se faz notar até no gosto musical dos jovens. Conjuntoscomo apostacomo aposta em jogos de futeboljogos de futebolrap que denunciam o racismo e a violênciacomo aposta em jogos de futebolgrandes cidades brasileiras se tornaram populares entre o grupo.
O gênero tem ganhado expoentes dentro da própria comunidade, como os pioneiros Brô MC's, que no vídeo acima cantam o rap Tupã.