Após polêmica, palco da abertura da Copa tem desafiocpurul0rcumprir prazo:cpurul0r

Itaquerão / Reuters
Legenda da foto, Cercacpurul0r80% das obras do Itaquerão já estão concluídas, diz Odebrecht

Após atrasos e polêmicas, a entrega à Fifa do estádio que sediará a abertura da Copa do Mundocpurul0r2014 - o Arena Corinthians, ou Itaquerão – ocorrerá no dia 31cpurul0rdezembro deste ano.

No entanto, cresce a preocupaçãocpurul0rque o prazo oficial não seja cumprido.

Com a aproximação da reta final, operários correm contra o tempo para terminar a instalação da infraestrutura do estádio, como a cobertura metálica e os acabamentos.

"Houve algum tipocpurul0rmal-entendido durante as entrevistas, mas está tudo acordado e existe um comprometimentocpurul0rentregar o estádiocpurul0rdezembrocpurul0r2013", disse à BBC Brasil Frederico Barbosa, engenheiro-chefe da Odebrecht responsável pelas obras.

A Odebrecht foi contratada pelo Corinthians para construir o Itaquerão por estimados R$ 820 milhões. Segundo a empreiteira, cercacpurul0r80% das obras, que começaramcpurul0rmaiocpurul0r2011, já estão concluídas.

'Mal-entendido'

O 'mal-entendido' citado por Barbosa está relacionado à polêmica sobre uma mudança no calendário oficialcpurul0rentrega do estádio.

No mês passado, o Corinthians divulgou um comunicadocpurul0rque criticava uma declaração do secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, sobre os atrasos nas obras. Na ocasião, Valcke havia ameaçado tirar o Itaquerão da Copa, caso a arena não fosse concluída até 31cpurul0rdezembro deste ano.

Mas, segundo o clube, ainda que a entidade esportiva tivesse estabelecido a data como limite para a entrega dos estádios das 12 cidades-sede da Copa do Mundo, o próprio Valcke teria estendido o prazo para fevereirocpurul0r2014, no caso do Itaquerão.

A alteração no cronograma estaria relacionada, entre outros fatores, à capacidade do estádio.

Com lotação máxima para 48 mil pessoas, o Itaquerão precisará incorporar ao projeto original 20 mil lugares temporários para se adequar às regras da Fifa.

Segundo informaçõescpurul0rbastidores, os assentos removíveis só seriam instalados após a conclusão do estádio,cpurul0rdezembro deste ano, o que adiaria o prazocpurul0rdois meses.

Mas, após muita confusão, o Corinthians e a Fifa anunciaram recentemente a entrega do estádio para o final deste ano.

Segundo o governocpurul0rSão Paulo, as cadeiras temporárias serão financiadas por um consórciocpurul0rinvestidores capitaneado por uma empresa privada.