O mistério do monstrocomo usar o bonus no bet7klago no Canadá:como usar o bonus no bet7k
É impossível viver por muito tempocomo usar o bonus no bet7kKelowna sem ouvir falar sobre a misteriosa criatura do lago. Ogopogo é para Kelowna o que Nessie é para o Lago Ness, na Escócia: um ser mítico ainda não identificado que supostamente reside nas profundezas do lago e aparece na superfície com frequência suficiente para manter a lenda viva.
É descrito como um monstrocomo usar o bonus no bet7kformacomo usar o bonus no bet7kserpente com várias "corcovas", com escama verde ou preta, e cabeçacomo usar o bonus no bet7kcavalo, cobra ou ovelha. Os desenhos retratam um dragão marinho como o que você pode ver no mapacomo usar o bonus no bet7kum antigo marinheiro,como usar o bonus no bet7kque diz: "Aqui há monstros."
Ao redor da cidade, Ogopogo assume a forma caricaturalcomo usar o bonus no bet7kuma simpática esculturacomo usar o bonus no bet7k4,5 metroscomo usar o bonus no bet7kcomprimento à beira do lago;como usar o bonus no bet7kmascote sorridente do timecomo usar o bonus no bet7khóquei local WHL; ecomo usar o bonus no bet7kbichinhocomo usar o bonus no bet7kpelúcia nas lojascomo usar o bonus no bet7ksouvenirs.
Assim como seu nome (que é um palíndromo),como usar o bonus no bet7kaparência física - e própria existência - é algo que ninguém é capazcomo usar o bonus no bet7kdecifrar.
A febre do Ogopogo atingiu seu ápice na décadacomo usar o bonus no bet7k1980, quando a associaçãocomo usar o bonus no bet7kturismo da região ofereceu uma recompensacomo usar o bonus no bet7kUS$ 1 milhão para quem provasse a existência da criatura.
O Greenpeace se manifestou e classificou a espécie como ameaçadacomo usar o bonus no bet7kextinção, exigindo que Ogopogo fosse capturado apenas na ficção, e não na vida real.
Os programascomo usar o bonus no bet7kTV americanos da época, incluindo In Search Of e Unsolved Mysteries, chegaram a noticiar sobre o misterioso habitante do Valecomo usar o bonus no bet7kOkanagan.
Guardião do lago
No entanto, só quando participei da Conferência Internacionalcomo usar o bonus no bet7kTurismo Indígenacomo usar o bonus no bet7kKelowna no outono passado que percebi que o Ogopogo da cultura popular canadense - uma criatura na qual 16% dos moradorescomo usar o bonus no bet7kBritish Columbia acreditam - só surgiu por causacomo usar o bonus no bet7kum mal entendido entre os primeiros colonizadores europeus do Canadá e os habitantes nativos do Valecomo usar o bonus no bet7kOkanagan, o povo indígena syilx/Okanagan.
"Na verdade, não é um monstro, é um espírito do lago e protege este valecomo usar o bonus no bet7kuma ponta a outra", diz Pat Raphael, da Primeira Nação do Westbank, nação indígena que faz parte da Aliança Okanagan/syilx.
Ela foi minha guia pelas terras ancestrais dos syilx, que margeiam o Lago Okanagan.
Enquanto nosso ônibus seguia para o sul pela orla, Raphael explicou que, embora muitos canadenses conheçam a criatura como Ogopogo, para os syilx trata-secomo usar o bonus no bet7kn ̓x̌ax̌aitkʷ (n-ha-ha-it-koo), que significa "o espírito sagrado do lago" .
Raphael apontou para um monte marrom na Ilha Rattlesnake do outro lado do lago, onde dizem que o espírito habita. Ela também nos ensinou a dizer n ̓x̌ax̌aitkʷ na língua syilx.
"Não é Ogopogo! O que você é, um colonizador?", ela brincou enquanto algumas pessoas desistiam da pronúncia complicada e voltavam a dizer Ogopogo.
Antescomo usar o bonus no bet7kos comerciantescomo usar o bonus no bet7kpele europeus chegarem ao valecomo usar o bonus no bet7k1809, os syilx já moravam na região há pelo menos 12 mil anos. Eles tinham suas próprias leis, sistemacomo usar o bonus no bet7kjustiça e crenças. A principal delas eracomo usar o bonus no bet7krelação à importância da água, representada por n ̓x̌ax̌aitkʷ.
N ̓x̌ax̌aitkʷ existiacomo usar o bonus no bet7kduas formas: espiritual e física, que era tangível e personificada pelo próprio lago. Às vezes, porém, o espírito se revelavacomo usar o bonus no bet7kdentrocomo usar o bonus no bet7ksuas águas.
"Em nossas histórias, [n ̓x̌ax̌aitkʷ] é, na verdade, bem escuro, tem a cabeçacomo usar o bonus no bet7kum cavalo e os chifrescomo usar o bonus no bet7kum cervo", explica Coralee Miller, gerente assistente do museu Sncəwips Heritage,como usar o bonus no bet7kWest Kelowna.
"Os missionários viram nosso espírito da água e costumavam demonizar nossas crenças espirituais."
Os syilx alimentavam n ̓x̌ax̌aitkʷ simbolicamente, com tabaco e sálvia - e,como usar o bonus no bet7kalgumas ocasiões, faziam uma oferendacomo usar o bonus no bet7ksalmão Kokanee para agradecer ao lago por fornecer comida e água.
"É daí que eu acho que veio o mal-entendido - os colonizadores nos viram jogar um poucocomo usar o bonus no bet7kcarne na água", diz Miller.
E logo estavam contando histórias sobre uma serpente no Lago Okanagan que precisava do sacrifíciocomo usar o bonus no bet7kum animal vivo para ser apaziguada e garantir uma passagem segura pela água.
Uma vez que a ideia da existênciacomo usar o bonus no bet7kuma serpente sanguinária no lago se consolidou, a situação saiucomo usar o bonus no bet7kcontrole - os colonizadores começaram a patrulhar o lago armados, com receiocomo usar o bonus no bet7kque a fera pudesse atacar.
Mas na décadacomo usar o bonus no bet7k1920 (provavelmente na ausênciacomo usar o bonus no bet7kqualquer atividade predatóriacomo usar o bonus no bet7khumanos real), a razão falou mais alto. Autoridadescomo usar o bonus no bet7kturismo batizaram a criaturacomo usar o bonus no bet7kOgopogocomo usar o bonus no bet7khomenagem a uma canção folclórica inglesa, cuja letra diz:
"Sua mãe era uma lacraia; seu pai, uma baleia; um poucocomo usar o bonus no bet7kcabeça; e quase nenhum rabo; e Ogopogo era seu nome."
De um espírito reverenciado, N ̓x̌ax̌aitkʷ havia se transformadocomo usar o bonus no bet7kuma criatura com traçoscomo usar o bonus no bet7kdesenho animado que atrairia turistas.
Lenda lucrativa
É difícil saber quantas pessoas viajaram para Kelowna no último século na esperançacomo usar o bonus no bet7kver o lendário monstro do lago, mas o fato é que com o passar do tempo, Ogopogo fezcomo usar o bonus no bet7kKelowna um destino conhecido no Canadá.
Durante anos, a criatura apareceucomo usar o bonus no bet7kcarros alegóricoscomo usar o bonus no bet7kKelowna, tanto na cidade quantocomo usar o bonus no bet7kdesfiles maiores no noroeste do Pacífico ecomo usar o bonus no bet7kAlberta.
As lojascomo usar o bonus no bet7ksouvenirs vendiam potes com os "ovos" do Ogopogo e até mesmo com suas "fezes", que voavam das prateleiras.
Embora o escritóriocomo usar o bonus no bet7kturismo não promova mais ativamente o Ogopogo atualmente, a lenda continua tão popular como antes.
No entanto, a apropriação indevida e a mercantilizaçãocomo usar o bonus no bet7kn ̓x̌ax̌aitkʷ é uma questão delicada.
Para Miller, membro da Primeira Nação do Westbank, n ̓x̌ax̌aitkʷ e Ogopogo são duas entidades distintas e não devem ser confundidas. Uma das missões do museu é contar a história dos povos indígenas da região e falar sobre a importânciacomo usar o bonus no bet7kn ̓x̌ax̌aitkʷ na proteção do lago.
Faz parte do que ela chamacomo usar o bonus no bet7k"desprogramação"; questionar ou desconstruir a perspectiva colonial sobre a história e cultura local. E é também um passo importante para a reconciliação, um processo contínuocomo usar o bonus no bet7ktodo o país para estabelecer e manter relaçõescomo usar o bonus no bet7krespeito entre canadenses indígenas e não indígenas.
Na primavera passada, a empresacomo usar o bonus no bet7kturismo indígena Moccasin Trails lançou passeioscomo usar o bonus no bet7kbarco a remo no Lago Okanagan, onde os guias apresentam n ̓x̌ax̌aitkʷ como um talismã espiritual - e não como um monstro - e explicam como se deu a apropriação.
O passeiocomo usar o bonus no bet7kcanoa começa com uma cerimônia para alimentar a água. Enquanto a embarcação desliza pela superfície cristalina do lago, um líder cultural syilx espalha sálvia e tabaco na água, evocando o mundo espiritual e pedindo a seus ancestrais para manter todoscomo usar o bonus no bet7ksegurança.
Greg Hopf, coproprietário da Moccasin Trails, diz que a cerimônia é poderosa - e destinada a ilustrar a conexão que os indígenas têm com a terra, que é bastante pessoal.
"Queremos que as pessoas saiam do passeio com um entendimento melhor da cultura indígena."
No centrocomo usar o bonus no bet7kKelowna, o Okanagan Heritage Museum trabalhacomo usar o bonus no bet7kparceria com representantes da Primeira Naçãocomo usar o bonus no bet7kWestbank para contar uma história mais completa da região.
O museu refez toda acomo usar o bonus no bet7kgaleriacomo usar o bonus no bet7k2019 e representa os syilx como uma cultura viva,como usar o bonus no bet7kvezcomo usar o bonus no bet7kfocar apenas no modocomo usar o bonus no bet7kvida do povo da região antes da colonização.
De acordo com a diretora executiva do museu, Linda Digby, o conhecimento e a perspectiva dos sylix estão agora integradoscomo usar o bonus no bet7ktodas as épocas retratadas - e uma exibição sobre Ogopogo explica como n ̓x̌ax̌aitkʷ foi mal interpretado pelos colonizadores e provocou um boom no turismo.
"Para os colonizadores, [Ogopogo] era algo real", diz Digby.
"Eles definitivamente interpretaram mal o que ouviram da comunidade indígena e não tiveram escrúpuloscomo usar o bonus no bet7kinventar suas próprias histórias e se apropriar dela, nem sequer teria ocorrido a eles que estavam fazendo isso."
Com o passar do tempo, a coleçãocomo usar o bonus no bet7khistórias dos colonizadores cresceu - ou o vizinho tinha visto a criatura, ou a própria pessoa tinha visto algo estranho no lago.
"Você mora aqui tempo suficiente, todo mundo já viu alguma coisa", acrescenta Digby.
Durante minha jornada para entender n ̓x̌ax̌aitkʷ, encontrei algumas pessoas que acreditam realmente na lenda com base no que viram no Lago Okanagan.
E elas não estão sozinhas: os arquivos do museu estão repletoscomo usar o bonus no bet7krecortescomo usar o bonus no bet7kjornaiscomo usar o bonus no bet7ksupostas apariçõescomo usar o bonus no bet7kOgopogo ao longo das décadas, junto com histórias sobre como a figuracomo usar o bonus no bet7kum monstro do lago é benéfica para os cofres da cidade.
"Ogopogo é maravilhoso para o turismo. Ele agrega cor, ousadia e atmosfera", diz Robert Young, professorcomo usar o bonus no bet7kciências da terra da Universidadecomo usar o bonus no bet7kBritish Columbia Okanagan, que costuma ser chamado como a voz da razão quando ocorre uma nova "aparição" do Ogopogo .
Para Young, Ogopogo não é uma questãocomo usar o bonus no bet7kbiologia, e sim uma questão relacionada aos processos das ciências da terra - a maneira como a água se move sobre a superfície.
A estratificação térmicacomo usar o bonus no bet7kum lago pode fazer com que uma onda apareça do nada quando uma camada mais densacomo usar o bonus no bet7kágua desliza sob uma camada mais superficial, como costuma acontecer na primavera ou no outono, explica.
Ele chama o fenômenocomo usar o bonus no bet7k"onda Ogopogo".
Essa teoria oferece uma explicação plausível para o que as pessoas podem estar vendo na água.
Mas, embora Young seja totalmente a favor do pensamento críticocomo usar o bonus no bet7krelação ao Ogopogo, ele também detesta contestarcomo usar o bonus no bet7kexistência.
Segundo ele, a lenda deve ser preservada, uma vez que é um ícone cultural canadense, e n ̓x̌ax̌aitkʷ é uma parte importante da crença dos syilx.
Não receio que uma criatura nas profundezas do lago pode morder meu pé quando vou dar um mergulho, mas o poder da natureza me faz refletir.
Comecei a dar uma caminhada matinal que me leva por uma trilha cercada por montanhas com vista para o Lago Okanagan.
Fico maravilhada por vivercomo usar o bonus no bet7kum lugar tão deslumbrante. Quando o vento faz a água do lago ondular e balança os pinheiros que crescem na encosta, sinto uma conexão com a beleza natural da minha terra.
Talvez esse espírito seja minha interpretaçãocomo usar o bonus no bet7kn ̓x̌ax̌aitkʷ.
como usar o bonus no bet7k Leia a versão original como usar o bonus no bet7k desta reportagem (em inglês) no site BBC Travel como usar o bonus no bet7k .
como usar o bonus no bet7k Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube como usar o bonus no bet7k ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscomo usar o bonus no bet7kautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacomo usar o bonus no bet7kusocomo usar o bonus no bet7kcookies e os termoscomo usar o bonus no bet7kprivacidade do Google YouTube antescomo usar o bonus no bet7kconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecomo usar o bonus no bet7k"aceitar e continuar".
Finalcomo usar o bonus no bet7kYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscomo usar o bonus no bet7kautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacomo usar o bonus no bet7kusocomo usar o bonus no bet7kcookies e os termoscomo usar o bonus no bet7kprivacidade do Google YouTube antescomo usar o bonus no bet7kconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecomo usar o bonus no bet7k"aceitar e continuar".
Finalcomo usar o bonus no bet7kYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscomo usar o bonus no bet7kautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacomo usar o bonus no bet7kusocomo usar o bonus no bet7kcookies e os termoscomo usar o bonus no bet7kprivacidade do Google YouTube antescomo usar o bonus no bet7kconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecomo usar o bonus no bet7k"aceitar e continuar".
Finalcomo usar o bonus no bet7kYouTube post, 3