Em imagens: Um passeio pelos jardins secretoscomo funciona a roletaLondres:como funciona a roleta

como funciona a roleta Enquanto o Chelsea Flower Show leva a famacomo funciona a roletaser um dos eventos mais tradicionais da primavera londrina, pequenas ilhascomo funciona a roletatranquilidade restritas a moradores vizinhos abrem suas portas uma vez por ano para o resto da cidade.

De uma horta no topocomo funciona a roletauma arranha-céu a um jardim móvel entre prédios e linhascomo funciona a roletatrem, eis aqui alguns dos segredos mais bem guardados da capital britânica.

Metrô verde

Crédito, Olivia Howitt

Legenda da foto, Jardim instaladocomo funciona a roletaplataforma abandonada na estaçãocomo funciona a roletametrôcomo funciona a roletaBarbican

O metrôcomo funciona a roletaLondres não é particularmente famoso por suas paisagens naturais. Mas a estaçãocomo funciona a roletaBarbican, na City, o centro financeiro da cidade, pode mudar essa impressão: umacomo funciona a roletasuas plataformascomo funciona a roletadesuso, com 100 metroscomo funciona a roletacomprimento, está repletacomo funciona a roletaflores, verduras e legumes.

Um dos desafios para instalar o jardim no local foi o timing: o trabalho precisa ser feito nas primeiras horas da madrugada, quando os trens não circulam. Outra dificuldade desse tipocomo funciona a roletajardim? "Encontrar pessoas para cuidar dele", afirma Marion Blair, coordenadora do evento London Open Garden Squares.

Plantação dourada

Crédito, Olivia Howitt

Legenda da foto, Horta comunitária foi instaladacomo funciona a roletameio a um conjunto habitacionalcomo funciona a roletaplena City

Aninhadacomo funciona a roletameio aos prédios do conjunto residencialcomo funciona a roletaGolden Lane, um projetocomo funciona a roletahabitação socialcomo funciona a roletaplena Citycomo funciona a roletaLondres, a horta comunitária Golden Baggers surgiucomo funciona a roleta2010 no local onde antes funcionava o playgroundcomo funciona a roletauma creche.

O lugar se popularizou entre os moradores que viram ali a oportunidadecomo funciona a roletacultivar seus próprios produtos.

Hoje, 40 canteiros pernanentes exibem uma profusãocomo funciona a roletafrutas, legumes e verduras. Há ainda um jardim aromático, macieiras e uma pequena área florida para incentivar a proliferaçãocomo funciona a roletaabelhas e borboletas.

Até algumas parreiras foram plantadas aqui, na esperançacomo funciona a roletaum dia, talvez, ser possível produzir seu próprio vinho.

Raízes medievais

Crédito, Olivia Howitt

Alguns dos jardins secretoscomo funciona a roletaLondres têm uma longa história. O pátio mostrado na foto acima fica na Igrejacomo funciona a roletaGreyfriars, da Ordem Franciscana e que datacomo funciona a roleta1225.

A edificação foi destruída no Grande Incêndiocomo funciona a roletaLondres,como funciona a roleta1966. A nova igreja, projetada por Christopher Wren e erguida entre 1687 e 1704, também acabou devastada pelo fogocomo funciona a roleta1940, durante um ataque da Segunda Guerra Mundial. Só sobrou a torre oeste.

Homenagem rosada

Crédito, Olivia Howitt

O jardim acima foi criadocomo funciona a roletahomenagem à igreja atacada. Clematis e rosas trepadeiras se agarram a dez colunascomo funciona a roletamadeira que representam as pilastras que sustentavam o antigo teto.

Leitoscomo funciona a roletarosas cercados indicam o local onde ficavam os bancos da igreja, enquanto uma alamedacomo funciona a roletaárvores marca a antiga nave. "Aqui as plantas representam os fiéis", define Blair.

A High Linecomo funciona a roletaLondres?

Crédito, Olivia Howitt

Um dos jardins mais badalados da cidade é o Beech Gardens, projetado por Nigel Dunnett, que também participou do paisagismo do Parque Olímpico.

Bem no meio dos prédios do Barbican - um conjunto residencial construído entre os anos 60 e 70 - Dunnett instalou 30 mil plantas herbáceas, na tentativacomo funciona a roletasuavizar o concreto modernista que predomina nos edifícios ao redor.

Apesarcomo funciona a roletaa ideiacomo funciona a roletaDunnett ter sido polêmica entre moradores que preferiam um jardim mais florido, outros comparam esse "arcomo funciona a roletacampina" a uma tendência internacional que inspirou a badalada High Line,como funciona a roletaNova York - um parque que funciona ao longocomo funciona a roletauma linhacomo funciona a roletatrem abandonada.

Escritório verdejante

Crédito, Olivia Howitt

Um dos maiores escritórioscomo funciona a roletaadvocacia do mundo, Eversheds, abriga um impressionante jardim na coberturacomo funciona a roletasua sede, no número 1 da Wood Street.

O local começou a tomar forma quando a administração da Citycomo funciona a roletaLondres passou a obrigar os prédios a ter áreas verdes. Sua basecomo funciona a roletaplantas do gênero Sedum é combinada com pilhascomo funciona a roletatocoscomo funciona a roletaárvore e maçoscomo funciona a roletafeno para oferecer uma variedade topográfica e atrair insetos e aves.

O projeto também inclui várias caixas com alimentos para pássaros como andorinhas e falcões peregrinos.

Nos últimos dois anos, dois funcionários do Eversheds acrescentaram ao local uma horta e um apiário.

Santuário urbano

Crédito, Olivia Howitt

Inicialmente construído pelos Cavaleiros Templários no século 12, este labirintocomo funciona a roletapátios e alamedas entre a Fleet Street e a margem do Tâmisa, chamado Temple, passou para as mãos dos Cavaleiros da Ordemcomo funciona a roletaMalta e, mais tarde, para uma organizaçãocomo funciona a roletaadvogados. Hoje é a base desses profissionais na Grã-Bretanha.

A Casa do Mestre, que pertence ao reverendo da igrejacomo funciona a roletaTemple, é um jardim calmo e escondidocomo funciona a roletavolta do complexocomo funciona a roletaTemple.

Mas, apesarcomo funciona a roletasua tocante tranquilidade, o local já foi palcocomo funciona a roletagrandes carnificinas. Foi bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial, perdendo várias árvores antigas.

A casa paroquial no estilo georgiano também foi destruída pelas bombas alemãs. O prédiocomo funciona a roletahoje, visto aqui, é uma reconstrução fiel.

Sob portas fechadas

Crédito, Olivia Howitt

Este ano, pela primeira vez na história, a Casa do Mestre foi aberta ao público. Para os amantes da jardinagem, um dos aspectos mais interesantes do local é a qualidade do solo - que por se localizarcomo funciona a roletauma planície elevada, acaba se tornando muito seco.

Mas, segundo o jardineiro Bob McMeekin, o local tem outros atributos. "O centrocomo funciona a roletaLondres tem seu próprio microclima e o jardim está protegido na poluição provocada pelos prédios àcomo funciona a roletavolta", diz.

Um cenário para Shakespeare

Crédito, Olivia Howitt

Um imponente hall medieval servecomo funciona a roletacenário para o principal jardim do Middle Temple - sedecomo funciona a roletauma das mais antigas associaçõescomo funciona a roletaadvogadoscomo funciona a roletaLondres. Seus arbustos, roseiras e gramados se estendem até o rio Tâmisa.

A primeira encenaçãocomo funciona a roletaque se tem notícia da peça Noitecomo funciona a roletaReis,como funciona a roletaWilliam Shakespeare, foi realizada aqui.

O escritor também escolheu o Temple Gardens como palco do encontro que deflagrou a Guerra das Duas Rosas, que ele descreve ao longocomo funciona a roletaoito peças, principalmente Ricardo 3º.

Na Idade Média, havia aqui um pomar. No século 14, acrescentaram rosais. Pátios e alamedas foram instalados no fim do século 16. No início do século 18, foi colocado um jardimcomo funciona a roletaestilo holandês.

Mas não é o visual do lugar que nos impressiona, mas sim um pequeno detalhe: a pequena horta ao lado da Casa do Mestre. Como muitos dos pequenos jardinscomo funciona a roletaLondres, este também é cuidado por um jardineiro amador.