Nós atualizamos nossa Políticablaze jogo do brancoPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosblaze jogo do branconossa Políticablaze jogo do brancoPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Os falsos espíritos que enganaram o criadorblaze jogo do brancoSherlock Holmes:blaze jogo do branco
A mulher que entrou na sala usava um véu que cobria a metade inferiorblaze jogo do brancoseu rosto. Ela iniciou a sessão com uma demonstraçãoblaze jogo do brancoclarividência.
Cada membro do comitê havia sido instruído a trazer consigo um pequeno objeto pessoal, ou uma carta.
Antes da chegada da médium, todos os objetos haviam sido colocados dentroblaze jogo do brancouma sacola e esta, porblaze jogo do brancovez, havia sido trancada dentroblaze jogo do brancouma caixa.
A médium manteve a caixa trancadablaze jogo do brancoseu colo e, diante do olhar atento do comitê, começou a descrever,blaze jogo do brancodetalhes, cada objeto.
Ela adivinhou, por exemplo, que havia na caixa um anel que pertencera ao filho, já falecido, do investigador paranormal. E foi capaz inclusiveblaze jogo do brancoler uma inscrição, já desgastada, que o objeto continha.
Em seguida, demonstrou o fenômeno da "materialização"blaze jogo do brancoum espírito.
Os integrantes do comitê amarraram a médium àblaze jogo do brancocadeira e diminuíram a iluminação ambiente. A mulher pareceu entrarblaze jogo do brancouma espécieblaze jogo do brancotranse e uma "névoa luminosa" surgiu na sala, tomando a formablaze jogo do brancouma mulher idosa. A forma flutuou pela sala e pareceu atravessar o corpo da médium antesblaze jogo do brancose evaporar na direção da parede oposta.
Porta para o 'oculto'?
O que aconteceu naquela sala? Teria aquela mulher sido realmente capazblaze jogo do brancoabrir uma porta que separava as pessoas ali presentesblaze jogo do brancooutro mundo?
O comitê estava dividido e, embora você não esteja familiarizado com a maior parteblaze jogo do brancoseus membros, provavelmente já ouviu falar do investigador paranormalblaze jogo do brancoquestão: o escritor Sir Arthur Conan Doyle, autor dos livrosblaze jogo do brancoSherlock Holmes.
Na ocasião, o escritor, que também era médico, declarou estar muito impressionado com a demonstraçãoblaze jogo do brancoclarividência, mas disse que precisaria ver o fantasma novamente antesblaze jogo do brancopoder ter certeza da paranormalidade da médium.
Conhecido hoje por suas históriasblaze jogo do brancodetetive, ele era também um ilustre investigador paranormal que, com frequência, se deixava enganar pelas mais absurdas farsas.
Acreditou, por exemplo, ser verídica uma montagem fotográficablaze jogo do brancofadasblaze jogo do brancoum jardim — as chamadas Cottingley Fairies, ou Fadasblaze jogo do brancoCottingley — feita por duas crianças, Frances Griffiths e Elsie Wright. Em parte graças ao avalblaze jogo do brancopessoas como Doyle, a fotografia chegou aos jornais e ficou conhecidablaze jogo do brancotoda a Inglaterra.
Algum tempo após o encontro do comitê no apartamentoblaze jogo do brancoBloomsbury, a médium do rosto coberto foi desmascarada. No entanto, como mágico e psicólogo experimental, acredito que este é um entre dois episódios que podem nos ajudar a entender a aparente credulidadeblaze jogo do brancoConan Doyle e também algumas fascinantes ilusões cognitivas que podem, às vezes, afetar todos nós.
Mágicos Profissionais x Charlatões
Nos dois casos, houve o envolvimentoblaze jogo do brancomágicos profissionais que viam a si próprios como "enganadores honestos", criadoresblaze jogo do brancoilusões como formablaze jogo do brancoentretenimento. Seu público, esperava-se, tinha plena consciênciablaze jogo do brancoestar testemunhando truques cuidadosamente construídos.
Muitos mágicos, inclusive um amigoblaze jogo do brancoConan Doyle chamado Harry Houdini, eram radicalmente céticosblaze jogo do brancorelação à paranormalidade. Alguns, inclusive, expunham médiuns enganadores. Faziam isso para prestar um serviço ao público e também como formablaze jogo do brancoautopromoção.
O caso que descrevo agora teve a participaçãoblaze jogo do brancoum mágico chamado William Marriott. Fora dos palcos, onde atuava sob o pseudônimoblaze jogo do brancoDr. Wilmar, Marriott trabalhava incansavelmente para expor os métodos fraudulentos utilizados por médiuns.
Ele investigou vários supostos "fenômenos paranormais", como aparições, leiturablaze jogo do brancopensamento e textos escritos por espíritos.
Mas Marriott tinha particular interesseblaze jogo do brancofotografiasblaze jogo do brancoespíritos — imagensblaze jogo do brancoespíritosblaze jogo do brancopessoas mortas que, segundo alguns, podiam ser capturadasblaze jogo do brancofilme fotográfico.
Seu objetivo era demonstrar que muitas dessas fotografias, tidas como genuínas, poderiam ser falsificações.
Espiritualistas como Conan Doyle reconheciam que fotos podiam ser falsificadas, mas achavam que, se fosse possível controlar o processoblaze jogo do brancofeitura e revelação da foto, as chancesblaze jogo do brancoque fosse falsificada poderiam ser cientificamente descartadas.
O argumento era similar a uma das máximasblaze jogo do brancoSherlock Holmes: "Depoisblaze jogo do brancoeliminado tudo o que é impossível, o que restar, por mais impossível que pareça, deve ser verdade" (em tradução livre).
Primeiro caso: A sessãoblaze jogo do brancofotografia
No dia 5blaze jogo do brancodezembroblaze jogo do branco1921, Marriott decidiu provar que eliminar o impossível era muito mais difícil do que Conan Doyle imaginava. Seu plano era convidar Conan Doyle e três outras testemunhas para observá-lo enquanto ele tirava e depois revelava fotografias do famoso escritor.
O comitê examinou cuidadosamente a câmera e depois ficou observando o trabalhoblaze jogo do brancoMarriott.
As testemunhas, entre elas um especialistablaze jogo do brancofotografia, confirmaram que haviam observado os movimentos do mágico e que não tinham visto qualquer indícioblaze jogo do brancoque ele teria feito outra coisa senão revelar as fotos.
Ainda assim, quando as fotos foram apresentadas aos observadores, notou-se que havia, na primeira delas, uma figura translúcida,blaze jogo do brancoaspecto fantasmagórico. A segunda continha uma imagemblaze jogo do brancofadas dançantesblaze jogo do brancoformação circular. Essas imagens não tinham sido vistas na sala no momentoblaze jogo do brancoque a foto fora feita.
A inclusão das fadas foi provavelmente uma provocação a Conan Doyle, por contablaze jogo do brancoseu aval anterior à foto das Fadasblaze jogo do brancoCottingley.
Após o experimentoblaze jogo do brancoMarriott, o jornal Sunday Express publicou ambas as fotos, com destaque para o "fantasma intruso" e as "fadas favoritas"blaze jogo do brancoConan Doyle.
O jornal também publicou declaraçõesblaze jogo do brancoMarriott e das testemunhas.
Marriott disse que tinha usado técnicasblaze jogo do brancoilusionismo para manipular o processo.
Conan Doyle levou tudo na esportiva e guardou a foto com as fadas como lembrança. "O sr. Marriott provou claramente que um mágico profissional pode, sob o escrutínioblaze jogo do brancotrês pessoas muito atentas, colocar uma impressão falsablaze jogo do brancouma foto. Temosblaze jogo do brancoreconhecer isso."
No entanto, o escritor acrescentou queblaze jogo do brancocrençablaze jogo do brancofotografiasblaze jogo do brancoespíritos permanecia inabalada.
Eblaze jogo do brancotípico estilo Sherlock Holmes, pediu aos leitores que considerassem as mãosblaze jogo do brancoMarriott. "Um ilusionista", ele argumentou, "tem certos atributos físicos" como "dedos longos, nervosos e artísticos". Já os médiuns que Conan Doyle acreditava ser capazesblaze jogo do brancoproduzir fotografias reaisblaze jogo do brancoespíritos tinham mãos com dedos "curtos, grossos e manchados pelo trabalho".
Segundo caso: A médium mascarada
O caso da médium mascarada é um exemplo ainda mais dramático da determinaçãoblaze jogo do brancoConan Doyleblaze jogo do brancocrer. Em vezblaze jogo do brancoobservar imagensblaze jogo do brancofilmes fotográficos, esse cenário envolvia uma demonstração ao vivo, organizada por dois artistas.
Naquela noite, o anfitrião era na verdade o mágico Percy Thomas Tibbles, que se apresentava como P.T. Selbit. A médium era a aspirante a ilusionista Molly Wynter, que havia se especializadoblaze jogo do brancorepresentar médiuns.
Wynter foi apresentada ao comitê como uma médium genuína. Selbit se fez passar por empresário da médium. À medida que Wynter identificava os objetos na caixa trancada, e o espírito "se materializava"blaze jogo do brancofrente à audiência, não havia qualquer indícioblaze jogo do brancoque os convidados estariam assistindo a um elaborado truqueblaze jogo do brancoilusionismo.
A dupla só esclareceu seus métodos após o evento.
Para a demonstraçãoblaze jogo do brancoclarividência, o véublaze jogo do brancoWynter tinha ocultado não apenas ablaze jogo do brancoface, mas também um rádio sem fio por meio do qual ela podia receber informações.
Os convidados também não sabiam que a caixa sobre o colo da médium era, na verdade, uma imitação. A original, com os objetos trazidos pelo comitê, tinha sido levada, sem que os convidados percebessem, para uma sala adjacente. De lá, um assistente descrevia, pelo rádio, cada objeto.
O fenômenoblaze jogo do branco"materialização", porblaze jogo do brancovez, foi realizado não por meioblaze jogo do branco"ectoplasma" (segundo o espiritualismo, substância perceptível à visão que é capazblaze jogo do brancoocasionar a materialização do espírito), mas por outro assistente secreto: um acrobata vestido inteiramenteblaze jogo do brancopreto que escalou as paredes do prédio e entrou na sala pela janela após o comitê ter feitoblaze jogo do brancobusca na sala.
De acordo com o mágico, o "fantasma" era um pedaçoblaze jogo do brancogaze pintado com tinta fosforescente que o acrobata removiablaze jogo do brancoseu bolso e abanava pela sala.
Para reforçar seu ponto, os ilusionistas repetiramblaze jogo do brancodemonstração na frenteblaze jogo do brancoum comitê ainda maior. E é aqui que a reaçãoblaze jogo do brancoConan Doyle se torna ainda mais interessante.
Ele insistiublaze jogo do brancoafirmar que o que tinha visto na primeira sessão não era o que os mágicos tinham descrito posteriormente. E ainda acrescentou que, mesmo que a segunda demonstração tivesse sido feita por meioblaze jogo do brancoum truque, "não havia nada que provasse que a primeira sessão não tinha sido genuína".
Talvez os mágicos fossem médiunsblaze jogo do brancoverdade, ele disse. Talvez estivessem simplesmente mentindo a respeitoblaze jogo do brancoseus poderes paranormais.
Ele criticou a cobertura sobre o episódio na imprensa. "O tempo vai provar a nossa causa", escreveu.
"O tempo também vai provar aos que nos depreciam que estão brincando com fogo. Não estão julgando o Oculto. O Oculto os está julgando."
Pensando sobre o pensar
Tempos depois, durante uma entrevista para a TV, Conan Doyle tentou explicar seu jeitoblaze jogo do brancopensar.
"Quando falo nesse assunto, não estou falando sobre o que acredito. Não estou falando sobre o que penso. Estou falando sobre o que eu sei. Há uma diferença enorme entre acreditarblaze jogo do brancouma coisa e saber uma coisa, falar sobre coisas que toquei, que ouvi com meus ouvidos."
"E aliás, sempre na presençablaze jogo do brancotestemunhas. Nunca corro o riscoblaze jogo do brancosofrer alucinações. Na maioria dos meus experimentos, tive seis, oito ou dez testemunhas, e todas viram e ouviram as mesmas coisas que eu", disse.
Com base nessa argumentação, é fácil colocarmosblaze jogo do brancoquestão as credenciaisblaze jogo do brancoConan Doyle no campo das investigações científicas, mas acho que ele foi, verdadeiramente, um homem brilhante.
Alémblaze jogo do brancoseus feitos literários, Doyle também trabalhou, na vida real, como advogado, usando técnicas "sherloquianas" para libertar vários prisioneiros condenados erroneamente.
As reaçõesblaze jogo do brancoConan Doyle a essas charlatanices são problemáticas, mas também são um exemploblaze jogo do brancoum fenômeno psicológico conhecido como "ilusão metacognitiva".
Memória: reconstrução ou composição?
"Metacognição" é pensar sobre o pensar. Ilusões metacognitivas ocorrem quando as pessoas têm opiniões equivocadas sobre seus próprios sistemas cognitivos. É natural que nos julguemos conhecedores da nossa percepção e memória. Afinal, percebemos e nos lembramosblaze jogo do brancocoisas corretamente na maior parte do tempo.
No entanto,blaze jogo do brancomuitos casos, nossas intuições a respeitoblaze jogo do branconossos próprios sistemas cognitivos podem ser pouco confiáveis — não somos tão bons observadores quanto pensamos ser, e nossas memórias podem ser surpreendentemente maleáveis.
Pesquisas revelam que maisblaze jogo do brancometade do público concorda com a seguinte afirmação: "A memória funciona como uma câmerablaze jogo do brancovídeo, gravando com precisão os eventos que vemos e ouvimos, para que possamos revê-los e analisá-los mais tarde".
Isso é, provavelmente, uma ilusão metacognitiva. Segundo as teorias mais recentes, a memória humana seria na verdade um conjuntoblaze jogo do brancoprocessosblaze jogo do brancoreconstrução —blaze jogo do brancovezblaze jogo do brancoreprodução. Isso quer dizer que lembrar um acontecimento é muito menos o atoblaze jogo do branco"tocarmosblaze jogo do branconovo" uma gravação mental e, sim, um processoblaze jogo do brancocomposiçãoblaze jogo do brancouma história.
A psicóloga Elizabeth Loftus, por exemplo, demonstrou que, no processoblaze jogo do brancorelembrar um evento, pessoas podem, erroneamente, integrar elementos imagináriosblaze jogo do brancosuas lembranças. Essas pessoas, no entanto, têm a sensação nítidablaze jogo do brancoque as memórias fictícias são verdadeiras, e podem até ser persuadidas a acreditar que cometeram um crime.
'Cegueira à Mudança'
Outro intrigante tipoblaze jogo do brancoilusão metacognitiva que pode ter afetado Conan Doyle é o fenômeno conhecido como change blindness (cegueira à mudança,blaze jogo do brancotradução livre). Antesblaze jogo do brancoexplicar esse conceito, precisamos examinar o fenômeno no qual está baseado, conhecido como "paradigmablaze jogo do brancoflicker".
O termo descreve situações nas quais observadoresblaze jogo do brancouma dada cena deixamblaze jogo do brancoperceber alterações (muitas vezes dramáticas) nesse cenário. Esse efeito pode ser demonstrado por um procedimentoblaze jogo do brancoque dois cenários visuais com algumas diferenças entre si se alternam rapidamente diante do observador.
Detectar alteraçõesblaze jogo do brancouma situação como essa é algo tão difícilblaze jogo do brancofazer, e tão surpreendente, que quando,blaze jogo do brancomeadosblaze jogo do branco1990, uma equipeblaze jogo do brancopsicólogos liderada por Ronald Rensink tentou publicar pesquisas pioneiras sobre esse assunto, seus resultados foram considerados impossíveis e rejeitados por outros cientistas.
Ou seja, o fatoblaze jogo do brancoque pessoas possam ser incapazesblaze jogo do brancoperceber uma mudançablaze jogo do brancouma cena é tão contrário ao senso comum que mesmo cientistas visuais duvidaram da veracidade do fenômeno.
Hoje, cegueira à mudança é um conceito estabelecido na psicologia cognitiva. Cientistas introduziram, inclusive, o termo "cegueira à cegueira à mudança" para se referirem ao fatoblaze jogo do brancoque as pessoas tendem a desconhecer que estão sujeitas à cegueira à mudança.
Mágicos como Marriott, Tibbles e Wynter, porém, já exploravam ilusões metacognitivasblaze jogo do brancoseus truques muito antesblaze jogo do brancoque psicólogos estudassem formalmente fenômenos como esses.
Hoje, há grande interesse no uso desses truquesblaze jogo do brancoexperimentos psicológicos para ilustrar fenômenos desse tipo.
Um estudo recente liderado por Jeniffer Ortega, da Universidade Nacional da Colômbia,blaze jogo do brancoBogotá, explorou especificamente o papel da metacogniçãoblaze jogo do brancotruquesblaze jogo do brancomágica.
Utilizando uma sérieblaze jogo do brancotruques simples com moedas e jogosblaze jogo do brancocartas, a equipe demonstrou que a audiência repetidas vezes superestimavablaze jogo do brancohabilidadeblaze jogo do brancodetectar os métodos ocultos por trás dos truquesblaze jogo do brancoilusionismo.
As pessoas às vezes interpretam esses resultados como provasblaze jogo do brancoqueblaze jogo do brancopercepção e memória são falhas, não funcionam.
A percepção e a memória humanas são, no entanto, o resultadoblaze jogo do brancoum sistema cognitivo extremamente efetivo que lida, diariamente, com informações complexas e confusas.
É possível apreciarmos a complexidade da memória e percepção humanas e, ao mesmo tempo, percebermos os limites e excentricidades desse sistema. Da mesma forma, você pode admirar os livrosblaze jogo do brancoConan Doyle, mesmo que não se impressione muito com o esoterismo do escritor.
A realidade é, com frequência, muito mais estranha do que pensamos.
*Matthew Tompkins é psicólogo e mágico profissional, autor do livro The Spectacle of Illusion.
blaze jogo do branco Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube blaze jogo do branco ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosblaze jogo do brancoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticablaze jogo do brancousoblaze jogo do brancocookies e os termosblaze jogo do brancoprivacidade do Google YouTube antesblaze jogo do brancoconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueblaze jogo do branco"aceitar e continuar".
Finalblaze jogo do brancoYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosblaze jogo do brancoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticablaze jogo do brancousoblaze jogo do brancocookies e os termosblaze jogo do brancoprivacidade do Google YouTube antesblaze jogo do brancoconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueblaze jogo do branco"aceitar e continuar".
Finalblaze jogo do brancoYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosblaze jogo do brancoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticablaze jogo do brancousoblaze jogo do brancocookies e os termosblaze jogo do brancoprivacidade do Google YouTube antesblaze jogo do brancoconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueblaze jogo do branco"aceitar e continuar".
Finalblaze jogo do brancoYouTube post, 3
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível