Afinal, comer ovo faz bem ou faz mal à saúde? Confira o que diz a Ciência:frases de apostadores esportivos
Isso significa que os ovos,frases de apostadores esportivosvezfrases de apostadores esportivosserem um alimento ideal, podem estar na verdade nos prejudicando?
O colesterol, uma gordura amarelada produzida no fígado e no intestino, pode ser encontradafrases de apostadores esportivostodas as células do nosso corpo. Normalmente pensamos nele como "ruim", mas na verdade o colesterol é um componente essencial das membranas celulares. Ele é também necessário para que o corpo produza a vitamina D e os hormônios testosterona e estrogênio.
Produzimos todo o colesterol que precisamos, mas ele também é encontradofrases de apostadores esportivosprodutos animais que consumimos, como a carne vermelha, camarão e ovos, alémfrases de apostadores esportivosqueijo e manteiga.
O colesterol é transportado pelo corpo por moléculasfrases de apostadores esportivoslipoproteínas no sangue. Cada pessoa tem uma combinação diferentefrases de apostadores esportivosvários tiposfrases de apostadores esportivoslipoproteínas, e nossa composição individual desempenha um papel determinante no riscofrases de apostadores esportivosdesenvolver doenças cardíacas.
O colesterolfrases de apostadores esportivoslipoproteínafrases de apostadores esportivosbaixa densidade (LDL) – conhecido como colesterol "ruim" – é transportado do fígado para as artérias e tecidos do corpo. Os pesquisadores dizem que isso pode resultar no acúmulofrases de apostadores esportivoscolesterol nos vasos sanguíneos e aumentar o riscofrases de apostadores esportivosdoenças cardiovasculares.
Mas os cientistas não estabeleceram qualquer vínculo definitivo sobre o consumofrases de apostadores esportivoscolesterol e o aumento no riscofrases de apostadores esportivosdoenças cardiovasculares.
Até por isso, as diretrizes alimentares dos EUA não indicam mais restrições ao colesterol, nem no Reino Unido.
Em vez disso, enfatiza-se a limitação da quantidadefrases de apostadores esportivosgordura saturada que consumimos, o que sim pode aumentar o riscofrases de apostadores esportivosdesenvolver doenças cardiovasculares. Alimentos que contêm gorduras trans,frases de apostadores esportivosparticular, aumentam nossos níveisfrases de apostadores esportivosLDL.
Embora algumas gorduras trans estejam naturalmentefrases de apostadores esportivosprodutosfrases de apostadores esportivosorigem animal, a maioria é produzida artificialmente e é encontradafrases de apostadores esportivosníveis mais altosfrases de apostadores esportivosmargarinas, salgadinhos, alimentos fritos e assados, como bolos e donuts.
Enquanto isso, junto com os camarões, os ovos são os únicos alimentos ricosfrases de apostadores esportivoscolesterol e com baixos níveisfrases de apostadores esportivosgordura saturada.
"Enquanto o colesterol nos ovos é muito maior do que na carne e outros produtosfrases de apostadores esportivosorigem animal, a gordura saturada aumenta o colesterol no sangue. Isso vem sendo demonstrado por muitos estudos há anos", diz Maria Luz Fernandez, professorafrases de apostadores esportivosciências nutricionais da Universidadefrases de apostadores esportivosConnecticut cujas pesquisas mais recentes não encontraram relação entre comer ovos e um aumento no riscofrases de apostadores esportivosdoenças cardiovasculares.
A discussão sobre os efeitos dos ovos na saúde mudoufrases de apostadores esportivosparte porque nossos corpos podem compensar o colesterol que consumimos.
"Existem sistemasfrases de apostadores esportivosvigor (no corpo) para que, para a maioria das pessoas, o colesterol ingerido não seja um problema", diz Elizabeth Johnson, professora associadafrases de apostadores esportivosciências nutricionais da Universidade Tufts, nos EUA.
Em uma revisãofrases de apostadores esportivos40 estudos publicadafrases de apostadores esportivos2015, Johnson e uma equipefrases de apostadores esportivospesquisadores não encontraram nenhuma evidência conclusiva sobre a relação entre o colesterol vindo da dieta e doenças cardíacas.
"Os seres humanos têm uma boa regulação ao consumir colesterol da dieta, e nesse caso produzem menos colesterol (em seus organismos)", explica.
E quando se tratafrases de apostadores esportivosovos, o colesterol pode representar um risco ainda menor para a saúde. O colesterol é mais nocivo quando oxidadofrases de apostadores esportivosnossas artérias, mas a oxidação não acontece com o colesterol dos ovos, diz Blesso.
"Quando o colesterol é oxidado, ele pode ser mais inflamatório. Mas nos ovos há todos os tiposfrases de apostadores esportivosantioxidantes que evitam a oxidação", explica.
A combinação HDL-LDL
Além disso, um poucofrases de apostadores esportivoscolesterol pode realmente fazer bem. O colesterolfrases de apostadores esportivoslipoproteínafrases de apostadores esportivosalta densidade (HDL) viaja para o fígado, onde é decomposto e removido do corpo. Acredita-se que o HDL tenha um efeito protetor contra doenças cardiovasculares, impedindo a acumulaçãofrases de apostadores esportivoscolesterol no sangue.
"As pessoas devem se preocupar é com o colesterol que circula no sangue, aquele que leva a doenças cardíacas", diz Fernandez.
O que importa é a proporçãofrases de apostadores esportivosHDL para LDLfrases de apostadores esportivosnossos corpos, pois o HDL elevado neutraliza os efeitos do LDL.
No entanto, enquanto a maioriafrases de apostadores esportivosnós é capazfrases de apostadores esportivosregular o colesterol que consumimos com o colesterol que sintetizamosfrases de apostadores esportivosnossos órgãos, Blesso diz que cercafrases de apostadores esportivosum terço das pessoas experimentará um aumento no colesterol no sanguefrases de apostadores esportivos10% a 15% após obtê-lo dos alimentos.
Experimentos já revelaram também que pessoas magras e saudáveis têm maior probabilidadefrases de apostadores esportivosver um aumento no LDL depoisfrases de apostadores esportivoscomer ovos. Aqueles que estão acima do peso, obesos ou diabéticos verão um aumento menor no LDL e mais moléculasfrases de apostadores esportivosHDL, diz Blesso.
Portanto, se você é mais saudável, os ovos podem ter um efeito mais negativo do que se estiver acima do peso – mas se você for mais saudável, é mais provável que tenha também bons níveisfrases de apostadores esportivosHDL, portanto um aumento do LDL provavelmente não é muito prejudicial.
Limites para a comprovaçãofrases de apostadores esportivoscausa-efeito
Publicações do início deste ano, no entanto, desafiaram o recente consensofrases de apostadores esportivosque os ovos não causam danos à nossa saúde. Em uma delas, pesquisadores analisaram dadosfrases de apostadores esportivos30.000 adultos acompanhados por uma médiafrases de apostadores esportivos17 anos e descobriram que cada meio ovo adicional consumido por dia teve associação significativa com um risco maiorfrases de apostadores esportivosdoenças cardíacas e morte.
"Descobrimos que, para cada adicionalfrases de apostadores esportivos300 mgfrases de apostadores esportivoscolesterol consumidos por uma pessoa, independente da origem do alimento, os riscos aumentaramfrases de apostadores esportivos17% para doenças cardiovasculares e 18% para mortalidade por causas diversas", diz Norrina Allen, uma das autoras do estudo e professora associadafrases de apostadores esportivosmedicina preventiva na Universidade Northwestern, nos EUA.
"Também descobrimos que cada meio ovo por dia leva a um aumentofrases de apostadores esportivos6% no riscofrases de apostadores esportivosdoenças cardíacas efrases de apostadores esportivos8% no riscofrases de apostadores esportivosmortalidade."
Apesarfrases de apostadores esportivoso estudo ser um dos maiores do gênero a abordar essa relação específica entre ovos e doenças cardíacas, ele tem caráter observacional, não dando indicaçãofrases de apostadores esportivoscausa e efeito. Também se baseoufrases de apostadores esportivosum único conjuntofrases de apostadores esportivosdados autorrelatados – os participantes foram questionados sobre o que comeram no mês ou ano anterior e tiveram seus indicadoresfrases de apostadores esportivossaúde acompanhados por anos.
Isso significa que os pesquisadores obtiveram apenas um fragmento do que os participantes estavam comendo, já que as dietas podem mudar com o tempo.
E o estudo entrafrases de apostadores esportivosconflito com estudos anteriores.
Vários deles já sugeriram que os ovos são bons para a saúde do coração. Um publicadofrases de apostadores esportivos2018 e baseadofrases de apostadores esportivosdadosfrases de apostadores esportivosmeio milhãofrases de apostadores esportivosadultos na China demonstrou até o oposto: o consumofrases de apostadores esportivosovos estava associado a um menor riscofrases de apostadores esportivosdoenças cardíacas. Aqueles que comiam ovos todos os dias tinham um risco 18% menorfrases de apostadores esportivosmorte por doença cardíaca e 28% menor riscofrases de apostadores esportivosmorte por acidente vascular cerebralfrases de apostadores esportivoscomparação com aqueles que não comiam ovos.
Como o estudo anterior, este com dadosfrases de apostadores esportivoschineses também era observacional, o que significa que é impossível demonstrar causalidade: os adultos mais saudáveis da China simplesmente comem mais ovos ou o alimento os torna mais saudáveis? Ou seja, o que vem primeiro, o ovo ou seus benefícios apontados nas pessoas? Esse tipofrases de apostadores esportivosincógnita pode fomentar grande parte da confusão que permanece sobre os ovos serem heróis ou vilões.
Outros impactos na saúde
Embora o debate sobre a relação entre os ovos e as doenças cardiovasculares ainda esteja a pleno vapor, já se sabe outras maneiras pelas quais o alimento influencia nossa saúde.
Uma delas é atravésfrases de apostadores esportivosum composto presente nos ovos chamado colina, que pode ajudar a nos proteger contra a doençafrases de apostadores esportivosAlzheimer. Ele também protege o fígado.
Mas a colina também pode ter efeitos negativos – e ela nos levafrases de apostadores esportivosvolta à questão das doenças cardiovasculares.
Na microbiota intestinal, a colina é metabolizada e transformadafrases de apostadores esportivosuma molécula chamada TMO, que é então absorvida no fígado humano e convertidafrases de apostadores esportivosTMAO – esta sim uma molécula ligada a um risco aumentadofrases de apostadores esportivosdoenças cardiovasculares.
Blasso se perguntou se comer ovos, e colina por tabela, poderia elevar a TMAO –frases de apostadores esportivosestudos, ele descobriu que as pessoas apresentavam níveis elevados da moléculafrases de apostadores esportivosaté 12 horas depois do consumofrases de apostadores esportivosovos.
Pesquisas só encontraram até agora aumentos temporáriosfrases de apostadores esportivosTMAO após a ingestãofrases de apostadores esportivosovos. Blasso compara isso ao aumento temporáriofrases de apostadores esportivosníveisfrases de apostadores esportivosaçúcar no sangue após o consumofrases de apostadores esportivoscarboidratos – o que por si só não indica a diabetes, constatada apenas quando esses níveis são contínuos.
"O problema é quando,frases de apostadores esportivosvezfrases de apostadores esportivosser absorvida pelo sangue, a colina continua no intestino grosso, onde pode se tornar TMA e depois TMAO", diz Fernandez.
"Mas nos ovos, a colina é absorvida e não vai para o intestino grosso, por isso não há aumento do riscofrases de apostadores esportivosdoenças cardíacas."
Enquanto isso, os cientistas estão começando a entender outros benefícios dos ovos para a saúde. As gemas, por exemplo, são uma das melhores fontesfrases de apostadores esportivosluteína, um pigmento que tem sido associado a uma melhor visão e a um menor riscofrases de apostadores esportivosdoenças oculares, por exemplo.
Embora os pesquisadores estejam longefrases de apostadores esportivosentender as diversas maneiras com que o ovo pode afetar nosso corpo, a grande maioria das pesquisas recentes sugere que o alimento não representa riscos para a saúde – na verdade, tudo indica que ele traz benefícios.
Mesmo assim, comer ovos no café da manhã todos os dias provavelmente também não é a opção mais saudável, pelo menos seguindo a famosa recomendação por uma dieta variada.
frases de apostadores esportivos Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube frases de apostadores esportivos ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosfrases de apostadores esportivosautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticafrases de apostadores esportivosusofrases de apostadores esportivoscookies e os termosfrases de apostadores esportivosprivacidade do Google YouTube antesfrases de apostadores esportivosconcordar. Para acessar o conteúdo cliquefrases de apostadores esportivos"aceitar e continuar".
Finalfrases de apostadores esportivosYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosfrases de apostadores esportivosautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticafrases de apostadores esportivosusofrases de apostadores esportivoscookies e os termosfrases de apostadores esportivosprivacidade do Google YouTube antesfrases de apostadores esportivosconcordar. Para acessar o conteúdo cliquefrases de apostadores esportivos"aceitar e continuar".
Finalfrases de apostadores esportivosYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosfrases de apostadores esportivosautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticafrases de apostadores esportivosusofrases de apostadores esportivoscookies e os termosfrases de apostadores esportivosprivacidade do Google YouTube antesfrases de apostadores esportivosconcordar. Para acessar o conteúdo cliquefrases de apostadores esportivos"aceitar e continuar".
Finalfrases de apostadores esportivosYouTube post, 3