Por que fazer fofoca nem sempre é algo ruim:como funciona o saque do sportingbet
Há uma distinção importante a ser feita aqui sobre como a maioriacomo funciona o saque do sportingbetnós define fofoca - uma maneiracomo funciona o saque do sportingbetfalar malcomo funciona o saque do sportingbetalguém que não está presente - e como os cientistas a definem. Na ciência social, a fofoca geralmente é caracterizada como a comunicação sobre uma pessoa que não está presentecomo funciona o saque do sportingbetuma maneira que envolva a avaliação dela, boa ou ruim.
Esse tipocomo funciona o saque do sportingbetcomunicação informal é crucial para compartilhar informações. A fofoca é necessária para a cooperação social;como funciona o saque do sportingbetgrande parte, esse tipocomo funciona o saque do sportingbetconversa cimenta vínculos sociais e elucida as normas sociais.
E, diferentemente do imaginário popular, a fofoca tende a não ser negativa -como funciona o saque do sportingbetvez disso, a maioria é positiva ou neutra. Um estudo que analisou a conversacomo funciona o saque do sportingbetpessoas no Reino Unido revelou que apenas 3-4% da amostracomo funciona o saque do sportingbetfofocas eram maliciosas.
É preciso, contudo, esclarecer a diferença entre fofoca e boato. A fofoca ocorre predominantemente dentrocomo funciona o saque do sportingbetum círculo social mais restrito do que o boato.
Segundo Jennifer Cole, professoracomo funciona o saque do sportingbetpsicologia social na Universidade Metropolitanacomo funciona o saque do sportingbetManchester, no Reino Unido, "fofoca não é sobre coisas que estão acontecendocomo funciona o saque do sportingbetum ambiente. É sobre pessoas."
Isso tem implicações para credibilidade. "A fofoca é tipicamente verdadeira", diz Sally Farley, professoracomo funciona o saque do sportingbetpsicologia da Universidadecomo funciona o saque do sportingbetBaltimore, nos Estados Unidos. "Por outro lado, se for uma mentira, seria melhor descrevê-la como boato."
#MeToo
A reportagem da BBC Future conversou com Farley um ano após as acusaçõescomo funciona o saque do sportingbetagressão sexual contra o produtor Harvey Weinstein terem sido publicadas no jornal americano The New York Times. Isso nos faz refletir sobre como a fofoca pode garantir a proteção informalcomo funciona o saque do sportingbetmulherescomo funciona o saque do sportingbetagressores conhecidos, frente à inexistênciacomo funciona o saque do sportingbetmecanismos formais que levem suas queixas a sério.
"As pessoas não perceberam que o movimento #MeToo se encaixa na definiçãocomo funciona o saque do sportingbetfofoca", diz Farley. "Acredito que esse movimento foi uma formacomo funciona o saque do sportingbetas mulheres reagirem e reafirmarem o poder."
Claro, isso é verdade para além do movimento #MeToo. "Estamos ansiosos para aprender informações sobre os outros", afirma a pesquisadora. "Então, quando nos é negado o acesso a canaiscomo funciona o saque do sportingbetcomunicação formais, especialmente se você é um indivíduo com menor status, tendemos a confiarcomo funciona o saque do sportingbetcanais informais, como redescomo funciona o saque do sportingbetfofocas."
Mas, apesar da longa percepçãocomo funciona o saque do sportingbetque as mulheres fofocam mais do que os homens, não há evidênciascomo funciona o saque do sportingbetque essa hipótese seja verdadeira.
Não há dúvida, porém,como funciona o saque do sportingbetque homens e mulheres fofocamcomo funciona o saque do sportingbetmaneira diferente. É mais provável que a fofoca masculina tenha mais finscomo funciona o saque do sportingbetautopromoção e que seja chamada pelos homenscomo funciona o saque do sportingbetoutra forma, como "trocacomo funciona o saque do sportingbetinformações" ou "networking".
Já as mulheres tendem a tornar as fofocas mais divertidas, com muitos detalhes ecomo funciona o saque do sportingbetum tom animado. Assim, as conversas à boca pequenacomo funciona o saque do sportingbethomens podem não soar entre eles como fofocas - mesmo que muitas vezes sejam.
Fofocacomo funciona o saque do sportingbetcelebridades
Embora a fofoca geralmente se refira a pessoas que conhecemos muito bem, fofocascomo funciona o saque do sportingbetcelebridades ainda são fofocas - dado que a onipresençacomo funciona o saque do sportingbetcertas estrelas e a cobertura da mídia delas nos faz sentir como se as conhecêssemos. Tanto é que muitas são chamadas pelo primeiro nome, como Beyoncé ou Madonna.
Esse tipocomo funciona o saque do sportingbetfofoca também tem um papel maior do que o simples entretenimento.
Por um lado, a fofocacomo funciona o saque do sportingbetcelebridades é uma maneiracomo funciona o saque do sportingbettestar as águascomo funciona o saque do sportingbetdiferentes identidades e afiliações, especialmente se estas são marginalizadas. Por exemplo, gays podem usar a suposta homossexualidadecomo funciona o saque do sportingbetuma estrela do cinema para debater temas difíceis.
"Vejo fofocascomo funciona o saque do sportingbetcelebridades como uma espéciecomo funciona o saque do sportingbetportacomo funciona o saque do sportingbetentrada para divulgar informações pessoais que as pessoas podem não se sentir confortáveiscomo funciona o saque do sportingbetdivulgar se não tiverem o mesmo protagonismo", diz Andrea McDonnell, professoracomo funciona o saque do sportingbetcomunicação e mídia do Emmanuel College,como funciona o saque do sportingbetBoston, nos Estados Unidos.
Também revela tendências maiores - como a epidemiacomo funciona o saque do sportingbetnotícias falsas. Quando McDonnell começou a pesquisar revistascomo funciona o saque do sportingbetfofocascomo funciona o saque do sportingbetcelebridades americanas durante a Presidênciacomo funciona o saque do sportingbetBarack Obama, seus entrevistados lhe disseram, paracomo funciona o saque do sportingbetsurpresa, que a faltacomo funciona o saque do sportingbetveracidade dessas revistas era um aspectocomo funciona o saque do sportingbetque gostavam. Eles acreditavam ser empoderador descobrir o que era notícia verdadeira e fabricada.
"Da mesma forma que vimos as fake news chegarem à grande mídia, também vimos a cultura das celebridades se mover do mundo dos tablóides para o cenário político americano", diz McDonnell.
O perigo, claro, surge quando quando essas ideias entramcomo funciona o saque do sportingbet"um cenário jornalístico que não se restringe ao entretenimento. Agora, todo o jornalismo passa por uma crisecomo funciona o saque do sportingbetlegitimidade", afirma a professora.
Lado positivo?
Por outro lado, grupos tradicionalmente excluídos podem encontrar voz por meiocomo funciona o saque do sportingbetseus próprios canais e interpretações da verdade.
Isso pode trazer benefícios - assim como as mulheres avisando umas às outras informalmente contra os homens abusivos que comandam os impérios da mídia. Ou pode ser tóxico - como nas falsas fofocas que arruinam reputações e resultamcomo funciona o saque do sportingbetviolência.
Um problema é que as pessoas acreditam nas fofocascomo funciona o saque do sportingbetimediato,como funciona o saque do sportingbetparte porque elas vêmcomo funciona o saque do sportingbetpessoas que conhecemos. Tome o exemplo do Facebook como fonte popularcomo funciona o saque do sportingbetnotícias. Seu amigo ou seu tio não necessariamente checaram a notícia que estão compartilhando, mas é mais provável que você confie porque a informação vemcomo funciona o saque do sportingbetuma fonte confiável. O fatocomo funciona o saque do sportingbetsermos criaturas sociais nos torna mais facilmente manipuláveis.
Mas as fofocas ruins geralmente têm vida curta. Nosso subconsciente costuma avaliar as motivações dos fofoqueiros. E as pessoas que espalham fofocas negativas, consideradas oportunistas, acabam menos respeitadas e menos admiradas.
"As pessoas inteligentes percebem que quem fofoca com frequência provavelmente também está fofocando sobre elas, e isso entra no seu radar", diz Farley, da Universidadecomo funciona o saque do sportingbetBaltimore.
"Se as informações que essas pessoas estão compartilhando forem basicamente negativas, elas acabam mal vistas nos círculos sociais. Portanto,como funciona o saque do sportingbetresumo, respeitamos quem é seletivo quanto ao usocomo funciona o saque do sportingbetfofoca."
Pânico e violência
A crença na bruxariacomo funciona o saque do sportingbetcertas partes da África subsaariana mostra como a fofoca pode gerar pânico e violência. Na Tanzânia, o antropólogo Simeon Mesaki diz quecomo funciona o saque do sportingbetirmã e tia romperam relações depois que um vidente culpoucomo funciona o saque do sportingbettia pela condiçãocomo funciona o saque do sportingbetsaúde que afetava o desenvolvimento da sobrinha dele. E, devido à propagação dessa fofoca,como funciona o saque do sportingbetmãe também se envolveu na disputa familiar.
Mesaki, professor da Universidadecomo funciona o saque do sportingbetDar es Salaam, aponta que as consequências podem ser mais graves do que um desentendimento ou ruptura familiar. Recentemente, diz ele, "alguns pesquisadores foram mortos no distritocomo funciona o saque do sportingbetChamwino quando foram confundidos com chinja chinja ou mumiani [criaturas vampíricas] querendo sugar o sangue dos moradores locais. Essas eram fofoqueiras maliciosas".
Em situações extremas como essa, especialmente quando o nívelcomo funciona o saque do sportingbeteducação científica é baixo e a insegurança financeira, alta (afinal, por causa disso, curandeiros e outros conseguem encontrar espaço para ganhar dinheiro), a fofoca pode ser muito perigosa.
Mas ainda pode ter uma função social útil como meiocomo funciona o saque do sportingbetreforçar o conceito do igualitarismo. Uma pessoa que obtém riquezacomo funciona o saque do sportingbetforma repentina e misteriosa, por exemplo, passa a ser alvocomo funciona o saque do sportingbetfofoca. É tentador acreditar quecomo funciona o saque do sportingbetbenesse derivacomo funciona o saque do sportingbetforças malévolas. Mas neutralizar essa suspeita compartilhando informações pode ser bom para a harmonia social.
A fofoca também pode ajudar a reduzir o estigma.
Bianca Dahl, antropóloga da Universidadecomo funciona o saque do sportingbetToronto, no Canadá, dá o exemplo do povo Tswanacomo funciona o saque do sportingbetBotsuana, na África, que passou a fofocar sobre a infecção pelo HIV.
Contanto que não o façamcomo funciona o saque do sportingbetuma maneira que difama a pessoa que estaria possivelmente infectada -como funciona o saque do sportingbetnovo, há uma diferença entre como a maioria das pessoas e os cientistas sociais encaram a fofoca - isso pode mudar a percepção social sobre os comportamentos sexuais das pessoas infectadas.
Sendo assim, como maximizar os benefícios da fofoca e reduzir suas desvantagens?
Cole, da Universidade Metropolitanacomo funciona o saque do sportingbetManchester, dá quatro dicas: manter as fofocascomo funciona o saque do sportingbetsegredo, torná-las úteis, não contar mentiras e conectar-se com os ouvintes. Evitar o anonimato também pode ajudar.
No entanto, Dahl costuma aconselhar a entender a base emocional da fofoca e da desinformação. Na zona ruralcomo funciona o saque do sportingbetBostwana, pode ser um desejocomo funciona o saque do sportingbetevitar o estigma da transmissão do HIV. Jácomo funciona o saque do sportingbetum vilarejo nos EUA, pode ser sobre o medo da mudança social.
"Você precisa começar abordando a fonte emocional da crença e averiguar o 'trabalho' que essa crença faz pelas pessoas", diz Dahl. "O ponto é que nós aderimos às nossas crençascomo funciona o saque do sportingbetparte por causa da verdade emocional que elas oferecem."
A fofoca pode ser excludente e perigosa. Mas ela é inevitável - e pode ser uma força para o bem. Entender por que as pessoas se beneficiam com as fofocas é uma maneiracomo funciona o saque do sportingbetcombater convicções danosas.
- como funciona o saque do sportingbet Leia a versão original como funciona o saque do sportingbet desta reportagem (em inglês) no site BBC Future.
como funciona o saque do sportingbet Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube como funciona o saque do sportingbet ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscomo funciona o saque do sportingbetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacomo funciona o saque do sportingbetusocomo funciona o saque do sportingbetcookies e os termoscomo funciona o saque do sportingbetprivacidade do Google YouTube antescomo funciona o saque do sportingbetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecomo funciona o saque do sportingbet"aceitar e continuar".
Finalcomo funciona o saque do sportingbetYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscomo funciona o saque do sportingbetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacomo funciona o saque do sportingbetusocomo funciona o saque do sportingbetcookies e os termoscomo funciona o saque do sportingbetprivacidade do Google YouTube antescomo funciona o saque do sportingbetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecomo funciona o saque do sportingbet"aceitar e continuar".
Finalcomo funciona o saque do sportingbetYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscomo funciona o saque do sportingbetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacomo funciona o saque do sportingbetusocomo funciona o saque do sportingbetcookies e os termoscomo funciona o saque do sportingbetprivacidade do Google YouTube antescomo funciona o saque do sportingbetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecomo funciona o saque do sportingbet"aceitar e continuar".
Finalcomo funciona o saque do sportingbetYouTube post, 3