A poderosa e invisível razão pela qual pessoas com pouco talento se tornam bem-sucedidas:betnacional como jogar
Cada pessoa começou com a mesma quantidade (10 unidades)betnacional como jogarcapital. Seu nívelbetnacional como jogartalento (características como inteligência, habilidade ou esforço) influenciava a probabilidadebetnacional como jogarque seriam capazesbetnacional como jogartransformar uma oportunidadebetnacional como jogarsortebetnacional como jogarmais capital.
Depoisbetnacional como jogaruma simulaçãobetnacional como jogar40 anos, cujo objetivo era representar a carreirabetnacional como jogaruma pessoa, a distribuição da riqueza parecia péssima, como acontece no mundo real, com uma pequena porcentagembetnacional como jogarpessoas obtendo o maior capital.
"As pessoas mais bem-sucedidas também eram as mais talentosas? Erabetnacional como jogarse esperar... Se presumirmos que recompensamos as pessoas mais bem-sucedidas porque são mais talentosas ou inteligentes do que os demais", diz Pluchino.
"Mas descobrimos que não é o que acontece. Em vez disso, muitas vezes, as pessoas mais bem-sucedidas têm um talento moderado, mas muita sorte. Descobrimos que há uma correlação entre sorte e sucesso. Deparar-se com uma sériebetnacional como jogareventosbetnacional como jogarsorte foi causabetnacional como jogarsucesso, mesmo que o talento individual da pessoa fosse inferior. Isso é o que geralmente vemos ao nosso redor no mundo real. Há muitos exemplosbetnacional como jogarpessoas que não consideramos particularmente inteligentes, mas quebetnacional como jogarcerta forma alcançam um bom nívelbetnacional como jogarriqueza e sucesso", explica o pesquisador.
É preciso um certo nívelbetnacional como jogartalento para explorar essas oportunidadesbetnacional como jogarsorte, dizem os especialistas, e esse "talento" pode ser qualquer coisa, desde inteligência até trabalho duro.
Mas só talento não é suficiente. Na simulação, as pessoas que tinham o maior nívelbetnacional como jogartalento representavam apenas uma pequena parcelabetnacional como jogarpessoas bem-sucedidas.
Mudanças nos bônus
Os resultados desse estudo podem ter implicações na maneira como os formuladoresbetnacional como jogarpolíticas e as agênciasbetnacional como jogarfinanciamento distribuem oportunidades. Um exemplo é a distribuiçãobetnacional como jogarsubsídios financeiros para pesquisa acadêmica. E isso pode significar que as pessoas mais talentosas - quem têm maior probabilidadebetnacional como jogarlevar inovação adiante - terão uma chance melhorbetnacional como jogarbrilhar.
A equipe encontrou várias alternativas que podem mudar a forma como atualmente recompensamos pessoas que já são bem-sucedidas.
Em vezbetnacional como jogardistribuir bônus para executivosbetnacional como jogaralto desempenho, por exemplo, uma estratégia seria dar uma pequena quantiabetnacional como jogardinheiro para todos - algo mais eficaz do que o sistema meritocrático na simulação por computador.
Mesmo distribuir dinheiro a 25% dos funcionários aleatoriamente (independentemente do seu desempenho prévio) beneficiou uma percentagem mais elevadabetnacional como jogargente talentosa,betnacional como jogarrelação a casosbetnacional como jogarque a recompensa é dada apenas às pessoas mais bem-sucedidas.
Mas o desempenho no passado não é garantiabetnacional como jogarum desempenho no futuro, adverte Biondo.
"Se você valorizar o mérito exclusivamente pelos resultados passados, ao perceber que seus resultados passados são fruto não apenas do talento, mas tambémbetnacional como jogareventos aleatóriosbetnacional como jogarsorte, você verá que está recompensando a sorte, não o mérito", diz.
Essa conclusão tem implicações interessantes para a sociedade como um todo e poderia criar mais oportunidades para pessoasbetnacional como jogartodos os setores.
"Melhorar a educação, saúde, tudo isso faz parte do projeto", diz Rapisarda.
"Ao expor as pessoas, especialmente na juventude, a acontecimentos com mais fortúnios, você oferece mais oportunidades para que talentos ocultos surjam na sociedade", acrescenta.
Os ricos ficam mais ricos
Alémbetnacional como jogarfornecer dados para a elaboraçãobetnacional como jogarpolíticasbetnacional como jogarum nível macroeconômico, entender o papel da sorte - por exemplo, nascerbetnacional como jogarum país desenvolvido, oubetnacional como jogarpais ricos - é benéficobetnacional como jogarnível individual.
Na vida, costumamos dar mais atenção aos fatores que parecem nos impedirbetnacional como jogarter sucesso, esquecendo todos os outros que nos ajudam.
Um estudobetnacional como jogar2016 rotulou nossa tendênciabetnacional como jogarignorar a sorte como uma espéciebetnacional como jogarassimetriabetnacional como jogar"ventos desfavoráveis": nos lembramosbetnacional como jogarquando superamos barreiras (trabalhando contra um vento contrário), mas muitas vezes negligenciamos as vantagens que recebemos na busca por nossas metas (como um vento favorável).
A sorte também pode nos tornar mais generosos. Outro estudo, do autor do livro Sucesso e Sorte: Fortúnios e o Mito da Meritocracia Robert Frank, demonstrou que quando as pessoas se davam contabetnacional como jogarcomo eram afortunadas, ficavam mais propensas a dar dinheiro para caridade.
No estudo, três grupos foram convidados a contar um acontecimento positivo. Um grupo foi solicitado a listar as características pessoais que possibilitaram o acontecimento, outro foi solicitado a listar as causas externas que provocaram o evento e um grupobetnacional como jogarcontrole apenas relatou a experiência positiva. Eles receberam um bônus monetário e a oportunidadebetnacional como jogardoá-lo. Os participantes que listaram causas externas doaram 25% a mais para caridade.
"É difícil levar as pessoas a pensarbetnacional como jogarforças e eventos externos", diz Frank.
"Mas achamos que, se você pedir que reflitam sobre isso - perguntando sobre uma ocasiãobetnacional como jogarque tiveram sorte,betnacional como jogarvezbetnacional como jogardizer que tiveram sorte -, as pessoas se tornam mais generosas e dispostas a contribuir para o bem comum", completa.
Por definição, acontecimentos ou experiênciasbetnacional como jogarsorte - onde você nasceu,betnacional como jogarque família você nasceu, quem você conhece - estãobetnacional como jogargrande parte fora do seu controle. Dependem do acaso. Mas até mesmo os pesquisadores italianos acreditam que há coisas que podemos fazer para tentar aumentar nossa sorte.
"Exponha-se a tantas interações casuais e oportunidades quanto possível", diz Pluchino. "Você ainda precisarábetnacional como jogarsorte, no entanto. Mas provavelmente você não encontrará oportunidadesbetnacional como jogarsorte se ficar trancadobetnacional como jogarseu quarto."
- betnacional como jogar Leia a versão original desta reportagem (em inglês betnacional como jogar ) no site BBC Capital.