Separadojogo fogo e aguafêmeas, peixe-boi 'garanhão' ganha novo lar para curar depressão:jogo fogo e agua

Crédito: ICMBio

Crédito, ICMBio

Ali Netuno deve permanecer pelo resto da vida. Como não tem capacidadejogo fogo e aguavoltar à natureza, pela grande afinidade com pessoas, o peixe-boi será usado para trabalhosjogo fogo e aguaeducação ambiental. Ele também ficará isolado porque indivíduos soltos no litoral alagoano são alguns dos seus 15 filhotes.

A históriajogo fogo e aguaNetuno tem coresjogo fogo e aguatragédia greco-romanas, mas a decisão foi tomada pensando na conservação da espécie, explica à BBC Brasil Fabia Luna, chefe da CMA.

"Não podíamos deixar Netuno junto com as fêmeas pois isso poderia gerar filhotes com problemas devido ao alto graujogo fogo e aguaconsaguinidade. Ele, inclusive, já reproduziu com uma das filhas dele", assinala Fabia.

"Se não tomássemos essa medida, com o passar do tempo, a populaçãojogo fogo e aguapeixes-bois poderia se extinguir por si só por defeitos genéticos. Exemplos disso são machos sem qualidadejogo fogo e aguaesperma ou fêmeas que não conseguem cuidar dos filhotes", acrescenta a especialista.

Crédito: ICMBio
Legenda da foto, Animais foram transportadosjogo fogo e aguadois caminhões do tipo Munk (providosjogo fogo e aguaguindastes)

Fabia diz acreditar que Netuno poderá curar a depressão no novo lar.

"Em Itamaracá, ele viviajogo fogo e aguauma espéciejogo fogo e aguapiscina. Agora,jogo fogo e aguaAlagoas, ele passa a viver uma área cercada, mas com características semelhantes a um mangue, com água natural", explica.

Atualmente, o peixe-boi-marinho corre riscojogo fogo e aguaextinção. Estima-se que no Brasil só haja entre 500 a 1 mil exemplares da espécie, do Amapá a Alagoas.

O animal, que é diferente do peixe-boi-da-amazônia, vive predominantemente no mar, mas precisa beber água docejogo fogo e aguatemposjogo fogo e aguatempos para sobreviver. Quando estão prestes a dar à luz, as fêmeas da espécie também se deslocam ao estuário dos rios ─ onde a correnteza é menor.

"Mas por causa da destruição desses ecossistemas pelo homem, muitas fêmeas acabam dando a luz no mar, e o filhote é levado pela correnteza. Aí eles acabam encalhando na areia das praias".

Crédito: ICMBio
Legenda da foto, Netuno tem 25 anos e 420 quilos

<link type="page"><caption> Leia também: Portugal quer liberdadejogo fogo e aguacirculação e residência entre países lusófonos; Brasil enxerga ideia com cautela</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2015/12/151217_portugal_circulacao_paises_rm" platform="highweb"/></link>

Transporte

Netuno foi levado para o novo lar na semana passada. A operaçãojogo fogo e aguatranslocação (transporte), realizada emjogo fogo e aguamaior parte durante a madrugada, durou 12 horas e mobilizou 40 técnicos. Outro peixe-boi-marinho, Zoé, também foi transferido para Alagoas. Os animais foram transportadosjogo fogo e aguadois caminhões do tipo Munk (providosjogo fogo e aguaguindastes).

Protegido por leis nacionais, o peixe-boi é classificado como espécie "em perigo"jogo fogo e aguaextinção, segundo a listajogo fogo e aguaespécies ameaçadas da fauna, publicadajogo fogo e aguadezembrojogo fogo e agua2014. Entre as causas, estão os encalhes, os atropelamentos por embarcação e a ingestãojogo fogo e agualixo.

Mas a situação já foi pior. A espécie já chegou a estar "criticamentejogo fogo e aguaperigo"jogo fogo e aguaextinção.

Crédito: ICMBio
Legenda da foto, Peixe-boi é classificado como espécie "em perigo"jogo fogo e aguaextinção

Desde 1994, no entanto, quando foi criado o programajogo fogo e aguareintroduçãojogo fogo e aguapeixe-boi marinho no Brasil, 42 peixes-bois-marinhos, entre animais resgatados quando filhotes a criadosjogo fogo e aguacativeiro, foram reintroduzidos à natureza.

"Conseguimos aumentar a população do peixe-boi-marinho e repovoá-lajogo fogo e aguaáreas onde a espécie era considerada extinta, como no nortejogo fogo e aguaAlagoas", conclui Fabia.

<link type="page"><caption> Leia também: Azar ou maus hábitos? Pesquisa mostra pesojogo fogo e aguafatores externos no câncer</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2015/12/151218_cancer_ambiente_fn" platform="highweb"/></link>