Médico ligado à OMS recomenda que mulheressite aposta bonus gratisárea com surtosite aposta bonus gratiszika evitem engravidar:site aposta bonus gratis
De acordo com o especialista da Organização Pan-Americanasite aposta bonus gratisSaúde Marco A. Espinal é preciso "acompanhar as mães com cuidado e fazer ultrassom no terceiro trimestre para garantir um diagnóstico o mais precoce possível".
Espinal reconheceu que, caso muitas mulheres optem por não engravidar, isso poderá ter impactos demográficos como a diminuição da população.
Ele acrescentou que mesmo que uma mulher descubra estar infectada com o zika vírus no primeiro trimestre, isso não significa que o bebê desenvolverá microcefalia.
"Ainda não sabemos como o vírus passa pela placenta, ainda não sabemos a probabilidadesite aposta bonus gratisgerar uma má-formação. Só porque uma grávida tem o zika vírus não quer dizer que o bebê será microcéfalo". Espinal ressalta ainda que o primeiro trimestre "é o mais delicado, quando mulheres podem adoecer muito facilmente".
Ambos os especialistas afirmaram que microcefalia não é necessariamente causada apenas pela exposição ao zika vírus, pois não estaria claro o quanto outros agentes patogênicos contribuíram para a presente epidemiasite aposta bonus gratismás-formações.
" site aposta bonus gratis Pode ser que o citomegalovírus, site aposta bonus gratis que é um vírussite aposta bonus gratisherpes, esteja agindosite aposta bonus gratisconjunto com o zika. Ou ainda, site aposta bonus gratis pode ser um novo vírus que está emergindo e ainda não conhecemos. Realmente não sabemos", disse Schmidt-Chanasit.
<link type="page"><caption> Leia também: OMS emite alerta global sobre zika vírus e reconhece relação com microcefalia</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2015/12/151201_alerta_oms_zika_rm" platform="highweb"/></link>
Epidemia
Em meio à epidemiasite aposta bonus gratiszika vírus, já foram constatados maissite aposta bonus gratis1.248 casossite aposta bonus gratismicrocefalia o Brasil. No último fimsite aposta bonus gratissemana, o Instituto Evandro Chagas estabeleceu a conexão entre o vírus e más-formações no feto ao encontrar a presençasite aposta bonus gratiszikasite aposta bonus gratisamostrassite aposta bonus gratistecido e sanguesite aposta bonus gratisum recém-nascido microcéfalo.
A Organização Mundialsite aposta bonus gratisSaúde reconheceu a relação entre os bebês microcéfalos e a doença tropical, mas afirmou que não é possível confirmar se a relação entre eles seriasite aposta bonus gratiscausalidade.
De acordo com Schmidt-Chanasit, site aposta bonus gratis o vírus é tão nefasto para as grávidas quanto a rubéola e a precaução deveria ser semelhante. "Antessite aposta bonus gratistentar engravidar você testa para ver se há anticorpos e aí toma a vacina, no caso da rubéola. Com o zika vírus é exatamente a mesma coisa, mas a diferença é que para ele ainda não há vacina".
Conforme disseram ambos os especialistas, o exame ultrassom é útil para detectar a má-formação, mas isso acontece quando já "é muito tarde". Dr. Schmidt-Chanasit ressalta que somente site aposta bonus gratis o testesite aposta bonus gratispresençasite aposta bonus gratisanticorpos é realmente relevante para as mulheres que pretendem engravidar.
Schmidt-Chanasit explicou que futuras mães que já foram expostas ao vírus estão protegidas contra a microcefalia e, portanto, liberadas para engravidar: "A microcefalia é associada à infecção aguda, pelo o que sabemos atualmente. Não está relacionada a infecções passadas, que ocorreram há seis meses atrás. Apenas a presençasite aposta bonus gratisanticorpos contra o vírus poderá proteger as mulheres que querem engravidar".
"Não é uma doença reincidente. O corpo desenvolve imunidade e supera o zika", resumiu Espinal.
Os dois médicos, entretanto, ressaltaram que o vírus poderá vir a sofrer uma mutação, o que o tornaria perigoso mesmo para mulheres que já superaram a infecção.
Análise
A análise laboratorial específica para anticorpos do zica ainda é muito restrita e estaria disponível exclusivamentesite aposta bonus gratiscentrossite aposta bonus gratispesquisa internacionais, como no americano CDC, Centre for Control Disease and Prevention, no francês Institut Pasteur e no próprio Instituto Berhard-Nocht.
A pesquisadora da Universidade Federal do Riosite aposta bonus gratisJaneiro Renata Campos explicou que o Brasil possui examessite aposta bonus gratisdetecção do zika vírus, mas nãosite aposta bonus gratistriagemsite aposta bonus gratisanticorpos refinada, que façam distinção ente a resistência à dengue, ao zika e a outros tipossite aposta bonus gratisarboviroses.
<link type="page"><caption> Leia também: Processosite aposta bonus gratisimpeachment causará megatempestade na economia, dizem analistas internacionais</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2015/12/151203_dilma_analistas_tempestade_fd" platform="highweb"/></link>
Em parceria com o Instituto Bernhard-Nocht, a UFRJ desenvolve um estudo comparativo entre mulheres grávidas diagnosticadas com o zika. O laboratório carioca vai analisar amostrassite aposta bonus gratismães com bebês microcéfalos e com bebês normais, para reconhecer as distinções entre as duas populações. O resultado deverá contribuir para o futuras pesquisas na criaçãosite aposta bonus gratisuma vacina ao vírus.
Recomendações
A médica infectologista Regina Coeli, do Hospital Oswaldo Cruzsite aposta bonus gratisPernambuco, afirma que a gravidez é uma decisãosite aposta bonus gratiscada pessoa. "Não dizemos para as mães que não engravidem. Mas é muito importante fazer o pré-natal corretamente, fazer os exames. Muitas mães só descobrem (que a criança tem microcefalia) depois que nasce porque não fizeram o pré-natal."
"Nossa orientação é que usem repelentes, elas podem usar desde o início da gestação. Devem usar na pele e também por cima da roupa. Repelentes caseiros, cujas receitas já circulam por aí, não têm embasamento científico e não são confiáveis."
Já o secretáriosite aposta bonus gratisSaúdesite aposta bonus gratisPernambuco, Iran Costa afirma que a recomendação é clara para as grávidas: "que conversem com seus médicos sobre isso".
"Para a gravidez não planejada, a mulher precisa se proteger, usar o repelente e roupas mais compridas, não se aproximarsite aposta bonus gratispessoas que já estejam com exantema (manchas na pele) porque o mosquito pode estar próximo e irsite aposta bonus gratisum para o outro."
Fluidos
Alémsite aposta bonus gratisocorrer por meiosite aposta bonus gratispicada do mosquito Aedes aegypti, site aposta bonus gratis o contágio do zika vírus também pode se dar por contato com fluidos corporais, mas isso não é razão para pânico, salienta o Dr. Schmidt-Chanasit.
"Não podemos comparar o zika vírus ao HIV, por exemplo. Só pode se transmitir o zika quando o vírus está circulando no sangue e essa situação é breve. Dura apenas o período compreendido entre uns dois dias antessite aposta bonus gratisvocê ficar doente e uns dois dias enquanto você já está doente. site aposta bonus gratis Somente então pode ocorrer a transmissão por relação sexual", explicou.
"Mas eu acho que se você está doente, com febre e cansado, não vai tem vontadesite aposta bonus gratister relações sexuais, o que torna esse contágio bastante improvável", concluiu.
<link type="page"><caption> Leia também: 'Meu sonho é ele chegar à faculdade', diz mãesite aposta bonus gratisbebê com microcefalia</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2015/12/151201_microcefalia_depoimento_rb" platform="highweb"/></link>