Como a Evolução explica o seu cansaço:historico brabet
<bold><link type="page"><caption> Leia mais: Confira quantas horas você precisa dormirhistorico brabetacordo comhistorico brabetidade</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2015/02/150210_sono_idade_lgb.shtml" platform="highweb"/></link></bold>
<bold><link type="page"><caption> Leia mais: Cinco formashistorico brabetusar a luz a seu favor e dormir melhor</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2015/02/150129_luz_dormir_lgb.shtml" platform="highweb"/></link></bold>
'Despertador natural'
O relógio biológico que controla o sono, o chamado ciclo circadiano, é regido pela liberaçãohistorico brabethormônios vindos da glândula pineal, localizada no centro do cérebro, entre os dois hemisférios.
Essa glândula é responsável pela produção da melatonina, o hormônio indutor do sono. A liberação desse hormônio começa por volta das 21h, trazendo uma sensaçãohistorico brabetrelaxamento ehistorico brabetvontadehistorico brabetdormir.
O pico da liberaçãohistorico brabetmelatonina ocorre por volta das 3h e o hormônio permanece alto no organismo por cercahistorico brabet12 horas. Sua presença começa a decairhistorico brabetmanhã e é praticamente indetectável no meio do dia.
Esse ciclo natural é também o que regula o nívelhistorico brabetalerta, na direção oposta: precisamos dele alto durante o dia e baixo durante a noite.
Os níveishistorico brabetmelatonina agem como um "despertador natural", o que explica a sensação estranha no organismo quando uma pessoa viaja por diferentes fusos horários, o chamado jet-lag.
Se na horahistorico brabetdormir o nívelhistorico brabetmelatonina estiver baixo, será praticamente impossível pegar no sono, independentemente do quanto você está cansado.
O ciclo circadiano explica ainda por que é muito difícil conseguir dormir por oito horas depoishistorico brabetuma noitehistorico brabetclaro. O nívelhistorico brabetmelatonina pode até estar alto quando você finalmente for para a cama, por volta das 6h. Mas o relógio biológico acaba confundindo seu organismo no meio do dia e o sono deixahistorico brabetser repousante.
Pelo mesmo motivo, é comum sentir uma segunda ondahistorico brabetenergia quando se passa maishistorico brabet24 horas acordado.
<bold><link type="page"><caption> Leia mais: Cansado? Aprenda a tirar o máximo proveito da soneca diurna</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2015/01/150115_vert_arte_soneca_diurna_mv.shtml" platform="highweb"/></link></bold>
Culpa da tecnologia?
Voltando ao meu irritante amigo, o que explica seu comportamento é o fatohistorico brabeto ciclo circadiano ser diferentehistorico brabetcada indivíduo. Em alguns, os níveishistorico brabetmelatonina aumentam e caem mais cedo, enquantohistorico brabetoutras pessoas, o ciclo é mais "atrasado".
Cientistas argumentam que existem motivos evolutivos para isso. Um deles é que, assim, um agrupamento humano teria sempre alguémhistorico brabetestadohistorico brabetvigília para proteger o resto.
Pesquisadores também já demonstraram que o ciclo circadiano ocorre bem mais tarde entre os adolescentes que entre adultos. Por isso, muitos jovens "enrolam" para ir para a cama e têm uma enorme dificuldadehistorico brabetse levantar quando o despertador toca pela manhã. É que o ciclo circadiano desses adolescentes está forahistorico brabetsincronismo com seu ciclohistorico brabetsono.
Mas existe um outro problema que pode interferirhistorico brabetnosso relógio biológico: a tecnologia à nossa volta.
O ciclo circadiano e os níveishistorico brabetmelatonina são regulados pela quantidadehistorico brabetluz a que estamos expostos, mantendo-nos alertas durante o dia e mais relaxados e sonolentos durante a noite.
Mas hojehistorico brabetdia, passamos nossos diashistorico brabetespaços fechados e com pouca luz, enquanto à noite ficamos horas diante das telas iluminadashistorico brabettelevisões, computadores, tablets e smartphones.
Para piorar, a luz emitida por todos esses aparelhos, a chamada luz azul, tem um comprimentohistorico brabetonda curto. É exatamente o tipohistorico brabetluz que faz com que nossos cérebros entendam que estamos no meio do dia e precisamos do maior nívelhistorico brabetalerta possível, suprimindo o nívelhistorico brabetmelatonina.
Como ilustram os exemplos dos adolescentes e dos jet-laggers, se os níveishistorico brabetmelatonina não estiverem corretos, será impossível dormir.
<bold><link type="page"><caption> Leia mais: Usohistorico brabettablets ou computador prejudica o sono, diz estudo</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2015/02/150205_telas_tablet_sono_fn.shtml" platform="highweb"/></link></bold>
<bold><link type="page"><caption> Leia mais: A ciênciahistorico brabet'aprender dormindo'</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2014/12/141219_vert_fut_sono_aprender.shtml" platform="highweb"/></link></bold>
Driblando as luzes
Mas existem alguns recursos para lidar com essa faltahistorico brabetsincronismo. Um deles é um aplicativo que muda a cor da tela do celular dependendo da hora, tornando-a mais escura à noite e mais clarahistorico brabetdia.
Ter um parhistorico brabetóculos com lentes corhistorico brabetâmbar (entre o laranja e o amarelo) e usá-los à noite também pode ajudar a evitar que a produção naturalhistorico brabetmelatonina seja afetada.
Mas a melhor maneirahistorico brabetregular o sono e ter uma noite mais repousante é, segundo os cientistas, se desligarhistorico brabetqualquer tipohistorico brabettela cercahistorico brabetuma hora anteshistorico brabetse deitar.
Em outras palavras: ouvir o que o seu relógio biológico está tentando dizer.
<bold><link type="page"><caption> Leia mais: De onde vem a maldade?</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2015/02/150216_vert_fut_maldade_ml.shtml" platform="highweb"/></link></bold>
<bold><link type="page"><caption> Leia mais: É possível fazer um 'back up'0 do cérebro?</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2015/02/150129_vert_fut_imortalidade_mv.shtml" platform="highweb"/></link></bold>
<italic>Leia a <link type="page"><caption> versão original desta reportagem</caption><url href="http://www.bbc.com/future/story/20141205-why-do-we-feel-tired" platform="highweb"/></link>historico brabetinglês no site <link type="page"><caption> BBC Future</caption><url href="http://www.bbc.com/future" platform="highweb"/></link>.</italic>