Como dadosjogos da blaze de 20 centavoscelulares e Twitter ajudam no combate ao ebola:jogos da blaze de 20 centavos

Outodoor sobre ebolajogos da blaze de 20 centavosMonróvia, na Libéria

Crédito, AP

Legenda da foto, Métodos tradicionais como o usojogos da blaze de 20 centavosoutdoors começam a dar lugar para mensagens SMS e aplicativos para difundir informações sobre o ebola na África

jogos da blaze de 20 centavos A epidemia do ebola, que já matou maisjogos da blaze de 20 centavosquatro mil pessoas, pode ser controlada com ajuda da análisejogos da blaze de 20 centavosdados provenientesjogos da blaze de 20 centavosfontes tão diversas como a telefonia celular e o usojogos da blaze de 20 centavosmídia sociais.

Pelo menos na visãojogos da blaze de 20 centavossegmentos da comunidade científica, para quem a análisejogos da blaze de 20 centavosdados grandes acumulados - o chamado "big data" - desponta como uma arma valiosa para agências internacionais, ONGs e governos na missãojogos da blaze de 20 centavostentar estar um passo à frente do vírus, no momentojogos da blaze de 20 centavosque a Organização Mundialjogos da blaze de 20 centavosSaúde (OMS) alerta para o ritmo crescente da velocidadejogos da blaze de 20 centavoscontágio.

Os números mais recentes sãojogos da blaze de 20 centavosque quase 10 mil pessoas já foram infectadas pelo ebola desde que a atual epidemia foi detectada,jogos da blaze de 20 centavosmarçojogos da blaze de 20 centavos2014.

Mapajogos da blaze de 20 centavosusojogos da blaze de 20 centavoscelulares nas regiões afetadas pelo ebola
Legenda da foto, O mapeamentojogos da blaze de 20 centavosusojogos da blaze de 20 centavoscelulares fornece informações importantes sobre o comportamento das populações nas regiões afetadas pelo ebola

Mas como o "big data" pode ajudar?

Telefones celulares

Apesar das deficiênciasjogos da blaze de 20 centavosinfraestrutura, a África registra uma alta difusãojogos da blaze de 20 centavostelefones celulares, mesmojogos da blaze de 20 centavospaíses mais pobres. E os aparelhos se transformaram numa impressionante "mina"jogos da blaze de 20 centavosdados.

A ONG sueca Flowminder está analisando informações fornecidas por operadorasjogos da blaze de 20 centavostelefonia celular africanas para mapear movimentos populacionaisjogos da blaze de 20 centavospaíses da região.

Telefone celular tem smsjogos da blaze de 20 centavosalerta sobre ebola

Crédito, PA

Legenda da foto, Difusãojogos da blaze de 20 centavoscelulares na África torna bastante útil a transmissãojogos da blaze de 20 centavosinformações sobre o ebola via SMS

Os mapas oferecem às autoridades indicações sobre locais para a instalaçãojogos da blaze de 20 centavoscentros para tratamentojogos da blaze de 20 centavosdoentes e, ainda quejogos da blaze de 20 centavosforma controversa, fornecem subsídios para controlesjogos da blaze de 20 centavosviagem.

O problema é que os dados mostram movimentações passadas, e o desafio das autoridades é tentar mapear o avanço do vírusjogos da blaze de 20 centavostempo próximo ao real. Até porque epidemias alteram o cursojogos da blaze de 20 centavosmovimentação das pessoas.

É por isso que organizações como o Centrojogos da blaze de 20 centavosControlejogos da blaze de 20 centavosDoenças (CDC), nos Estados Unidos, estão coletando informaçõesjogos da blaze de 20 centavostempo realjogos da blaze de 20 centavostorresjogos da blaze de 20 centavostransmissãojogos da blaze de 20 centavossinaisjogos da blaze de 20 centavoscelular para rastrear a origemjogos da blaze de 20 centavosligações a linhasjogos da blaze de 20 centavosemergência.

Em 2010, após o terremoto do Haiti, pesquisadores suecos do Instituto Karolinska e americanos da Columbia University analisaram dadosjogos da blaze de 20 centavosligaçõesjogos da blaze de 20 centavosmaisjogos da blaze de 20 centavos2 milhõesjogos da blaze de 20 centavoscelularesjogos da blaze de 20 centavosuma rede local.

Esses dados permitiram que a ONU e agências humanitárias pudessem entender a movimentação da população durante as operaçõesjogos da blaze de 20 centavosresgate e mais tarde, durante o surtojogos da blaze de 20 centavoscólera - o que ajudou na alocação mais eficientejogos da blaze de 20 centavosrecursos e na identificaçãojogos da blaze de 20 centavosáreas com riscojogos da blaze de 20 centavosnovos surtos da doença.

'Mapajogos da blaze de 20 centavoscalor'

Um aumento no fluxojogos da blaze de 20 centavosligaçõesjogos da blaze de 20 centavosdeterminadas áreas pode ser sinal do surgimentojogos da blaze de 20 centavosum novo focojogos da blaze de 20 centavosebola.

O mapeamentojogos da blaze de 20 centavostempo real também fornece um "mapajogos da blaze de 20 centavoscalor" sobre a atividade da população.

"Nunca tivemos tamanho acessojogos da blaze de 20 centavoslarga escala a dadosjogos da blaze de 20 centavostelefonia celular. Podemos agora ajudar as organizações médicas e os governos a antecipar para que locais as doenças podem se espalhar. Antes, tínhamos apenas censos e relatóriosjogos da blaze de 20 centavospolícia e hospitais", explica Nuria Oliver, diretorajogos da blaze de 20 centavospesquisas científicas da Telefonica, operadora espanholajogos da blaze de 20 centavostelefonia celular.

Lojajogos da blaze de 20 centavostelefonia celular no Haiti

Crédito, Getty

Legenda da foto, No Haiti, celulares foram importantes no resgate após o terremotojogos da blaze de 20 centavos2010 e nos esforçosjogos da blaze de 20 centavoscontençãojogos da blaze de 20 centavosuma subsequente epidemiajogos da blaze de 20 centavoscólera

Mensagensjogos da blaze de 20 centavosSMS também são um canal útil para difundir dicasjogos da blaze de 20 centavosprevenção.

Outro recurso são aplicativos com informações e mapeamento. A BBC, por exemplo, lançou nesta quarta-feira um serviçojogos da blaze de 20 centavosinformações sobre o vírus usando o Whatsapp.

Analistas também defendem uma atenção especial ao monitoramento da internet. Seja sobre a atividade das ferramentasjogos da blaze de 20 centavosbusca ou dos "trending topics"jogos da blaze de 20 centavosmídias sociais.

No ano passado, por exemplo, um projeto reunindo a consultoria Accenture, a empresajogos da blaze de 20 centavosanálisejogos da blaze de 20 centavosdados SAS e a Universidade da Carolina do Norte, alega ter detectado uma epidemiajogos da blaze de 20 centavosgripe nos EUA entre 2012 e 2013 três meses antes do CDC fazer um anúncio oficial.

"A análisejogos da blaze de 20 centavosblogs, fóruns oline e o Twitter pode revelar sinaisjogos da blaze de 20 centavosalertajogos da blaze de 20 centavoscrisesjogos da blaze de 20 centavossaúde", diz Frances Dare, da Accenture.

Cura colaborativa

Para Tim Gamble, consultor da empresa Datamonitor Healthcare, a análise do "big data" pode ajudar a desvendar mistérios da composição genética do vírus, como a razãojogos da blaze de 20 centavosalgumas variações serem mais mortais oujogos da blaze de 20 centavosalgumas pessoas serem mais resistentes ao vírus.

Gamble, que trabalhou na companhia farmacêutica americana Pfizer, cita o caso das pesquisas sobre o HIV.

"O tratamento retroviral para o HIV só decolou depoisjogos da blaze de 20 centavospercebermos que populações escandinavas tinham mais resistência. A partir daí pudemos desenvolver uma droga que imitava a maneira como aqueles pessoas resistiam", explica.