Ebola: Brasileiros relatam medoesportes da sorte é regulamentadocontaminação e mortes na Libéria:esportes da sorte é regulamentado

Homem observa cartaz advertindo sobre o ebola na Libéria (AP)

Crédito, AP

Legenda da foto, Homem observa cartaz advertindo sobre o ebola na Libéria, onde muitas pessoas duvidam que epidemia exista
  • Author, Paula Adamo Idoeta
  • Role, Da BBC Brasilesportes da sorte é regulamentadoSão Paulo

esportes da sorte é regulamentado Medoesportes da sorte é regulamentadocontaminação, morteesportes da sorte é regulamentadopessoas próximas e o fimesportes da sorte é regulamentadoapertosesportes da sorte é regulamentadomãos e abraços. A epidemia do ebola afeta profundamente a vida e os hábitosesportes da sorte é regulamentadodois brasileiros vivendo na Libéria, país do oeste da África e um dos polos do atual surto.

"As reuniõesesportes da sorte é regulamentadotrabalho e sociais foram reduzidas a um mínimo. As únicas das quais participo são as realizadas quinzenalmente na sede da forçaesportes da sorte é regulamentadopaz da ONU na Libéria, ocasião na qual o corpo diplomático é informado e consultado sobre diversos aspectos do esforçoesportes da sorte é regulamentadocombate à epidemia", disse à BBC Brasil, por e-mail, o embaixador brasileiro no país, André Luis Azevedo dos Santos, que mora na capital Monróvia.

"Não mais abraçamos ou apertamos as mãos das pessoas que encontramos, o cheiroesportes da sorte é regulamentadocloro (usado para desinfecção das mãos) é onipresente e lavamos as mãos dezenasesportes da sorte é regulamentadovezes por dia. Estou aqui com a minha mulher e nossa rotina doméstica foi sendo afetada gradualmente: fechamento da academiaesportes da sorte é regulamentadoginástica onde nos exercitávamos; interrupção do consumoesportes da sorte é regulamentadoalgumas frutas (não mais disponíveis nos mercadosesportes da sorte é regulamentadorua); redução do númeroesportes da sorte é regulamentadoidas a supermercados e demais recintos públicos."

A situação é ainda mais grave no interior do país, diz Santos, onde muitas pessoas não acreditam que se trateesportes da sorte é regulamentadouma epidemia - acham queesportes da sorte é regulamentadoágua foi envenenada ou que são vítimasesportes da sorte é regulamentadoum feitiço - onde muitas famílias se recusam a entregar os corposesportes da sorte é regulamentadoseus mortos às autoridades, para que possam realizar funerais segundoesportes da sorte é regulamentadotradição.

Embaixador André dos Santos

Crédito, Itamaraty

Legenda da foto, Embaixador André dos Santos diz queesportes da sorte é regulamentadorotina foi afetada gradualmente pelo ebola

"Durante o velório, familiares e amigos tocam o corpo do falecido para 'dar sorte'", relata o diplomata. "As autoridades sanitárias proibiram tais práticas, passando a remover e a enterrar os corposesportes da sorte é regulamentadovalas coletivas. É claro que a população se revoltou e, até hoje, o governo temesportes da sorte é regulamentadolidar com uma resistência muito grande. É nesse contexto que ocorrem os enterros clandestinos."

"Cabe ressaltar também o estigma enfrentado pelas famílias que têm umesportes da sorte é regulamentadoseus integrantes contaminado (vivo ou não): os sobreviventes são discriminados e tratados como párias."

'Não tem para onde fugir'

É no interior do país que atua a missionária católica brasileira Maria Teresa Moser, da Ordem Consolata. Em carta enviada a suas colegas brasileiras e à BBC Brasil, a irmã relata o casoesportes da sorte é regulamentadouma comunidadeesportes da sorte é regulamentadoque maisesportes da sorte é regulamentado40 pessoas morreram por conta do vírus do ebola. Cercaesportes da sorte é regulamentadooutros dez missionários foram contaminados.

"Em poucos dias, (a doença) matou muitas pessoas entre nós. Durante a guerra (civil liberiana, terminadaesportes da sorte é regulamentado2003) a gente fugiaesportes da sorte é regulamentadouma parte a outra para se defender. Agora não tem para onde fugir e sair. O ebola estáesportes da sorte é regulamentadotodo lugar, é agressivo e impiedoso."

Ela conta que muitos moradores escondem seus mortosesportes da sorte é regulamentadocasa e não acreditam nas precauções ordenadas pelo governo.

"Os agentes que dão explicações sobre o ebola estão sendo perseguidos e ameaçados pelos moradores. (...) Em várias famílias, morreram até oito ou dez pessoas. Morrem jovens, velhos, genteesportes da sorte é regulamentadotodas as idades. Temos que evitar toda a demasiada aproximação com as pessoas, mesmo que (aparentem ser) saudáveis."

A embaixadaesportes da sorte é regulamentadoMonróvia diz que tem mantido contato direto com a pequena comunidade brasileira na Libéria,esportes da sorte é regulamentadoapenas 21 pessoas.

Irmã Maria Teresa Moser, ao centro

Crédito, Arquivo pessoal

Legenda da foto, Irmã Maria Teresa Moser (centro) disse a colegas que famílias inteiras estão sendo contaminadas no interior da Libéria

Até esta terça-feira, o Itamaraty não havia determinado a evacuação dos brasileiros dos países mais afetados pela doença (Serra Leoa, Guiné, Libéria e Nigéria), mas pedia a suas representações diplomáticas que mantivessem contato próximo com eles para monitorar a situação.

O embaixador André dos Santos explica que "a sensaçãoesportes da sorte é regulamentadopânico parece ter diminuído entre as pessoas com quem tenho conversado, graças a mecanismosesportes da sorte é regulamentadodefesa que desenvolvemos naturalmente".

Mas o diplomata ressalta que "infelizmente, as autoridades ainda não conseguiram quebrar o círculo vicioso da propagação do vírus, que hoje já afeta algumas localidades da regiãoesportes da sorte é regulamentadofronteira com a Costa do Marfim".

"A epidemia já se espalhou por todo o país, mas há cercaesportes da sorte é regulamentado4 milhõesesportes da sorte é regulamentadoliberianos que não podem simplesmente pegar um avião e fugir. Esses continuam a lutar pela sobrevivência, vendendo artefatos chineses ou milho assado nos sinaisesportes da sorte é regulamentadotrânsito, jogando futebol na praia ou nas ruas, trabalhando nos mercados e no comércio, namorando e se casando", descreve.

"Loucura ou irresponsabilidade? Não, definitivamente não! É simplesmente a única coisa que podem fazer, independente da gravidade da situação."

Mortos

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esta é a maior epidemiaesportes da sorte é regulamentadoebola já registrada, com ao menos 2,6 mil infectados até agora. Cercaesportes da sorte é regulamentadometade deles morreram. Só na Libéria, já foram confirmadas 624 mortes.

Os sintomas da doença, que causa danos ao sistema nervoso central, incluem febre alta e sangramentos. Não há vacina, e alguns poucos doentes têm sido tratados com drogas experimentaisesportes da sorte é regulamentadopaíses como EUA e Grã-Bretanha.

A OMS alertou, nesta semana, que a epidemia contaminou também um "número sem precedentes"esportes da sorte é regulamentadomédicos e enfermeirasesportes da sorte é regulamentadoáreasesportes da sorte é regulamentadorisco do oeste africano, por conta da ausênciaesportes da sorte é regulamentadoequipamentosesportes da sorte é regulamentadoproteção eesportes da sorte é regulamentadoequipes insuficientes para lidar com o surto.

"O ebola tirou a vidaesportes da sorte é regulamentadoproeminentes médicos na Serra Leoa e na Libéria", diz a OMSesportes da sorte é regulamentadocomunicado.