Cérebros humano e canino têm a mesma reação a vozes, sugere estudo:jogo do foguete 1win

Cachorrosjogo do foguete 1winaparelhojogo do foguete 1winressonância magnética (Borbala Ferenczy)

Crédito, Borbala Ferenczy

Legenda da foto, Estudo mostrou que a mesma região do cérebrojogo do foguete 1wincães e humanos é ativada pelo somjogo do foguete 1winvozes

Sintonia

A pesquisa envolveu onze cãesjogo do foguete 1winestimação e comparou seus resultados aosjogo do foguete 1win22 voluntários humanos.

Para ambos os grupos, os cientistas tocaram 200 tipos diferentes sons, desde ruídos comuns, como o barulhojogo do foguete 1wincarros ejogo do foguete 1winapitos, a sons emitidos por humanos (sem palavras) e por cães.

Cachorrojogo do foguete 1winaparelhojogo do foguete 1winressonância magnética (Eniko Kubinyi)

Crédito, Eniko Kubinyi

Legenda da foto, Sons carregadosjogo do foguete 1winemoções, como risadas e choro, também geraram a mesma reação no cérebro dos cães ejogo do foguete 1winpessoas

Os pesquisadores descobriram que uma região semelhante do cérebro – o polo temporal, que faz parte do lobo temporal – é ativada quando cães e pessoas ouvem vozes humanas.

"Já sabíamos que certas áreas no cérebro humano respondem mais fortemente a sons humanos do que a qualquer outro tipojogo do foguete 1winsom", explicou Andics. "É uma grande surpresa isso ocorrer também no cérebro canino. É a primeira vez que vemos algo assimjogo do foguete 1winum animal que não seja um primata."

O mesmo aconteceu quando sons como risadas e choros foram ouvidos. Uma área do cérebro conhecida como córtex auditivo primário foi ativada tantojogo do foguete 1wincachorros quantojogo do foguete 1winhumanos.

Ao mesmo tempo, vocalizações caninas carregadasjogo do foguete 1winemoção – como ganidos e latidos ferozes – também geraram uma reação parecidajogo do foguete 1wintodos os voluntários.

"Sabemos muito bem que cachorros conseguem se sintonizar ao sentimentojogo do foguete 1winseus donos, e sabemos que um bom dono consegue identificar mudanças emocionaisjogo do foguete 1winseu cão – mas agora podemos começar a entender como isso é possível", afirmou Andics.

No entanto, apesar dos cachorros reagirem à voz humana, suas reações foram bem mais fortesjogo do foguete 1winrelação aos sons caninos.

Os cães também parecem ser menos capazesjogo do foguete 1windistinguir entre ruídos e sons vocaisjogo do foguete 1wincomparação com humanos.

Palavras

Cães e aparelhojogo do foguete 1winressonância magnética (Eniko Kubinyi)

Crédito, Eniko Kubinyi

Legenda da foto, Próximo passo do estudo é checar como o cérebrojogo do foguete 1wincães reage quando eles ouvem palavras

Ao comentar sobre a pesquisa, Sophie Scott, do Institutojogo do foguete 1winNeurociência Cognitiva da Universidade College London, disse: "Os cães são animais muito interessantesjogo do foguete 1winse investigar porque muitosjogo do foguete 1winseus traços desses os tornam dóceisjogo do foguete 1winrelação aos humanos. Alguns estudos mostram que eles entendem muitas palavras e o que queremos dizer quando apontamos para alguma coisa".

Mas Scott acrescenta: "É algo bastante relevante encontrar issojogo do foguete 1wincães e não sójogo do foguete 1winprimatas, mas seria interessante também ver a reação desses animais a palavras. Risos e choros são parecidos com sons animais e por isso podem gerar esse tipojogo do foguete 1winreação.

"Um avanço seria demonstrar sensibilidade dos cães a palavras no idiomajogo do foguete 1winseus donos."

Segundo Andics, este será o foco da próxima sériejogo do foguete 1wintestes da pesquisa.