Cérebros humano e canino têm a mesma reação a vozes, sugere estudo:esporte da sorte com net

Cachorrosesporte da sorte com netaparelhoesporte da sorte com netressonância magnética (Borbala Ferenczy)

Crédito, Borbala Ferenczy

Legenda da foto, Estudo mostrou que a mesma região do cérebroesporte da sorte com netcães e humanos é ativada pelo somesporte da sorte com netvozes
  • Author, Rebecca Morelle
  • Role, Repórteresporte da sorte com netCiências do BBC World Service

esporte da sorte com net Donosesporte da sorte com netcachorros costumam afirmar que seus animaisesporte da sorte com netestimação conseguem entendê-los. Um novo estudo publicado no periódico Current Biology esporte da sorte com net sugere que essas pessoas podem estar certas.

Ao colocar cãesesporte da sorte com netum equipamentoesporte da sorte com netressonância magnética, pesquisadores húngaros descobriram que o cérebro desses animais reage da mesma forma que um cérebro humano a vozesesporte da sorte com netpessoas.

Outros sons carregadosesporte da sorte com netemoção, como choro ou risadas, também geraram reações parecidas, o que talvez explica o fatoesporte da sorte com netcachorros conseguirem se sintonizar às emoçõesesporte da sorte com netseus donos, afirmam os pesquisadores.

"Acreditamos que cães e humanos têm um mecanismo bastante similar para processar informações emocionais", disse Attila Andics, da Universidade Eotvos Lorand e coordenador do estudo.

Sintonia

A pesquisa envolveu onze cãesesporte da sorte com netestimação e comparou seus resultados aosesporte da sorte com net22 voluntários humanos.

Para ambos os grupos, os cientistas tocaram 200 tipos diferentes sons, desde ruídos comuns, como o barulhoesporte da sorte com netcarros eesporte da sorte com netapitos, a sons emitidos por humanos (sem palavras) e por cães.

Cachorroesporte da sorte com netaparelhoesporte da sorte com netressonância magnética (Eniko Kubinyi)

Crédito, Eniko Kubinyi

Legenda da foto, Sons carregadosesporte da sorte com netemoções, como risadas e choro, também geraram a mesma reação no cérebro dos cães eesporte da sorte com netpessoas

Os pesquisadores descobriram que uma região semelhante do cérebro – o polo temporal, que faz parte do lobo temporal – é ativada quando cães e pessoas ouvem vozes humanas.

"Já sabíamos que certas áreas no cérebro humano respondem mais fortemente a sons humanos do que a qualquer outro tipoesporte da sorte com netsom", explicou Andics. "É uma grande surpresa isso ocorrer também no cérebro canino. É a primeira vez que vemos algo assimesporte da sorte com netum animal que não seja um primata."

O mesmo aconteceu quando sons como risadas e choros foram ouvidos. Uma área do cérebro conhecida como córtex auditivo primário foi ativada tantoesporte da sorte com netcachorros quantoesporte da sorte com nethumanos.

Ao mesmo tempo, vocalizações caninas carregadasesporte da sorte com netemoção – como ganidos e latidos ferozes – também geraram uma reação parecidaesporte da sorte com nettodos os voluntários.

"Sabemos muito bem que cachorros conseguem se sintonizar ao sentimentoesporte da sorte com netseus donos, e sabemos que um bom dono consegue identificar mudanças emocionaisesporte da sorte com netseu cão – mas agora podemos começar a entender como isso é possível", afirmou Andics.

No entanto, apesar dos cachorros reagirem à voz humana, suas reações foram bem mais fortesesporte da sorte com netrelação aos sons caninos.

Os cães também parecem ser menos capazesesporte da sorte com netdistinguir entre ruídos e sons vocaisesporte da sorte com netcomparação com humanos.

Palavras

Cães e aparelhoesporte da sorte com netressonância magnética (Eniko Kubinyi)

Crédito, Eniko Kubinyi

Legenda da foto, Próximo passo do estudo é checar como o cérebroesporte da sorte com netcães reage quando eles ouvem palavras

Ao comentar sobre a pesquisa, Sophie Scott, do Institutoesporte da sorte com netNeurociência Cognitiva da Universidade College London, disse: "Os cães são animais muito interessantesesporte da sorte com netse investigar porque muitosesporte da sorte com netseus traços desses os tornam dóceisesporte da sorte com netrelação aos humanos. Alguns estudos mostram que eles entendem muitas palavras e o que queremos dizer quando apontamos para alguma coisa".

Mas Scott acrescenta: "É algo bastante relevante encontrar issoesporte da sorte com netcães e não sóesporte da sorte com netprimatas, mas seria interessante também ver a reação desses animais a palavras. Risos e choros são parecidos com sons animais e por isso podem gerar esse tipoesporte da sorte com netreação.

"Um avanço seria demonstrar sensibilidade dos cães a palavras no idiomaesporte da sorte com netseus donos."

Segundo Andics, este será o foco da próxima sérieesporte da sorte com nettestes da pesquisa.