'Bolinhas grudentas' podem impedir avanço do câncer:betboo app ios
Os cientistas afirmam que o impacto do tratamento é "dramático", mas que "há muito trabalho a ser feito".
Um dos principais fatores da expectativabetboo app iosvida após o diagnósticobetboo app ioscâncer é se o tumor se espalhou ou não.
"Cercabetboo app ios90% das mortes por câncer estão relacionadas com metástases", disse o professor Michael King, responsável pelo estudo.
Agentes
A equipebetboo app iosCornell criou nanopartículas que transportam a proteína Trail (que também significa "trilha"), que tem a capacidadebetboo app iosmatar o câncer e já era utilizadabetboo app iostratamentos experimentais, alémbetboo app iosoutras proteínas "grudentas".
Quando estas pequenas esferas eram injetadas no sangue, se agarravam aos leucócitos, ou células brancas.
Testes mostraram que na corrente sanguínea, os leucócitos "esbarravam" com as células cancerígenas que se desprendiam do tumor principal e viajavam pelo organismo.
Mas as célulasbetboo app ioscâncer morriambetboo app ioscontato com a proteína Trail, grudada nas células brancas.
"Os dados mostram um efeito dramático: não é só uma pequena mudança no númerobetboo app ioscélulasbetboo app ioscâncer", disse King à BBC.
"Os resultados na verdade são extraordinários,betboo app iossangue humano ebetboo app ioscamundongos. Após duas horasbetboo app iosfluxo sanguíneo, elas (as células do tumor) desintegraram-se literalmente."
King acredita que as nanopartículas poderão ser usadas antes da cirurgia ou da radioterapia, que podem resultarbetboo app ioscélulas se desprendendo do tumor principal.
O tratamento também poderia ser usadobetboo app iospacientes com tumores muito agressivos, para prevenir que eles se espalhem.
No entanto, ainda é necessário realizar diversos testesbetboo app iossegurançabetboo app ioscamundongos e animais maiores para que aconteça um teste clínicobetboo app ioshumanos.
"Há muito trabalho a fazer. Ainda é preciso fazer muitas descobertas antesbetboo app iosque isto possa beneficiar os pacientes", afirmou King.
Até agora, os dados indicam que o sistema não tem um "efeito dominó" no sistema imunológico e não danifica outras células sanguíneas ou o revestimento dos vasos sanguíneos.