Dicionáriosportingbet é legal no brasilpalavrões vira sucesso editorial na França:sportingbet é legal no brasil

Gilles Guilleron
Legenda da foto, Autor Gilles Guilleron quer mostrar como uma linguagem essencialmente oral é transmitida por gerações

"O palavrão é uma palavra crua, indelicada, obscena, escatológica, que ofende o pudor, a moral, os códigossportingbet é legal no brasileducação", diz.

"É por isso que 80% dos palavrões e grosserias estão ligados ao sexo e às funções vitais, como as fezes."

"Palavrões e insultos com caráter sexual são os mais eficazes", prossegue o linguista. "Quando um motorista leva uma fechada no trânsito, ele libera a tensão ao fazer um xingamento com conotação sexual. Se a pessoa chamar a outra simplesmentesportingbet é legal no brasilimbecil, (não tem) a mesma forçasportingbet é legal no brasilprovocação", afirma.

Virtudes

Na avaliação do linguista, os palavrões têm a "virtudesportingbet é legal no brasilaliviar o estresse e a agressividade" e representam uma "provasportingbet é legal no brasilevolução das relações sociais".

"Na época do homemsportingbet é legal no brasilCro-Magnon, quando a linguagem era limitada, eles passavam diretamente ao golpesportingbet é legal no brasiltacape. O palavrão permite verbalizar a agressividade, ele desinibe, alivia, libera, é quase um sinalsportingbet é legal no brasilcivilização", afirma.

A mesma coisa ocorre quando alguém se machuca. "Se você bater o pésportingbet é legal no brasilum móvel, dizer puta ou merda ajuda a passar a dor. Se você disser matéria fecalsportingbet é legal no brasilvezsportingbet é legal no brasilmerda, não é a mesma coisa e não vai acontecer nada", diz o linguista.

Dicionáriosportingbet é legal no brasilpalavrões francês (Foto: Divulgação)
Legenda da foto, Dicionáriosportingbet é legal no brasilpalavrões se esgotou rapidamente

"O palavrão também é a artesportingbet é legal no brasilresumir e representa, às vezes, mais do que um longo discurso."

Máscara social

Outra característica dos palavrões, segundo o linguista, é que eles são ditos "por todo mundo, independentemente da classe social ou do nívelsportingbet é legal no brasileducação".

"Do operário ao presidente da República, todo o mundo possui um reservatóriosportingbet é legal no brasilgrosserias e é capazsportingbet é legal no brasilinsultar alguém".

Guilleron lembra o episódio ocorrido com o ex-presidente francês, Nicolas Sarkozy, que xingou um visitante no Salão da Agriculturasportingbet é legal no brasilParis que havia se recusado a apertarsportingbet é legal no brasilmão.

Sarkozy utilizou a palavra "con", comumente usada como sinônimosportingbet é legal no brasilimbecil ou cretino, mas considerada um termo mais vulgar e que também designa o órgão genital feminino.

"O palavrão é o que eu chamosportingbet é legal no brasilflagrante delitosportingbet é legal no brasilhumanidade. Quando xingamos com um palavrão, a máscara social cai e a pessoa mostra que é um ser humano como qualquer outro", afirma o linguista.

Guilleron diz que o palavrão mais antigosportingbet é legal no brasilfrancês, que existesportingbet é legal no brasiltextos escritos a partir do século X, é "puta", do latim putidus, que significa fedorento, e que acabou sendo usado para designar mulheres com comportamento fora dos padrões morais.

'Desviosportingbet é legal no brasillinguagem'

O linguista ressalta ainda que os pátiossportingbet é legal no brasilrecreio nas escolas são um local onde os palavrões ouvidos no círculo familiar são normalmente repetidos pelas crianças.

"Os palavrões são desvios da linguagem. É papel dos adultos impor limites e mostrar que as palavras têm poder e que é preciso controlá-lo", afirma à BBC Brasil.

Ao mesmo tempo, ele acha que "não há graves consequências se uma criança disser um palavrãosportingbet é legal no brasilvezsportingbet é legal no brasilquando. Isso mostra que ela vive na mesma sociedade que nós. Mas é problemático uma criança que diz palavrões o tempo todo".

Na França, um dos maiores mercados editoriais do mundo, uma tiragemsportingbet é legal no brasil10 mil exemplares, como a do dicionáriosportingbet é legal no brasilpalavrões, não é considerada excepcional, que permita entrar na lista dos livros mais vendidos. Mas a tiragem é representativa, e o fatosportingbet é legal no brasilter sido esgotadasportingbet é legal no brasilmenossportingbet é legal no brasilum mês é considerado um bom desempenhosportingbet é legal no brasilvendas.