Nós atualizamos nossa Políticabolsa de aposta copa do mundoPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosbolsa de aposta copa do mundonossa Políticabolsa de aposta copa do mundoPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Sangue na Amazônia: mapa mostra concentraçãobolsa de aposta copa do mundomortesbolsa de aposta copa do mundoativistasbolsa de aposta copa do mundoáreas desmatadas:bolsa de aposta copa do mundo
A BBC Brasil mapeou onde ocorreram os assassinatosbolsa de aposta copa do mundoativistas brasileirosbolsa de aposta copa do mundoconflitosbolsa de aposta copa do mundoterra nos últimos três anos.
O resultado é que 87% das mortes - ou 9bolsa de aposta copa do mundocada 10 - ocorreram na Amazônia Legal, que engloba oito Estados e parte do Maranhão. Nessa região, vivem 24 milhõesbolsa de aposta copa do mundopessoas, 13% da população do país.
Os dados são da organização internacional Global Witness, que compila os assassinatosbolsa de aposta copa do mundoativistas que lutam por terra e direitos humanosbolsa de aposta copa do mundotodo o mundo.
Segundo a ONG, o Brasil é o país mais violento do mundo nesse quesito. De 2015 até maio deste ano, foram 132 vítimas – 118 homens e 14 mulheres.
Só este ano são 33 vítimas brasileiras, o que representa um terço dos ativistas mortosbolsa de aposta copa do mundotodo o mundo nesse período. Logo atrás do Brasil está a Colômbia, com 22 ativistas assassinadosbolsa de aposta copa do mundo2017.
As mortes quase não ocorrem no coração da Amazônia, onde está a grande parte da mata preservada. Mas simbolsa de aposta copa do mundoum arcobolsa de aposta copa do mundozonas desmatadas, na periferia da floresta. Das 132 mortes do período, 112 ocorreram nessas áreas, principalmentebolsa de aposta copa do mundoRondônia e no leste do Pará.
As vítimas são, embolsa de aposta copa do mundomaioria, sem-terra, posseiros e trabalhadores rurais – 2bolsa de aposta copa do mundocada 3 mortos na Amazônia Legal entre 2016 e 2017. Na lista também há indígenas e quilombolas.
Os dados indicam que a violência contra ativistas está aumentando no Brasil. Foram 32 vítimasbolsa de aposta copa do mundo2013, 29bolsa de aposta copa do mundo2014, 50bolsa de aposta copa do mundo2015, 49bolsa de aposta copa do mundo2016. E, agora, 33 nos cinco primeiros mesesbolsa de aposta copa do mundo2017.
Procurado pela BBC Brasil para comentar os números, o Ministério da Justiça afirmoubolsa de aposta copa do mundonota que "o governo brasileiro é um dos mais atuantes nas políticasbolsa de aposta copa do mundoerradicaçãobolsa de aposta copa do mundoconflitos agrários". Argumentou ainda que o ranking global considera a quantidade totalbolsa de aposta copa do mundomortes, sem levarbolsa de aposta copa do mundoconta a população do país. "Sendo o Brasil o maior país da região, esses dados podem ter outras leituras."
A Global Witness se baseiabolsa de aposta copa do mundoinformações coletadas pela Comissão Pastoral da Terra (CPT). Ambas as organizações alertam que a quantidadebolsa de aposta copa do mundomortos pode estar subestimada. Por outro lado, críticos chamam a atençãobolsa de aposta copa do mundoque a lista pode incluir crimes sem relação com ativismo.
Leia a reportagem na íntegra aqui.