Demissões no Twitter: Como dispensasbrazino777 como sacarmassa vão impactar a desinformação global:brazino777 como sacar
A BBC conversou com cinco ex-integrantesbrazino777 como sacarunidadesbrazino777 como sacarmonitoramento ao redor do mundo. Eles solicitaram anonimato por temer que falar abertamente poderia impactar pacotesbrazino777 como sacarindenização.
O Twitter não respondeu a um pedidobrazino777 como sacarcomentário feito pela BBC.
'Olhos e ouvidos'
"Nós tínhamos grande alcance global. Os únicos com olhos e ouvidosbrazino777 como sacarcampobrazino777 como sacardiferentes países", diz um integrante sêniorbrazino777 como sacaruma dessas equipes.
Segundo essa pessoa, as equipes locais tinham capacidadebrazino777 como sacardetectar as nuances culturaisbrazino777 como sacarcada país.
"Havia muita pesquisa e preparação antesbrazino777 como sacareleiçõesbrazino777 como sacarcada lugar, por exemplo. As equipes conseguiam entender melhor a atmosfera local e até mesmo antecipar que casosbrazino777 como sacardesinformação poderiam ocorrer."
Outro responsável pelo trabalhobrazino777 como sacarmonitoramento — que ficou sabendobrazino777 como sacarsua demissão quando perdeu o acesso ao e-mail — diz estar bastante preocupado. "A experiênciabrazino777 como sacartodo mundo vai piorar por faltabrazino777 como sacardireção", afirma. "Meu medo é que se torne uma plataformabrazino777 como sacarextrema-direita."
Promoçãobrazino777 como sacarconteúdo confiável
O Twitter é uma plataforma diferente para cada usuáriobrazino777 como sacaracordo com quais contas segue e seus interesses, e tambémbrazino777 como sacaracordo combrazino777 como sacarlocalização.
As equipesbrazino777 como sacarmonitoramento adicionavam tuítes verificadosbrazino777 como sacarfontes confiáveisbrazino777 como sacardiscussõesbrazino777 como sacartemas que estavam viralizando e continham desinformação. Também usavam a ferramenta Moments — uma compilaçãobrazino777 como sacarpostagens verificadas e confiáveis a respeitobrazino777 como sacarum tema ou notícia.
Isso não está acontecendo mais.
"Nós não moderávamos ou censurávamos. Nunca removemos um conteúdo, mas promovíamos conteúdos [com contextualização]. Se era notado o aumentobrazino777 como sacaralgum tipobrazino777 como sacardesinformação, nós éramos avisados e trabalhávamos com parceiros", diz um integrantebrazino777 como sacaruma equipebrazino777 como sacarmonitoramento.
Depois, informações checadas e contextualizadas eram destacadas no site.
'Fantasmas'
Integrantesbrazino777 como sacarequipesbrazino777 como sacarmonitoramento dizem que ainda há "fantasmas" do trabalho que realizavam: conteúdo programado que continua a ser gerado, como páginas ao vivo cobrindo eleições ou sobre a guerra na Ucrânia.
Mas há um prazo para esse conteúdo terminarbrazino777 como sacarser publicado e logo os usuários do Twitter vão ficar sem curadoria na plataforma.
Em alguns países isso já está acontecendo.
Na semana passada, "Ministério da Defesa" estava entre os trending topics no Brasil. Ao clicar no tópico, era possível notar postagens afirmando falsamente que o governo havia encontrado evidênciasbrazino777 como sacarfraude no sistema eleitoral brasileiro.
Sem o trabalho das equipesbrazino777 como sacarmonitoramento, não há contextualização e checagem para desmascarar a desinformação, que se espalha sem controle.
No iníciobrazino777 como sacardezembro, os indianos que vivem no Gujarat, Estado onde nasceu o primeiro-ministro, Narendra Modi, vão às urnas. A disputa será um termômetro das chances do partido governista BJP nas eleições geraisbrazino777 como sacar2024.
Votações anteriores na Índia foram repletasbrazino777 como sacardesinformação. Agora, as eleições acontecerão sem curadoria do Twitterbrazino777 como sacaringlês ou hindi — nunca houve monitoramento na língua gujarati.
No México ebrazino777 como sacaroutros paísesbrazino777 como sacarlíngua espanhola, as demissões terão um "tremendo impacto", diz o especialistabrazino777 como sacarmídia social Luis Ángel Hurtado Razo, professor da Universidade Nacional Autônoma do México.
"O Twitter não é a rede mais usada nesses países. Mas, por ser rápido e fácilbrazino777 como sacarcompartilhar informações, tornou-se a mais influente na esfera pública. A desinformação se espalha do Twitter para outras plataformas", diz Hurtado Razo.
Ele diz que no México, por exemplo, não há agênciasbrazino777 como sacarverificaçãobrazino777 como sacarfatos suficientes e, sem o trabalho da própria rede, notícias falsas podem ter grande alcance na plataforma.
'Só o mínimo'
Diferentes locais e idiomas têm problemas distintos. Em árabe, os trending topics são afetados por uma enorme quantidadebrazino777 como sacarspam. As equipesbrazino777 como sacarmonitoramento trabalhavambrazino777 como sacarum projeto para encontrar soluções para o problema. Não se sabe se o projeto vai continuar.
O único escritório do Twitter na África estavabrazino777 como sacarGana. Inaugurado só no ano passado, a empresa dizia que tinha o objetivobrazino777 como sacarestar mais presentes nas conversas do continente. Agora, quase todos os funcionários foram demitidos.
"O Twitter fez o mínimo necessário quando se trata da África Subsaariana", diz Rosemary Ajayi, fundadora do Digital Africa Research Lab. "O foco está no hemisfério norte. Há atores manipulando a plataforma [na África] há vários anos, muita violência e muita desinformação."
"Twitter sob Musk? Nós estamos acostumados ao caos", diz ela. Mas com o corte do monitoramentobrazino777 como sacarconteúdo, "as coisas estão prestes a ficar realmente feias".
Com reportagembrazino777 como sacarMariam Issimdar
- Este texto foi publicadobrazino777 como sacarhttp://vesser.net/internacional-63641708