OMS: vacina obrigatória contra covid-19 pode ser necessária em países com baixa adesão voluntária e alto contágio :esportes da sorte é regulamentado

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Para OMS, programasesportes da sorte é regulamentadovacinação obrigatória com "finalidadeesportes da sorte é regulamentadosalvar vidas" devem ser conduzidos com "extremo cuidado"

À reportagem, a OMS também reiterouesportes da sorte é regulamentadoposturaesportes da sorte é regulamentadoapoio aberto à vacinação voluntária por meioesportes da sorte é regulamentadoprogramasesportes da sorte é regulamentadoinformação e conscientização. "Obrigatoriedade não é o rumo a seguir", disse a entidade,esportes da sorte é regulamentadonota.

Por outro lado, a Organização disse que "cabe aos países decidir a melhor formaesportes da sorte é regulamentadoalcançar uma alta coberturaesportes da sorte é regulamentadoimunização para proteger as pessoas contra doenças".

"O que funcionaesportes da sorte é regulamentadoum país pode não ser a melhor abordagemesportes da sorte é regulamentadooutro."

Sem citar lugares específicos, o órgão disse ainda que governos devem oferecer vacinas "gratuitas e facilmente acessíveis" e destacou a importânciaesportes da sorte é regulamentadose priorizar uma "comunicação transparente" para aumentar o apoio espontâneo da sociedade à vacina.

Politização da vacina

O comentário sobre a possibilidadeesportes da sorte é regulamentadovacinação obrigatória surgeesportes da sorte é regulamentadoum momentoesportes da sorte é regulamentadointensa polarização sobre o tema, que divide políticos, especialistas e a sociedade no Brasil.

A vacinação obrigatória é um dos eixosesportes da sorte é regulamentadodiscórdia entre o governadoresportes da sorte é regulamentadoSão Paulo, João Doria (PSDB) e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) - enquanto o primeiro já defendeu publicamente a obrigatoriedade da imunização, o segundo insiste que esta é uma decisão individual.

A obrigatoriedade foi descrita recentementeesportes da sorte é regulamentadoparecer do procurador-geral da República Augusto Aras como constitucional.

Na segunda-feira (7),esportes da sorte é regulamentadoentrevista coletiva, porta-vozes da entidade defenderam a adesão voluntária às vacinas contra o covid-19.

"Acreditamos que é muito melhor trabalharesportes da sorte é regulamentadocampanhasesportes da sorte é regulamentadoinformação, para tornar a vacina acessível aos grupos que precisam ser vacinados primeiro, pois não teremos vacina suficiente no próximo ano para toda a população", disse na ocasião a brasileira Mariângela Simão, vice-diretora geral da OMS, ressaltando que "cabe aos países" decidir o melhor caminho a seguir.

No mesmo encontro, os diretores do órgão afirmaram que não há provas concretasesportes da sorte é regulamentadoque a obrigatoriedade na vacinação resulteesportes da sorte é regulamentadomais pessoas vacinadas.

Kate O'Brien, diretora do departamentoesportes da sorte é regulamentadoimunização da OMS disse que o melhor caminho é "estimular e facilitar a vacinação sem obrigatoriedades". Mas ela ressaltou que, para profissionais como "técnicos respiratórios, médicosesportes da sorte é regulamentadounidadesesportes da sorte é regulamentadoterapia intensiva e enfermeiros", a vacinação deve ser "altamente recomendada".

"Não acho que visualizamos nenhum país criando obrigaçõesesportes da sorte é regulamentadovacinação, mas certamente há situaçõesesportes da sorte é regulamentadoque essa forte recomendação - talvez por parteesportes da sorte é regulamentadoempregadores - possa se tornar uma obrigação", disse O'Brien.

esportes da sorte é regulamentado ' esportes da sorte é regulamentado Cabe aos países decidir esportes da sorte é regulamentado '

À BBC News Brasil, a entidade reconheceu que a vacina obrigatória é uma possibilidade para lugares onde a pandemia está foraesportes da sorte é regulamentadocontrole, ou onde a população não apoiar a imunizaçãoesportes da sorte é regulamentadomaneira espontânea.

"Extremo cuidado deve ser tomado com a implementaçãoesportes da sorte é regulamentadotais obrigações ou requisitos, incluindo o usoesportes da sorte é regulamentadoquaisquer penalidades ou multas, por que elas podem reforçar as desigualdades sociais eesportes da sorte é regulamentadosaúde", continuou o escritório principal da OMSesportes da sorte é regulamentadoGenebra.

A entidade havia sido perguntada pela BBC News Brasil se a falaesportes da sorte é regulamentadoseus diretores, na segunda-feira, indicaria uma posição institucional contrária à vacinação obrigatória.

Foraesportes da sorte é regulamentadocontexto, os comentários foram lidos por alguns como um sinal definitivoesportes da sorte é regulamentadoveto da OMS à vacinação obrigatória e usados por políticos como Eduardo Bolsonaro como um suposto endosso do órgão às políticas do pai, o presidente Jair Bolsonaro.

"Cabe aos países decidir a melhor formaesportes da sorte é regulamentadoalcançar uma alta coberturaesportes da sorte é regulamentadoimunização para proteger as pessoas contra doenças", afirmou a entidade à reportagem.

O órgão, no entanto, ressaltou seu apoio a conscientização para "uma escolha informada".

"Em vezesportes da sorte é regulamentadoimpor obrigatoriedade, os governos poderiam aplicar estratégias como construir confiança, garantir acesso, permitir que as pessoas façam uma escolha informada e fortalecer a qualidade dos serviçosesportes da sorte é regulamentadoimunização e sistemasesportes da sorte é regulamentadosaúde para que as pessoas possam receber as vacinasesportes da sorte é regulamentadoque precisam."

Disputa no Brasil

Em 26esportes da sorte é regulamentadonovembro, o procurador-geral da República Augusto Aras disse emitiu um parecer ao Supremo Tribunal Federal sobre o tema.

Na avaliação do PGR, a vacinação obrigatória é amparada pela Constituição no Brasil eesportes da sorte é regulamentadoaplicação,esportes da sorte é regulamentadocasoesportes da sorte é regulamentadonecessidade, deve ser determinadaesportes da sorte é regulamentadonível federal pelo Ministério da Saúde.

"É válida a previsãoesportes da sorte é regulamentadovacinação obrigatória como medida possível a ser adotada pelo Poder Público para enfrentamento da epidemiaesportes da sorte é regulamentadocovid-19, caso definida como formaesportes da sorte é regulamentadomelhor realizar o direito fundamental à saúde, respeitadas as limitações legais", escreveu o PGR.

Ainda segundo ele, se houver comprovaçãoesportes da sorte é regulamentadoincapacidade ou faltaesportes da sorte é regulamentadoação do governo federal sobre o tema, "poderão os estados-membros estabelecer a obrigatoriedade da imunização como formaesportes da sorte é regulamentadomelhor realizar o direito fundamental à saúde".

Os comentários recentes da OMS feira foram usados por apoiadores do presidente como suposto apoio do órgão às teses bolsonaristas contra a vacinação compulsória.

O próprio presidente comentou o caso disse a apoiadores na entrada do palácio da Alvorada, na manhã do dia 8. "Até que enfim a OMS começou a acertar, né?".

No comentário à BBC News Brasil, a OMS disse que "assume uma posição neutra na questão da imunizaçãoesportes da sorte é regulamentadogeral" e que "os comentáriosesportes da sorte é regulamentadonossos especialistas durante a conferênciaesportes da sorte é regulamentadoimprensa virtual referem-se especificamente às vacinas para Covid-19".

Esperança x escassez

O órgão disse ainda à reportagem que as vacinas são "uma boa notícia" e "nos dão esperança".

"Nas atuais circunstâncias, a maioria das pessoas está ansiosa para ter disponíveis vacinas contra a Covid-19 e prosseguir com a vacinação,esportes da sorte é regulamentadomodo que obrigatoriedade não é a direção a seguir."

Mas a OMS lembrou que inicialmente a ofertaesportes da sorte é regulamentadovacinas contra a covid-19 será escassa.

"A OMS insisteesportes da sorte é regulamentadotorná-las disponíveis e acessíveis às populações prioritárias e garantir que esses grupos tenham as informaçõesesportes da sorte é regulamentadoque precisam para fazer uma escolha informada."

Uma estimativa da coalizão People's Vaccine Alliance (Aliança da Vacina do Povo,esportes da sorte é regulamentadotradução livre, grupo que reúne organizações como Oxfam, Anistia Internacional e Global Justice Now) aponta que quase 70 paísesesportes da sorte é regulamentadobaixa renda só conseguirão vacinar 1esportes da sorte é regulamentadocada 10esportes da sorte é regulamentadoseus cidadãos.

O grupo prevê um déficitesportes da sorte é regulamentadovacinação nesses países, uma vez que a maior parte das doses está sendo adquiridaesportes da sorte é regulamentadoalto volume por países ricos.

A coalizão aponta que paísesesportes da sorte é regulamentadoalta renda compraram doses suficientes para vacinar suas populações inteiras três vezes, caso todas as vacinas foremesportes da sorte é regulamentadofato aprovadas para uso.

Diferentes iniciativasesportes da sorte é regulamentadodefesaesportes da sorte é regulamentadouma distribuição homogênea das vacinas contra a covid-19 vêm sendo anunciadas ao redor do mundo. O compromisso conhecido como Covax conseguiu garantir 700 milhõesesportes da sorte é regulamentadodosesesportes da sorte é regulamentadovacinas para que sejam distribuídasesportes da sorte é regulamentado92 países signatáriosesportes da sorte é regulamentadobaixa renda.

No entanto, aponta o grupo, pelo menos 67 países devem ter doses suficientes para apenas 10%esportes da sorte é regulamentadosua população. Todos são naçõesesportes da sorte é regulamentadobaixa renda da Ásia e da África - nenhum país latino-americano está na lista.

esportes da sorte é regulamentado Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube esportes da sorte é regulamentado ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosesportes da sorte é regulamentadoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaesportes da sorte é regulamentadousoesportes da sorte é regulamentadocookies e os termosesportes da sorte é regulamentadoprivacidade do Google YouTube antesesportes da sorte é regulamentadoconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueesportes da sorte é regulamentado"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoesportes da sorte é regulamentadoterceiros pode conter publicidade

Finalesportes da sorte é regulamentadoYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosesportes da sorte é regulamentadoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaesportes da sorte é regulamentadousoesportes da sorte é regulamentadocookies e os termosesportes da sorte é regulamentadoprivacidade do Google YouTube antesesportes da sorte é regulamentadoconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueesportes da sorte é regulamentado"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoesportes da sorte é regulamentadoterceiros pode conter publicidade

Finalesportes da sorte é regulamentadoYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosesportes da sorte é regulamentadoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaesportes da sorte é regulamentadousoesportes da sorte é regulamentadocookies e os termosesportes da sorte é regulamentadoprivacidade do Google YouTube antesesportes da sorte é regulamentadoconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueesportes da sorte é regulamentado"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoesportes da sorte é regulamentadoterceiros pode conter publicidade

Finalesportes da sorte é regulamentadoYouTube post, 3