Conheça o país com a população mais fisicamente ativa do mundo - e por que isso não é necessariamente positivo:jogo do foguete da blaze
Pela mesma rota usada por Jennifer passa Oprus Aduba, funcionáriojogo do foguete da blazeum hotel e paijogo do foguete da blazetrês crianças. Secando o suorjogo do foguete da blazesua testa, ele conta à BBC que também tem dificuldades para fazer o salário chegar ao fim do mês.
Um relatório recente da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicado na revista científica Lancet apontou Uganda, no leste da África, como a nação mais fisicamente ativa do mundo entre 2001 e 2016, ejogo do foguete da blazeparte isso se deve ao esforço diáriojogo do foguete da blazepessoas como Jennifer e Oprus.
O país tem a menor porcentagem (5,5%)jogo do foguete da blazepessoas que fazem quantidade insuficientejogo do foguete da blazeatividades físicas por dia.
Para efeitos comparativos, no Brasil esse índice éjogo do foguete da blazecercajogo do foguete da blaze47%, o maior da América Latina. No mundo, estima-se que um quarto da população não se exercite o suficiente para reduzir o riscojogo do foguete da blazedoenças cardiovasculares, câncer e diabetes. O sedentarismo também tem impacto negativo na saúde mental e na qualidadejogo do foguete da blazevida, diz a OMS.
O estudo mostra que,jogo do foguete da blazegeral, pessoasjogo do foguete da blazepaísesjogo do foguete da blazebaixa renda parecem incorporar uma quantidade suficientejogo do foguete da blazeatividades físicas ao seu estilojogo do foguete da blazevida, ao contrário do que ocorrejogo do foguete da blazepaíses com renda mais elevada.
Quanto mais pobres as pessoas, maiorjogo do foguete da blazeprobabilidadejogo do foguete da blazeusar modosjogo do foguete da blazetransporte - oujogo do foguete da blazeter uma ocupação - que envolva mais esforço físico.
Exercício na cidade e no campo
O estudo, feito com basejogo do foguete da blazedados fornecidos pelos próprios países, não explica, no entanto, por que a populaçãojogo do foguete da blazeUganda é mais ativa do que ajogo do foguete da blazepaíses com renda equivalente.
E é bom lembrar que, mesmojogo do foguete da blazepaísesjogo do foguete da blazebaixa renda, cresce a quantidadejogo do foguete da blazetrabalhadores que passam longas horas no trabalho sentados atrásjogo do foguete da blazeuma mesa e comendo mais fast food.
De volta a Campala, Jennifer e Oprus sequer conhecem as recomendações da OMS, que sugere que cada pessoa pratique, semanalmente, ao menos 150 minutosjogo do foguete da blazeatividade física moderada ou intensa (ou 75 minutosjogo do foguete da blazeatividade bem intensa).
E eles, sem saber, superam essa recomendação com facilidade.
A explicação para o alto níveljogo do foguete da blazeatividade físicajogo do foguete da blazeUganda talvez esteja, além da rotinajogo do foguete da blazepessoas como Jennifer e Oprus, no interior do país, onde estima-se que 70% da população trabalhe na agricultura.
Abiasali Nsereko, um agricultorjogo do foguete da blaze68 anosjogo do foguete da blazeLuweero, a duas horasjogo do foguete da blazeCampala, começa seu dia às 5h, ordenhando vacas e fazendo serviços pela fazenda - por exemplo, limpando o estábulo e cuidando dos pésjogo do foguete da blazecafé e banana da plantação. Ele trabalha sozinho, exceto pelas poucas vezesjogo do foguete da blazeque contrata ajudantes temporários.
"Passo cercajogo do foguete da blazeoito horasjogo do foguete da blazepé, seis dias por semana. Planto toda a comida que comemos. Se eu pararjogo do foguete da blazetrabalhar, provavelmente vou ficar doente. Mesmo na minha idade, não tenho nenhuma dor no corpo", ele diz.
Mas, à medida que os estilosjogo do foguete da blazevida mudam, alguns ugandenses encontram dificuldades para se manterjogo do foguete da blazeforma.
Campala, assim como muitas cidades brasileiras, tem uma quantidade insuficientejogo do foguete da blazeparques; muitas ruas não têm calçadas adequadas e a poluição dos carros cresce.
Caminhar ou correr na rua exige coragem. Se você tiver a sortejogo do foguete da blazeencontrar boas calçadas no caminho, terájogo do foguete da blazeficar atento aos enormes buracos e aos mototáxis que constantemente empurram os pedestres.
A despeito disso, nos últimos anos, cresceu o númerojogo do foguete da blazepraticantesjogo do foguete da blazecorrida pelas ruas, a maior parte deles da elite urbana do país.
Também há uma tendência crescentejogo do foguete da blaze"grupos fitness" por Campala. Em uma ensolarada manhãjogo do foguete da blazedomingo, três diferentes gruposjogo do foguete da blazepessoas - reunindo desde idosos até crianças - se exercitavam no estacionamento do Estádio Nacional Mandela, na capital ugandense.
Uma das participantes, Diana Nakabugo, diz que o exercíciojogo do foguete da blazegrupo a motiva, tanto que ela vai ao estádio praticá-lo três vezes por semana, às 6h30 da manhã.
Nem sempre é fácil. "Já acordo pensando no trânsito", diz ela. "Tenhojogo do foguete da blazedeixar as crianças na escola, chegar no horário ao trabalho. É um desafio (se exercitar). Muitos pais não conseguem priorizar as atividades físicas."
Também participam do grupo fitness o educador físico Sabiti Matovu ejogo do foguete da blazefilhajogo do foguete da blazenove anos. Para ela, as atividades são mais do que uma chancejogo do foguete da blazeestar na companhia do pai.
"A educação física costumava fazer parte do currículojogo do foguete da blazetodas as escolas. Mas, aqui na cidade, as escolas agora colocam ênfase apenas no lado acadêmico", diz Sabiti, preocupado com a possibilidadejogo do foguete da blazeas crianças ugandenses não conseguirem manter a boa formajogo do foguete da blazeseus pais.
"Muitas escolas não têm playgrounds. E, nas escolas rurais onde há espaços abertos, não há professoresjogo do foguete da blazeeducação física."
A primeira cicloviajogo do foguete da blazeUganda
Em julho deste ano, o presidente Yoweri Museveni lançou o Dia Nacional das Atividades Físicas, que deverá ser comemorado anualmente. Mas parece que será necessário mais do que um decreto presidencial para manter o país com altos níveisjogo do foguete da blazepráticajogo do foguete da blazeexercício.
Amanda Ngabirano, palestrantejogo do foguete da blazeplanejamento urbano na Escolajogo do foguete da blazeEngenharia e Tecnologia da Universidade Makerere,jogo do foguete da blazeCampala, é um exemplo das dificuldades: ela enfrenta uma pequena odisseia para conseguir pedalarjogo do foguete da blazebicicleta até o trabalho,jogo do foguete da blazeuma cidade que há menosjogo do foguete da blazeum mês inauguroujogo do foguete da blazeprimeira ciclovia.
A jornadajogo do foguete da blazeAmanda começa com a bicicleta dobrada dentro do carro, que ela estaciona na metade do caminho. Então, ela pedala os 7 km restantesjogo do foguete da blazeestradas e ruasjogo do foguete da blazetrânsito pesado e caótico, disputando espaço com carros acostumados a trocar rapidamentejogo do foguete da blazefaixas e com motos velozes - situação enfrentada também por muitos ciclistas brasileiros.
Mas ela acredita que tem havido "mais ordem no caos". "Os motoristas têm andado mais devagar e conseguem me ver. É mais seguro (nas vias movimentadas) do que nas vias com poucos carros, onde todos vãojogo do foguete da blazealta velocidade", explica.
E, embora Uganda tenha comemorado o resultado do estudo da OMS, o país está se urbanizando rapidamente.
Nas próximas décadas, é provável que haja menos pessoasjogo do foguete da blaze68 anos como Abiasali Nsereko trabalhando na agricultura, e mais pessoas com empregosjogo do foguete da blazeescritórios e se deslocandojogo do foguete da blazeautomóveis.
Roy William Mayega, da Escolajogo do foguete da blazeSaúde Pública da Universidade Makerere, fez um estudo sobre áreas urbanas periféricas no lestejogo do foguete da blazeCampalajogo do foguete da blaze2013. E percebeu que o estilojogo do foguete da blazevida ugandense está mudando.
"Descobrimos que 85% dos participantes eram fisicamente ativos. Também medimos seu peso e índicejogo do foguete da blazeaçúcar no sangue. Os 15% que não eram suficientemente ativos tinham o dobrojogo do foguete da blazeprobabilidade ter diabetes e pressão alta", afirma.
Um desafio, diz Mayega, é que está caindo o númerojogo do foguete da blazeugandenses interessadosjogo do foguete da blazeempregos fisicamente exigentes - como na agricultura -, sobretudo entre a população mais jovem.
Mudanças alimentares
O médico também notou mudanças na dieta da população - algo que pode ser observado nas margens das estradas locais, onde pessoas fazem e vendem alimentos altamente calóricos e processados.
"A atividade física está se tornando menos um estilojogo do foguete da blazevida, e estamos comendo coisas que não comíamos no passado. Ao mesmo tempo, a percepção das pessoas sobre atividades (físicas) recreativas ainda é negativa. Um homem me disse durante o estudo: 'fazer isso (exercício) é coisajogo do foguete da blazecriança'", relata.
Tudo isso acende um sinaljogo do foguete da blazealerta quanto a um possível crescimento futurojogo do foguete da blazedoenças cardiovasculares e diabetes, por exemplo.
Por enquanto, a maioria dos ugandenses se mantémjogo do foguete da blazeboa forma sem tratar isso como se fosse ginástica. Para reter o postojogo do foguete da blazepaís mais ativo do mundo, porém, talvez seja necessária ali uma conscientização nacional, alémjogo do foguete da blazeuma infraestrutura adequada.