Como as armas químicas avançaram nos últimos 100 anos:cruzeiro e sport

Legenda do vídeo, Como as armas químicas avançaram nos últimos 100 anos

cruzeiro e sport Como as armas químicas evoluíram nos últimos 100 anos?

O assunto voltou a ganhar atenção ao redor do mundo após o suposto ataque com armas químicas realizado pelo governo do presidente sírio, Bashar al-Assad, nas proximidades da capital da Síria, Damasco, no último sábado.

Nesta sexta-feira,cruzeiro e sportretaliação, Estados Unidos, Reino Unido e França lançaram bombardeios coordenados contra três supostas instalaçõescruzeiro e sportarmas químicascruzeiro e sportDamasco ecruzeiro e sportHoms.

"Uma operação combinada com as forças armadas da França e do Reino Unido estácruzeiro e sportandamento", disse o presidente Trumpcruzeiro e sportdiscursocruzeiro e sportrede nacional.

A escaladacruzeiro e sporttensão ganhou novo capítulo na quarta-feira, quando Trump afirmou, emcruzeiro e sportconta no Twitter, que a Rússia deveria "se preparar" para o lançamentocruzeiro e sportmísseis contra a Síria.

A Rússia é aliada do governo sírio, acusadocruzeiro e sportpromover o ataque com armas químicas.

Autoridades do alto escalão do governo russo ameaçaram responder à ofensiva americana da mesma forma.

O governocruzeiro e sportBashar al-Assad nega estar por trás do ataque químico contra a cidadecruzeiro e sportDouma, que era controlada por rebeldes.

Opositores e agentes humanitários dizem que aviões do governo sírio lançaram bombascruzeiro e sportbarril (tonéiscruzeiro e sportmetal carregadocruzeiro e sportexplosivos) cheiascruzeiro e sportagentes químicos tóxicos.

No entanto, armas químicas vêm sendo usadas há um século.

Segundo Hamishcruzeiro e sportBretton-Gordon, especialistacruzeiro e sportarmas químicas, a primeira delas foi o gáscruzeiro e sportcloro.

"A primeira arma química foi o gáscruzeiro e sportcloro, que sufoca a vítima até a morte", diz.

"Ela foi projetada mais como uma substância incapacitante do que letal, mas matou milhares", acrescenta.

O gáscruzeiro e sportcloro foi usado pela primeira vez na 2ª Batalhacruzeiro e sportYprescruzeiro e sport1915, durante a Primeira Guerra Mundial, e foi altamente eficiente.

A substância foi substituída pelo gás mostarda, que causava bolhas imensas ao entrarcruzeiro e sportcontato com a pele.

"A ideia original era ferir o maior númerocruzeiro e sportpessoas. Quanto mais feridos, mais soldados são necessários para cuidar deles", explica Bretton-Gordon.

Segundo o especialista, pouco tempo depois, os agentes nervosos foram desenvolvidos pelos nazistas.

"Os agentes nervosos são organofosforados, pesticidas, e os alemães estavam pesquisando inicialmente pesticidas; eles, então, perceberam que esses agentes nervosos que eles haviam produzido, tabun e soman, eram incrivelmente efetivoscruzeiro e sportmatar pessoas", diz.

Os agentes nervosos foram usados amplamente na guerra Irã-Iraque,cruzeiro e sport1984 a 1988.

"O ataquecruzeiro e sportHalabja,cruzeiro e sport16cruzeiro e sportmarçocruzeiro e sport1988, ainda permanece na mentecruzeiro e sportmuitas pessoas", acrescenta.

Em apenas um dia, 5 mil pessoas morreram.

"Desde então, só na Síria, temos observado armas químicas sendo usadas milharescruzeiro e sportvezes", disse.

"O autointitulado Estado Islâmico (EI) usou armas químicas contra os peshmerga (combatentes curdos no norte do Iraque), que eu venho assessorando, e, na verdade, estava com os peshmerga, pertocruzeiro e sportMossul (Iraque), quando, há 18 meses, o EI lançou bombascruzeiro e sportclorocruzeiro e sportnossa direção", acrescenta.

Para Bretton-Gordon, "neste momento, as armas químicas se proliferaram".

"Temos visto ataques com armas químicascruzeiro e sportSalisbury (Inglaterra) e a menos que façamos algo contundente sobre isso, devemos esperar que essas armas se proliferem ainda mais", conclui.

Bretton-Gordon fez alusão ao recente envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal ecruzeiro e sportsua filha, Yulia. Eles foram encontrados inconscientescruzeiro e sportum bancocruzeiro e sportum shopping na cidadecruzeiro e sportSalisbury, na Inglaterra.

O Reino Unido acusa a Rússiacruzeiro e sportestar por trás do ataque usando um agente nervoso conhecido como novichok, desenvolvido pelos soviéticos na décadacruzeiro e sport70. O governo russo nega.

A trocacruzeiro e sportacusações acabou gerando a maior expulsão recíprocacruzeiro e sportdiplomatas da história, que chegou a envolver aliados dos britânicos, como Estados Unidos e outros países europeus.

Hamishcruzeiro e sportBretton-Gordon atuou no Exército britânico e na Unidade Nuclear, Radiológica, Biológica e Química (CBRN, na siglacruzeiro e sportinglês) da OTAN.