Misteriosa morteo que é betsulmodelo holandesa reacende debate sobre riscos das drogas no mundo da moda:o que é betsul
A família da modelo começou nesta semana a fazer uma vaquinha virtual para levantar dinheiro para uma investigação independente.
Na indústria da moda, a tragédia trouxe novamente à tona os problemas que rondam o trabalhoo que é betsulmodelos na Malásia. "Essas coisas acontecem tantas vezes - parece que isso poderia ter acontecido com qualquer umo que é betsulnós", diz à BBC a modelo Emitsa Shz.
'De volta onde eu deveria estar'
Ivana Smit passou a maior parteo que é betsulsua vida na Malásia, tendo crescido com seus avóso que é betsulPenang - no norte do país. Foi lá que ela começou a modelar, aos 13.
Após alguns anos com seus pais na Holanda, ela tinha acabadoo que é betsulvoltar à Malásia e só no mês passado se mudou para a capital Kuala Lumpur. Lá ela trabalhava como freelancer, sem ter uma agência.
"Ela teve melhores opções estandoo que é betsulvolta" diz à BBC Natalie Woodworth, uma amigao que é betsulinfânciao que é betsulIvana. "Continuo lembrando dela falando para mim: 'Estouo que é betsulvolta onde eu deveria estar'. Ela estava extremamente felizo que é betsulretornar à Malásia."
Ainda não estão claros os detalhes sobreo que é betsulmorte. Após supostamente ter ido com um casal mais velho ao apartamento deles, Ivana teria caído do apartamento nas primeias horas da manhã.
Seu corpo foi descoberto durante a tarde na varandao que é betsulum apartamento do 6º andar, com álcool e drogas encontradoso que é betsulseu sangue, segundo a mídia local.
Familiares da modelo que viajaram até a Malásia disseram à imprensa holandesa que Ivana tinha marcas no pescoço. O casalo que é betsulestrangeiros que estava no apartamento foi acusado, separadamente,o que é betsulposseo que é betsuldrogas - e ambos liberados após pagamentoo que é betsulfiança.
Eles disseram à polícia que estavam dormindo quando Ivana caiu. Depois, levaram o filho para a escola - ainda sem saber da morte dela.
A tragédia levou a muitos pedidoso que é betsulmudança no mercadoo que é betsulmodelos. E muitas pessoas postaram nas redes sociais a hashtag #truthforivana para chamar atenção para o caso.
Pressão, drogas e álcool
Emitsa Shz,o que é betsul28, é uma veterana do mundo das modelos, tendo trabalhado por muitos anoso que é betsulKuala Lumpur.
Ela diz que não é o trabalho como modelo a preocupação, mas "os muitos outros que aparecemo que é betsulvolta das modelos".
Não se sabe se esse foi o casoo que é betsulIvana, mas há uma grande oferta, por exemplo, para fazer presençao que é betsulfestas, podendo-se ganhar maiso que é betsulR$ 4 mil por cinco horas.
Mas há um enorme problema nesses casos, diz o modelo Carl Graham: drogas e álcool.
"A maioria das modelos estão afastadas das famílias desde cedo, elas têm inseguranças e possíveis problemas. E elas estão se afogandoo que é betsulfestas, álcool e drogas."
As jovens nesse mercado, algumas no início da adolescência,o que é betsulgeral têm pouca experiênciao que é betsulvida. A pressão é imensa e elas têm que lutar para lidar com esse mundoo que é betsulglamour no qual são jogadas.
"Elas precisam aprender que podem dizer não e que ser paga para ir a festas não é modelar, é uma versãoo que é betsulserviçoo que é betsulacompanhante", diz Graham. "São os caras mais velhos com dinheiro os que normalmente fornecem álcool e na maioria das cirscunstâncias, drogas também", afirma. "Em geral, as modelos não têm proteção adequada ou suporte das agências. Elas são jovens garotaso que é betsultodos os lugares do mundo sendo levadas para bares e clubes."
Além disso, segundo ele, o trabalhoo que é betsulmodelo na Malásia é visto por muitas pessoas como algo negativo e estereotipado, sendo associado a um estiloo que é betsulvida hedonista conectado a um mundoo que é betsulsemicelebridadeso que é betsulfestas, álcool e bons momentos. "Essa imagem tem um efeito nas garotas - elas pensam que é o que precisam fazer", diz Emitsa Shz. "Mas não é esse o caso. Você pode dizer não para as coisas e continuar a fazer seu trabalho."
Alerta
Agênciaso que é betsulmodeloso que é betsulKuala Lumpur disseram à BBC que cuidam bem das modelos que trabalham para elas. "Tem muito disso acontecendo. Álcool, festas e possivelmente também drogas", diz Nicholas Chan, da agência ML Model. "Nóso que é betsulagências alertamos as modelos para tomarem cuidado. Mas há limites do que uma agência pode fazer."
Chan é também membro do comitê da Associaçãoo que é betsulModelos eo que é betsulAgênciaso que é betsulModelos da Malásia. O grupo tenta estabelecer padrões no país - o que, segundo ele, melhoraria as condiçõeso que é betsultrabalho e a estabilidade para as modelos.
"Claro que nem todas as agências são ruins", diz a modelo Emitsa. "Mas algumas estão atrás apenas do lucro e se esforçam poucoo que é betsulproteger as garotaso que é betsulpossíveis perigos."
Mortes como ao que é betsulIvana, ela diz, acontem com frequência. "Mas só os casos mais dramáticos são escolhidos pela mídia - e mesmo assim eles são rapidamente esquecidos."
Entre esses casos está o da morteo que é betsuluma adolescente russao que é betsul14 anos na China.
Vlada Dzyuba ficou doente após participar da Xangai Fashion Week e morreuo que é betsulfalência múltipla dos órgãos. A imprensa russa afirmou queo que é betsulmorte teria sido causada por uma meningite agravada pelo excessoo que é betsultrabalho, o que foi negado pela agência chinesa que a contratou.
Problemas
Emitsa acredita que casos como este e oo que é betsulIvana têm pouco efeito para as mudanças.
As agências normalmente não são responsabilizadas. "As histórias que ouço sobre trabalhar na China são horríveis. Se você engorda meio-quilo, eles falam que você está gorda e ameaçam te mandar para casa."
Mas as garotas normalmente vêmo que é betsulfamílias pobres e suas casas depedem do dinheiro que elas mandam.
O modelo Graham usou o Facebook para protestar após a morteo que é betsulIvana, dizendo que o assunto não era apenas sobre essa tragédia. "Isso é sobre a gente se posicionar e compreender os riscos que atingem a nossa sociedade e a indústriao que é betsulmodelos para ser exato."
Ele diz ter certezao que é betsulque há um pouco mais que as agências poderiam fazer, sugerindo que elas deveriam ser responsáveis por menoreso que é betsul18 anos, providenciando também acompanhantes para aqueles que são mais velhos.
Muitos dos que protestam pela morteo que é betsulIvana esperam que essa tragédia tenha um impacto efetivo e leve a uma mudança. Graham não é tão otimista: "Estrelas maiores morreram da mesma maneira e nada mudou."